sexta-feira, 15 de outubro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Roma à vista!

 Quebra Gelo (Bruno e Jéssica):

Cada um tem o seu propósito:

Material necessário: Números escritos em papel igual ao número de crianças da sua turma 
Obs. Deixe preparado os números em numa quantidade boa e caso precise de mais basta fazer novos. 

Execução: Cada criança vai receber um papel com um número (não tem repetido) e eles não podem mostrar os números que receberam e nem falar o número ainda.  Após todos receberem o seu número, o executor vai dar um tempo (de acordo com a quantidade de crianças) e eles precisam procurar quem tem um número igual ao dele e formar uma equipe. Depois das crianças procurarem números iguais (que não existe) o executor vai falar a conclusão. 

Conclusão: Hoje vamos aprender que as promessas de Deus estão se cumprindo a todo momento em nossas vidas e nos temos a nossa participação no cumprimento das promessas, hoje na brincadeira não tinha nenhum número igual e esse é o propósito todos nós somos diferentes e cada um tem o propósito entregue por Deus para continuar a pregar o Evangelho.

Ministração: Roma à Vista! (Atos 28.11-31)

Quem aqui sabe o que é promessa? Promessa é uma afirmação de alguém, dizendo que dará ou fará alguma coisa.  Por exemplo, alguém aqui recebeu a promessa de que, se for bem na escola, vai ganhar um presente ou um passeio no final do ano? Sim, quando alguém faz uma promessa, essa pessoa está dando a palavra dela de que ela vai fazer. E claro, que, se seus pais prometeram algo, você espera que eles cumpram, não é verdade?

Deus sempre cumpre o que promete. Se Ele disse que vai acontecer uma coisa, com certeza vai acontecer. Jesus, antes de subir aos céus, disse para os seus discípulos: "Esperem aqui em Jerusalém até vir o poder do alto. E vocês receberão esse poder do alto, quando descer sobre vocês o Espírito Santo. E vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e aos lugares mais distantes da terra". Atos 1.8

Pois os discípulos ficaram em Jerusalém. E quarenta dias depois dessa palavra, a promessa foi cumprida. O Espírito Santo veio com muito poder sobre eles. E eles começaram o trabalho de ser testemunhas de Jesus. Primeiro eles pregaram em Jerusalém. E depois, se espalharam por toda a região, ajudando o Espírito Santo no cumprimento da promessa.

Até que um dia, o próprio Jesus apareceu para Saulo e o chamou para ser testemunha dele.
E Jesus disse a Saulo, que ele seria um grande pregador do Evangelho aos gentios, isto é, pessoas que não pertenciam aos judeus. E a promessa se cumpriu ou não? Sim! O Espírito Santo enviou Saulo, agora Paulo, para ser um apóstolo, um enviado para pregar sobre Jesus fora de Jerusalém. E foi isso que Paulo fez em suas três viagens missionárias. Ele pregou e pregou sobre Jesus. Fez muitos discípulos e plantou muitas igrejas. Escreveu muitas cartas - vamos aprender sobre elas a partir da semana que vem. E mais uma vez, a promessa de Jesus estava se cumprindo. 

Paulo foi preso pelos judeus, e pediu para ser julgado por César, em Roma. Então, junto com outros prisioneiros, lá se foram eles para Roma. Mas, no meio da viagem, um grande furacão os pegou. Vocês lembram sobre o desespero de todos os que estavam no barco? Todos pensaram que iam morrer. Mas no meio da tempestade, Deus também fez outra promessa para Paulo. Apareceu um anjo para Paulo que disse: "Paulo, não tenha medo. Você vai comparecer diante de César, em Roma e porque Deus quer que isso aconteça, ninguém nesse navio vai morrer". (Atos 27.24).

E não foi assim que aconteceu?  O navio foi jogado de um lado para outro nas ondas e, depois de 14 dias, ele bateu num banco de areia e se quebrou todinho. Mas, conforme Deus havia falado para Paulo, ninguém morreu. E essa foi a primeira parte do cumprimento da promessa do Senhor. Mas, havia a segunda parte. Paulo com certeza chegaria a Roma.

Então, crianças, Paulo e todos os passageiros do navio foram parar na Ilha de Malta. Vocês se lembram do que aprenderam na semana passada? Lá em Malta, Paulo foi picado por uma víbora e nada aconteceu.  Porque Paulo não ia morrer. Ele tinha que ir para Roma, ficar diante de César. E essa foi uma das suas últimas viagens missionárias. A viagem para Roma.

E enfim, depois que o inverno passou, Paulo e os prisioneiros puderam embarcar num navio para o seu destino final. E dessa vez, nada perigoso aconteceu. Enfim, Roma à vista! Paulo conseguiu chegar ao seu destino sem que nada de mal lhe acontecesse. Lá em Roma, Paulo não ficou preso numa cela, mas sim numa casa, na companhia de um soldado. Ele podia entrar e sair da casa, fazer o que quisesse. Sempre vigiado por um soldado.

E por isso, Paulo fez o que sempre fazia. O que ele fazia? Aproveitava todas as oportunidades para pregar que Jesus Cristo era o filho de Deus. Paulo chamou todos os líderes judeus que moravam na cidade para tentar explicar porque ele havia chegado ali, preso. Mas acreditem, nenhum dos líderes de lá sabia que Paulo estava sendo perseguido pelos judeus. Mas os líderes de lá sabiam de uma coisa: eles sabiam que muita gente estava acreditando que Jesus Cristo, era o Messias, ou seja, o homem que Deus e os profetas haviam prometido, que traria libertação para o povo.

E eles estavam muito curiosos, querendo saber o que Paulo tinha a dizer. E Paulo estava com muita vontade de pregar o Evangelho para esses líderes religiosos. E os chamou para visitarem a sua casa. No dia da visita, apareceu muita gente e Paulo pregou sobre Jesus de manhã até o final da tarde. Imaginem como foi?

Quando terminou de pregar, como sempre acontecia, alguns creram. Mas a maioria deles foi embora sem entregar a vida para Jesus. Porque os seus corações estavam duros, eles não conseguiam crer que Jesus Cristo é o filho que prometido de Deus.  E muitos ainda não acreditam até hoje!

Mesmo assim, Paulo, nos dois anos que ficou preso em Roma, pregou o Evangelho incansavelmente a todos quanto podia. E com certeza, compareceu diante de César, para fazer a sua defesa, e aproveitou também a oportunidade para pregar para César sobre Jesus Cristo. Pena que o escritor de Atos, Lucas, não registrou isso. Mas se Deus disse que Paulo iria comparecer diante de César, com certeza isso aconteceu. E aconteceu porque Deus sempre cumpre as suas promessas.

Paulo foi uma testemunha de Jesus em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e agora, o Evangelho de Jesus estava chegando em Roma, na Itália. Sim, não foi o que Jesus disse? Que todos os seus discípulos seriam testemunhas Dele, até os lugares mais distantes da terra? E do jeito que Jesus disse, Paulo fez. Ele foi um instrumento poderoso de Jesus, levando o Evangelho até lugares muito distantes.

Encerramento:  Crianças, Deus é um Deus de promessas. E tudo o que Ele prometeu ele vai cumprir. Vocês precisam acreditar de todo o coração na Palavra de Deus. E precisam confiar de que, mesmo que passe muito tempo, mesmo que demore e que pareça impossível, as promessas de Deus sempre vão se cumprir. Sempre vai acontecer o que Ele disse.  Jesus disse que estaria conosco para sempre (Mateus 28.19). Que promessa maravilhosa, não é mesmo? Isso nos dá força e coragem para cumprir nossa Missão. E nos enche de alegria, porque nunca estaremos sozinhos.

Além de acreditar nas promessas do Senhor, vocês também precisam entender que precisam COLABORAR para que essas promessas se cumpram. Isso mesmo! Deus fará a parte dele. E a gente, faz a nossa parte. Assim, ambos trabalham no cumprimento da promessa. Aleluia!

Quando receberam as promessas, os discípulos obedeceram e, cheios do Espírito Santo, foram testemunhas em Jerusalém, na Judéia, Samaria e até os lugares mais distantes da terra. Quanto tempo se passou desde então? Já faz muito tempo. Quase dois mil anos. É muita coisa não é? 

Mas o que Jesus prometeu ainda está se cumprindo. Vocês acham que os discípulos imaginaram o que aconteceria no mundo hoje por causa da promessa de Jesus? Eles mal podiam imaginar como é que Jesus faria deles testemunhas até os lugares mais distantes da terra. E sem internet, sem televisão, sem carro, sem moto, sem avião, Jesus cumpriu o que disse. E hoje o Cristianismo é a maior religião do mundo. Por causa do trabalho desses corajosos.

Os primeiros discípulos, depois Paulo, pregaram, naquela época o Evangelho e fizeram o nome de Jesus se espalhar por muitas cidades e países. E o Evangelho, de Roma, começou a se espalhar pelos países da Europa: Espanha, Portugal, França, Inglaterra. E depois muitos discípulos fizeram ele chegar aqui. E desde aquela época, 60 depois de Cristo, até agora, 2021, existe muita gente fazendo cumprir a promessa de Jesus. 

Se eu e você não entendermos que somos partes dessa promessa, então o Evangelho de Jesus não continuará se espalhando. Ele vai morrer. Mas eu tenho certeza de que eu e você, cheios do Espírito Santo, seremos como Paulo e todos os outros discípulos de Jesus que trabalharam para que o Evangelho se espalhasse.  Vamos continuar pregando o Evangelho e aproveitar todas as oportunidades?

Ministrador: Ore com as crianças, declarando que vão continuar o trabalho dos discípulos de Jesus e de Paulo. Que vão contribuir com o cumprimento da promessa de Jesus, e que seremos suas testemunhas até os lugares mais distantes da terra. Declare isso em voz alta e orem para que o Espírito Santo encha todas as nossas crianças do poder do alto, para que elas sejam capazes de fazer isso! Aleluia!

Figuras:


















Tarefa/ Versículo:




Atividades 6 e 7:

Atividades 8 a 10:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...