Para o culto, além da oração, louvor e Palavra, teremos um CARD que as crianças levarão para casa com a história do dia e com um motivo de oração. Cada Card tem uma pontuação específica. A criança que trouxer todos os cards no oitavo dia da gincana, ganhará um presente especial. Reforce isso com as crianças todas as vezes que for ministrar a Palavra.
Para a gincana, sempre teremos prêmios para a Equipe vencedora. Cabe aos ministros, levar, usando a criatividade, prêmios engraçados de consolação para os perdedores...ok? Por exemplo, uma banana pra cada um...ou uma atividade na Rede como ajudar a guardar as cadeiras...os lápis...varrer a quadra.
Abertura - Oração
Louvor - https://www.youtube.com/watch?v=BHvaQxL7Ots - Sr Antônimo Aline Barros.
Hoje é o quarto domingo que estamos aprendendo sobre pessoas que foram radicalmente diferentes nessa terra. Na semana passada aprendemos sobre Moisés e a abertura do Mar Vermelho. Vamos relembrar?
Como Deus mostrou o seu poder para Faraó? O que o povo fez quando chegou no Mar Vermelho e viu que não tinha saída? Porque Moisés não ficou com medo nem fez o povo voltar para pegar o caminho mais fácil?
Ministração da Palavra -Derrubando uma muralha no grito! (Josué 6.1-20) )
Jericó é a cidade mais antiga do mundo. Você sabia disso? Na época de Josué, Jericó era uma cidade famosa e grande. E também segura porque era cercada por grandes e grossos muros. As pessoas de Jericó se sentiam seguras porque achavam que a muralha as protegeria. Mas sabem de uma coisa? Vocês não devem confiar em muros nem muralhas. A sua confiança deve vir de Deus. É Ele quem nos protege.
E o Senhor protegeu o Seu povo durante os quarenta anos que eles estavam caminhando pelo deserto. Mas agora, a promessa que Deus fez a Abraão estava para se cumprir. E Deus não queria mais que o seu povo ficasse no deserto, pois Canaã era a terra prometida. E Jericó era a primeira cidade que os Israelitas deviam conquistar.
Bem, Jericó era uma cidade murada. Os muros eram tão grossos que pessoas construíam suas casas em cima dele. Como é que Josué e o povo de Israel conseguiria entrar nessa cidade? Como é que eles conseguiriam atravessar os muros para conquistar Jericó? Com certeza o povo ficou fazendo cálculos e mais cálculos e ninguém via um jeito de entrar naquela cidade. Mas Deus já havia feito um plano. E contou tudinho para Josué. Passo a passo o que eles deveriam fazer.
Se vocês tivessem um plano para entrar e conquistar uma cidade fortemente protegida, que tipo de plano vocês fariam? Bem, com certeza pensariam em bombas: vamos jogar bombas naquele muro e explodi-lo! Mas naquela época não existiam bombas... Outro plano seria, vamos pegar martelos e martelar até que pedra por pedra, o muro caia. Isso ia levar muito tempo, eles ficariam cansados e seriam derrotados.
Por isso que fez o plano foi Deus. Porque Ele nunca erra em seus planos. Eles são perfeitos!!! E o plano de Deus foi radicalmente diferente: "Josué, eu estou entregando a cidade de Jericó para vocês. Façam como eu disse: durante seis dias você e todos os soldados de Israel darão uma volta nos muros da cidade. Atrás de vocês irão sete sacerdotes (homens responsáveis por cuidar da vida religiosa do povo) com a Arca da Aliança (grande caixa de ouro que representava a presença de Deus) e segurando trombetas feitas com chifres de carneiro. E atrás deles irá outra parte dos soldados. Fiquem de boca fechada, não digam nada!" E assim, da maneira como Deus disse, Josué fez. Durante seis dias, os soldados e sacerdotes deram uma volta por dia, seis voltas.
Lá dentro o povo de Jericó estava morrendo de medo. Eles trancaram os portões muto bem trancados para impedir que o povo entrasse pelos portões. Eles estavam apavorados porque sabiam quem era o povo que estava rodeando a cidade. Era um povo especial. E sabiam que Yahweh, o Deus daquele povo é forte e invencível. Eles já tinha perdido a batalha!
E no sétimo dia, não foi uma volta, mas sim sete voltas. Todos calados. Até que Josué disse: Gritem!!!! Na mesma hora os soldados e o povo gritaram bem alto. E os sacerdotes tocaram bem forte os seus shofares. E na mesma hora, a muralha de Jericó inteirinha, veio por terra abaixo. Sim! O muro desmoronou completamente e agora ninguém mais podia impedir o povo de Israel de entrar na terra que Deus prometeu para eles. De forma radicalmente diferente Deus deu vitória para o seu povo. E os moradores de Jericó aprenderam que o Deus de Israel é invencível!
Perguntas para você responder para Deus.
Oração final - Ore ao Senhor pedindo para que ele te ajude a ficar em silêncio quando for preciso. Peça perdão a Deus por usar sua própria força e a sua própria maneira para resolver as coisas. Peça sempre ajuda a Ele! E agora, coloque os seus problemas, que são suas muralhas, diante de Deus, em oração.
Figuras:
CARD:
Gincana:
GINCANA START KIDS DOMINGO
Hoje você deverá organizar as crianças em 2 equipes. (Mistas)
Atividade 1 - TODOS NA MESMA MISSÃO
-Bexigas
Preparação
- cada criança deverá receber uma bexiga e encher.
- colocar as crianças em fileira uma de costas para a outra. (Uma fileira por equipe)
Execução
- as crianças deverão encostar sua bexiga entre seu peito e as costas do colega da frente, ficando assim todos conectados.
- feito isso, tentarão caminhar sem deixar a bexiga cair. Assim, as crianças precisam caminhar no mesmo ritmo.
!! Organizar apenas uma fileira por equipe!!
- o executor precisa determinar um ponto de partida e um ponto de chegada.
- caso alguma bexiga caia ao longo do caminho, precisam voltar ao ponto de partida e reiniciar a atividade.
Obs: elas não podem usar as mãos após encaixar a bexiga entre ela e o colega da frente. Pedir para deixar as mãos na cintura.
DICA: deixar bexigas reservas caso alguma estoure ao longo da caminhada.
Atividade 2 - Equipe organizada
Material necessário:
1 - bexigão
1 - cronômetro (pode ser no celular)
1 - caixa de som para música (escolha livre e animada)
Hoje as crianças estão divididas em 2 equipes e você irá formar um grande círculo, porém intercalando um de cada equipe.
Execução:
As crianças deverão passar o bexigão para a criança ao lado de forma rápida, ao som da música escolhida. (Igual batata quente) porém o derrubar ou no final da música que irá definir a saída de uma criança da roda até sobrar apenas 1 que vai ser a equipe vencedora. (O executor é o juiz da atividade)
sugestões
Escolher música que as crianças conheça para cantarem junto ou até mesmo a música tema.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
1 - Caso seja necessário, estipule um tempo para as atividades.
2 - O executor poderá adaptar as atividades caso ache necessário para o tempo que tem e a quantidade de crianças do dia. Exemplo: com poucas crianças, elas podem ser organizadas em 02 equipes.
3 - Se houver empate, refaça ou adapte algum dos desafios para desempatar.
4 - Providenciar brindes de consolação para a(s) equipe(s) perdedora(s). Exemplos: uma fruta para cada, uma pedrinha, uma folha de árvore, etc. Algo engraçado e inusitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário