sexta-feira, 13 de agosto de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Jerusalém: Um destino perigoso!

 Quebra gelo: Bruno e Jéssica Bosso

Pegue também no Blog do Bruno: https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/08/faco-ou-repasso.html)

FAÇO OU REPASSO?

Material necessário:

- Tiras de papéis com algumas atividades “difíceis” para cada criança ou para cada dupla de crianças. 

 Ficar em um pé só por 2 minutos!

Pular 30 vezes de olhos fechados!

Pular 30 vezes em um pé só!

Levantar a cadeira 10 vezes sem fazer barulho ao colocar no chão!

Girar 20 vezes e tentar caminhar em linha reta por 5 metros!

Abrir os braços e girar 15 vezes para a direita e 15 vezes para a esquerda!

Correr até o portão e voltar por 2 vezes!

Correr em volta da cadeira por 15 vezes!

Ficar o maior tempo possível sem piscar os olhos!

Agachar e levantar por 20 vezes bem rápido de olhos fechados!


Execução:

1 – Colocar as tiras com as atividades num recipiente dobradas para que as crianças peguem sem saber o que é;

2 – Organizar as crianças caso sejam separadas em duplas ou trios, conforme o executor achar melhor;
3 – Pedir para que uma da equipe retire uma tira de papel;
4 – Quando a equipe souber da atividade, eles terão a opção de solicitar a troca com outra equipe, caso alguma queira trocar. 
5 – Se ninguém quiser trocar, as crianças deverão executar a atividade como está descrita. 

Conclusão: Sabia que Paulo teve uma missão muito arriscada a fazer? Ele teve que fazer uma viagem na qual corria muitos riscos. Mas, por que ele foi? Porque ele decidiu obedecer ao Espírito Santo! Quando Deus nos pede alguma coisa, precisamos obedecer para que os propósitos Dele através de nós e para nós sejam cumpridos. Caso você decida desobedecer, Ele enviará outro em seu lugar. (Caso haja alguma troca entre as equipes, usar como exemplo). O importante é que Deus cumpre todos os Seus planos, Ele não falha!


Ministração: Jerusalém, um destino perigoso! (Atos 21.1-15; 27 a 30)

Quem aqui já viu propagandas de viagens na internet ou na televisão? O que essas propagandas mostram? Lugares gostosos, com lindas praias, comida boa e parques de diversões! Alguém aqui já viu uma propaganda de viagem para uma tribo de índios canibais? Claro que não? Ninguém viajaria para um lugar onde vão comer você como um churrasquinho. Ou para um lugar perigoso, como uma praia de areia movediça ou o topo de um vulcão!

Mas Deus tinha um plano para Paulo: o Senhor o enviaria para um lugar muito perigoso. Às vezes Deus fará isso conosco, nos mandará obedecer, mesmo que seja muito difícil. Mas acredite, Ele sempre nos protegerá e nos usará para pregar o Evangelho.

Sabem qual era o lugar perigoso que Deus queria enviar Paulo? Um vulcão em ação? No fundo mais profundo do mar? Não! O lugar perigoso que Deus queria enviar Paulo se chamava Jerusalém. Sim! Jerusalém, aquela cidade linda que amamos e que para a qual você deve querer viajar, mais do que ir para a Disney!

Sabem porque Jerusalém era um destino perigoso para Paulo? Porque lá, os judeus estavam esperando ansiosamente que ele chegasse para o matarem. Vocês se lembram de quando Paulo era o antigo Saulo? Ele era um judeu religioso e matava os cristãos. Mas ele se tornou um seguidor de Jesus e começou a pregar Jesus para todos quanto podia. E isso, para os judeus, foi uma traição. Paulo agora era um traidor e devia morrer. Então Jerusalém estava muito perigosa para Paulo, porque os judeus estavam aguardando ele chegar para acabar com a vida dele!

Quando Paulo se reuniu com os líderes da Igreja de Éfeso, ele disse com muita clareza: "É a última vez que vou ver o rosto de vocês, porque o Espírito Santo está me dizendo que devo ir para Jerusalém e que lá, existem prisões e sofrimentos me esperando" (Atos 20.23). E mesmo diante das lágrimas dos irmãos e dos pedidos para que Paulo não fosse, ele obedeceu à vontade do Senhor! 

Antes de chegar em Jerusalém, ao trocar de navio, Paulo se encontrou com alguns cristãos numa cidade chamada Tiro. E lá aconteceu a mesma coisa! Os irmãos pediram para ele não ir para Jerusalém. Mas Paulo estava decidido a obedecer, mesmo que fosse muito difícil. 

E na próxima cidade, chamada Cesaréia, muito perto de Jerusalém, aconteceu a mesma coisa. Um profeta, mensageiro do Senhor, pegou o cinto de Paulo e amarrou os seus próprios pés e mãos. E disse assim: "Do mesmo jeito que eu estou me amarrando, os judeus amarrarão o homem a quem pertence esse cinto e o entregarão nas mãos do governo romano" (Atos 21.11).  Ah, quando os irmãos de Cesaréia ouviram isso, insistiram para Paulo não ir para Jerusalém. Mas ele estava decidido. Sabem o que havia no coração de Paulo? Somente a vontade de obedecer ao Senhor e fazer o que Ele queria, mesmo que isso fosse perigoso e muito difícil.

Paulo foi um homem muito corajoso. Ele disse para os seus discípulos duas coisas muito importantes:

"Eu não considero a minha vida preciosa, a não ser que eu possa cumprir a missão que recebi de Jesus, de testemunhar do Evangelho!" (Atos 20.24) (texto que as crianças decoraram na semana passada).

E ele também disse para os discípulos que estavam chorando, temendo que Paulo fosse morto:

"Não chorem, meus discípulos. Vocês estão partindo meu coração! Eu estou pronto, não somente para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo Nome do Senhor Jesus Cristo!" Atos 21.13

Ah, Deus sabia que Paulo não desistiria. Ele sabia porque havia escolhido Paulo e para quê o havia escolhido. Paulo era um pregador do Evangelho de Jesus. Deus deu uma missão para ele e ele a estava cumprindo com muita coragem e poder do Espírito Santo. Apesar de Paulo ser avisado por Deus de que Jerusalém era um lugar muito perigoso, Paulo sabia que Deus usaria toda essa situação difícil para que o Nome de Jesus fosse pregado e levantado num lugar muito alto. Então, isso,  a pregação do Evangelho, era muito mais importante para ele do que qualquer coisa.

Ele sabia que seus sofrimentos trariam muita gente para Jesus. Por isso, montou em seu cavalo e junto com alguns discípulos, foram a Jerusalém. Paulo ficou alguns dias hospedado na casa de um dos seus primeiros discípulos, e se encontrou com o Apóstolo Tiago, irmão de Jesus. Mas, assim que foi ao templo, caiu nas mãos dos judeus. Foi agarrado, agredido e preso. Isso não era surpresa para Paulo, porque Deus já havia avisado ele.

Você consegue se lembrar de outro homem, que mesmo sabendo que ia ser morto, entrou em Jerusalém montado num jumentinho? Ele também sabia que seria preso, sofreria muito na mão dos mesmos judeus? Antes disso tudo acontecer, ele orou no jardim do Getsêmani. Seria um trabalho tão difícil que ele suou gotas de sangue. Mas a oração que ele fez foi: "Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice. Contudo eu quero a Sua vontade e não a minha" (Mateus 26.39). E a vontade do Pai foi que Ele fosse crucificado pelos judeus, derramando o seu precioso sangue para nos salvar. Maravilhoso Jesus Cristo, Senhor e Salvador de Paulo, nosso Senhor e Salvador. Aleluia!

Paulo era discípulo desse homem. E se Jesus fez a vontade de Deus, ele também aceitou fazer. E da mesma forma que Deus esteve com Jesus na cruz, durante seu sofrimento,  Jesus esteve com Paulo, dando forças para ele continuar firme na sua missão. Mesmo que Jerusalém fosse perigosa. Mesmo que Ele morresse. Jesus nunca ia deixá-lo, pois Paulo estava cumprindo a sua Missão.

Encerramento: 

Querida criança. Ser discípulo de Jesus e cumprir a missão que Ele nos deu é uma tarefa maravilhosa. Porém, muitas vezes será difícil. Porque Jesus tem inimigos. E os inimigos de Jesus também são seus inimigos. Mais precisamente, seu inimigo principal é o diabo. E ele tentará tirar você da jogada. Como tentou tirar Paulo. Vai usar pessoas que se passam por seus amigos para te fazer mal.

Muitas vezes Deus permitirá que você passe por dificuldades. Muitas vezes você será perseguido. Muitas vezes você irá a lugares perigosos pregar o Evangelho. Então, desde já, aprenda a ser como o próprio Jesus e como Paulo: fazer a vontade de Deus é a coisa mais importante na sua vida, mesmo que seja difícil. Obedecer a Jesus é a melhor escolha que você tem a fazer.

Saiba que, todas as vezes que você estiver passando por problemas ao fazer a vontade de Deus, Ele vai usar os problemas e as dificuldades para fazer um grande milagre. As pessoas vão ver que Ele fez o milagre e vão aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.

E aprenda: independente do destino que Deus tiver para você, seja ele mais tranquilo ou mais perigoso, Jesus estará sempre com você. E vai mostrar que o nome Dele é muito poderoso! Amém?

Ministrador: Ore com as crianças, afirmando que elas vão fazer a vontade de Deus mesmo que seja muito difícil. Que não existe nada melhor nessa vida do que obedecer ao Senhor. Que a vida delas não tem sentido, a não ser que cumpram a vontade do Senhor e cumpram a missão que Jesus nos deu: pregar o Evangelho a todas as pessoas. Ore pelas crianças, abençoando-as e pedindo ao Espírito Santo que venham com poder sobre elas, dando coragem e valentia para pregar o Evangelho a todas as pessoas. Amém? 

Figuras:












Tarefas:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...