Quebra gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)
Torre das palavras:
Hoje vamos brincar de caça-palavras e formar uma torre com elas.
Material necessário
- Caneta para escrever no copo ou imprimir e colar as letras nos copos.
- Uma mesa para a montagem
Esquema das letras
Ver - 3 copos letras V E R
Amor - 4 copos letras A M O R
Vidas - 5 copos letras V I D A S
Oração - 6 copos letras O R A Ç Ã O
Execução
O executor fará uma pergunta e as crianças (todas) deverão responder a pergunta formando a palavra resposta com os copos, uma resposta em cima da outra e assim formar uma pirâmide.
Perguntas:
2° Paulo era usado por Deus para pregar a palavra e através da pregação, o que acontecia? As vidas eram salvas.
3° Qual a maior característica de Deus? Amor.
4° Em Damasco, quando Jesus se encontrou com Paulo, ele ficou impedido de? Ver.
5° Quem amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho para morrer por nós? Deus.
Conclusão: Hoje em nossa história vamos falar sobre o momento em que Paulo estava preso e através de uma arma poderosa que todos nós temos acesso, Deus fez ele e Silas serem libertos. A oração é a base para nos manter perto de Deus e firmes na fé que nos faz viver milagres.
Ministração: Terremoto! (Atos 16.16-34)
Quem aqui já ouviu ou viu na televisão sobre terremotos? Quem aqui já viveu a experiência de estar num terremoto? Bem, se você mora no Brasil desde que nasceu, com certeza nunca sentiu um terremoto. Porque em nosso país quase não tem terremotos.
O que é um terremoto? Imaginem um bolo recheado. Uma grossa parte de massa e um recheio mais mole. Assim é a terra onde eu e você pisamos e onde construímos as coisas. Ela é feita de uma grossa camada chamada de crosta terrestre. É uma crosta bem grossa, não fiquem com medo, ela não vai se quebrar. Abaixo dessa crosta tem uma parte mole e muito quente que é chamada de manto. Ela é feita de lava, aquelas lavas que a gente vê saindo do vulcão. E a última camada, que fica abaixo do manto se chama núcleo. Ele é duro, feito de ferro e muito, muito quente. Ninguém conseguiu ir até lá. Acontece que, a crosta terrestre, por ficar em cima de uma parte mole, se movimenta o tempo todo. Eu e você não percebemos, pois claro, é um movimento muito lento. E também a crosta terrestre não é feita de um pedaço só. Ela é feita de vários pedaços, como um quebra cabeça. E algumas cidades são construídas bem em cima de onde essas placas se juntam, as placas tectônicas.
Com o passar do tempo, por causa desses movimentos, as placas vão se apertando umas nas outras. E chega uma hora que elas precisam se acomodar novamente uma nas outras. E é nessa hora, na hora em que as placas estão se acomodando, que acontecem os terremotos. Algumas cidades do mundo tem terremotos pequenos todos os anos. E um grande de vez em quando. Quando acontece um terremoto muito forte, a terra é chacoalhada e não há nada que as pessoas possam fazer. Elas precisam sair para as ruas, porque muitos prédios não aguentam e desmoronam. É meio assustador, mas vocês não precisam ficar com medo. Aqui no Brasil não acontecem terremotos, porque nosso país está localizado numa placa só. Ele não está em cima de onde as placas se encontram.
Paulo, em suas viagens missionárias passou por tantas aventuras! Ele foi apedrejado, perseguido, precisou fugir pelo muro da cidade abaixado num cesto, além de correr perigos nas estradas, no mar e de pessoas querendo matá-lo. Mas ele tinha uma missão, que era fazer Jesus conhecido para o maior número de pessoas, do maior número de cidades. E aprender que Paulo e seus companheiros também tiveram que passar por um terremoto, lá em Filipos.
Paulo e Silas foram para a beira do rio para orar. E ali ganharam para Jesus a vendedora de tecidos chamada Lídia. Mas havia uma moça escrava que estava presa por um demônio. E o demônio adivinhava a vida das pessoas. Por isso os donos dessa moça ganhavam muito dinheiro com ela. Porque cobravam das pessoas um valor para que ela adivinhasse o futuro delas. Então, quando o demônio que estava na moça viu quem Paulo era, fez com que a moça começasse a atrapalhar Paulo em sua pregação. Ela fez isso vários dias, até que Paulo ficou muito irritado. Ele expulsou o demônio da moça, em nome de Jesus e no mesmo instante a moça ficou livre!
Agora aquela moça nunca mais atrapalharia Paulo de pregar sobre Jesus. E agora nunca mais aquela moça adivinharia o futuro das pessoas. E se o demônio que contava o futuro havia ido embora, agora os donos da escrava também não ganhariam mais nenhum dinheiro com ela. Isso deixou os donos da moça muito, muito zangados com Paulo. Eles resolveram dar um fim nele. Foram até as autoridades da cidade e disseram que Paulo e seus companheiros estavam perturbando a paz da cidade, trazendo informações novas e costumes novos que não eram permitidos pela lei da cidade. Ah, eles conseguiram ajuntar uma multidão de pessoas para atacar Paulo e Silas!
Paulo e Silas tiveram suas roupas rasgadas.Depois eles foram surrados com varas cheias de bolinhas de metal nas pontas. Apanharam muito mesmo. E por fim, foram jogados na prisão da cidade. Eles prenderam seus pés e mãos com correntes. E colocaram um carcereiro para vigiá-los o tempo todo, para que eles não fugissem.
Como vocês acham que Paulo e Silas reagiram? Será que eles choraram desesperados? Começaram a falar palavrões e reclamar com Deus? Começaram a brigar um com o outro? Será que eles pensaram em desistir da missão de pregar o Evangelho? Não!! Eles nunca desistiriam, porque o Espírito Santo que morava dentro deles dava a eles coragem e força todos os dias, para continuarem a sua missão de pregar sobre Jesus. Mas eles fizeram uma coisa muito especial, lá naquele momento difícil.
Era meia noite. Os outros presos estavam dormindo. Mas Paulo e Silas não. Apesar das feridas e do frio e da fome, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos de louvor a Deus. Então, de repente, aconteceu um terremoto muito violento. A terra chacoalhou com muita, muita força. Imaginem como foi assustador. A terra tremeu com tanta força que as paredes da prisão desabaram! Mas ninguém morreu. Porém, no mesmo momento, todas as portas de todas as cadeiras se abriram e todas as correntes que prendiam os presos se soltaram!
Ah, o carcereiro ficou desesperado. Ele pegou uma grande espada porque ia se matar. Porque ele pensou que todos os prisioneiros haviam escapado. Mas Paulo gritou para ele: " Não faça isso! Estamos nós aqui! Ninguém escapou!". Ah, quando o carcereiro viu isso ele entendeu que havia um poder diferente na vida de Paulo e Silas. E perguntou para eles o que ele tinha que fazer para ser salvo! Paulo disse: "Creia no Senhor Jesus e você será salvo, você e sua família"! (At. 16.31). E foi exatamente isso o que aconteceu! Na mesma hora o carcereiro entregou a sua vida para Jesus. Ele levou Paulo e Silas para a sua casa, passou remédio nas suas feridas. Assim Paulo e Silas pregaram para a sua família e todos eles foram batizados em nome de Jesus. Graças a Deus aquele dia tão ruim se tornou numa grande bênção não é mesmo?
Uau, que dia arrepiante Paulo e Silas tiveram! E tudo isso porque eles estavam cumprindo a sua missão de pregar o Evangelho para muita gente. Deus sempre estava cuidando de Paulo e Silas e o Espírito Santo estava com eles todos os dias, dando força e poder para continuarem com sua missão.
Paulo e Silas deram um bom testemunho como cristãos. Eles podiam ter desistido de tudo na hora que apanharam. Mas não desistiram. Ao invés disso, eles oravam e adoravam a Deus com todas as suas forças. E foi a adoração deles que abalou as estruturas da prisão! E foi o comportamento deles durante o terremoto que fez com que o carcereiro se convertesse a Jesus!
Por isso, é importante que você, criança, aprenda que o seu comportamento todos os dias e até quando os problemas acontecem, faz com que muitas crianças entreguem a vida para Jesus ou se afastem dele. Como você tem agido quando as coisas não saem como você planejou? Você se joga no chão? faz um escândalo? Grita, xinga, quebra as coisas, joga tudo para o alto? Se fizer isso você está mostrando para todos que não é uma criança cheia do Espírito Santo. Hoje o Senhor quer fazer de você um missionário, como Paulo e Silas eram. Ele quer que você entenda que muitas vezes não é só a sua pregação, mas sim o seu comportamento que vai atrair muitas pessoas para Jesus.
Tem muitas pessoas que falam sobre Jesus mas o seu comportamento não é nada bom. Elas dizem que são cristãs mas roubam, dizem mentiras, falam palavrões, criam confusão. E quando as coisas não vão bem, elas desistem de servir a Deus. Mas você não faz parte desse grupo, amém?
Eu e você somos do time de Paulo. Quando passarmos por lutas e problemas, não vamos fugir, nem desistir da nossa missão. Vamos sim é orar e adorar. Assim, muita gente vai se converter a Jesus quando olhar para a nossa vida.
Ministrador: Ore com as crianças, pedindo para que o Espírito Santo encha a vida delas de força e poder, como fez com Paulo. Peça ao Espírito Santo que as ajude a darem sempre um bom testemunho sobre Jesus Cristo, não só com o que falam, mas também com o seu comportamento. E que a adoração e a oração delas faça muitas cadeias se quebrarem no coração das crianças que estiverem perto delas.
Figuras:
Versículo/Tarefa:
6 e 7 anos
8 a 10 anos:

















Nenhum comentário:
Postar um comentário