quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Aos Filipenses, minha gratidão!

 Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/minha-alegria-vem-do-senhor.html

Ministração:  Aos Filipenses, minha gratidão! Baseada em Filipenses 1,4.
Você já ouviu falar nos Manuscritos do Mar Morto? Se não ouviu, vai aprender hoje! A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto foi uma das descobertas bíblicas mais importantes do mundo! Isso mesmo!

No ano de 1940, ano que provavelmente os avós de vocês nasceram, um grupo de pastores estava cuidando de suas cabras numa cidade chamada Qunran, lá na beira do Mar Morto. Essa é uma região de montanhas vermelhas, montanhas de pedras. Então, uma das suas cabras se perdeu. O pastor achou que ela tivesse entrado numa caverna lá no alto da montanha; por isso jogou uma pedra para que a cabra saísse. Quando ele jogou uma pedra, ele ouviu o barulho de vasos quebrando. Ele achou muito estranho e percebeu que havia encontrado algo antigo. Quando entrou na caverna, ele encontrou vários, vários vasos como esses que vocês estão vendo na figura.

O pastor não sabia, mas dentro dos vasos encontrou pedaços do Antigo Testamento e o livro inteiro de Isaías - o rolo tinha 7 metros! -  copiados à mão (por isso o nome "manuscrito") por um grupo de cristãos que morava lá na época de Jesus. Esses homens e mulheres copiaram trechos da Bíblia em pergaminhos. E como a Palavra de Deus era muito importante para eles,  eles guardaram esses escritos em vasos de cerâmica para que as cartas escritas não se estragassem ou apodrecessem, pois como vocês sabem, elas eram escritas em peles de cordeiro! Hoje os Manuscritos do Mar Morto estão em Jerusalém, dentro do Museu Nacional do Livro e pessoas do mundo inteiro o visitam para conhecer os pedaços mais antigos da Bíblia.

O método de guardar os pergaminhos em vasos de cerâmica deu muito certo! Porque os Manuscritos do Mar morto ficaram guardadinhos lá, por cerca de 2000 anos, até serem descobertos. Que maravilhoso isso, não é mesmo? Será que as Cartas de Paulo também eram guardadas assim? Provavelmente não. Pois Paulo morava em cidades e não no deserto, então esses rolos ficavam armazenados em prateleiras, da maneira como você conhece hoje! Mas com certeza, os cristãos que recebiam as cartas de Paulo, as guardavam com muito cuidado, pois sabiam que aqueles escritos eram preciosos para todas as Igrejas.

Paulo estava preso em Roma e recebeu um grande presente. A Igreja em Filipos sempre cuidou muito bem de Paulo. Ela costumava mandar ofertas especiais para ajudá-lo em suas necessidades, porque o Ap. Paulo não era rico. Muitas vezes ele passou fome. Então quando uma Igreja enviava uma oferta, essa oferta servia para que ele comesse, comprasse roupas, sapatos, sabonete, roupas de cama, e outras coisas que ajudariam Paulo em seu ministério. Quando os Filipenses souberam que Paulo estava preso, então mandaram mas uma generosa oferta a ele, pela mão de seus líderes. Vocês não imaginam o quanto Paulo ficou feliz. E ficou tão feliz que escreveu uma carta de agradecimento!

Quando Paulo começou a escrever a carta de agradecimento, veio à sua memória a fantástica aventura que teve ali naquela cidade. Vamos nos lembrar? Paulo e Silas chegaram em Filipos e todos os dias iam se encontrar na beira do rio para orar. E todos os dias seguia uma menina endemoniada, gritando que eles eram servos do Deus vivo. Até que Paulo se encheu e expulsou o demônio daquela menina. Por causa disso, os patrões da menina conseguiram mandar Paulo e Silas para a prisão. E lá dentro da prisão Paulo e Silas começaram a adorar a Deus. E então, aconteceu um terremoto que abalou a cidade e as estruturas da cadeia. Todos os presos ficaram livres das correntes, mas ninguém fugiu. Por causa disso, o carcereiro e toda a sua família se converteram a Jesus! Toda aquela situação difícil que Paulo e Silas passaram, valeu a pena. Pois lá em Filipos nasceu uma linda Igreja! 

Vamos agora aprender o que Paulo escreveu aos discípulos de Filipos? Abra a sua Bíblia em Filipenses! (peça que as crianças encontrem os versículos citados aqui, na medida em que ministra a aula).

1 - Paulo dava graças a Deus pela vida daquela Igreja!

Crianças, Paulo era um pregador importante? Sim! Ele era cheio do Espírito Santo? Sim, era! Ele era rico? Não, não era! Paulo era como eu e você, numa época mais difícil (sem carro, ônibus, celular, shopping, internet, ar condicionado). Ele precisava comer, usar roupas, ter sapatos, ter lugar para dormir, ter roupa de cama, produtos de higiene pessoal, precisava comprar os pergaminhos para escrever. Precisava também pagar o aluguel da casa que morava. E precisava também enviar ofertas para outras Igrejas mais pobres. Antes de ser preso, Paulo trabalhava fazendo tendas. Mas e agora, preso? Como ele conseguiria se sustentar?

A Igreja de Filipos pensou nisso. E os Filipenses enviaram uma generosa oferta em dinheiro para que o Apóstolo não sentisse falta de nada. Ah, como Paulo ficou agradecido por essa generosidade dos Filipenses, pois não era a primeira vez que eles haviam feito isso. Por isso, Paulo escreveu assim:
"Eu dou graças a Deus todas as vezes que me lembro de vocês, e quando oro por vocês, oro com muita alegria. Isso porque vocês são trabalhadores e não poupam esforços para me sustentar financeiramente". Filipenses 1.3-5

E Paulo também escreveu no final da carta: "Eu me alegro em Deus, porque vocês ficaram atentos às minhas necessidades e cuidaram de mim novamente! Vocês sabem que eu não estou atrás de ofertas - porque aprendi a ser feliz passando necessidade ou tendo muito. O segredo para eu ser feliz em qualquer lugar e em qualquer situação é confiar em Deus porque Ele é quem me fortalece! Nele eu tudo posso! Mas muito obrigada por participarem comigo dos meus problemas. Nenhuma igreja se importou se eu estava bem ou se eu precisava de algo, somente vocês." Fp. 4.10-18

Que linda, essa atitude dos Filipenses, não é mesmo?

2 - Paulo manda os Filipenses se alegrarem!

Deus ensinou uma lição muito preciosa para Paulo: que não importa qual situação ele estivesse passando, seja passando necessidade, ou cheio de dinheiro, seja num navio prestes a afundar, ou na prisão em Filipos ou em Roma, ou pregando e orando nas sinagogas, que a força que ele precisava viria sempre do Senhor. Deus mesmo o fortaleceria e cuidaria para que tudo desse certo. E  Paulo não morreu de fome, nem de sede, nem precisou andar pelado por aí, porque o Senhor providenciou todas essas coisas para ele.  Por esse motivo, Paulo escreveu para os discípulos o seguinte:

"Estejam sempre felizes por pertencerem a Deus. Alegrem-se em todos os momentos! Mesmo que vocês não tenham o que querem, alegrem-se em Deus! Sejam amáveis com as pessoas, mesmo que vocês estejam de mal humor! Não fiquem ansiosos nada: nem por coisas que vocês estão esperando ou problemas que vierem. Contem tudo para Deus em oração. E Deus vai enviar para vocês uma paz tão grande, que vocês nem conseguirão entender como estão calmos diante de tantos problemas!". 

Encerramento: Aquele não era um momento bom para os cristãos. Muitos eram perseguidos e até jogados na prisão. Outros apanhavam e eram jogados aos leões. Outros perdiam suas casas e eram levados como escravos - nunca mais viam seus familiares. Talvez os discípulos de Filipos não tivessem muita coisa naquele momento para se alegrarem. Mas ouviram a carta que Paulo escreveu para eles e aprenderam: a alegria deles não devia vir de nada que estivesse acontecendo no mundo! Mas do Senhor, aquele que cuidava e ainda cuida de todos os seus filhos queridos.

Encerramento:

A maior marca dos discípulos de Filipos é que eles eram generosos! O que é ser generoso? É ser bondoso com as pessoas que precisam, sem esperar nada em troca. Você sabia que ainda hoje existem muitos missionários como Paulo, que estão em algum país do mundo pregando o Evangelho? Esses missionários precisam de sustento, ou seja, de pessoas que orem por eles, mas que também enviem ofertas para eles. Aqui na Igreja temos um missionário, que até já ministrou para vocês, cujo irmão é pastor num país muito perigoso! Sim! E como ele se sustenta? Pelas ofertas que pessoas mandam para ele! Aqui na Igreja existem pessoas que são como os discípulos de Filipos! São pessoas especiais que tem o mesmo dom dos Filipenses: mensalmente ajudam a sustentar missionários que trabalham em vários países do mundo!

Que você aprenda a ser generoso. Que quando crescer e puder cuidar do seu próprio dinheiro, você separe sempre uma oferta para abençoar seus líderes daqui, mas também de missionários que vivem em países muito longe, pregando o Evangelho!

Outra lição que você precisa aprender é que felicidade verdadeira, somente Jesus dá. Porque as coisas desse mundo como brinquedos, viagens, celulares, até os amigos,elas são passageiras. Os brinquedos quebram, ou logo ficam antigos, as viagens, duram alguns dias apenas. Celulares então, basta um ano e eles já ficam ultrapassados!  A única pessoa que não muda é Jesus, Ele é o mesmo. E Ele enviou o Espírito Santo para morar dentro de nós e nos trazer uma alegria que vem de dentro pra fora e não de fora para dentro! Não são as coisas desse mundo que trazem alegria verdadeira, mas quando Jesus Cristo se torna nosso Senhor e Salvador, então somos as pessoas mais felizes do mundo. Exatamente como Paulo era, sem precisar ter muita coisa!

Ministrador:
Ore a Deus pedindo que o Senhor dê para as crianças um coração generoso e sensível. Peça ao Senhor que torne nossas crianças muito prósperas e peça ao Espírito Santo que derrame sobre elas o Dom de contribuir com dinheiro nas igrejas, no campo missionário, para que o Evangelho possa avançar rapidamente. Peça ao Senhor que ensine as crianças a serem felizes e contentes independente do que esteja acontecendo. Que elas sempre tenham em Jesus o motivo da sua alegria e força.

Figuras:












Tarefa/Versículo:



Atividades 6 e 7:

Atividades 8 a 10:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...