Quebra gelo (Bruno e Jéssica Bosso):
Atividade: ALISTANDO SOLDADOS PARA CRISTO
Hoje vamos brincar de pega-ajuda adaptado!
Material Necessário:
1) Vendas para os olhos das crianças presentes no dia.
Preparação:
1) entregar uma venda para cada criança;
2) pedir para que elas se espalhem dentro do local delimitado pelo executor. Elas precisam estar a uma distância de pelo menos dois braços umas das outras.
3) assim que se posicionarem pedir para que coloquem a venda imediatamente.
4) escolher uma criança para ser o pegador inicial.
Execução:
Brincadeira original: Enquanto praticam o pega-ajuda, o pegador deve correr com o objetivo de tocar outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador a outra criança se torna pegadora também e passa a ajudar a tocar outros colegas. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas.
***Na adaptação, as crianças têm o mesmo objetivo, porém estarão todas vendadas e não poderão correr.
Nossas adaptações:
1) o pegador inicial deverá localizar outra criança e encostar nela para que esta o ajude pegando outra criança, assim sucessivamente.
2) como estarão vendadas, as crianças não podem se movimentar bruscamente, apenas pequenos passos até encontrar a outra criança.
3) todos que já foram pegos podem tentar encontrar outras crianças que ainda não foram, ou seja, o mesmo pegador pode encostar em mais de uma criança, quantas ele conseguir.
4) o objetivo é que todos sejam pegos e então, a brincadeira encerra.
IMPORTANTE!
1) As crianças vendadas representam àqueles que ainda não ouviram o Evangelho de Jesus, por isso estão cegas, sem direcionamento.
2) O pegador está vendado representando as dificuldades que encontramos ao pregar o Evangelho de Jesus às pessoas, porém somos persistentes no poder do Espírito Santo e executamos a nossa missão mesmo assim.
Conclusão: Na história de hoje vamos ouvir sobre as oportunidades que Paulo e seus irmãos em Cristo tiveram de pregar o evangelho em todas as cidades por onde passaram, e as dificuldades que enfrentaram com as perseguições e resistências que as pessoas tiveram enquanto eles pregavam. Sobretudo, isso não os impediu de continuar seu chamado de anunciar as Boas Novas do Reino de Deus, pois eram cheios do Espírito Santo que os encorajava a continuar, a serem persistentes. As pessoas estão cegas (vendadas) em suas cidades, em seus lares, em suas escolas, esperando um servo de Deus abrir seus olhos com a verdade da Palavra de Deus. Quando eles são libertos de sua cegueira espiritual, se tornam também anunciantes do Reino de Deus. Contudo, não é porque Jesus faz parte de sua vida que você está isento de sofrer perseguições e resistência por parte daqueles que estão te ouvindo, afinal o diabo quer que as pessoas recusem a mensagem da salvação e não facilitará sua vida, muitas vezes. Ainda assim, você deve ser persistente e cheio do Espírito Santo para seguir fazendo o que foi chamado por Deus a fazer: pregar o Evangelho de Jesus!
Ministração: O Deus desconhecido de Atenas (Atos 17.16-34)
Depois do grande terremoto em Filipos, onde o carcereiro e toda a sua família se converteram a Jesus, Paulo, Silas e Timóteo continuaram a sua segunda viagem missionária. Dessa vez eles foram para algumas cidades com nomes esquisitos, que talvez vocês nunca tenham ouvido: Anfípolis, Apolônia e Tessalônica, Beréia. Em todas essas cidades, Paulo aproveitava de todas as oportunidades para contar às pessoas que Jesus Cristo era o filho de Deus, o Messias (ungido de Deus) que eles esperavam há tanto tempo.
E muita gente aceitou a Jesus como o Senhor e Salvador. Porém, em qualquer lugar que onde ia, para variar, Paulo enfrentava perseguições e resistência. Afinal, o diabo não gostava do que Paulo estava fazendo. Ele temia Paulo. Mas Paulo não temia Satanás. Ele tinha uma missão, estava cheio do Espírito Santo e nada o faria desistir de pregar o Evangelho.
Paulo precisou sair correndo da Beréia. Ele até deixou seus amigos Silas e Timóteo para trás. Isso porque pessoas se reuniram para matá-lo. Então Paulo viajou rapidamente para uma cidade chamada Atenas, na Grécia. Ah, essa cidade vocês conhecem, não é mesmo?
Atenas é a capital da Grécia. E ela recebeu esse nome em homenagem à um ídolo que eles adoravam na Grécia chama Atenai. Vocês sabiam que ela é uma das cidades mais antigas do mundo? Tem 3400 anos. E ela é muito famosa, sabem por quê? Exatamente por seu passado. Na época de Paulo, Atenas era uma cidade como Campinas. Um lugar conhecido por ter duas grandes escolas. Qualquer pessoa que queria aprender mais, ser mais inteligente ia estudar lá. Mas também em Atenas existia uma grande quantidade de templos. Templos onde as pessoas adoravam a Jesus, igual aqui? Não! Templos onde as pessoas adoravam a vários ídolos, principalmente os deuses gregos, feitos de pedra, que não podem ver, ouvir ou falar. E hoje Atenas é muito famosa porque nela existem as ruínas desses templos antigos.
Na época de Paulo, esses templos ainda estavam em pé. E naquela cidade, as pessoas adoravam muitos, muitos ídolos diferentes. Paulo, enquanto esperava seus companheiros Silas e Timóteo chegarem, deu um passeio pela cidade. Ah, aquele passeio deixou Paulo ficou tão bravo! Pois ele viu que na cidade havia altares a ídolos por toda a parte! Havia ídolos nas casas, nas esquinas, nos templos, nas lanchonetes, nos restaurantes, nas praças. E as pessoas se curvavam diante desses ídolos e davam ofertas como homenagem a eles. Cada ídolo mais esquisito que o outro. Eles eram bem diferentes de nós, porque nós adoramos somente a um Deus, o Deus de Israel e ao Seu filho.
No meio daqueles altares havia um altar sem ídolo nenhum. E nesse altar estava escrito: Altar ao Deus Desconhecido. Ah, mais do que depressa, Paulo aproveitou que havia um altar ao Deus desconhecido, para fazer o quê? Exatamente contar para os atenienses que o Deus desconhecido, agora seria apresentado! Então ele juntou o máximo de gente que pode, lá num lugar chamado Areópago (um lugar parecido com uma grande praça, onde os líderes da cidade se reuniam para tomar decisões importantes para os moradores.
Paulo começou a pregar em voz alta a seguinte mensagem:
"Caros moradores de Atenas. Estava eu observando os altares de deuses nessa cidade e encontrei um altar muito estranho, que não tinha nenhum deus. Nesse altar, havia uma inscrição que dizia: Ao Deus Desconhecido. Ah, é exatamente sobre esse Deus que vocês adoram sem conhecer, que eu quero falar para vocês:
- Ele é o Deus que criou o universo, os céus e a terra.
- Ele é tão grande que não pode habitar em nenhum desses templos que existem na cidade.
- Ele é tão poderoso que não precisa que ninguém dê comida para Ele.
- Ele quem nos dá tudo o que precisamos.
- Ele foi quem nos deu o fôlego da vida.
- Foi Ele quem criou as pessoas de diferentes países, com diferentes cores de pele e tipos de cabelo.
- É Ele quem controla todo o tempo e todas as estações.
- É por causa Dele que vivemos e existimos.
Por isso, vocês não devem acreditar que Deus, tão poderoso que é, o criador de todas as coisas, pode ser igual a uma imagem de ouro, prata ou pedra, construída por mãos humanas. Não! A imagem de Deus não pode ser copiada em ídolos. Por isso, até eu chegar nessa cidade, Deus não vai levar em conta que vocês adoravam a esses deuses estranhos. Mas hoje, Ele quer que vocês mudem de atitude. Entendam que, adorar a esses deuses entristece muito o coração de Deus. Ele quer que vocês abandonem a esses deuses e adorem somente a Ele. E ao seu Filho Jesus! Porque nenhum ídolo dessa cidade pode ressuscitar, mas Deus ressuscitou o seu Filho Jesus Cristo!"
Vocês podem, crianças imaginar como Paulo foi inteligente? Ele não chegou brigando com as pessoas, nem falando que os moradores de Atenas iam para o inferno por adorarem a tantos ídolos. Paulo simplesmente aproveitou uma oportunidade!
Ele aproveitou que na cidade havia um altar erguido a um deus que ninguém conhecia. Com certeza, a pessoa que ergueu o altar, não ergueu para o Deus de Israel. Mas Paulo aproveitou que aquele altar não tinha o nome de nenhum deus e pregou sobre o nosso Deus, o criador de todas as coisas, o Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Ao final daquela palavra, muitos começaram a caçoar de Paulo, pois não acreditavam que um deus poderia ressuscitar uma pessoa. Eles não acreditaram na mensagem não. Foram embora e disseram:"Sobre esse assunto conversaremos num outro dia". Ah, mas teve gente que acreditou na pregação de Paulo. E essas pessoas receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Entre elas um importante homem da cidade, chamado Dionísio. E pouco tempo depois, esse homem, Dionísio, se tornou o pastor da grande Igreja que começou em Atenas. Tudo isso por causa da pregação de Paulo.
Encerramento:
Crianças, essa aventura de Paulo e seus amigos em Atenas nos ensina duas coisas muito importantes:
1) Devemos aproveitar todas as oportunidades. Paulo aproveitou quando viu um altar ao deus desconhecido, para falar aos moradores de Atenas sobre o Deus de Israel. Assim, eu e você precisamos pedir ao Senhor que nos dê criatividade, como deu para Paulo, para usar qualquer oportunidade para falar de Jesus aos nossos amigos. Aprenda desde já que qualquer situação é uma situação para falar de Jesus para todos: quando alguém estiver doente, quando você for convidado para uma festa de aniversário, quando alguém pedir uma esmola no semáforo, quando um amiguinho seu estiver triste, quando você se sentar do lado de alguém no recreio, quando estiver brincando com seus amigos na rua, quando estiver em casa com seus pais, qualquer hora é hora para pregar o Evangelho, amém? Por isso, aproveite todas as oportunidades.
2) Algumas pessoas não receberão a mensagem. Mesmo que alguns não queiram acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, quando falamos de Jesus para as pessoas, sempre haverá pessoas que acreditarão em Jesus, o receberão como Senhor e Salvador e se tornarão grandes pastores, grandes homens e mulheres de Deus na Igreja da cidade. Amém? Por isso você não deve parar de falar de Jesus para todas as crianças e adultos que encontrar. Mesmo que as pessoas caçoem de você, mesmo que elas vão embora e não queiram ouvir a sua mensagem, mesmo que não queiram aceitar o seu folheto. Você não deve desistir, porque sua força e coragem e persistência sempre dará bons frutos para Deus. Você vai ver como algumas crianças que você trouxer para a Igreja se tornarão grandes líderes da Igreja, da cidade e do Brasil. Amém?
Encerramento: Ministrador, ore com as crianças, declarando juntos que serão como Paulo: aproveitarão todas as oportunidades e continuarão pregando, mesmo que muitos não aceitem. Peça ao Espírito Santo que dê para as crianças coragem e criatividade, para que eles falem sobre Jesus para pessoas que adoram a ídolos e eles deixem a idolatria. E profetize que, através das crianças, pessoas muito importantes da cidade se renderão a Jesus!
Figuras:
Versículo/Tarefa:
Atividades 8 a 10:













Nenhum comentário:
Postar um comentário