Quebra Gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)
Materiais necessários:
OBS: produzir a quantidade de tiras de papel de acordo com o número de crianças do seu período.
2 – Balas ou bombons onde serão grampeadas as tiras de papel.
OBS: as balas e bombons são um mimo, porém, a atividade pode ser executada somente com as tiras de papel.
Execução:
2 – Pedir para que abram o papel que está grampeado;
3 – Perguntar se alguma delas sabe dizer como é feito o que está escrito em seu papel.
Ex.: Caso alguma delas aceite o desafio, ela irá à frente da turma e descreverá como é fabricada uma nave espacial, ou um bolo de chocolate, por exemplo.
4 – Oriente que os colegas não interfiram corrigindo a criança que está falando, nem mesmo zombem dela caso esteja errado o que ela descreveu.
5 – Incentive as crianças a explicarem como se dá a produção do que está no papel, ainda que não tenham certeza de como é feito. Que elas apenas tentem, imaginem como é!
6 – Caso muitas crianças queiram falar e o tempo não permita, selecione ou sorteie algumas para executar a atividade.
OBJETIVO: Refletir com as crianças que não sabemos tudo, que para adquirirmos conhecimento sobre algo precisamos estudar sobre aquilo e praticar para fixar ainda mais o conhecimento.
Conclusão: Você sabe por que vai à escola? Para aprender o quê? E por que você vem as aulas do Start Kids? Como na história que vamos aprender hoje, para nos tornarmos servos, líderes, pastores, apóstolos de Jesus também precisamos ser ensinados. Por isso temos tantas escolas nessa igreja. As pessoas precisam ser ensinadas sobre o Evangelho, em como ser um cristão que abençoa uma geração, como pregar a Palavra de Deus de maneira correta, dentre outras coisas. Da mesma forma que existem as universidades para ensinar a construir um carro, um prédio ou aquele vídeo game que você tanto gosta, no Reino de Deus existem mestres que ensinam sobre Jesus, regras e atividades desse Reino.
Ministração: Uma Escola muito especial (Atos 19.8-13)
Comece a ministração conversando com as crianças sobre a importância de uma Escola. O que as crianças fazem na Escola, quanto tempo elas ficam, qual matéria elas gostam mais e para quê as crianças precisam estudar.
Quando Paulo viajou para Éfeso, ele encontrou com doze homens, discípulos de Apolo, que entregaram suas vidas para Jesus, mas não sabiam muito mais do que isso. Paulo batizou esses doze homens em nome de Jesus e orou para que eles fossem cheios do Espírito Santo. E então, como já havia feito nas cidades que visitou na primeira e na segunda viagem missionária, decidiu ficar em Éfeso para ensinar a Palavra de Deus e também como cada um dos novos discípulos de Jesus deveriam se comportar.
Paulo tinha uma coisa diferente dentro dele. Ele andava não sozinho, nem seguindo a sua cabeça. Ele seguia e obedecia ao Espírito Santo de Deus. Ele é quem ensinava todas as coisas a Paulo. E Paulo entendeu pelo Espírito Santo que deveria ficar bastante tempo em Éfeso. Mais do que qualquer tempo que passou em qualquer outra cidade das suas viagens missionárias.
Paulo ficou em Éfeso dois anos e três meses. Bastante tempo, não é mesmo? Sim! Porque ali Paulo entendeu que Deus queria que começasse uma igreja com discípulos bem fortes. E esses novos discípulos precisavam ser ensinados e ensinados, como acontece com as Escolas que funcionam aqui na Igreja. Por isso, Paulo começou a ensinar esses discípulos numa Sinagoga. Mas a Sinagoga, vocês já aprenderam, é o lugar de reunião dos judeus. E muitos judeus criam em Jesus, mas a maioria delas tinha o coração duro, e não criam de jeito nenhum em Jesus como filho de Deus.
Foi por isso que Paulo escolheu um outro lugar para se reunir com os novos discípulos: a Escola de Tirano. Sim, uma escola bem parecida com a escola que você estuda! Foi nessa Escola de Tirano, numa das salas de aula, que começou a linda igreja de Éfeso! Porque eles ainda não tinham um templo, nem um lugar próprio. Então precisaram se reunir durante um ano inteirinho nessa escola. Existem muitas igrejas no mundo inteiro que ainda não tem o lugar próprio para se reunirem. Por isso os cristãos se reúnem em escolas, hotéis e até mesmo em campos de futebol (como fazemos no Fruto Fiel) ou no quintal das casas. Ou até mesmo nas casas. E isso não é errado, pois a Igreja não é um prédio, mas sim a reunião de todos os discípulos de Jesus.
Sabem que, Deus gosta tanto quando seu povo se reúne para adorá-lo e estudar a Sua Palavra, que nas reuniões dessa Escola aconteciam tantas coisas especiais! Através de Paulo, muitos milagres e maravilhas aconteciam. Coisas espetaculares e fantásticas! Por exemplo: Paulo estava tão cheio do poder de Deus, que até os lenços e roupas que ele usava eram colocados sobre os doentes e estes eram curados. E quando uma roupa tocava em alguém cheio de demônios, os demônios saíam na hora! Paulo estava tão cheio de poder, que o poder passava para a suas roupas. Isso não é admirável? Coisas que eu e você também podemos fazer, se dermos espaço para o Espírito Santo controlar a nossa vida.
Na Escola de Tirano Paulo preparou discipuladores, pastores, evangelistas, líderes fortes para a Igreja. Eles estudavam todos os dias, das onze da manhã até quatro horas da tarde. E eram alunos muito bom. Estudavam e tiravam boas notas. E se tornaram a primeira equipe de Doze da Igreja de Éfeso. Uma equipe de líderes inteligentes e conhecedores de Deus e da sua Palavra. Isso não é maravilhoso?
Encerramento: A Igreja de Éfeso foi uma Igreja muito especial. Quando Jesus precisou mandar um recado para sete grandes igrejas lá em Apocalipse, qual foi a primeira igreja que ele mandou um recado? A Igreja de Éfeso. E sabem o que Jesus disse para essa Igreja?
"Eu conheço o que você faz. Conheço o seu trabalho pesado e sei que você não desiste. Que vocês são tão fortes e especiais, que não podem ser enganados por falsos Apóstolos que vem trazer ensinos mentirosos. Sei que vocês também não toleram pessoas maldosas no meio de vocês. E que suportam sofrimentos muito grandes e não desistem nem desanimam". (Ap. 2.2,3).
Uau, que elogio especial! Realmente os discípulos da Igreja em Éfeso eram muito especiais. E porque eles eram tão especiais? Porque estudaram com muita vontade e dedicação a Palavra de Deus. E também por causa do trabalho do Apóstolo Paulo, de ensinar a Palavra de Deus todos os dias. Isso nos ensina que:
1) O Ensino da Igreja é o ensino mais importante que você pode ter. Isso mesmo! Você precisa sim frequentar a Escola e aprender diversas matérias**. Mas precisa se dedicar muito mais a aprender as coisas que ensinamos aqui na Igreja. Esse será o ensino mais importante que você poderá ter na vida. Assim com aconteceu com os discípulos de Éfeso, se você se dedicar a aprender a Palavra de Deus,você não poderá ser enganado por nenhum falso professor. E também saberá escolher o certo e o errado, segundo a Palavra de Deus, que é a verdade. Por exemplo, quando o professor for ensinar na sua escola que você pode escolher ter o sexo que quiser, você saberá que Deus criou o macho e a fêmea. E te fez menino e menina, segundo vontade dele. E É assim que Ele quer que você seja até o final. Outro exemplo: quando forem ensinar na sua Escola que duas mulheres ou dois homens podem namorar e se casar, você saberá que esse ensino é mentiroso, porque a palavra de Deus diz que Deus juntou homem e mulher para se tornarem uma família. E quando forem ensinar que o mundo surgiu de uma explosão, você saberá que foi Deus o criador de tudo. É para isso que o ensino na Igreja serve. Para que você acredite na Palavra de Deus. E tudo o que for contrário dela, você não acredite!
2) Deus escolheu você para ser um líder na Igreja! Hoje você é apenas uma criança. Mas desde já está sendo formado, através do ensino, para ser um líder na Igreja. Porque nós, líderes que ministramos hoje, um dia ficaremos bem velhinhos e vamos morrer. Mas enquanto isso não acontece, fazemos como o Ap. Paulo: ensinamos vocês para que se tornem líderes fortes na Igreja, muito em breve. Enquanto você não é um Apóstolo, ou Profeta, ou Mestre, ou até mesmo Evangelista ou Pastor, você pode SIM ser um líder de célula. Você pode sim cuidar de outras crianças e ensinar, na célula, a Palavra de Deus a elas. Amém?
** Em setembro começaremos a Escola de Discípulos para as Crianças, para todas as crianças que já passaram pelo Encontro com Deus.
Ministrador: Unja as crianças, pedindo ao Espírito Santo que faça delas, líderes como os da Igreja em Éfeso. Que Deus levante no meio das nossas crianças Apóstolos, Profetas, Pastores, Mestres e Evangelistas, que cheios do Espírito Santo, cumpram a maravilhosa missão de pregar o Evangelho e também ensinar aos discípulos de Jesus a Palavra de Deus.
Figuras:
Versículo/Tarefa:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10:









Nenhum comentário:
Postar um comentário