Quebra gelo:
https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/monte-frase.html
Ministração: Colossenses, leiam e aprendam! Colossenses 1 a 4
Nossa Bíblia é formada de 2 partes: O Antigo Testamento, que conta toda a história dos judeus e o Novo Testamento, que conta sobre a vida de Jesus, seus discípulos e o crescimento da Igreja, principalmente através do Ap. Paulo. E fique esperto! Ano que vem você vai aprender muito mais coisas sobre esse livro tão precioso e importante para nós, cristãos, em nosso novo tema, QUANDO DEUS FALA...
Na época de Paulo já existia a Bíblia no formato que nós conhecemos? Não! Na verdade, a Bíblia era copiada à mão, em vários rolos, cada livro escrito num rolo. Cada um dos 27 livros do Antigo Testamento foi escrito em rolos. Na época do Apóstolo Paulo, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João já estavam circulando nas mãos dos discípulos de Jesus. E logo depois, as cartas de Paulo também começaram a circular nas Igrejas que ele fundou em suas viagens. Ele autorizou que elas fossem copiadas à mão e distribuídas no meio de várias Igrejas de Jesus. Então, é possível, que a Carta aos Filipenses também chegasse aos Gálatas, e que a Igreja de Romanos também tivesse cópias das cartas aos Coríntios, Efésios. Vejam que especial! Porque as Igrejas estavam aprendendo umas com as outras com as outras a serem discípulos do Senhor Jesus e obedecerem a Ele.
Então, lá no ano 100 d. C., todas as cartas foram reunidas numa só coleção. Nessa época, os livros já não eram enrolados, porque dava muito trabalho desenrolar um livro para encontrar, por exemplo, um versículo. Então, eles esticavam as peles numa tabuinha, como se fosse a moldura de um quadro. Então, elas ficavam esticadas como se fosse a folha de um...papel! Isso mesmo, do jeito que você conhece. Então, eles juntavam folha por folha e costuravam à mão, formando algo parecido com o nosso livro, mas na época se chamava Códice. Assim ficava muito mais fácil de ler. E esse formato dura até hoje! Nessa época, somente pessoas ricas tinham a coleção inteirinha dos Evangelhos e Cartas de Paulo.
As cartas de Paulo foram escritas na língua Grega. Depois, escritas no Latim, que era a língua do Império Romano. Em latim, a Coleção dos 27 livros do Novo Testamento era chamada de Ta Bibla, muito parecido com o nome que damos para esse precioso livro: A Bíblia.
Paulo ainda estava preso em Roma quando escreveu a carta aos Colossenses. Ele, na verdade nunca havia ido a Colossos, nem conhecia nenhum dos cristãos de lá. Quem pregou o Evangelho aos Colossenses foi Epafras, um querido líder da Igreja de Éfeso. Que lindo, não é mesmo, ver que Éfeso era uma igreja tão forte que já estava enviando líderes para começar Igrejas em outros lugares. Só que Paulo recebeu uma informação ruim sobre a Igreja em Colossos: de que os cristãos de lá estavam acreditando em algumas coisas esquisitas.
1 - Eles acreditavam que os anjos tinham o mesmo poder que Jesus. E que Jesus era um anjo do meio dos milhares de anjos do céu, que veio para a terra cumprir uma missão. Então para eles, Jesus nunca veio à terra como um homem, mas como um anjo! Por acreditarem nisso, em suas casas e nos cultos, adoravam a Jesus e também ao anjo Miguel, Gabriel e outros. Acendiam velas para eles...e acreditavam que a fé neles também os fazia serem aceitos por Deus. E não acreditavam que Jesus morreu e ressuscitou, porque anjos não morrem nem ressuscitam. Que coisa, não é mesmo?
2 - Eles também acreditavam que Deus amava o mundo e queria salvar o mundo. Mas que Jesus não foi o único salvador. Que Deus enviou muitos salvadores para salvar o mundo. Então, com certeza, Jesus Cristo não tinha todo o poder que sabemos que Ele tem. E ele não era o único Salvador do mundo. Jesus estava completamente diminuído nesse lugar. E ele não era o único adorado nessa Igreja. Estava acontecendo uma mistura - os discípulos de Colossos estavam misturando o Cristianismo com uma outra religião que era muito forte nessa cidade chamada Gnosticismo.
Paulo era um Apóstolo. E a responsabilidade principal dele era cuidar das várias Igrejas cristãs que estavam nascendo. Cuidar para que o que fosse ensinado nelas fosse a verdade sobre Jesus Cristo. Então, mais do que depressa, ele tratou de escrever para os Colossenses corrigindo esse erro.
O que Paulo escreveu aos Colossenses?
"Queridos Colossenses. Eu dou graças a Deus por saber que o Evangelho se espalhou e chegou até vocês. E Epafras me contou que vocês são muito amorosos e amam a Deus.Porém, eu gostaria que vocês entendessem um pouco mais sobre quem é Jesus".
Jesus nos comprou com o Seu Sangue. (Colossenses 1.13-14)
Deus, o nosso Pai e Pai de Jesus, nos resgatou do domínio de Satanás, do reino das trevas. Ele nos transportou para o Reino de Seu filho amado, Jesus. Vocês sabiam para que vocês fossem transportados para esse Reino teve um preço? Sim, houve um preço. E não foi nenhum anjo que pagou esse preço. Mas foi o filho de Deus, Jesus Cristo, quem quis pagar o preço. Não foi dinheiro que ele pagou. Mas ele deu como pagamento seu próprio sangue. Anjos não tem sangue nem viveram aqui na terra. Nem são filhos de Deus.
Jesus está acima de tudo e de todos. (Colossenses 1.15-19)
Mas Jesus é o filho de Deus! Ele está desde sempre no céu com Deus. Ele ajudou Deus a criar o mundo. Vocês sabiam, Colossenses, que tudo foi criado por Jesus e por causa do preço que Ele pagou, tudo é Dele? Jesus está acima de tudo. Do mesmo jeito que a cabeça está acima do Corpo, Jesus é o cabeça da Igreja. Ele está acima de tudo. E ele não precisa de nada nem ninguém para ajudá-lo a governar. Porque Deus deu para Ele todo o poder, todo o controle de tudo. É ele quem manda em tudo e em todos!
Fiquem Firmes em Jesus! (Colossenses 2. 6-10; 3.1-9)
Vocês precisam ficar firmes na fé em Jesus. Andando como Ele andou e obedecendo às suas ordens. Não deixem ninguém prender a mente e o coração de vocês com ensinos mentirosos, que prendam vocês a uma adoração que pertence somente a Jesus. Como Jesus está acima de tudo e de todos, vocês precisam buscar conhecimento que vem do alto, onde Cristo está, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto e não nas coisas dessa terra. Porque a vida de vocês está escondida junto com Cristo, nas mãos de Deus! Parem de pecar como os homens dessa terra. Andem em santidade, como Jesus é Santo!
No final de sua carta, Paulo escreveu uma coisa tão legal (Colossenses 4.18)! Ele escreveu assim: Eu, Paulo, faço questão de escrever essas últimas palavras com a minha própria mão, porque amo vocês e cuido com carinho para que vocês fiquem firmes e grudados em Jesus! E não se esqueçam de orar por mim, que estou preso por amor de Jesus.
Encerramento: Colossenses foi a última Igreja para a qual Paulo escreveu uma carta. Depois disso ele escreveu mais três cartas para discípulos, que aprenderemos nos próximos domingos. Jesus usou Paulo de uma maneira tão maravilhosa, que eu penso que nem ele podia imaginar! Você sabia que são as cartas de Paulo que, até hoje, ensinam como a Igreja deve andar? Sim, e a Carta aos Colossenses, nos ensina muitas coisas, para nós, cristãos de hoje:
1 - Jesus é o Senhor e dono de tudo. Só Ele pode nos dar tudo. Sim, você precisa aprender que Jesus é o Senhor e Salvador. Ele é dono de tudo. E quer ser o seu dono também. Mas para isso, você precisa convidá-lo para morar em seu coração e cuidar de toda a sua vida, do seu futuro e da sua família. Jesus está acima de tudo e de todos. Ele é o dono da Igreja Batista Vida Nova e nós aqui, vivemos para agradar e Ele e fazer o que Ele deseja. Isso ensina a você que, quando você crescer e se tornar um líder aqui, deve depender de Jesus para tudo. Deve dar somente louvor a Ele. Você não deve fazer as coisas aqui na Igreja para agradar as pessoas. E se recusar a receber honra e glórias que são somente de Jesus. Afinal, quem pagou o preço de sangue para comprar a Igreja foi Ele. Não foi nenhum anjo e nenhuma pessoa. Que tudo o que você fizer, seja para agradar a Jesus, amém? Vamos dar um aplauso a Jesus Cristo e mandar um beijo para Ele?
2 - Os discípulos de Jesus devem se preocupar com as coisas do Céu, onde Cristo está. Isso mesmo! Aqui na terra, quem não é discípulo de Jesus vive e trabalha para ter um carro grande, uma casa legal, um celular top, para fazer viagens legais. Eles não se importam com Jesus Cristo nem com a Igreja de Jesus. Você não. Você é discípulo de Jesus. E deve se considerar como um morto para tudo o que é pecado. E muito bem vivo para pregar o Evangelho, para adorar a Jesus, para orar e ler a Bíblia. Para se encher do conhecimento que vem do Céu. Com você crescendo assim, a Igreja ficará forte e firme. E ninguém poderá enganar os seus discípulos, amém?
Ministrador: Se puder, unja nossos pequenos e quebre na mente deles todo conhecimento que possa ser misturado à revelação de que Jesus está acima de tudo e de todos. Quebre toda herança idólatra na mente dos pequenos. E peça ao Senhor Jesus que se revele a eles e os use para a Sua glória! Faça o Apelo: quem quer que Jesus, o dono de tudo, seja dono da sua vida?
Figuras: (ilustrações by Fano)
Tarefa/Versículo:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10:
Nenhum comentário:
Postar um comentário