quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

LONGE OU PERTO? Jacó e José

Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):  O meu sonho é?

Tema: José o sonhador

Material necessário

- Cartões ou folhas escrito sonhos esquisitos (exemplos abaixo).

- Uma caixa ou sacola para armazenar os cartões de forma que as crianças não vejam antes de sortear. 

OBS: a caixa deve estar identificada como SONHOS DE DEUS PARA VOCÊ.

Exemplos de sonhos: um leão com chifre, um galo com 4 patas, cachorro com rabo de peixe, uma piscina cheia de penas, um carro voador etc.  (Criar até 10 sonhos) 

Execução 

- Para não estender muito o tempo, selecione em torno de 10 crianças (de acordo com o número de cartões) que aceitem fazer mímica.

- A criança vai sortear um sonho vindo da caixa de Deus

- Terá um tempo estipulado pelo executor, para realizar a mímica de acordo com o sonho que recebeu de Deus com o objetivo que todos entendam.

OBS: Por serem sonhos esquisitos, alguns talvez não conseguirão concluir a mímica de forma clara. Não tem problema! Ao final explique a conclusão que isso fará sentido. 

Conclusão: Nem sempre os sonhos que Deus nos dá são compreensíveis para os de fora. Existem promessas que são particulares e mesmo que você tente explicar, muitos não entenderão e poderão até o criticar.  Creia no que Deus te entregar, mesmo que pareça estranho ou confuso, apenas creia!  Assim como José que recebeu estranhos sonhos de Deus, e ninguém de sua casa entendeu ou acreditou, sobretudo viu um a um se cumprir, pois creu e viveu aquilo que o Senhor tinha para sua vida.

Seja como José!


Ministração: Gênesis 35.22-26; 37.1-11

Depois da luta com Deus no vale do rio Jaboque, Jacó fez as pazes com seu irmão Esaú e voltou à terra de Canaã, terra que Deus prometeu que daria para Abraão, Isaque, Jacó e todos os seus filhos, por milhares de anos. 

Jacó, que saiu fugido de Canaã, somente com uma pequena malinha, agora voltava rico, e com uma grande família. E com um novo nome, Israel. Jacó voltou casado com duas esposas, Lia e Raquel. Sim, naquela época, os homens podiam ter mais do que uma mulher. Várias, se quisesse. E se a mulher não pudesse ter filhos, ela poderia pegar emprestado a barriga de uma empregada da casa para ter filhos, como aconteceu com Hagar, empregada de Sara (Gn 21). Então, a família que Jacó formou lá em Hará, terra de Labão, ficou assim.  Jacó se casou com Lia e teve:Ruben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom. Jacó se casou com Raquel e teve dois filhos: José e Benjamim. Com a empregada de Lia, chamada Zilpa, Jacó teve Gade e Aser. E com a empregada de Raquel, chamada Bila, Jacó teve Dã e Naftali. No total Jacó teve 12 filhos homens. E foi morar com essa grande família em Canaã. Mas infelizmente, logo que chegaram em Canaã, Raquel morreu no parto do Benjamim. Naquela época, ele morava em tendas, como seu avô Abraão. 

Israel, Jacó,  amava a sua família. Mas ele tinha um amor muito especial por um dos filhos de Raquel, José. Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque José havia nascido quando Israel já era velho. E como Israel amava muito José, mandou fazer para ele uma túnica colorida e toda cheia de brilhos. Ah, muitas vezes nossos pais não tem sabedoria não é mesmo? Eles não sabem repartir o amor com todos os filhos que tem e isso acaba deixando os outros irmãos doentes e cheios de ódio e inveja.

E foi exatamente isso que aconteceu com José. Os seus onze irmãos perceberam isso e ficaram com muita raiva dele. Eles tinham muita inveja de José e por causa disso não conseguiam mais ser amigos dele. José tinha dezessete anos e era o preferidinho do papai! E sabem porque os irmãos de José o odiavam? Primeiro, porque José contava tudo o que os irmãos faziam de errado. Esses irmãos aprontavam e muito! E José contava tudo. Era errado o que ele fazia? Não, não mesmo! Quando você vir algum irmão seu fazendo uma coisa errada, deve sim contar para seus pais! E se alguém fizer alguma coisa errada com você dentro de casa e ameaçar fazer mal para você, mesmo que você seja ameaçado, conte para quem pode resolver seu problema. Conte para seus pais!

Mas os irmãos de José o odiavam mais porque José tinha sonhos especiais da parte de Deus. Sim, os sonhos de José eram um dom, um presente de Deus. Ele deu sonhos para José, que contavam o que aconteceria no futuro. José era muito novo e ainda não entendia bem o que iria acontecer com ele. Nem sabia que eram sonhos do futuro. 

Então,cada vez que tinha um sonho, José chamava seus irmãos e dizia: "Venham ouvir o sonho que tive! Todos nós estávamos trabalhando no campo, juntando grandes feixes de trigo (feixe é uma grande quantidade de trigo unida por um cordão), cada um tinha o seu feixe. Mas de repente, meu feixe se levantou e ficou em pé e os feixes de vocês rodearam o meu feixe e se ajoelharam diante dele!" Também tive outro sonho, disse José: "Dessa vez, o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". (Gn 37.9).

Ah, como os irmãos de José começaram a odiá-lo ainda mais por causa desses sonhos. Talvez José não entendesse muito bem o que iria acontecer. Mas seus irmãos, que eram mais velhos, parece que entendiam. Eles diziam: " Por acaso você acha que vai governar a gente e nós seremos seus empregados? Você acha que nós nos ajoelharemos diante de você, com o rosto em terra, como o Sol, a lua e as estrelas?" (Gn. 37.8,10).

Mas Israel, Jacó, apesar de achar os sonhos de José muito esquisitos, começou a pensar muito nos sonhos de José. Ele era amigo de Deus e sabia que aqueles sonhos significavam que alguma coisa muito especial aconteceria com José. Talvez José fosse o escolhido de Deus para fazer alguma coisa muito importante.

José era um adolescente, nem podia imaginar o que estava preparado para ele. Mas Deus já havia feito planos para José. Muito maiores do que José imaginava. Talvez José imaginasse que seria pastor de ovelhas, como o seu pai, Jacó. E seria rico como ele, cuidando de ovelhas. Mas Deus não queria isso. Deus queria usar José para fazer uma coisa muito, muito grande e melhor do que cuidar de ovelhas. Deus usaria José para proteger a sua família, e todos os descendentes de Abraão, muitos anos depois.

Encerramento: Deus tem um plano especial para cada um de vocês, sabiam? Sim! Quando vocês estavam na barriga da mamãe de vocês, antes mesmo de vocês terem o nome que tem, Deus fez um plano para vocês. E Ele vai sim, de alguma forma, contar para vocês a vontade Dele para a sua vida. E uma das maneiras de Deus contar a vontade Dele para vocês será por sonhos! Nem todos os sonhos que temos são sonhos que contam o plano de Deus para nós. Mas se você andar bem perto de Deus, e for amigo Dele, com certeza saberá ouvir a voz de Deus e saberá com muita certeza quando sonhar os sonhos de Deus. Uma coisa é certa. Mesmo que seus irmãos te odeiem, mesmo que demore, aquilo que Deus fez você sonhar se cumprirá, com toda a certeza. 

Mas o que fazer se você tiver sonhos como José? Em primeiro lugar, não conte para todo mundo, ok? Conte somente para pessoas que vão acreditar em você e vão te ajudar a cumprir os sonhos de Deus. Em segundo lugar, escreva esse sonho em algum lugar, de preferência num diário e coloque data, deixe anotado, assim como os sonhos de José ficaram anotados no livro de Gênesis. Terceiro, Deus te deu esse sonho, porque lá na frente, ele será a direção certa de Deus, quando você tiver que tomar uma decisão muito, muito importante. E assim você poderá cooperar com Deus, tomando a decisão certa - assim Ele cumprirá a Sua vontade em sua vida. Amém?

Ministrador: Ore com as crianças pedindo para Deus plantar no coração e na mente de cada uma delas os sonhos de Deus. Peça ao Espírito Santo que dê a elas o dom de sonhar com os planos e futuros do Senhor, para que elas colaborem com o Senhor na realização da Sua vontade.


Figuras:










Versículo:




Meditação:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...