quinta-feira, 29 de abril de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Aventuras na primeira viagem missionária!

 Quebra Gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)

QUEM ESTARÁ NA PRÓXIMA VIAGEM? 

Lembra da dança das cadeiras? Hoje vamos utilizar essa brincadeira tão legal para ensinar nossas crianças sobre as viagens de Paulo. Vamos lá?

Materiais Necessários 

- Cadeiras. Conforme o número de crianças, disponibilizar uma cadeira a menos para iniciar a brincadeira.
- Uma caixa de som ou celular para tocar um louvor animado. 

Preparação 

Cadeiras = simbolizam o barco da viagem missionária que eles estão prestes a fazer.
- avisá-los sobre isso e dizer que eles estão prestes a embarcar em direção a uma missão dada por Deus. Vamos ver quem conseguirá embarcar?!

Execução

- Organizar as cadeiras em círculo e posicionar as crianças próximas a elas.
- Iniciar a música e pedir para as crianças caminharem no mesmo sentido.
- Após determinado tempo (a escolha do executor), parar a música e as crianças tentarão se sentar. Aquela que não sentar, estará fora da próxima viagem, mas continuará na torcida pela viagem e missão do colega.
- Sempre comemorar com aqueles que conseguiram embarcar rumo à missão.
-A cada rodada (viagem) o executor reduzirá a quantidade de cadeiras até que reste apenas um. Essa criança será parabenizada por ter cumprido todas as missões! 

Obs 1: caso seja possível, leve brindes para todos a fim de os recompensar por sua viagem concluída.
Obs 2: Se no dia tiver muitas crianças, organize em dois grupos e no final, quando os grupos estiverem pequenos, junte-os para finalizar a atividade.

Conclusão 

Hoje vamos aprender sobre a primeira viagem missionária de Paulo. Iremos observar que, normalmente, as viagens eram feitas em barcos, e estes nem sempre eram confortáveis ou grandes. Contudo, Paulo executou todas as suas missões conforme lhe era solicitado por Deus, sem reclamar, entristecer ou desistir. Mesmo quando era impossibilitado de fazer uma missão, torcia por seus colegas que eram enviados. As vezes não conseguiremos cumprir nossa missão por algum impedimento, porém isso não nos tira a oportunidade de orar e torcer pelos nossos irmãos/amigos que estarão lá em nosso lugar.

Ministração: (Atos 11.22-26; 13.4-12)

Quem aqui gosta de viajar? (deixe que as crianças digam para onde já foram viajar ou para onde gostariam de viajar e o que mais gostaram ou gostariam de fazer).

Na época de Paulo, as viagens não eram muito confortáveis. Hoje, se você quiser viajar, você pode ir de carro, de ônibus ou de avião. Até de navio, se quiser, mas num navio bem grande, com piscina, teatro, lojas e muita comida para comer! Mas na época de Paulo...ah, era meio complicado de se viajar. Ou se viajava a pé, ou a cavalo ou de navio. Mas os navios eram pequenos, feitos de madeira. Muitas vezes eles afundavam! Mas não tinha outro jeito de atravessar os mares, pois naquela época não havia avião.

Paulo agora era um líder da Igreja. Que coisa maravilhosa Jesus fez em sua vida! De perseguidor dos cristãos, ele teve um encontro com Jesus e mudou totalmente! Paulo se tornou um líder muito amado e especial. E agora ele precisaria viajar, pois Deus estava chamando-o para ser um missionário em outros países.

Foi o que aconteceu num dia, quando Paulo estava em Antioquia. E o que Paulo foi fazer lá? Paulo foi ajudar Barnabé a cuidar da Igreja que existia lá. Antioquia ainda existe até hoje e fica na Turquia. Para viajar de Jerusalém até lá de carro, leva-se 10 horas! E de cavalo, quanto tempo levaria? Provavelmente alguns dias! 

Aquela igreja era uma igreja muito especial pois era formada de pessoas que fugiram da perseguição aos cristãos que acontecia em Jerusalém. Aliás, foi lá que os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez, porque eles eram um grupo de gente muito especial. Então, esses cristãos precisavam de ajuda, de muito ensino da Palavra de Deus. Paulo ficou um ano inteirinho lá, ajudando Barnabé, até o Espírito Santo de Deus falar assim: "Separem Paulo e Barnabé, porque tenho uma missão para eles (At 15.2)". Uau, que missão era essa?

Paulo e Barnabé iriam fazer uma viagem! Mas não era uma viagem de férias não. Era uma viagem missionária. E o que é uma viagem missionária? É uma viagem não para descansar ou passear. É uma viagem com uma missão especial. É quando um líder sai da cidade onde mora para ir até outros países para: pregar que Jesus Cristo é o filho de Deus. Para fazer discípulos para Jesus. Para reunir esses discípulos e começar uma igreja. Para ensiná-los e cuidar deles até que eles sejam maduros e possam ensinar e cuidar de outros. Uau! Esse seria o trabalho de Paulo e Barnabé! Seria um trabalho muito difícil. E cheio de perseguições e problemas, como você vai aprender mais para a frente, porque o diabo não quer que a gente fale para as outras pessoas que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Mas mesmo assim, Paulo e Barnabé arrumaram as suas malas, pegaram o navio e foram para onde o Espírito Santo os dirigiu. Eles foram para uma ilha chamada Chipre. Vocês sabiam que essa ilha existe até hoje? É só procurar no mapa mundi e vocês encontrarão.

Lá em Chipre, Paulo e Barnabé precisavam de um lugar para pregar o Evangelho. Então foram direto para uma Sinagoga, lugar de reunião dos judeus. Que homens corajosos não é mesmo? E lá eles pregaram o Evangelho para todos os que quiseram ouvir. Vocês pensam que foi fácil? De jeito nenhum. Mas muita gente creu em Jesus e o recebeu como Senhor e Salvador. Entre essas pessoas estava um homem muito importante, o Governador da ilha! Ele ficou tão interessado que chamou Paulo e Barnabé para visitar a sua casa, pois queria conhecer mais da Palavra de Deus.

Só que tinha gente que não estava feliz com isso. Esse homem era um funcionário do Governador. Ele chamava Elimas. Elimas era um bruxo, fazia feitiçaria para enganar as pessoas. Ele tentou de todos os jeitos e de todas as formas atrapalhar o que Paulo estava fazendo com aquele homem. Como vocês acham que ele deve ter atrapalhado Paulo? Tentando enganar o Governador com suas feitiçarias, dizendo que Jesus não era Senhor nem Salvador.

Paulo ficou bravo com isso. E cheio do Espírito Santo, olhou atentamente para Elimas e disse: "Elimas, você está cheio de mentira e malignidade. Você é um filho do diabo, inimigo de tudo o que é justo. Você não se cansará de enganar as pessoas, ensinando mentiras sobre Deus? Deus está bravo com você. E para que você saiba disso, você ficará cego a partir de agora e não verá a luz do sol por algum tempo" (At 13.10). Uau! Paulo estava cheio do poder de Deus mesmo porque naquele mesmo momento Elimas ficou cego! E desesperado, pediu pra que alguém o ajudasse a sair dali!

Ah, o que aconteceu fez com que o Governador da ilha ficasse muito impressionado. E na mesma hora ele se converteu ao Senhor Jesus. Aleluia! Nada nem ninguém poderia impedir Paulo e Barnabé de ganharem vidas para Jesus. Mesmo debaixo de perseguição, mesmo debaixo de perigos e problemas, eles tinham uma missão. E iriam cumprir essa missão com coragem e no poder do Espírito Santo. Aleluia!

Encerramento: Na época de Paulo, ser cristão era muito perigoso. Porque os cristãos eram vistos como inimigos de Deus. E essa foi a mentira que o diabo inventou para impedir as pessoas de aceitarem a Jesus como Filho de Deus. Hoje, no Brasil não é perigoso ser cristão. Há muitas igrejas espalhadas pela cidade e podemos fazer cultos a Deus livremente. Mas hoje ainda o diabo tenta impedir as pessoas de aceitarem a Jesus. Sabem como? Colocando preguiça nos cristãos. Isso mesmo! Tem muito crente com preguiça de abrir a boca para falar para as pessoas que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Crianças, precisamos como nunca, vencer a preguiça e espalhar a mensagem que Jesus salva para quantas crianças e adultos nós encontrarmos. Amém? Eu e você precisamos falar de Jesus para o máximo de pessoas que encontrarmos, porque essa é a nossa missão. A missão para a qual o Espírito Santo está nos enviando!

Ministrador: Ore com as crianças. Repreenda toda a tentativa do inimigo de tornar essas crianças preguiçosas e sem ação no Reino de Deus. Que toda a tentativa de calar nossas crianças caia por terra, em nome de Jesus. Peça ao Espírito Santo para encher cada uma delas com poder para que elas preguem o Evangelho de Jesus.


FIGURAS:

















VERSÍCULO: 



Atividades 6 e 7: 




Atividades 8 a 10: 






quinta-feira, 22 de abril de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: A fuga num cesto!

QUEBRA GELO: (Bruno e Jéssica Bosso)

A LIBERTAÇÃO DE UM AMIGO

Materiais necessários: 
2 correntes 
2 cadeados 
1 chave para cada criança, já contando com as chaves corretas.
Obs: os materiais serão disponibilizados pelo Bruno no dia.

Preparação: 

Escolher um participante e acorrentar os braços junto ao corpo de uma maneira que os cadeados fique na frente e visível. 

Execução: 

- Os demais participantes serão desafiados a libertar o acorrentado.
 - Cada um irá escolher uma chave da caixa (a chave correta também está inclusa). 
- um a um tentará abrir com a sua chave. 
- colocar um som durante a execução.
- assim que as crianças com as chaves corretas abrir os cadeados, encerra a atividade.

Conclusão:

Hoje vamos conhecer sobre Paulo, quando ele precisou de seus amigos para ajudá-lo a passar por um problema. Ele foi corajoso para enfrentar e seguir em frente, cumprindo a missão que Deus lhe deu: pregar o Evangelho. Nessa brincadeira, nossa missão era libertar um dos nossos amigos e devemos agir da mesma forma em nossa vida, libertando as pessoas e contando para elas sobre as maravilhas que Deus é capaz de fazer quando nos entregamos a Ele.


MINISTRAÇÃO: Atos 9.10-32

Depois do encontro que teve com Jesus Cristo, Saulo já não era mais o mesmo. Como aquele encontro mudou a sua vida: Saulo agora passou a usar o nome Paulo! Agora ele não perseguia mais os cristãos. Paulo agora era um discípulo de Jesus e estava cheio do Espírito Santo de Deus. Não tinha mais o coração cheio de ódio e raiva. Agora seu coração estava cheio de amor por Jesus. E também estava cheio de coragem e ousadia para pregar sobre Jesus onde quer que fosse.

E lá em Damasco, cidade para onde estava indo matar os cristãos, Paulo começou a pregar nas Sinagogas (templo dos judeus) que Jesus Cristo é o filho de Deus! Isso mesmo!  Os judeus achavam que Paulo ainda era o Saulo, o homem que odiava e queria matar os cristãos, por isso deixavam-no entrar nas sinagogas. Mas quando Paulo abria a boca para pregar, ah, eles tomavam um grande susto. Paulo, ao invés de falar mal de Jesus e dos cristãos, agora estava é pregando que Jesus era o filho de Deus. Ele estava convidando os judeus a se tornarem cristãos, seguidores de Jesus.

O que vocês acham que os judeus fizeram? Porque agora Paulo não era mais amigo deles. Já que Paulo tinha mudado de lado, eles começaram a planejar uma maneira de fazê-lo parar de pregar sobre Jesus. O que vocês acham que os judeus estavam planejando? (deixe que as crianças participem).

Sim! Os judeus queriam é prendê-lo. Vocês pensam que Paulo não sabia disso? Claro que sim! Ele era um antigo religioso! Mas mesmo assim Paulo continuou a fazer discípulos para Jesus ali em Damasco. Ele continuou a pregar para os moradores de Damasco que Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para salvar a todos os que crerem Nele.

Então os judeus resolveram acabar com a vida de Paulo. "Vamos matar esse traidor" - disseram eles. "Ele era um homem que estava do nosso lado, que buscava destruir aqueles que invocavam o nome de Jesus, e não sabemos o que aconteceu com esse doido! Agora ele é um cristão igual a eles"!

Logo prepararam uma cilada para matar Paulo. Os judeus ficaram escondidos dia e noite na entrada da cidade, para pegá-lo e acabar com a sua vida! Sim, porque Paulo logo precisaria sair de Damasco. E quando ele saísse, pronto! Estaria acabado!

Mas Deus deu um jeito de Paulo saber o que ia acontecer. Porque Deus sempre abençoa e protege aqueles que fazem a Sua obra. Então, sabem o que aconteceu? Os discípulos viram que a situação de Paulo estava muito perigosa. E que ele podia ser morto a qualquer momento. Então montaram um plano!

A cidade de Damasco era rodeada por uma muralha. O jeito seria Paulo sair da cidade por cima do muro! E foi o que fizeram! De madrugada, colocaram Paulo dentro de um cesto bem grande. E por uma rachadura que havia na muralha, desceram o cesto com cordas, com Paulo dentro. Uau, que aventura! Imaginem como deve ter sido! Mas Deus protegeu Paulo e então, o mais rápido possível ele viajou para Jerusalém!

Ele precisava muito se encontrar com os discípulos de Jesus que estavam em Jerusalém: Pedro, Tiago e João. Mas quando chegou lá...ninguém queria acreditar que Paulo era um novo homem. Ninguém acreditava que ele era um verdadeiro discípulo de Jesus. Porque vocês sabem, a fama de Saulo era horrível e os discípulos achavam que ele estava se fazendo passar por cristão para prender os cristãos de Jerusalém.

E foi Barnabé, um homem muito especial, que contou o que havia acontecido com Paulo, desde o encontro dele com Jesus até a sua fuga pelo cesto nas muralhas de Damasco. Ufa! Agora os discípulos acreditaram que Paulo havia sido convertido por Jesus. E lá em Jerusalém, sabem o que Paulo fez?

Ele foi se esconder com medo dos judeus? Foi dormir, pois estava muito cansado? Foi comer e se divertir? Não! Paulo foi fazer aquilo que Jesus havia mandado ele fazer. Foi pregar que Jesus era o filho de Deus para todos quanto podia. Ele pregava com coragem e com muita valentia, sem medo das pessoas que queriam matá-lo. E essa coragem foi dada pelo Espírito Santo de Deus, porque Paulo estava fazendo a vontade de Deus. Agora que era cristão, ninguém conseguiria impedi-lo de pregar sobre Jesus!

Encerramento: Uau! Que aventura Paulo passou logo após a sua conversão, não é mesmo? Mas desde que Jesus o chamou, Paulo sabia que deveria pregar que Jesus é o filho de Deus para quantos pudesse. Ele sabia que quanto mais falasse, mas gente sairia da escuridão, da mesma que escuridão que ele estava, e mais gente veria a luz de Jesus Cristo. Por isso Paulo pregava com coragem e com muita valentia, que Jesus é o filho de Deus. Paulo é um dos homens mais importantes da Bíblia. E o que ele fez? Ele construiu um barco, um navio? Inventou um brinquedo ou celular diferente? Não. Paulo foi um grande pregador do Evangelho. Foi um missionário. Você aprenderá o que é missionário nas próximas lições. 

Mas desde já, precisa seguir o exemplo de Paulo. Existem muitas crianças que ainda não conhecem Jesus Cristo como o Filho de Deus, como o Salvador e Senhor. Elas até podem ter ouvido falar sobre um homem legal, que fez o bem, que morreu na cruz. Mas seus amigos precisam ouvir a mesma coisa que Paulo pregava: Jesus é o filho de Deus e ele quer se encontrar com cada criança para ser o seu Salvador e Senhor. Quem vai falar para os seus amigos e amigas sobre Jesus?  Sim, é você. Você mesmo. Se quiser, pode começar agora mesmo a falar de Jesus para seus amigos. Que Jesus os ama e que eles precisam de um Salvador. Que tal? Vamos ser como o Paulo? Pregar Jesus com coragem e valentia?

Ministrador: Faça o apelo para que as crianças sejam pregadoras do Evangelho. E peça ao Espírito Santo que as encha, nessa mesma hora, para falarem de Jesus para outras crianças com coragem e ousadia. Se quiser, pode ungi-las. E que Deus use essas crianças com poder!


FIGURAS:








VERSÍCULO e TAREFA DA SEMANA:




Folheto Evangelístico da Tarefa da Semana:



ATIVIDADES 6 e 7:




ATIVIDADES 8 a 10: 



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...