quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Para Timóteo, meu amado discípulo!

Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/12/lembre-de-seus-pastores-e-lideres.html

Ministração: Para Timóteo, meu amado discípulo!  (Baseado nas cartas de 1 e 2 Timóteo)

Quem aqui sabe o que comemoramos todo dia 12/12? O dia do discipulador! Qual é o trabalho de um discipulador? É pastorear a vida do discípulo, para que ele fique firme na Igreja e não desista. É ensinar o discípulo para que ele não acredite em mentiras, somente nas verdades da Palavra de Deus. Um discipulador anda com seu discípulo por muitos e muitos anos, até que ele seja parecido com Jesus. Que ministério lindo é esse! Que você também queira ter muitos discípulos e cuidar deles! Mas antes, você precisa aprender a ser um bom discípulo, como Timóteo foi.

Em sua primeira viagem missionária, Paulo passou por Listra (Atos 14.8-10). E ficou ali algum tempo pregando o Evangelho. Foi em Listra que um homem paralítico, que nasceu com os pés aleijados, foi curado na mesmo hora que Paulo o mandou levantar. E ali em Listra Paulo fez nascer uma linda Igreja. E a família de Timóteo se converteu a Jesus. Timóteo era apenas uma criança. Mas sua mãe, Eunice e sua avó Loide, ensinaram a ele tudo o que aprenderam sobre o Senhor Jesus. Timóteo cresceu e se tornou um jovem muito amado na Igreja. Todo mundo falava bem dele e das coisas que ele fazia para ajudar os irmãos. Ele se tornou um líder.

Paulo voltou para Listra, em sua segunda viagem missionária. E conheceu Timóteo. Ele ouviu falar tantas coisas boas desse jovem, resolveu levar Timóteo com ele. Paulo agora se tornou o discipulador de Timóteo. E Timóteo se tornou discípulo de Paulo.

Timóteo foi um discípulo tão especial! Ele foi uma bênção na vida de Paulo. Na maioria das muitas viagens missionárias que Paulo fez, quem estava com ele? Timóteo. E quando não estava viajando com Paulo, Timóteo estava em alguma missão especial. Ou ele estava levando pessoalmente cartas que Paulo escreveu para as igrejas, ou estava numa nova igreja ensinando a Palavra de Deus para os novos discípulos.  Timóteo era tão especial que estava ao lado de Paulo quando ele escreveu suas cartas. Em várias cartas Paulo escreve assim: 

"De Paulo, apóstolo de Jesus e o irmão Timóteo, para a Igreja em Corinto, graça e paz!" (2 Coríntios 1.1);

"Paulo e Timóteo, servos de Cristo, a todos os santos que estão em Filipos, graça e paz!" (Filipenses 1.1);

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo e o irmão Timóteo, aos santos e leais irmãos que estão em Colossos, graça e paz!" (Colossenses 1.1);

"Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, graça e paz! ( I Tessalonicenses 1.1 e 2 Tessalonicenses 1.1);

Timóteo foi um discípulo muito amado por Paulo. Por isso, Paulo escreveu duas cartas muito especiais para ele. Nessas cartas, Paulo estava ensinando o seu discípulo a ficar firme no seu trabalho missionário. Ele queria que Timóteo tivesse duas qualidades:

1) CORAGEM (1 Timóteo)

Timóteo estava em Éfeso, cuidando dos discípulos, quando recebeu a carta de Paulo, que fazia sua terceira viagem missionária. Então ele escreveu assim:

"Timóteo, você é meu verdadeiro filho na fé. Por isso, como meu discípulo, quero que você seja como eu: radicalmente diferente. Aí em Éfeso, tem muita gente ensinando besteiras sobre Jesus: dizem que Jesus não é o filho de Deus. Dizem que Ele não morreu na cruz nem voltou a viver. Aí em Éfeso, tem gente que se diz líder, que ensina as pessoas que elas precisam guardar o sábado e até fazer cortes no corpo para serem aceitas por Deus. Não foi isso o que te ensinei. Coloque esses falsos líderes para correr! (I Timóteo 1.3,4). E ensine aos discípulos que você está cuidando, que o verdadeiro Evangelho, vem da fé. Simplesmente assim: quem crê que Jesus Cristo é o filho de Deus, é salvo e aceito por Deus. Então, querido discípulo, seja como um soldado corajoso, que não foge no meio da batalha. Fique firme, cuidado com as armadilhas que esses falsos líderes montam para derrubar você. Não seja tímido! Não se ache incapaz porque você é novinho. Tenha coragem (I Timóteo 1.18, 4.11 e 5)! E para que a sua coragem cresça a cada dia mais, ore e ore, Timóteo. Ore em todo o tempo e cuide bem de cada pessoa da Igreja de Jesus!"

Uau, que carta especial, não é mesmo? Paulo, como um discipulador, ajudou seu discípulo a ficar firme e ter coragem para pregar a verdade, mesmo que isso fosse perigoso. 

2) PERSEVERANÇA! (2 Timóteo)

Em sua segunda carta a Timóteo, as coisas já não estavam bem para Paulo. Agora ele não estava viajando mais. Ele estava preso numa casa, em Roma. Não podia sair e viajar como fazia antes. E como vocês acham que ele estava se sentindo? Muito, muito sozinho.Por isso Paulo não pensou duas vezes em escrever para seu discípulo Timóteo.

"Querido filho na fé. Que saudades de você! Eu sempre me lembro de você, quando te conheci. Desde que sua mãe Eunice e sua avó Loide te ensinaram sobre o Senhor, você nunca parou de amá-lo e servi-lo. Por isso quero escrever essa carta para você, para te dizer que você nunca deixe de crer no Senhor, nem de fazer discípulos para Jesus. Deus não nos deu um espírito de covardia. Então, nunca tenha vergonha de pregar o Evangelho, de falar para todas as pessoas que puder sobre o que Jesus fez por mim e por você.  E tudo o que você aprendeu de mim, seu discipulador, ensine para outros discípulos, para que , para que eles possam também fazer discípulos e cuidar eles. E saiba de uma coisa: qualquer pessoa que quiser ser cristão de verdade será perseguida. Então, não desanime caso alguém te perseguir ou tentar te fazer mal. Continue firme no ensino que você recebeu. E se lembre: você é um bom soldado de Jesus. Corajoso e não covarde. Fique firme nessa luta. Aguente as perseguições e as pessoas malvadas. Suporte os sofrimentos. E não pare de pregar o Evangelho, afinal você é um Evangelista. Ah, querido discípulo, preciso de você por aqui! Venha ao meu encontro o mais rápido que puder. Preciso da minha capa, porque o inverno está chegando e aqui faz um frio. Traga meus livros também, preciso deles para continuar estudando a Palavra. E não se esqueça de trazer meus pergaminhos para que eu continue escrevendo cartas para as Igrejas. Deus te abençoe  e renove as suas forças. Um beijo no seu coração"

Encerramento: Crianças, essas duas cartas de Paulo para Timóteo são diferentes de todas as cartas que ele escreveu. Porque não são cartas para as Igrejas, como as outras. São cartas especiais, de um pastor muito amado para um discípulo que era uma bênção. Cartas de um pastor para um amigo. Por isso, as cartas de Paulo a Timóteo são conhecidas como cartas pastorais. E o que elas podem ensinar para você?

Seja um discípulo abençoado! Timóteo era igual a vocês hoje. Ele entregou sua vida para Jesus muito pequenino. Ele cresceu aprendendo as verdades da Palavra de Deus ainda uma criança, como vocês. E ele se tornou um discípulo muito amado por Deus e pela Igreja. Sim, você precisa ser como Timóteo. Aprenda a Palavra de Deus, obedeça-o e ame-o de todo o seu coração, amém?

Seja corajoso e fique firme! Quando cresceu e foi viajar com o Apóstolo Paulo, Timóteo se tornou um discipulador. Ele ajudou Paulo a cuidar de novos discípulos de várias Igrejas. E ele trabalhou muito, ensinando esses discípulos a verdade sobre Jesus, numa época em que havia muito ensino mentiroso sendo pregado. Você precisa ser como Timóteo! Pregue o Evangelho com coragem para todos quantos você puder. Não deixe ninguém te enganar, ensinando coisas diferentes da Palavra de Deus que você aprende aqui todos os domingos. Que teu pai e tua mãe te ensinam. Pelo contrário, seja um bom soldado de Jesus, não tenha nenhuma vergonha de falar de Jesus para outras pessoas. E logo abra sua célula e faça muitos discípulos para Jesus. Ore muito, como Timóteo orava e seja RADICALMENTE DIFERENTE, no meio dos seus amigos, mesmo que eles te persigam e tratem mal por você ser cristão. Amém?

Por fim, cuide bem do seu discipulador, como Timóteo cuidou. Vocês viram que quando Paulo passou por dificuldades, ninguém fico do seu lado para o ajudar? Mas ele sabia que Timóteo cuidaria dele. E eu tenho certeza de que, o mais rápido possível, Timóteo deu um jeito de ir até Paulo levar tudo o que ele precisava.  Foi por ser tão especial, que Timóteo teve duas cartas escritas só para ele, que estão aí em sua Bíblia e nos ensinam muito hoje!

Quem aqui quer ser como Timóteo?

Encerramento: Ministrador, tire um tempo para agradecer ao Senhor pela Igreja Batista Vida Nova e por nossos discipuladores.  Deixe que as crianças digam quem são os discipuladores da Igreja e também da sua geração. Ore por eles, junto com as crianças. E peça ao Senhor que as crianças sejam corajosas, fiquem firmes e sejam radicalmente diferentes. Que nossos pequenos sejam discípulos e discipuladores muito abençoados na Igreja de Jesus!


Figuras:














Tarefas/ Versículo:


Atividades 6 e 7 :



Atividades 8 a 10 :





Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...