quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

LONGE OU PERTO? JACÓ E RAQUEL

QUEBRA GELO (Bruno e Jéssica Bosso)

O que se planta se colhe!

AMIGO SECRETO 

Material 

Presentes de acordo com quantidade de crianças do seu período (todos iguais para que as crianças recebam o mesmo presente), pode ser qualquer coisa, desde que sejam todos iguais.

PREPARAÇÃO

Embrulhar os presentes de maneira que não seja possível identificar o mesmo. Sugestão: utilizar saquinho de papel, colocar papel picado dentro e fechar. 

OBS: elas não podem saber que os presentes são iguais.


EXECUÇÃO

- Organizar um amigo secreto entre as crianças.

- antes que elas entreguem os presentes, gere dúvidas dizendo que pode ser que o presente que elas estão entregando seja melhor que o que vai receber, mas que não precisam se chatear...

- somente após todos receberem seus presentes é que poderão abrir ao mesmo tempo e ver o que ganharam!

IMPORTANTE! Os demais apoios precisam ajudar e não deixar que as crianças abram a embalagem ou tentem adivinhar o presente que está em sua mão.

CONCLUSÃO:  Esse não é um amigo secreto comum, serviu apenas para ilustrar que tudo o que semeamos colhemos de volta. Mesmo que você tenha dúvidas ou receio em semear aquilo que tem, caso seja necessário, precisa fazer, pois sem dúvida, aquilo voltará para você, e muitas vezes, de uma forma ainda melhor de como foi semeado.

Com relação as coisas ruins que fazemos funciona do mesmo jeito. Então cuidado com o que planta, afinal a colheita é obrigatória!


MINISTRAÇÃO (Gênesis 29 e 30)

Abraão se casou com Sara e Deus deu para eles um filho muito especial, Isaque. Isaque era o filho da promessa que o Senhor fez a Abraão, de que ele seria o pai de uma grande quantidade de pessoas. Isaque então se casou com Rebeca e eles tiveram dois filhos, Jacó e Esaú, irmãos gêmeos. Jacó era o irmão mais novo, e roubou de seu irmão mais velho a bênção e toda a herança do seu pai, trocando por um prato de lentilhas. E para não morrer, precisou fugir bem depressa para longe, para a casa do seu tio Labão. E foi no caminho para a casa do seu tio, em Betel, que Jacó teve seu primeiro encontro com Deus. O Senhor prometeu para Jacó que faria dele um grande povo e que cuidaria dele. E Jacó prometeu para Deus que Ele seria o seu Deus até o fim da vida. Foi um momento muito lindo! 

Depois de uma longa viagem, Jacó chegou então a um poço de água, que ficava na entrada da cidade onde seu tio morava.  Ali estavam pastores que cuidavam de muitas ovelhas, e eles ficavam esperando todos os rebanhos da região chegarem para então tirarem a pesada pedra do poço e dar água a todos eles. Então Jacó perguntou para esses pastores se eles conheciam Labão e os pastores disseram: "Sim, conhecemos sim, e ali vem uma de suas filhas, Raquel"! Bem nesse momento estava chegando Raquel! Ela era pastora de ovelhas e chegava com seu rebanho para dar água para as ovelhas!  

Então, mais do que depressa, Jacó rolou a pedra do poço e deu de beber para as ovelhas do seu tio. E depois abraçou Raquel e chorou, pois estava muito emocionado em ver alguém da sua família depois de tanto tempo de viagem. Raquel não estava entendendo nada, até Jacó dizer quem ele era! Jacó e Raquel eram primos!

Então Raquel levou Jacó bem depressa para a casa de Labão. E ali Jacó ficou morando. Com Labão e suas duas filhas: Raquel e Lia. E Jacó se apaixonou por Raquel. Ela era muito especial, tão especial que Jacó queria se casar com ela. Sabem o que Jacó disse para Labão? "Eu vou trabalhar de graça para você, cuidando dos seus rebanhos, por sete anos inteiros, se você me deixar casar com sua filha Raquel". Naquela época, os noivos precisavam pagar para o pai da noiva um preço para se casar com ela. Como Jacó não tinha dinheiro, então ele prometeu trabalhar de graça para se casar com Raquel. E é claro que Labão concordou! 

E então, Jacó trabalhou por sete anos inteirinhos para se casar com a sua amada Raquel. Mas aqueles sete anos foram bem poucos, pelo tanto que ele a amava. E se passaram os sete anos até chegar o dia do casamento de Jacó com Raquel. Jacó mal podia esperar para se casar com a sua amada. Mas sabem de algo, crianças? Tudo o que a gente planta, a gente colhe. O que foi que Jacó fez com seu irmão? Ele o enganou, não é mesmo? Pois não demorou muito para Jacó ser enganado por Labão. Sabem o que Labão fez? No dia do casamento, ele fez sua outra filha, Lia, se disfarçar de Raquel. Ela se disfarçou de um jeito que Jacó não percebeu que ela não era Raquel. Do mesmo jeito que Jacó se disfarçou de um jeito que seu pai achou que era Esaú. E no outro dia, bem cedinho, quando acordou, Jacó viu que quem estava na sua cama não era Raquel e sim Lia! Imaginem o susto que ele tomou? Assim que acordou, foi falar imediatamente com Labão: "O que você fez, você me enganou? Como pôde me fazer casar com Lia ao invés de Raquel, seu enganador?" 

Mas Labão enganou Jacó mais uma vez dizendo que esse era o costume da terra onde eles moravam, dar primeiro a filha mais velha em casamento. Naquela época os homens podiam ter duas ou mais esposas. Então, Labão disse para Jacó que ele poderia se casar com Raquel sim, contanto que trabalhasse mais sete anos por ela. E assim aconteceu! Jacó se casou com Raquel e trabalhou de graça para Labão por mais sete anos.

E depois disso, trabalhou mais seis anos com Labão para sustentar a sua família. E como Deus prometeu, Ele não deixou Jacó por nenhum momento. Ele abençoou Jacó em tudo! Até os rebanhos de Jacó davam muito mais crias do que os rebanhos de Labão. E Jacó ficou muito, muito rico!

Jacó morou em Harã por vinte anos. Ele se casou com Lia e com Raquel e teve 12 filhos, que lá na frente se tornaram as Doze Tribos de Israel. E dia a dia o Senhor estava trabalhando na vida de Jacó, para que ele fosse o pai de uma grande nação.

Encerramento: Hoje vamos aprender duas lições muito importantes. A primeira delas é que tudo o que você semeia, você também colhe. O que Jacó fez com seu irmão Esaú? Ele o enganou! Jacó era um enganador e viu na pele o que é ser enganado. Ele foi enganado por seu sogro Labão na hora do casamento, foi enganado na hora de receber salário, foi enganado lá na frente até mesmo por sua amada Raquel, como você vai aprender na próxima ministração. Jacó plantou engano e colheu engano. Então, tudo o que você planta, você colhe, entende? Tudo o que você faz agora, de bom ou de ruim, um dia Deus mesmo fará voltar para você. Isso nos ensina a tomar muito cuidado com o que fazemos para Deus, para nós mesmos e para as outras pessoas. Pois o que fizermos, seja de bom ou de ruim, voltará para nós. Essa é uma lei de Deus. Outra lição muito importante é que Deus usou todas as coisas ruins que Jacó passou para mudá-lo. Desde o começo Deus escolheu Jacó para ser o herdeiro da promessa que fez a Abraão, de que seria pai de um grande povo. Deus queria muito abençoar Jacó, mas primeiro precisou consertar esse comportamento muito ruim que ele tinha. E os problemas que Jacó passou, desde que fugiu da casa de seus pais, fizeram com que ele mudasse. Você precisa aprender que a disciplina, os castigos que Deus e seus pais te dão, tem um grande valor. Mesmo que doa na hora, você deve aprender que eles servem para corrigir a inclinação do seu coração para o mal. Amém?

Ministrador: ore com as crianças, pedindo perdão por seus maus comportamentos, por toda semente ruim que eles tem semeado. Coloque em suas mãos algum tipo de semente, pode ser de feijão, arroz, milho...E peça com eles que o Senhor os ajude a plantar boas sementes onde estiverem.

Figuras (freebibleimages.org):














Versículo:




Meditação:





Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...