QUEBRA GELO (Bruno e Jéssica Bosso)
DEUS SEMPRE SE LEMBRA DE NÓS!
Atividade: Cobra Cega
Lembra da brincadeira da Cobra Cega? Hoje vamos executá-la, porém de uma forma adaptada unificando ao Jogo da Memória. Vamos lá?!
Material Necessário
- Tecido ou qualquer material para vendar os olhos.
Preparação
- As demais crianças devem ser espalhadas no espaço disponível, em pontos fixos!
Execução
Regra: As crianças soltas pelo espaço e o executor não podem ajudar as cobras cegas.
Conclusão
José passou anos sofrendo perseguições e dificuldades antes que a promessa do Senhor se cumprisse sobre sua vida. Parecia até que Deus tinha se esquecido dele, não é mesmo? Às vezes parece que Deus não está nos vendo por conta de tantas provas que passamos, porém tenha certeza de que Ele nunca se esquece de nós. Sua memória é infinita e Ele nunca se esquece onde estamos para nos entregar o que prometeu.
MINISTRAÇÃO: JOSÉ, O GOVERNADOR (Gênesis 40, 41.1-49)
José já estava na prisão há algum tempo. Quem se lembra porque ele foi preso? Mas lá na prisão, Deus cuidava de José e o abençoava em tudo. Certo dia foram presos dois funcionários do palácio de faraó: o padeiro, homem que preparava os pães do Faraó e o copeiro, homem que preparava a mesa e os sucos dele. Esses homens haviam sido presos por desobedecerem às ordens do rei. Então aconteceu uma coisa muito esquisita. Numa noite, o copeiro e o padeiro tiveram um sonhos estranhos e não sabiam o que esses sonhos significavam. O copeiro sonhou que fez um suco de uva maravilhoso e deu para Faraó beber numa taça de ouro. E o padeiro sonhou que havia feito muitos doces para Faraó, mas as aves vieram e comeram todos os doces!
O padeiro e o copeiro contaram os seus sonhos estranhos para José e ele contou o significado dos dois sonhos na mesma hora, pois Deus havia dado a ele a capacidade de saber o significado de muitos sonhos. O sonho do padeiro tinha um significado horrível. Dentro de três dias, o Faraó vai mandar te matar. Imaginem como o padeiro ficou assustado! Mas o sonho do copeiro era muito bom! Ele seria levado de volta para o palácio e voltaria a trabalhar para Faraó.
Então José disse para o copeiro: "Quando você voltar a trabalhar no palácio, por favor, se lembre de mim, peça ao Faraó para me libertar porque eu não fiz nada de errado para ser jogado aqui nessa cadeia!". Ah, dentro de três dias, aconteceu exatamente o que José havia dito. Era aniversário de Faraó e ele deu uma grande festa, e durante a festa, o rei recebeu de volta o copeiro e ele imediatamente voltou a preparar os sucos do faraó. Mas quanto ao padeiro, ele mandou matá-lo exatamente como José tinha interpretado.
Mas vocês acham que o copeiro se lembrou de José? Claro que não! O copeiro esqueceu-se completamente dele. Mas Deus não havia se esquecido de José não! O tempo de se cumprirem os sonhos de José estava muito próximo e Deus estava trabalhando dia e noite para isso. Ele mal podia imaginar o que iria acontecer nos próximos anos!
Dois anos se passaram e Faraó teve um sonho muito esquisito. Ele sonhou que do rio Nilo, que ficava no Egito, saíam sete vacas muito grandes e gordas, saudáveis. E logo depois saíam sete vacas feias, magrelas e doentes. E as sete vacas gordas começaram a pastar com as sete vacas magras e de repente, as sete vacas magras devoraram as vacas gordas! Faraó acordou muito assustado! Verdadeiramente era um sonho estranho! Mas então, assim que ele voltou a dormir, teve outro sonho muito esquisito. Agora eram sete espigas de trigo lindas, cheias de grãos, que saíam de uma mesma haste. E então, nasceram sete espigas estragadas, queimadas pelo sol. E mais uma vez, as sete espigas estragadas comeram as sete espigas boas. Ah, Faraó acordou preocupado e entendeu que isso era um sinal!
Ele chamou todos as pessoas do Egito que sabiam interpretar sonhos, mas ninguém conseguiu dar o verdadeiro significado deles. Foi então que...o copeiro, ah o copeiro do rei se lembrou de José! Ele bem disse a Faraó que quando estava preso, havia um jovem hebreu na prisão que havia revelado o significado do seu sonhos! Ah, quando Faraó ouviu isso, mais do que depressa mandou chamar José, que tomou um banho, trocou de roupa e se apresentou no palácio.
Então Faraó contou os sonhos para José, com a esperança de que ele contasse o significado dos dois sonhos. Vocês acham que ele contou? Claro que sim! Mas deixou bem claro para Faraó que quem estava dando a resposta não era ele e sim Deus, o Senhor do povo de Israel. Deus é quem estava contando para Faraó o que iria fazer nos próximos anos.
E sabem qual era o significado dos dois sonhos? O significado era: as sete vacas gordas e as sete espigas cheias representavam sete anos maravilhosos que viriam na terra do Egito. Sete anos onde os Egípcios teriam uma grande, grande colheita de trigo e de tudo mais o que plantassem. Ah, mas depois desses sete anos viria uma grande seca. Seriam sete anos sem chuva, em que a terra não produziria nada. Era isso que as vacas magras e as espigas magras representavam. E ainda por cima José deu um conselho tão inteligente para Faraó! Ele disse: escolha um bom administrador para cuidar de todo o Egito. E durante os sete anos de fartura, vocês guardem uma boa parte da colheita em armazéns em todas as cidades do Egito. Assim, esse estoque será uma reserva especial para que o povo não morra durante os sete anos de fome.
Ah, quando Faraó viu que José contou com clareza o significado dos sonhos e também que ele era muito inteligente, mais do que depressa fez de José o administrador do palácio e o governante de toda a terra do Egito! Faraó colocou no dedo de José um lindo anel de ouro e mandou que o vestissem com uma roupa muito especial, que somente pessoas importantes usavam. E depois ainda deu para José uma de suas carruagens reais e agora, todas as pessoas se inclinavam diante de José, pois ele era o segundo homem mais importante no Egito. E seu nome foi mudado para Zafenate Panéia.
Encerramento: Uau! Vocês podem imaginar como as coisas mudaram para José tão depressa? De repente, ele não estava mais com seu pai e sim, indo como escravo para o Egito. De repente, ele não estava mais na casa de Potifar e sim numa prisão. Mas, de repente ele não era mais um prisioneiro. Agora ele era o segundo homem mais importante do Egito. Foi um caminho gostoso e fácil que José teve que caminhar para chegar até o palácio? Claro que não! José teve que ser separado do seu pai. Teve que trabalhar como escravo na casa de Potifar. Teve que aceitar ser preso sem ter feito nada. E ainda teve que esperar mais dois anos até que o copeiro se lembrasse dele.
Ministrador: Ore com as crianças declarando que elas confiam no Senhor, confiam que Ele sempre cuidará de cada uma delas e que não permitirá que nada de mal aconteça com elas nem com suas famílias. Leve as crianças a declararem que acreditam que Deus é o melhor protetor que existe e também, faça as crianças declararem que nunca vão abandonar ao Senhor, mesmo que as coisas estejam bem difíceis. Ore para que os planos de Deus se cumpram totalmente na vida dos pequenos.
FIGURAS (freebibleimages.org):
VERSÍCULO:
MEDITAÇÃO:
ATIVIDADES 6 e 7:
ATIVIDADES 8 a 10:












Nenhum comentário:
Postar um comentário