quinta-feira, 9 de setembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Testemunhando para Governadores e Reis!

Quebra Gelo, acesse o link da página do Bruno e Jéssica Bosso:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/09/testemunhe.html


Ministração: Testemunhando para Governadores e Reis (Atos 25 e 26)


Alguém aqui sabe o que é uma TESTEMUNHA? Qual é o seu trabalho, o seu papel?

Testemunha é uma pessoa que assistiu a um acontecimento. Só a testemunha pode dizer o que aconteceu é verdade ou mentira, porque ela estava ali, na hora e no local do acontecimento.  Ou o que aconteceu foi com ela mesma, então ela pode dizer como aconteceu e porque aconteceu.

Por exemplo, aconteceu uma briga na escola entre duas crianças. O diretor ou o professor não estava presente na hora. Mas algumas crianças viram. Por estarem no local e virem a briga, elas podem dizer quem começou, porque começou e quem está com a razão. Então, quando o diretor for resolver o caso, ele chama as crianças que viram o que aconteceu, para dizer o que de fato aconteceu. Esse é o papel da testemunha. Nos Tribunais, as testemunhas são chamadas para testemunhar ou seja, contar a verdade sobre o que elas viram e viveram, por exemplo, um crime. Isso ajuda muito o juiz a tomar decisões importantes.

Você sabia que Jesus mandou a gente ser Testemunha dele? Isso mesmo! Ele disse em Atos 1.8: "Vocês receberão poder ao descer sobre vocês o Espírito Santo. E vocês serão minhas Testemunhas tanto em Jerusalém, como na Judéia e até os confins do mundo". Isso mesmo! Essas foram as últimas palavras de Jesus antes de ir ao céu! Ele nos deu uma missão, um trabalho: Ser uma Testemunha dele! Contar para todos quantos pudermos sobre Jesus,  o que ele fez na cruz e o que ele faz na nossa vida.

O Apóstolo Paulo sabia muito bem disso. Ele aproveitava cada oportunidade, em cada lugar que ia, para contar o que Jesus havia feito em sua vida. Vocês se lembram, quando no final da última viagem missionária, os líderes de Éfeso disseram que não era para ele ir para Jerusalém porque ele seria preso?

E o que Paulo fez? Ele, corajosamente foi para Jerusalém. Até porque o próprio Jesus disse para ele que ele deveria ser levado diante de reis, para ser uma testemunha de Jesus. E Paulo tinha uma missão urgente: dar testemunho do Evangelho de Jesus! Paulo sabia que ia ser preso, mas ele sabia que Jesus permitiria as prisões para que ele fosse uma testemunha Dele.

Paulo ficou preso em Jerusalém. E de Jerusalém foi levado para Cesaréia. E lá também ficou preso por dois anos, abandonado na prisão. Vocês pensam que foi fácil? De jeito nenhum! Lá em Cesaréia, Paulo teve a oportunidade de ser uma testemunha de Jesus, primeiro para o Governador Félix. E depois para o Governador Festo. Mas Jesus ainda queria que ele falasse para reis! 

E sabem o que aconteceu?  Depois de algum tempo, o rei Agripa e sua esposa Berenice, foram visitar Cesaréia. Eles ficaram na cidade por muitos dias. Então Festo contou para o rei sobre um homem que estava preso, abandonado na prisão. E explicou que ele estava preso só por ser seguidor e pregador de Jesus Cristo, só porque os judeus achavam que ele estava perturbando a religião deles. 

Quando o rei Agripa ouviu essas coisas, ficou interessado em ouvir o que Paulo tinha para dizer e porque os judeus tinham tanta raiva dele. E sabem o que aconteceu? Jesus deu para Paulo mais uma oportunidade de ser testemunha dele.

E no dia seguinte, o rei e sua esposa chegaram com grande pompa até a sala de audiências. Lá estavam os homens mais importantes da cidade! Então, depois de contarem toda a história para o rei, deram oportunidade para Paulo fazer a sua defesa. Ah, o que vocês acham que Paulo fez na frente do rei?  Começou a atacar os judeus para se defender? Começou a tentar se explicar? Não, Paulo aproveitou todo o tempo que tinha para contar o que Jesus havia feito em sua vida. Paulo aproveitou a oportunidade para testemunhar sobre quem Jesus era e o que Ele havia feito em sua vida.

Paulo ficou em pé e disse:

"Rei Agripa, eu me considero um homem abençoado por poder estar na sua presença. Eu sou um judeu e desde pequeno, vivo em Jerusalém, apesar de ter nascido em Tarso. Esses judeus me conhecem faz tempo, eles podem confirmar que eu era um fariseu e seguia rigorosamente a religião judaica. Eu era um perseguidor dos seguidores daquele homem chamado Jesus, o Nazareno. Eu mesmo joguei muitos deles na prisão e quando os fariseus davam pena de morte para os cristãos, meu voto era sempre a favor de que eles fossem mortos.  Várias vezes eu corri de sinagoga em sinagoga com o objetivo de castigar os cristãos e fazer com que eles amaldiçoassem a Jesus. E eu viajei muito, por muitos quilômetros, de cidade em cidade, para prender esses cristãos e levá-los para morrer em Jerusalém".

"Até que numa dessas viagens, quando eu estava indo para Damasco, por volta do meio dia, vi uma luz do céu, mais brilhante que o brilho do sol, que veio até mim e os companheiros que estavam comigo. E todos nós caímos por terra, assustados! Então eu ouvi uma voz que me falava em aramaico (os judeus falavam 3 línguas: hebraico, aramaico e grego): "Saulo, Saulo, porque você está me perseguindo? Se resistir ao plano que eu tenho para a sua vida, você sofrerá cada vez mais!"

"Então rei, eu perguntei quem é que estava falando comigo. E Ele me respondeu: Sou eu, Jesus, a quem você persegue! E Jesus me disse: "agora fique de pé. Foi para isso que eu te apareci, para transformar você em meu servo e minha testemunha. Você testemunhará para muita gente o que está acontecendo aqui, mas também de outras maravilhas que eu vou te mostrar. Eu sempre vou livrar você dos judeus e dos outros povos que moram nos países para os quais eu vou enviar você. E você vai abrir os olhos dessas pessoas e vai converter eles das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que essas pessoas recebam o perdão dos pecados e recebam a herança da vida eterna. (Atos 26.14-18)".

Então, rei Agripa, eu não fui desobediente à visão que Deus me deu. Preguei para quem morava em Damasco, depois em Jerusalém, depois na Judéia, e depois viajei três vezes, para vários países dizendo às pessoas que se arrependessem dos seus pecados e convertessem suas vidas para Deus. E é por isso que os líderes judeus me prenderam. Mas eu sei porque estou aqui, para testemunhar tanto aos mais pobres, como aos homens importantes, como vocês que estão aqui, que Jesus Cristo deveria sofrer na cruz e depois, ele mesmo seria o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, para que todo aquele que crer Nele também ressuscite dos mortos, como ele!

Uau, como Paulo foi corajoso! Ele falou com muita coragem e com muito poder sobre Jesus Cristo. Ele testemunhou, ou seja, contou o que Jesus fez para salvar as pessoas. Ele contou qual foi a missão que Jesus tinha dado a ele. E contou para o rei que as pessoas deveriam se arrepender dos pecados e converter suas vidas para  Deus. E também tocou num assunto que os romanos não acreditavam: que uma pessoa podia voltar a viver depois de ter morrido. Paulo disse que Jesus ressuscitou!

Naquele momento, Festo interrompeu Paulo. Ele estava muito irritado com as palavras de Paulo. Mas é porque elas estavam entrando em seu coração e entrando no coração do rei. Festo disse que Paulo estava louco, que ele havia estudado tanto que as letras estavam fazendo ele delirar.

Mas Paulo não queria parar de falar! E ele se dirigiu ao rei, perguntando se ele cria nos profetas! Mas o rei estava com o coração frio. Ele disse a Paulo: você acredita que pode me tornar um cristão, em tão pouco tempo que está comigo? Mas Paulo não desistiu. Ele disse, eu oro para que não só o senhor, Rei, mas que todas as pessoas que hoje me ouvem, se tornem como eu, um seguidor de Jesus!

Então o rei se levantou e disse: Este homem não fez nada que merecesse a sua prisão, nem menos a pena de morte. Mas como ele apelou para ser julgado pelo grande César, então o mais rápido possível, ele viajará para a Itália, para ser julgado em Roma.

E logo Paulo fez mais uma viagem. Dessa vez não como um homem livre, mas como um prisioneiro. Mas com certeza, Paulo estava muito contente por ter sido uma testemunha de Jesus para pessoas tão importantes. Logo ele teria oportunidade de falar de Jesus para o homem mais importante daquele tempo: o imperador romano! 

Encerramento: Vocês imaginam como Jesus estava feliz por ter escolhido Paulo? Paulo estava sendo uma ótima testemunha de Jesus. Ele estava cumprindo fielmente a ordem que Jesus havia dado para seus discípulos. 

E é isso que você precisa aprender, criança. Você é discípulo de Jesus? Então deve se tornar uma Testemunha de Jesus! Não tem como ser discípulo sem ser testemunha. O discípulo aprende do Mestre e obedece. E Jesus mandou que a gente fosse testemunha dele, ou seja, você deve falar de Jesus para todos quanto puder. Como testemunha você precisa testemunhar que ele veio ao mundo para morrer na cruz para que todos os que crerem nele sejam perdoados! E Jesus mandou que sejamos testemunhas dele em casa, na escola, na rua, onde estivermos. E até Ele disse que alguns iriam viajar para as nações para serem Suas testemunhas. Amém?

Hoje você vai dizer para Jesus que será uma testemunha dele. Em casa (Jerusalém), na Escola (Judéia), aos amigos da rua e pessoas da cidade (Samaria) e até aos confins da terra, se ele quiser te levar. 

Ministrador: Ore com as crianças, declarando que somos testemunhas de Jesus e que entendemos que precisamos contar para todos quanto pudermos o que Jesus fez por nós e o que ele fez em nossa vida. Faça as crianças prometerem para Jesus que serão testemunhas dele onde quer que forem. E que Deus use nossas crianças!


Figuras:












Versículo/Tarefa:



Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...