sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

LONGE OU PERTO? José e os sonhos de Deus

QUEBRA GELO: (por Bruno e Jéssica Bosso)

SALVE QUANTOS PUDER!

MATERIAIS NECESSÁRIOS

- Bolinhas e brinquedos disponíveis na casa;

- 02 caixas de papelão ou algo semelhante.

PREPARAÇÃO

- Entregue um brinquedo ou uma bolinha a cada uma das crianças (de forma aleatória, umas com um brinquedo outras com uma bolinha nas mãos);

- Posicione as caixas longe uma da outra a fim de manter as crianças distanciadas;

- Selecione um líder para organizar cada uma das caixas, ou seja, dois líderes, um em cada caixa.

EXECUÇÃO

Caixas = barco 

Brinquedos e bolinhas = pessoas

- Os líderes devem ser posicionados ao lado ou atrás dos barcos para organizar as pessoas que forem chegando;

- As outras crianças deverão correr e lançar a pessoa dentro do barco de qualquer jeito e de forma rápida – jogar e sair correndo de novo;

- Conforme as crianças lançam as pessoas dentro do barco, o líder deve as organizar de forma que ao final a caixa seja fechada e lacrada, sendo assim, todas as pessoas precisam caber lá dentro;

- As crianças que lançarem as pessoas devem fazer isso de forma desorganizada propositalmente para que o líder tenha o trabalho de as organizar depois.

- Tudo isso deve ser feito dentro de um tempo para que as crianças fiquem eufóricas e preocupadas se a pessoa que ela lançou será inserida no do barco. O executor é quem definirá este tempo.

DICA: As crianças de fora poderão ajudar o líder a organizar as pessoas no barco, mas sem tocar, somente falando de longe, dando sugestões;

IMPORTANTE! A ideia é que seja difícil colocar as pessoas dentro do barco, por isso, a caixa precisa ser um pouco menor que a quantidade de brinquedos e bolinhas. O líder precisa pensar em estratégias de organização para que todas as pessoas caibam na caixa. 

***Se for necessário para dificultar, utilize apenas 01 caixa.

CONCLUSÃO

Se José não tivesse utilizado da sabedoria de Deus ele não saberia o que fazer para estocar tanto alimento e abençoar muitas famílias com isso. Ele foi organizado e executou um plano para que todos pudessem comprar comida para viver naquelas terras com escassez de alimentos. José acreditou nos sonhos que Deus lhe entregou e foi obediente até o fim. Só assim Deus o usou para salvar muitas pessoas da fome que os levaria a morte.

MINISTRAÇÃO: Gênesis 41.37-57 e 42:1-6

Vamos nos lembrar da história de José desde que ele saiu da casa do seu pai? José era um filho muito amado por seu pai, Israel - Jacó. Isso porque ele era um dos filhos que Jacó teve com Raquel. José era tão amado, que um dia ganhou uma capa de seu pai, uma capa com listras coloridas, que só príncipes tinham. Ah, essa atitude fez com que José fosse muito invejado por seus irmãos. Para piorar a situação, José tinha um dom especial. Qual era? José tinha sonhos especiais. Sim, não eram sonhos normais que todos têm. Eram sonhos que Deus dava para ele. Na verdade, nesses sonhos, Deus estava revelando para José o que aconteceria no futuro. José sonhou que um dia, todos os seus irmão se curvariam diante dele. Será que José era tão orgulhoso que achava que um dia seria alguém muito importante, ao ponto dos seus irmãos se curvarem diante dele? 

Mas era exatamente isso que ia acontecer. Até os irmãos de José se curvarem diante dele, muita coisa ruim aconteceu na vida de José. Vamos nos lembrar? Aos 14 anos, José foi jogado num poço e separado do seu pai. Ele foi vendido como escravo no deserto e depois foi vendido como escravo no Egito. Foi acusado pela mulher de Potifar, seu patrão e foi mandado para prisão. E lá na prisão, José revelou o sonho do padeiro e do copeiro do rei. E lá ficou esquecido por dois anos. Mas Deus estava com Ele e nunca o abandonou. Deus estava usando tudo de ruim para treinar José para o cargo que ele teria num futuro bem próximo. E então, chegou a sua hora.

Faraó teve um sonho que ninguém conseguiu decifrar. Mas o Senhor Deus deu para José a capacidade de interpretar o sonho do rei. E por isso, José, de prisioneiro passou a comandar todo o Egito, sendo o segundo maior no reino. Só Deus para fazer essas coisas não é mesmo?

E da forma que José disse para Faraó aconteceu. As sete vacas gordas e as sete espigas cheias representavam os sete anos de muita colheita. E de fato, vieram no Egito sete anos de colheita. Em qualquer lugar que você plantasse, a terra dava muita, muita comida. Muito trigo, muito milho, cevada, tanta que, Faraó guardou uma boa parte de tudo isso em celeiros que o próprio José deu a ideia que ele construísse. José guardou muito, muito trigo em muitos celeiros, deixando o Egito muito bem preparado para os próximos sete anos de muita fome.

Agora José, aos 30 anos, não era mais um prisioneiro. Ele era muito importante e rico. Ele tinha um palácio só dele.Ele se casou e teve dois filhos. E sabem como se chamavam os seus dois filhos? Manassés, que significava: Deus me fez esquecer meus dias difíceis e a família do meu pai". E o outro chamava Efraim, que significava: "Deus me fez enriquecer na terra do meus meus sofrimentos". Os nomes dos filhos mostravam o quanto José sofreu e o quanto Deus o abençoou no meio do sofrimento.

Mas faltava ainda Deus fazer algo na vida de José. O que faltava? Faltava o sonho que Deus deu para José há muito tempo acontecer. Qual sonho? O sonho de que a lua, as estrelas e os doze feixes de trigo se curvavam diante dele, o sonho de que um dia seus irmãos se curvariam diante dele. E então o dia chegou. Porque Deus nunca dá um sonho para a gente que não vai cumprir. Os sonhos que vêm Dele, Ele mesmo fará acontecer.

Os sete anos de muita fartura no Egito chegaram ao fim. E exatamente como José disse, chegaram os sete anos de muita fome. E a fome não era só no Egito, mas em todas as terras próximas, inclusive Canaã. Os países vizinhos do Egito estavam todos sofrendo com a fome, mas no Egito havia comida, exatamente por causa da idéia de José. Assim o Egito começou a vender os cereais para o povo egípcio e também para as pessoas de outros países!

A notícia de que havia comida no Egito chegou até Jacó. E Jacó, mais do que depressa, mandou dez de seus filhos irem correndo ao Egito comprarem comida. Seus irmãos viajaram e viajaram com povos de muitas regiões até chegarem ao Egito para comprar comida. E quem estava vendendo comida para os povos? Sim, José! Então quando os irmãos de José chegaram, se ajoelharam diante dele, com o rosto no chão, em sinal de respeita ao Governador do Egito. E naquele momento, o sonho que Deus deu para José, de que seus irmãos se curvariam diante dele, se cumpriu. Exatamente naquele momento Deus mostrou para José que é poderoso para fazer acontecer tudo aquilo que Ele nos mostra em sonho. E aquele José, que foi embora de Canaã como um escravo, agora era um homem muito, muito importante. Deus tirou José do poço e o colocou para governar sobre o Egito. Uau, que Deus maravilhoso temos!

Vocês imaginam como José ficou? Porque os seus irmãos não o reconheceram. Mas ele reconheceu os seus irmãos. Com certeza o coração dele bateu mais forte, tanto de alegria por ver seus irmãos, mas também ao mesmo tempo veio aquele sentimento ruim, de raiva por tudo o que os seus irmãos fizeram com ele. Mas o que aconteceu depois, você vai aprender nas próximas lições. José entendeu, lá na frente, que tudo o que ele estava passando não tinha só a ver com José e seu sonhos. Mas com o plano de Deus de proteger o povo de Israel de morrer de fome. 

Encerramento: O importante é que hoje você aprenda duas lições muito importantes. A primeira é que, quando Deus dá um sonho Seu para alguém, pode passar o tempo que for, pode acontecer o que acontecer, Ele jamais vai falhar. Os sonhos que Deus nos dá sempre, sempre vão acontecer. Para isso você vai precisar saber o que é sonho seu e o que é sonho de Deus. Como saber? Basta você obedecer a Deus e aprender a conversar com Ele e ouvir a Sua voz. Se andar com Ele sempre, com certeza você verá que os sonhos de Deus são muito diferentes, até mesmo esquisitos, como as sete vacas magras e as sete gordas, verá que são cheios de símbolos, mas que Deus sempre vai levantar alguém como José para te ajudar a decifrá-los. Deus gosta muito de se comunicar através dos sonhos, porque os sonhos acontecem quando estamos dormindo, com a mente mais tranquila. Então, se você começar a ter sonhos esquisitos, diferentes, anote e pergunte para Deus se são os sonhos Dele. Peça para o Senhor te dar o significado. E aguente firme, porque até você chegar no seu sonho, Deus vai te preparar através das coisas difíceis. Isso é para você ficar forte e inteligente.

A segunda lição é:  Os irmãos de José o jogaram no poço. Mas Deus o tirou de lá e fez Dele um homem muito importante, o Governador do Egito, ou seja, Deus sempre vai honrar quem é humilhado. Por isso, se algum amiguinho tem falado mal de você, te tratado mal, te rejeitado e até te deixado de lado, não fique triste. Você precisa ficar firme e esperar em Deus. Porque Ele vai te abençoar e vai fazer de você um menino e uma menina muito importante, como fez com José. Amém?

Ministrador: Vamos orar? Em primeiro lugar, ore com as crianças aceitando todos os sonhos que vem de Deus e rejeitando os sonhos que não são do Senhor. Ore com as crianças declarando que a mente delas está aberta para receber os sonhos de Deus e viver os sonhos de Deus. Ore agora por elas, pedindo que o Espírito Santo dê a elas a capacidade de sonhar os sonhos de Deus. E que elas fiquem firmes em todo o processo que elas tiverem que passar até ficarem capacitadas a cumprir os planos de Deus.


FIGURAS:














VERSÍCULO:



MEDITAÇÃO:




ATIVIDADES 6-7: 




ATIVIDADES 8-10:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...