quinta-feira, 7 de outubro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Milagres em Malta!

Quebra Gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/10/mimica-do-que-eu-fui-curado.html

Ministração: Milagres em Malta (Atos 28.1-10)

Você já viu de perto uma ilha? Quem aqui já esteve numa ilha? (deixe que as crianças respondam).

Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Nos mares existem milhares de ilhas. E claro, ninguém consegue chegar até elas a não ser de navio! Você sabe qual é a maior ilha do mundo?  É a Groenlândia, e ela fica pertinho da América do Norte. E a menor ilha do mundo? Ela fica na Inglaterra e é tão pequena, que é do tamanho de uma casa!

Depois de muitas semanas no meio de um furacão, enfim o navio onde Paulo estava bateu num banco de areia e ali ficou! As ondas começaram a quebrar toda a madeira do barco. Por isso, todos precisaram pular no mar. Vocês podem imaginar como foi difícil? Com certeza a água estava muito gelada, pois o inverno estava chegando. Mas exatamente como Deus disse a Paulo, nenhuma pessoa que estava no barco morreu. Uns pularam na água, pois sabiam nadar. Outros se agarraram a pedaços do barco.

Pois Paulo, os passageiros e todos os tripulantes do navio, chegaram são e salvos à Ilha de Malta.  Vocês sabiam que essa ilha existe ainda hoje? Ela fica perto da Itália e é um lugar muito lindo para se viajar de férias.

Bem, na época de Paulo, o lugar provavelmente já era muito bonito. E lá também morava bastante gente. Assim que os moradores da ilha souberam do naufrágio, correram para a praia para ajudar os passageiros do barco. Estava chovendo e fazia muito frio. Todos os passageiros estavam ensopados! Então, os moradores foram muito bondosos. Acenderam uma fogueira para que todos se aquecessem.

E Paulo, como será que Paulo estava? Bem, ele devia estar com frio e ensopado. Devia estar desgastado da viagem terrível. Mas, ele não parava. O Espírito Santo agia com poder dentro dele. E não deixaria nem Paulo morrer, nem desistir, até que ele cumprisse a sua Missão.

Paulo começou a ajuntar gravetos para alimentar a fogueira. E enquanto ele alimentava o fogo com os gravetos, sabem o que aconteceu? Uma cobra bem venenosa, chamada víbora, fugindo do calor, mordeu a mão de Paulo e ficou agarrada em sua mão.

Assim que os moradores viram a víbora presa na mão de Paulo, começaram a comentar uns com os outros: "Com toda a certeza, esse Paulo é um assassino e a justiça de Deus não vai deixar ele viver. Pois ele se livrou do naufrágio, mas vai morrer picado por uma cobra!".  E ficaram esperando Paulo começar a inchar,  passar mal e cair morto de um momento para o outro. E vocês, o que acham que aconteceu?

Nada vezes nada. Paulo chacoalhou a cobra no fogo e ela soltou-se de sua mão. E ele continuou fazendo o seu trabalho. Na verdade, não é que a cobra não era venenosa. A verdade é que o poder de Deus não deixou o veneno se espalhar.  A verdade é que um grande milagre aconteceu. E os moradores, depois de verem que nada de anormal aconteceu com Paulo, começaram a dizer que Paulo era um deus. 

Logo esse grande milagre chegou aos ouvidos de Públio, o governador da ilha. Então Públio chamou Paulo e seus companheiros para ficarem em sua casa.  Paulo ficou ali por três dias. E o que vocês acham que Paulo fez?

Paulo aproveitou mais uma vez a oportunidade para falar de Jesus e para fazer milagres em Seu nome. O pai do governador estava muito doente, com febre e diarréia. Paulo colocou as mão sobre a sua cabeça e orou com ele. Imediatamente o pai de Públio foi curado. Mas não foi só isso não! Todos os doentes da ilha, ao saberem da cura do pai de Públio, também correram até Paulo e todos eles foram curados em nome de Jesus. 

Paulo e todos os passageiros do navio ficaram em Malta por três dias. E assim que outro navio chegou, embarcaram em direção à Roma, pois Paulo deveria pregar o Evangelho para César. Essa era a vontade do Senhor Jesus. E os moradores de Malta se despediram honrando todos os passageiros com muita comida e tudo o que eles precisariam para chegar até Roma.

Paulo podia estar estressado e traumatizado por causa do furacão e do naufrágio. Ele podia estar doente por causa da água gelada e do frio que passou. E podia estar inchando e prestes a morrer por causa da picada da serpente. Mas não! Paulo estava cheio do poder de Deus. E por causa disso ele foi tremendamente usado por Deus para curar, em nome de Jesus, todos os doentes da Ilha. Malta nunca mais foi a mesma depois da chegada daquele homem. 

Encerramento: Crianças aprendam isso: uma criança cheia do Espírito Santo, muda completamente o lugar onde está. Sim, isso mesmo. Malta era uma ilha cheia de pessoas doentes e sem Jesus. Até Paulo chegar lá. Depois que Paulo passou por lá, com certeza, muitas pessoas se converteram a Jesus e todos foram curados das suas doenças. Isso é maravilhoso!

Assim, você precisa aprender. Se você crê em Jesus Cristo, você pode sim fazer as mesmas coisas que o Ap. Paulo fez! Você pode orar pelos enfermos e eles serão curados. Você pode transformar um lugar com o poder de Deus. Você pode sim ser um canal do poder de Deus, como Paulo foi. E foi isso que Jesus disse em Marcos 16.17,18: "Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes e se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum. Imporão as mãos sobre os doentes e estes ficarão curados".

Isso significa que enquanto você estiver cumprindo a sua missão, se acontecer algum acidente como aconteceu com Paulo e a cobra, ou se alguém tentar te matar, nada vai acontecer com você, pois Deus o protegerá (explique o versículo para a criança, pois elas podem entender de forma errada, que não há perigo algum em pegar em serpentes ou beber veneno, não é isso que Jesus disse nesse texto).

Agora é hora de você pensar:

O que acontece com os lugares para onde você vai? 
O que você tem levado para esses lugares? 
Será que a sua casa é um lugar de paz e alegria por sua causa? 
Ou você é uma criança briguenta, bagunçada, que faz confusão? 
E como é a sua sala de aula? O que você tem feito de bom lá? 
Lá existem muitos amigos que passam por problemas dentro de casa. Será que eles podem contar com a sua ajuda? 
Será que você é conhecido como um seguidor de Jesus? 
Ou um causador de confusão?
Você orar por alguns amigos seus que precisam de ajuda? 
Ou você, sendo discípulo de Jesus, não faz nada do que Ele mandou fazer?

Ministrador: Com essas perguntas, leve as crianças a pedirem perdão para Deus por não se comportarem como um verdadeiro discípulo de Jesus. Por não usarem do poder do Espírito Santo para fazer milagres e assim glorificarem o nome de Jesus. Por fazerem do lugar onde estão um lugar de confusão e não um lugar de milagres. Peça ao Espírito Santo que encha as crianças de poder e ousadia. E que como aconteceu com Paulo, o lugar onde elas estão se torne um lugar de milagres e maravilhas feitas por elas, em nome de Jesus!

Figuras:







Tarefa/Versículo:



Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...