quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

LONGE OU PERTO? Jacó em Peniel

Quebra Gelo (Bruno Bosso)

Um encontro que muda tudo 

Materiais necessários

Celular ou caixinha de som
Louvores animados 
Dois executores 

Função dos executores 

Executor 1:  é o mestre. Estará a frente das crianças criando movimentos enquanto toca a música, para que as crianças o imite.  

Executor 2: representa Deus. Aleatoriamente, escolherá uma criança de cada vez, e irá a  incentivar a fazer uma nova dança animada. Assim, essa criança deixará de seguir ao mestre. 

Execução 

- Posicionar as crianças de maneira espalhada;
- Iniciar a música;

- Executor 1: estará de frente para as crianças e deverá fazer movimentos chatos e repetitivos orientando  a todos para que repita os movimentos, estilo a brincadeira "o mestre mandou" 

(recomendo fazer movimentos simples para não ficar cansativo) 

- Enquanto isso, o executor 2 escolherá crianças aleatoriamente (uma de cada vez), e se posicionará à sua frente a incentivando fazer seus movimentos, se esquecendo do mestre (executor 1) que está lá na frente. 

Conclusão: Quando temos um encontro com Deus , o nosso comportamento é transformado e tudo muda em nossas vidas, Deus muda a maneira como pensamos, agimos e falamos! Hoje,  na atividade, a presença de Deus mudou nosso comportamento (dança) e tem que ser assim! Ao nos encontrarmos com Deus, Ele nos transforma em alguém diferente e muito melhor.


Ministração: Gênesis 31 a 33

Quem lembra porque Jacó precisou fugir da casa dos seus pais? Porque o seu irmão Esaú estava com muita raiva dele. Esaú queria mesmo é matar Jacó. E porque Esaú queria matar Jacó? Porque Jacó era um enganador. Jacó o enganou duas vezes, roubando a bênção principal do seu pai Isaque e roubando também os direitos de filho mais velho. Que terrível era esse Jacó, não é mesmo? Mas Deus queria fazer Jacó deixar de ser terrível. Porque Deus tinha um plano para Jacó. Deus escolheu Jacó mesmo para ser o pai de 12 filhos que mais tarde formariam 12 tribos, que mais tarde formariam o país que você conhece até hoje chamado Israel. Por causa desse plano maravilhoso, Deus precisaria dar uma liçãozinha em Jacó. Porque Deus não vai fazer planos para gente que tem um péssimo comportamento. Jacó era um enganador de mão cheia e esse comportamento ruim tinha que sair e depressa da sua vida, por isso Deus iria limpá-lo.

Jacó precisou trabalhar e muito na casa do seu tio Labão. Ele trabalhou por 20 anos inteirinhos. E claro,foi muito enganado por Labão, desde que deu a filha errada para casar, até trocando as suas ovelhas pelas dele várias vezes. Mas Deus fez uma promessa para Jacó. De que cuidaria dele, dando comida e roupa e que o protegeria. E foi exatamente isso que Deus fez com Jacó. Quando morou em Harã, com Labão, Jacó teve duas esposas e doze filhos! Jacó também ficou muito, muito rico. E naquela época ser rico era ter muita prata, ouro e muitas ovelhas. Jacó ficou muito rico, mais rico do que Labão. E tudo isso aconteceu por causa da mão de Deus, que estava abençoando e muito Jacó!

Mas, então, chegou o dia de Jacó voltar para a sua casa, para a casa dos seus pais. Deus apareceu para Jacó e disse: "Eu sou o Deus que te apareceu em Betel, onde você dedicou uma coluna de pedra em meu louvor e me fez uma promessa. Agora, levante-se, saia desta terra e volta para a terra onde você nasceu" (Gn. 31.13). E Jacó prontamente obedeceu ao Senhor Deus. Ele juntou seus filhos, suas esposas, suas escravas, seu rebanho e todas as suas riquezas e saiu da casa do seu sogro. Ele saiu sem avisar ninguém, vocês acreditam? Pois Jacó enganou seu sogro Labão mais uma vez. Ele foi embora sem avisar Labão, nem mesmo sem ter deixado ele se despedir dos seus netos e filhas. Mas Labão descobriu e foi atrás de Jacó, então eles fizeram as pazes e Jacó pode seguir viagem de volta à sua terra natal.

Mas, além de Labão havia uma outra pessoa que Jacó teria que encontrar no meio do caminho. Quem era? Seu irmão Esaú! Jacó tinha muito medo de que seu irmão ainda estivesse com ódio dele e ainda quisesse matá-lo. Então Jacó mandou mensageiros avisar em Esaú de que ele estava chegando e queria que seu irmão o perdoasse. E os mensageiros voltaram dizendo: "Nós encontramos seu irmão Esaú. Mas ele vem ao seu encontro com mais quatrocentos homens" (Gn. 32.6). Ah, como você se sentiria se recebesse uma notícia dessa? Com certeza, você ficaria como Jacó ficou. Ele ficou com muito, muito, muito medo! Esaú estava chegando para matar toda a sua família. Jacó ficou com tanto medo que repartiu sua família e seus rebanhos em duas partes. Porque se Esaú atacasse a primeira parte, pelo menos sobraria a segunda. E depois disso Jacó, tão perturbado que estava, orou e orou pedindo para o Senhor ter misericórdia dele e protegê-lo do seu irmão Esaú. Jacó chorou na presença de Deus e pediu que o Senhor salvasse toda a sua família. 

E na noite seguinte, Jacó com toda a sua família chegaram na divisa de Canaã, terra de seus pais, na beira de um rio chamado Jaboque. Jacó atravessou toda a sua família para o outro lado. E tudo o que tinha, seus bens e seus rebanhos. E então Jacó ficou sozinho, não atravessou o rio não. E foi exatamente nesse momento que Jacó precisou tomar uma decisão. Ou ele seria um enganador para sempre e perderia toda a sua família, ou ele aceitaria mudar de comportamento e receberia a bênção prometida por Deus.

E de repente, do nada, apareceu um homem que começou a lutar com ele! Jacó levou um susto e pensou que fosse um dos homens de Esaú, enviado para matá-lo! Mas no decorrer da luta, Jacó viu que não estava lutando com uma pessoa normal. Ele estava lutando com Deus, que naquele momento estava com o formato de um homem. E a luta foi muito forte. Deus queria que Jacó não resistisse mais à Sua vontade! Deus queria que Jacó não fosse mais um enganador. Deus queria que Jacó se entregasse completamente e desistisse de querer fazer as coisas ao seu modo. Mas Jacó era teimoso. Ele queria a bênção de Deus para a sua vida, para o seu futuro e para a sua família. Então Deus tocou na coxa de Jacó! Como doeu, pois em nossa coxa há um nervo que, se for tocado com força, dói muito. Agora com a coxa deslocada ele não podia mais lutar.  Mas Jacó mesmo assim não desistiu! Ele não deixou Deus ir enquanto Deus não o abençoou. E como a luta já durava muito tempo, Deus disse duas coisas para Jacó: "Qual o seu nome?" E Jacó disse: "Eu sou Jacó, um enganador". E o anjo disse: "A partir de hoje você não mais será Jacó. Hoje eu mudo seu nome para Israel, porque você lutou como um príncipe pela sua bênção e você conseguiu o que queria". E ali mesmo o anjo de Deus abençoou Jacó. E Jacó deu ao lugar da luta o nome de Peniel, que significa "Face de Deus". Pois ali naquele lugar Jacó  lutou com os Céus pela sua bênção e conseguiu.

Aquele encontro de Jacó com Deus mudou a sua vida. Agora ele entendeu que não podia mais fazer as coisas do seu jeito nem agir conforme a sua esperteza. Jacó aprendeu em Peniel que Deus é quem manda e que Jacó precisaria abaixar a cabeça e obedecê-lo. Dessa luta Jacó saiu mancando por causa do golpe que levou no joelho. Mas ele saiu vencedor, porque logo depois que amanheceu, Jacó viu que seu irmão Esaú vinha vindo, com os 400 homens. 

Jacó então, tomado de medo, se ajoelhou diante de Esaú antes de chegar perto dele, em humildade. E Esaú, saiu correndo em direção a Jacó e...o abraçou e o beijou. E ambos choraram muito e se perdoaram, ali mesmo em Peniel. Ufa, que final emocionante e feliz!

E quem saiu vencedor da luta no rio Jaboque? Deus! Ele sempre vence. Porque ali, Ele mudou a vida de Jacó para sempre. Agora Jacó, o enganador, não seria mais Jacó. Mas a partir de Peniel, surgiu um novo homem. Humilde, obediente e honesto: Israel, que significa "Vencedor com Deus". Isso mesmo. Jacó só seria vencedor, se andasse obediente, se andasse perto de Deus.

Encerramento: Crianças, essa lição deve ser uma das mais importantes da sua vida. Deus tem um plano de vitória e sucesso para vocês, assim como planejou para a vida de Jacó. Vocês sabiam que serão pessoas muito importantes no Reino de Deus? Sim, Deus quer que vocês sejam pessoas importantes, ricas e inteligentes, mas que andem bem perto Dele e longe do pecado. Porque Deus quer que vocês sejam líderes de grandes gerações de pessoas que amam e servem a Deus. E como um líder de geração pode ser desonesto, desobediente, enganador, roubador, mentiroso, rebelde? Não tem como né? Por isso, quem diz que ama a Deus e quer servir a Deus precisa mudar de comportamento. Precisa deixar de fazer as coisas que Deus não gosta. Precisa mesmo. Assim como você tira uma roupa muito suja, você precisa tirar esse comportamento ruim, que o Senhor não aprova. Assim Deus pode fazer de você, um vencedor com Deus, como fez com Jacó.

Ministrador: Porque Deus perguntou para Jacó qual era o seu nome? Deus não sabia o nome de Jacó? Claro que ele sabia! Mas Deus queria que Jacó reconhecesse que ele era um enganador. E Jacó fez exatamente isso. Reconheceu diante de Deus que era um enganador. Foi logo depois disso que Deus mudou o nome dele e o abençoou. Enquanto você não reconhecer diante de Deus quem é, e o que precisa mudar, Deus não pode fazer nada por você. Mas se você confessar o seu pecado, Deus é fiel e justo para te perdoar e limpar você, para que você seja um vencedor. Vamos fazer isso agora? Não tenha vergonha de dizer para Deus quem você é. (Após esse tempo de confissão, abençoe profeticamente as crianças, chamando-as por nomes de quem elas serão: obediente, organizado, honesto, amigo, pacífica, etc).


Figuras: (freebibleimages.org)












Versículo:



Meditação:


Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...