Quebra Gelo: Bruno e Jéssica
MISSÃO APRENDIDA, MISSÃO REPASSADA
Materiais necessários:
- 1 lápis ou caneta para cada criança.
- Um desenho simples feito pelo executor com traços fáceis de reproduzir: árvore, casa, carro, etc.
Preparação:
2 - Colocar as crianças em fila, uma atrás da outra.
3 - Entregar uma folha e um lápis para cada.
Execução:
2 – O executor deve mostrar o desenho modelo para a última criança da fila, a fim de que as demais não vejam o modelo, apenas reproduzam como acham que está correto. Outra ideia é que o próprio executor desenhe nas costas da última criança da fila e ela inicie a reprodução do desenho em sua folha, assim sucessivamente.
3 - Avisar as crianças que não precisam ter pressa, que o tempo será o suficiente para execução, não é uma competição, e sim quem consegue repassar a informação completa.
4 - Ao final mostrar às crianças o desenho original e deixar elas compararem com o que cada uma desenhou e como a informação chegou até o primeiro da fila.
Conclusão: Hoje em nossa história vamos ouvir sobre a passagem do apóstolo Paulo por Mileto, onde ele enviou os bispos de Éfeso para cuidar e ensinar a igreja. Os bispos tinham a missão de repassar para a igreja o que aprenderam. Perceba que em nossa atividade tínhamos a missão de repassar um desenho para o próximo da forma mais correta possível. Contudo, cada um compreendeu da sua maneira e repassou a informação. Quão desafiador é ensinar sobre Deus às pessoas e fazer com que elas absorvam de maneira correta para reproduzirem apenas a verdade.
Ministrador: Uma triste despedida em Mileto (Atos 20.17-38)
Comece a ministração perguntando se alguma criança já teve que se despedir de um familiar ou amigo que mudou de cidade, ou de bairro. Deixe que elas contem como se sentiram.
Quem lembra o que aconteceu de fantástico em Trôade, a cidade que Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? Paulo pregou e pregou e Eutico, que estava sentado na janela dormiu, caiu lá do terceiro andar e morreu. Mas Paulo, desceu, orou pelo jovem e ele voltou a viver! Logo depois disso, Paulo pregou até cedinho e logo pegou o navio para visitar uma cidade chamada Mileto. Na verdade, Paulo estava voltando para Jerusalém, mas antes, passou em Mileto para ter uma reunião muito importante.
A Igreja de Éfeso era muito especial, não é mesmo? Foi lá que Paulo ficou dois anos e três meses, trabalhando com os discípulos dessa Igreja, até que eles se tornassem líderes fortes. A igreja de Éfeso cresceu tanto que precisava de muitos pastores. E esses pastores precisavam de um líderes que tomassem conta deles. Esses homens eram chamados de Bispos.
Paulo então chamou os Bispos de Éfeso para irem até Mileto, para passar informações muito importantes e ensinar mais uma vez, como eles deveriam cuidar da Igreja de Jesus.
Naquela reunião, Paulo disse que, durante o tempo que ficou com eles serviu ao Senhor com muita humildade e também com muitas lágrimas, porque foi duramente perseguido pelos judeus. Mas mesmo diante das dificuldades, ele não parou de pregar o Evangelho e ganhar vidas para Jesus. Nem mesmo parou de pregar e ensinar a Palavra de Deus aos cristãos. Já ensinamos aqui que Paulo era forte e corajoso, não é mesmo?
Paulo deixou um recado muito importante a esses líderes. Ele disse:
Cuidem com carinho e com muita responsabilidade do rebanho sobre o qual o Espírito Santo estabeleceu vocês como Bispos (supervisores). Pastoreiem com cuidado, porque esse rebanho, Deus comprou com o sangue do seu Filho único.
Eu sei que depois que eu partir, lobos malvados entrarão no meio da Igreja e não terão dó do rebanho. Eles vão tentar roubar as ovelhas e ensinar coisas erradas, diferentes do que está na Palavra de Deus. Por isso, vigiem! Durante todo o tempo em que eu estive com vocês eu os alertei, com lágrimas, sobre isso. Então, cuidem do rebanho de Jesus! E não queiram ficar ricos ou famosos às custas do rebanho. É mais importante dar do que receber.
Essa foi uma reunião muito triste. Porque foi uma reunião de despedida. Não porque Paulo ia viajar para outras cidades ou fazer a sua quarta viagem missionária. Foi uma reunião muito triste porque o Espírito Santo havia mostrado para ele Paulo que essa seria a última vez que ele veria esses discípulos queridos. Nenhum daqueles líderes de Éfeso veria mais o rosto de Paulo, porque ao ir para Jerusalém ele seria preso. E lá passaria por mais sofrimentos. E logo seria morto.
Ele disse uma coisa tão especial, que mostrava o quanto ele confiava em Deus:
"Apesar das dificuldades que virão, eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus!" (At 20.24)
Assim que terminou essa palavra, Paulo se ajoelhou com eles e orou. Quando Paulo acabou de orar, todos ficaram muito tristes. E abraçaram e beijaram Paulo, porque ele era muito, muito querido. E o acompanharam até o navio que o levaria para Jerusalém. E eles não queriam que Paulo morresse. Mas se o Espírito Santo havia contado isso para ele, então seria isso o que aconteceria. E Paulo queria muito fazer a vontade de Deus, não importa o quanto a vontade de Deus fosse difícil.
Encerramento: Uau, que história triste a de hoje! Porque ninguém gosta de despedidas não é mesmo? Se as despedidas já são tristes, imaginem quando você tem que se despedir de alguém que você sabe que nunca mais verá? Os Bispos de Éfeso ficaram muito tristes com o que ouviram. Se eles ficaram tristes, imaginem Paulo?
Essa história nos ensina duas coisas muito importantes:
1) Você precisa amar a Igreja de Jesus. Isso mesmo. Ame as pessoas da Igreja. Cuide dos seus amigos da Igreja. Trate bem seus líderes e pastores. Sempre respeite e honre aqueles que cuidam de vocês. E quando tiverem discípulos, cuidem bem deles. Ensine a Palavra de Deus e faça que eles sejam fortes. Porque eles não são nossos. São do Senhor Jesus. Foram comprados com seu precioso sangue. Aleluia.
2) Você precisa descobrir a missão que Jesus tem para você e ir até o fim, mesmo que o final não seja tão feliz. Paulo disse duas vezes para os Bispos que havia trabalhado muito e com lágrimas. Na maioria das vezes choramos quando as coisas estão muito difíceis. Paulo chorou e muito com as dificuldades e perseguições. Ele também chorou por amor aos discípulos. Mas Paulo não desistiu. Ele trabalhou bastante e ensinou os discípulos a permanecerem firmes na Palavra de Deus. Ele fez isso porque a a coisa mais importante em sua vida era cumprir a missão que Jesus havia dado para ele, até o fim. Isso era mais importante até mesmo que a sua própria vida. Siga o exemplo do Apóstolo Paulo! Pergunte para Jesus qual é a sua missão. Ele vai te responder. E vai te dar poder e coragem para você ficar firme até o fim. Amém?
Ministro: Ore com as crianças, agradecendo pela Igreja Batista Vida Nova. Declarando amor pela Igreja e pelo rebanho que Jesus comprou com seu sangue. Peça às crianças que perguntem para Jesus qual a missão que Ele tem para cada uma delas. E declarem que, mesmo que seja difícil, elas vão ficar firmes até o fim.
Figuras:
Tarefa/Versículo:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10:










Nenhum comentário:
Postar um comentário