Quebra Gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)
Lembra da dança das cadeiras? Hoje vamos utilizar essa brincadeira tão legal para ensinar nossas crianças sobre as viagens de Paulo. Vamos lá?
Materiais Necessários
Ministração: (Atos 11.22-26; 13.4-12)
Quem aqui gosta de viajar? (deixe que as crianças digam para onde já foram viajar ou para onde gostariam de viajar e o que mais gostaram ou gostariam de fazer).
Na época de Paulo, as viagens não eram muito confortáveis. Hoje, se você quiser viajar, você pode ir de carro, de ônibus ou de avião. Até de navio, se quiser, mas num navio bem grande, com piscina, teatro, lojas e muita comida para comer! Mas na época de Paulo...ah, era meio complicado de se viajar. Ou se viajava a pé, ou a cavalo ou de navio. Mas os navios eram pequenos, feitos de madeira. Muitas vezes eles afundavam! Mas não tinha outro jeito de atravessar os mares, pois naquela época não havia avião.
Paulo agora era um líder da Igreja. Que coisa maravilhosa Jesus fez em sua vida! De perseguidor dos cristãos, ele teve um encontro com Jesus e mudou totalmente! Paulo se tornou um líder muito amado e especial. E agora ele precisaria viajar, pois Deus estava chamando-o para ser um missionário em outros países.
Foi o que aconteceu num dia, quando Paulo estava em Antioquia. E o que Paulo foi fazer lá? Paulo foi ajudar Barnabé a cuidar da Igreja que existia lá. Antioquia ainda existe até hoje e fica na Turquia. Para viajar de Jerusalém até lá de carro, leva-se 10 horas! E de cavalo, quanto tempo levaria? Provavelmente alguns dias!
Aquela igreja era uma igreja muito especial pois era formada de pessoas que fugiram da perseguição aos cristãos que acontecia em Jerusalém. Aliás, foi lá que os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez, porque eles eram um grupo de gente muito especial. Então, esses cristãos precisavam de ajuda, de muito ensino da Palavra de Deus. Paulo ficou um ano inteirinho lá, ajudando Barnabé, até o Espírito Santo de Deus falar assim: "Separem Paulo e Barnabé, porque tenho uma missão para eles (At 15.2)". Uau, que missão era essa?
Paulo e Barnabé iriam fazer uma viagem! Mas não era uma viagem de férias não. Era uma viagem missionária. E o que é uma viagem missionária? É uma viagem não para descansar ou passear. É uma viagem com uma missão especial. É quando um líder sai da cidade onde mora para ir até outros países para: pregar que Jesus Cristo é o filho de Deus. Para fazer discípulos para Jesus. Para reunir esses discípulos e começar uma igreja. Para ensiná-los e cuidar deles até que eles sejam maduros e possam ensinar e cuidar de outros. Uau! Esse seria o trabalho de Paulo e Barnabé! Seria um trabalho muito difícil. E cheio de perseguições e problemas, como você vai aprender mais para a frente, porque o diabo não quer que a gente fale para as outras pessoas que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Mas mesmo assim, Paulo e Barnabé arrumaram as suas malas, pegaram o navio e foram para onde o Espírito Santo os dirigiu. Eles foram para uma ilha chamada Chipre. Vocês sabiam que essa ilha existe até hoje? É só procurar no mapa mundi e vocês encontrarão.
Lá em Chipre, Paulo e Barnabé precisavam de um lugar para pregar o Evangelho. Então foram direto para uma Sinagoga, lugar de reunião dos judeus. Que homens corajosos não é mesmo? E lá eles pregaram o Evangelho para todos os que quiseram ouvir. Vocês pensam que foi fácil? De jeito nenhum. Mas muita gente creu em Jesus e o recebeu como Senhor e Salvador. Entre essas pessoas estava um homem muito importante, o Governador da ilha! Ele ficou tão interessado que chamou Paulo e Barnabé para visitar a sua casa, pois queria conhecer mais da Palavra de Deus.
Só que tinha gente que não estava feliz com isso. Esse homem era um funcionário do Governador. Ele chamava Elimas. Elimas era um bruxo, fazia feitiçaria para enganar as pessoas. Ele tentou de todos os jeitos e de todas as formas atrapalhar o que Paulo estava fazendo com aquele homem. Como vocês acham que ele deve ter atrapalhado Paulo? Tentando enganar o Governador com suas feitiçarias, dizendo que Jesus não era Senhor nem Salvador.
Paulo ficou bravo com isso. E cheio do Espírito Santo, olhou atentamente para Elimas e disse: "Elimas, você está cheio de mentira e malignidade. Você é um filho do diabo, inimigo de tudo o que é justo. Você não se cansará de enganar as pessoas, ensinando mentiras sobre Deus? Deus está bravo com você. E para que você saiba disso, você ficará cego a partir de agora e não verá a luz do sol por algum tempo" (At 13.10). Uau! Paulo estava cheio do poder de Deus mesmo porque naquele mesmo momento Elimas ficou cego! E desesperado, pediu pra que alguém o ajudasse a sair dali!
Ah, o que aconteceu fez com que o Governador da ilha ficasse muito impressionado. E na mesma hora ele se converteu ao Senhor Jesus. Aleluia! Nada nem ninguém poderia impedir Paulo e Barnabé de ganharem vidas para Jesus. Mesmo debaixo de perseguição, mesmo debaixo de perigos e problemas, eles tinham uma missão. E iriam cumprir essa missão com coragem e no poder do Espírito Santo. Aleluia!
Encerramento: Na época de Paulo, ser cristão era muito perigoso. Porque os cristãos eram vistos como inimigos de Deus. E essa foi a mentira que o diabo inventou para impedir as pessoas de aceitarem a Jesus como Filho de Deus. Hoje, no Brasil não é perigoso ser cristão. Há muitas igrejas espalhadas pela cidade e podemos fazer cultos a Deus livremente. Mas hoje ainda o diabo tenta impedir as pessoas de aceitarem a Jesus. Sabem como? Colocando preguiça nos cristãos. Isso mesmo! Tem muito crente com preguiça de abrir a boca para falar para as pessoas que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Crianças, precisamos como nunca, vencer a preguiça e espalhar a mensagem que Jesus salva para quantas crianças e adultos nós encontrarmos. Amém? Eu e você precisamos falar de Jesus para o máximo de pessoas que encontrarmos, porque essa é a nossa missão. A missão para a qual o Espírito Santo está nos enviando!
Ministrador: Ore com as crianças. Repreenda toda a tentativa do inimigo de tornar essas crianças preguiçosas e sem ação no Reino de Deus. Que toda a tentativa de calar nossas crianças caia por terra, em nome de Jesus. Peça ao Espírito Santo para encher cada uma delas com poder para que elas preguem o Evangelho de Jesus.
FIGURAS:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10: