Ministrador: Atos 16.1-18
Paulo e Barnabé, em sua viagem missionária, passaram por vários países e cidades importantes. Eles tinham uma missão. E qual era a missão de Paulo e Barnabé? Contar para o maior número de pessoas estrangeiras, de fora de seu país, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e morreu na cruz para que nossos pecados fossem perdoados. Que mensagem maravilhosa! Paulo e Barnabé estavam cheios do Espírito Santo. Por isso não tinham medo de nada. Estavam cheios de coragem e do poder de Deus. E enquanto eles pregavam, milagres maravilhosos aconteciam.
Vocês pensam que tudo era fácil? Claro que não! Na época de Paulo não existia celular, nem carros, nem avião, nem tênis confortáveis. Nem hotéis gostosos com piscinas. As viagens missionárias eram feitas a pé, a cavalo ou em navios de madeira. Além de tudo isso, havia muita gente que não gostava deles. Essas pessoas faziam planos o tempo todo para matá-los.
Paulo fez três viagens missionárias. Na primeira viagem, ele saiu, junto com Barnabé, de Antioquia e passou pela ilha de Chipre. Depois, foram para Perge e para Antioquia da Psídia. E depois para Icônio, Listra e Derbe. Todos esses lugarem ficam onde hoje é a Turquia. Depois de viajarem por essas cidades pregando o Evangelho, Paulo e Barnabé voltaram para a igreja que eles faziam parte, que ficava em Antioquia.
Mas Paulo tinha um fogo que queimava em seu coração. Ele tinha pressa em pregar o Evangelho. Então, decidiu que precisava fazer mais uma viagem missionária, a segunda viagem. E dessa vez, Paulo levou para viajar com ele outro líder muito especial, chamado Silas. E depois, juntou-se aos dois, mais um discípulo especial, que vocês já ouviram falar dele - Timóteo!
E para onde eles foram? Para um lugar que existe até hoje, na Europa. Isso mesmo! Eles foram para a Europa, para uma região chamada Macedônia! Porque eles foram para lá? Porque Deus deu para Paulo um sonho, e nesse sonho, um homem que morava na Macedônia pedia ajuda! Paulo entendeu que era para esse lugar que ele e seus companheiros deveriam ir. Por isso imediatamente entraram num navio e navegaram até a cidade mais importante naquela região, chamada Filipos. E o que eles fariam lá em Filipos? Vocês já sabem! Paulo e seus amigos falariam de Jesus para todos os moradores daquela cidade. Logo eles foram para o lugar mais importante da cidade, que não era a Sinagoga, e sim, a beira do rio.
Paulo, Silas e Timóteo começaram a fazer cultos a Deus na beira daquele rio. Ali, eles oravam, adoravam a Deus e Paulo pregava o Evangelho. E na beira do rio aconteceram duas coisas bem interessantes, como você vai aprender agora.
Um dia, beira do rio, eles encontraram uma mulher chamada Lídia. Ela era um mulher importante na cidade, porque tinha uma loja que vendia tecidos. Lídia abriu o seu coração e recebeu Jesus como Senhor e Salvador. Com a pregação de Paulo, ela e toda a sua família receberam Jesus como o Senhor e Salvador. E logo foram batizados. Aquela mulher estava tão feliz, que convidou Paulo e seus amigos para ficarem hospedados na casa dela. Isso foi muito legal! Lídia agora cuidava da hospedagem e das necessidades dos missionários. Assim Paulo, Silas e Timóteo podiam pregar sobre Jesus sem se preocupar com outras coisas.
Mas na beira do rio também aconteceu uma coisa muito estranha. Ali havia uma menina que era possuída por um demônio. O demônio que morava dentro dela fazia ela adivinhar o futuro das pessoas. Essa menina nem morava com a sua família. Era uma menina escrava, que morava com seus patrões. E seus patrões aproveitavam para ganhar muito dinheiro, porque cobravam das pessoas um valor para que ela adivinhasse o futuro. Pois vocês já sabem que Satanás não estava nem um pouco feliz com a pregação de Paulo sobre Jesus Cristo. E ele sempre dava um jeito de atrapalhar a missão de Paulo e seus companheiros.
Pois foi isso o que ele fez. Usando a menina. Durante muitos dias, aquela menina seguiu Paulo, Silas e Timóteo até o rio. Ela não deu sossego para eles, pois ia gritando diante de todas as pessoas: "estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação!" At 16.17.
Até que ela falava a verdade, só que vocês imaginam essa menina gritando atrás deles o tempo todo, impedindo-os de falar sobre Jesus? Ela estava é atrapalhando! Então, depois de muitos dias, Paulo ficou muito irritado. Ele sabia que não era a menina, e sim o diabo que estava tentando atrapalhar. Então Paulo dirigiu-se ao demônio dizendo: "Eu ordeno a você, em nome de Jesus! Saia dela agora mesmo!" Atos 16.18
Na mesma hora, o diabo deixou aquela menina e ela ficou totalmente liberta. Agora ela não gritava mais, atrapalhando a pregação do Evangelho. Agora, ela também não falava mais o futuro das pessoas. Agora, aquela menina, como Lídia, se tornou discípula de Jesus. Uau, quanta coisa importante aconteceu em Filipos, não é mesmo? Que aventura nossos missionários estavam vivendo! Mas eles estavam a cada dia mais decididos a pregar o Evangelho para todas as pessoas.
Encerramento: Na beira do rio Deus fez grandes coisas, não é mesmo? Ele libertou a menina que previa e futuro e salvou toda a família de Lídia. E tudo isso aconteceu porque Paulo, Silas e Timóteo não ficaram com medo, nem foram covardes, nem tiveram vergonha de orar, adorar e pregar o Evangelho lá em Filipos. Vocês sabiam que o Senhor tem muita gente para Salvar e para Libertar de demônios em nossa cidade? Sim, o Senhor quer salvar e libertar muitas crianças através da sua vida. Assim como libertou e salvou em Filipos através de Paulo. Para isso, Deus espera que você seja uma criança cheia do Espírito Santo, corajosa e que não tenha vergonha de falar de Jesus para todas as pessoas que puderem, amém? Quantos aqui querem ser como Paulo?
Ministrador: Ore com as crianças, pedindo que o Espírito Santo desça sobre elas, trazendo coragem e tirando toda a vergonha. Peça para elas repetirem, que querem fazer como Paulo, Silas e Timóteo, que em nome de Jesus salvaram Lídia e sua família e libertaram a menina vidente. Que elas aceitem em nome de Jesus o chamado missionário. De onde forem, aceitarem a missão de pregar o Evangelho a todas as pessoas.
Figuras:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10:









Nenhum comentário:
Postar um comentário