quinta-feira, 1 de julho de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Discipulado em Éfeso!

Quebra Gelo: (Bruno e Jéssica Bosso)

IDENTIFICANDO AS FUNÇÕES DE UM SERVO DE DEUS

Materiais necessários:

1 – Painel de velcro;
2 – Tiras de papel com algumas funções da igreja e do dia a dia;
OBS: Todo material será disponibilizado para as equipes somente aplicar a atividade.

Execução:
1 – Entregar uma ou duas tiras de papel para cada criança (dependendo do número de crianças do seu período).
2 – O painel terá dois lados: REINO DE DEUS e ATIVIDADES DIA A DIA. Num deles serão listadas as funções dos servos de Deus em Seu Reino, do outro lado as atividades cotidianas deverão ser fixadas. 
Exemplo de atividades: REINO DE DEUS – evangelizar, ganhar vidas, orar, dizimar, discipular, etc; DIA A DIA – trabalhar numa empresa, pagar contas, comprar carro, andar de bicicleta, ir à escola, tomar banho, etc.
3 – Cada criança deve fixar a atividade que está em sua mão na coluna que ela acha mais adequada, uma a uma. Não corrija ainda caso esteja incoerente.
4 - Ao final, junto com todas as crianças, o executor irá ler cada atividade fixada de um lado, e juntos identificar se há alguma função que não corresponde àquela coluna, e então a trocar de lugar. Da mesma forma será feito com o outro lado da coluna, até que ambas as listas estejam com as atividades corretas. 
IMPORTANTE! Procure explicar às crianças o motivo que levou aquela atividade ser corrigida, para que fique claro para elas o que Deus espera de nós em Seu Reino. E o que nós fazemos no cotidiano, tem a ver com a nossa vida aqui na Terra. 
SUGESTÃO: ao final da ministração utilize o painel para ensinar as crianças quais as funções de um discipulador e tudo o que precisa ser ensinado aos discípulos quando se tornam filhos e servos do Senhor. Visualmente fica mais fácil para elas absorverem o conteúdo.

Conclusão:
Quando nos tornamos filhos de Deus começamos uma caminhada de aprendizado sobre um Reino diferente do que estamos acostumados a viver. Por isso a importância de uma pessoa que nos ensine e nos oriente para que possamos agir de maneira que agrade a Deus e nos tornemos instrumentos para ganhar mais vidas para Jesus.
Paulo e seus parceiros de viagem passavam de cidade em cidade implantando o Reino de Deus, ensinando tudo o que era necessário para que as pessoas se tornassem filhos de Deus, obedientes ao Seus mandamentos e princípios, e de que forma deveriam agir e ensinar para ganhar outras vidas para Jesus. 
Assim como na nossa vida cotidiana, onde temos regras e rotina de atividades e obrigações, no Reino de Deus não é diferente. Seus pais, avós, professores são seus orientadores para essas atividades do dia a dia. Na igreja, temos os líderes/ discipuladores, pastores e apóstolos para nos ensinar sobre as atividades rotineiras e compromissos de um servo do Senhor.


Ministração: (Atos 18.24-28 e 19.1-7)

Alguém aqui sabe o que significa a palavra Apóstolo? A palavra Apóstolo vem do grego Apostello que significa: Mensageiro e Enviado. Paulo foi reconhecido lá em Jerusalém como Apóstolo. Ele sabia que era mensageiro do Evangelho de Jesus Cristo. E que o próprio Jesus tinha enviado ele para uma Missão especial. Falar para todos os gentios (ou seja, pessoas que não eram da religião judaica), que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

E alguém sabe aqui o que significa a palavra Discipulador? Discipulador é a pessoa que transfere os conhecimentos que tem para o discípulo. E o discípulo é aquele que recebe os ensinamentos do seu discipulador.  Antes de Jesus chegar, um profeta muito especial preparou o caminho para Ele. Seu nome era João. Na verdade, ele era mesmo conhecido como João Batista. Isso porque ele pregava que as pessoas tinham que se arrepender dos seus pecados e voltar para Deus. Porque Deus estava muito bravo e ia trazer um tamanho castigo para as pessoas! João Batista fez muitos discípulos naquela época. E sabe o que ele fazia com esses discípulos? Ele os batizava em água, como um sinal de que eram limpos da sujeira do pecado. Um dia, quem apareceu para ser batizado por João? Jesus. Isso mesmo! No começo, João não queria batizá-lo, mas Jesus insistiu para que isso acontecesse pois no futuro, todas as pessoas que cressem Nele deveriam ser batizadas em água, como um sinal de arrependimento, mas também como um sinal da fé que as pessoas tinham em Jesus. O batismo de uma pessoa é um sinal de que ela tem fé em Jesus e o tem como Senhor e Salvador da sua vida.

Quando o Ap. Paulo começava uma Igreja, logo, todos os que eram discípulos de Jesus, deveriam também se batizar, como um sinal de que agora pertenciam a Jesus e sua Igreja.  Paulo também, em suas viagens, não deixava a igreja que ele começava sem cuidados. Ele sempre procurava viajar várias vezes para as mesmas cidades, para fortalecer, encorajar, ajudar e também ensinar os discípulos de Jesus.

Depois de viajar para Corinto onde conheceu Priscila e Áquila (aula passada), Paulo deixou Áquila e Priscila numa cidade chamada Éfeso e então foi para Jerusalém e depois para a Igreja da qual ele fazia parte, Antioquia, encerrando assim a sua segunda viagem missionária. Mas Paulo não sossegava, ele tinha uma missão muito importante e não podia ficar parado. Então fez planos para a sua terceira viagem missionária. E ela começaria em Éfeso, onde ele se encontraria com Áquila e Priscila para começarem lá uma linda igreja.

Mas Éfeso era uma cidade diferente das outras. Enquanto nas outras cidades não havia cristãos, quando Áquila e Priscila chegaram em Éfeso, encontraram um pequeno grupo de discípulos de Jesus! Ué... quem havia passado por lá e feito discípulos de Jesus? 

Foi Silas? Não! Timóteo? Não! Barnabé? Também não! Foi um moço que ninguém conhecia! O seu nome era Apolo! Apolo era um judeu igual Saulo era. E muito inteligente também. E também pregava muito bem! Ele havia entendido que Jesus Cristo era o filho de Deus estudando a Palavra de Deus.  E Apolo também havia entendido que precisava pregar para o maior número de pessoas que Jesus Cristo era o filho de Deus. É por isso que lá em Éfeso havia um pequeno grupo de cristãos, porque Apolo havia pregado para essas pessoas.

Só que Apolo tinha um pequeno problema. Ele não sabia muito sobre Jesus Cristo. Porque não tinha um discipulador para ensinar a ele as coisas muito importantes sobre a Igreja e sobre o que fazer com os discípulos depois que eles criam em Jesus. Por exemplo, Apolo não sabia que as pessoas que aceitavam Jesus com Senhor e Salvador deveriam ser batizadas em nome de Jesus. Apolo também não sabia nada sobre o Espírito Santo. Por isso, Áquila e Priscila convidaram Apolo para visitar a casa deles. E Áquila e Priscila se tornaram discipuladores de Apolo, ensinando a ele sobre Jesus e sobre o batismo das pessoas, que deveria ser feito pela fé em Jesus Cristo. Ah, como foi importante para Apolo ser discipulado por Áquila e Priscila. Ele aprendeu coisas importantes sobre Jesus e logo viajou para outros lugares para ajudar o maravilhoso serviço que Paulo estava fazendo.

Depois de um tempo, Paulo chegou em Éfeso para começar a Igreja. E assim que chegou, se encontrou com os discípulos de Apolo. Apolo tinha deixado Doze discípulos na cidade. Que legal, não é mesmo? Mas Paulo viu que os discípulos de Apolo somente tinham aprendido o que Apolo sabia. Não sabiam nada do batismo pela fé em Jesus, nem mesmo do Espírito Santo e seu poder! Eles não sabiam dessas coisas! Então Paulo perguntou a eles em que tipo de batismo eles haviam sido batizados! Eles responderam que haviam sido batizados no batismo de João Batista! Paulo, como um discipulador muito especial, então ensinou aos doze homens que o batismo de João era um batismo que significava o arrependimento dos pecados, mas que, se eles criam em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, deveriam ser batizados agora, como um sinal da fé que eles tinham em Jesus!

Na mesma hora que aprenderam isso, os discípulos de Apolo entenderam que precisavam se batizar em nome de Jesus. E assim aconteceu. E logo depois, Paulo orou por eles e o Espírito Santo desceu com poder sobre esses doze homens. E eles ficaram cheios do Espírito Santo! Cheios de poder de Deus e de coragem para também ajudar no trabalho na Igreja de Éfeso. E foi dessa maneira tão especial que começou a Igreja em Éfeso, que se tornou uma das maiores e mais importantes Igrejas daquela época.

Encerramento:  Crianças, que momento especial foi esse, quando a Igreja de Éfeso começou! Ela não começou com muita gente, mas começou do jeito certo! Com um ensino certo da Palavra de Deus feito pelos Discipuladores. Naquela época, havia muita gente ensinando coisas erradas para as pessoas. Como acontece hoje. Homens maus usam a televisão e a internet para tentar convencer as pessoas a fazerem o contrário do que está na Palavra de Deus. (por exemplo, a propaganda do Burger King, amplamente combatida por cristãos). Mas graças a Deus por Paulo, Áquila e Priscila, que ensinaram Apolo e seus discípulos a fazerem as coisas do jeito certo.

Assim também, você precisa aprender algumas coisas com essa lição de hoje!

1 - Todos nós precisamos de um Discipulador, de alguém que nos ensine coisas da Palavra de Deus que não sabemos. Hoje você talvez não tenha um discipulador, mas com certeza, logo terá. E essa pessoa te acompanhará durante toda a sua vida, ajudando você a agir da maneira como a Palavra de Deus ensina. Imaginem se Apolo não fosse discipulado por Áquila e Priscila? Ele estaria batizando os discípulos no batismo de João até hoje! 

2 - Você, mesmo não sabendo muito, pode sim ganhar pessoas para Jesus. Às vezes você pensa que por ser criança e não ser pastor, nem discipulador, nem líder de Geração, você não tem capacidade para pregar o Evangelho para seus amigos. Você tem sim! Tem capacidade, tem o poder do Espírito Santo e pode ensinar seus amigos a praticarem o que você pratica, como Apolo ensinava. Assim, seus amigos começarão a vir para a Igreja e logo terão um discipulador, como Apolo teve.

3 - Por fim, você crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador? Então, o seu próximo passo é se batizar, para confirmar a sua fé em Jesus. Amém?

Encerramento: Faça o apelo para as crianças sobre entregar a vida para Jesus. E também aproveite e pergunte para as crianças quem deseja se batizar. Peça para que as crianças conversem com seus pais sobre isso. Ore com as crianças pedindo para Deus usá-las nessa missão de pregar o Evangelho, mesmo que elas não saibam muito, mas que Deus as use como fez com Apolo. E ore com as crianças agradecendo a Deus pelos Discipuladores que a Igreja tem, pedindo ao Senhor que prepare um discipulador muito especial para cada criança do Start Kids.


Figuras:














Versículo/Tarefa:




Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...