Para o culto, além da oração, louvor e Palavra, teremos um CARD que as crianças levarão para casa com a história do dia e com um motivo de oração. Cada Card tem uma pontuação específica. A criança que trouxer todos os cards no oitavo dia da gincana, ganhará um presente especial. Reforce isso com as crianças todas as vezes que for ministrar a Palavra.
Para a gincana, sempre teremos prêmios para a Equipe vencedora. Cabe aos ministros, levar, usando a criatividade, prêmios engraçados de consolação para os perdedores...ok? Por exemplo, uma banana pra cada um...ou uma atividade na Rede como ajudar a guardar as cadeiras...os lápis...varrer a quadra.
Abertura - Oração
Louvor - https://www.youtube.com/watch?v=BHvaQxL7Ots - Sr Antônimo Aline Barros.
Hoje é o segundo domingo que estamos aprendendo sobre pessoas que foram radicalmente diferentes nessa terra. Na semana passada aprendemos sobre Noé. Vamos relembrar?
Qual a diferença entre Noé e as pessoas da terra que ele vivia? O que aconteceu com Noé por ele ser diferente? Como você acha que foi ficar dentro da arca por seis meses?
Ministração da Palavra - Abraão - Radicalmente Diferente! (Gênesis 15)
Hoje vamos aprender sobre um homem com quem Deus agiu radicalmente diferente. Sim, porque às vezes, além da nossa responsabilidade de ser radicalmente diferente, Deus vai agir conosco de forma radicalmente diferente das outras pessoas. E tudo isso tem a ver com o desenho que ele fez para nós antes da gente nascer.
Antes de Abraão nascer, o Senhor fez um plano para ele. Seria algo bem diferente da maioria das pessoas. Será que Abraão aceitaria esse plano? Bem, Abraão nasceu, cresceu e se casou com Sara. E ele, como a maioria das pessoas daquela época, morava em tendas, em cabanas. Abraão era rico, ele tinha tudo o que queria. Mas, algo chateava o seu coração. Ele não podia ter filhos. Acontecia alguma coisa com o corpo dele e de Sara, que eles não conseguiam engravidar.
O tempo ia passando e passando. Agora Abraão já estava com 75 anos e sua mulher Sara, com 65 anos. Eles já estavam ficando velhos, muito velhos para ser pais. Na verdade, nessa idade, eles deveriam é ser avôs. Mas não era assim. Não era isso que Deus havia planejado para eles.
Então, quando chegou o tempo certo, Deus tocou nesse assunto com Abraão. Ele estava dormindo em sua tenda, à noite, quando Deus apareceu para ele e disse: "Abraão, não tenha medo! Eu sou o seu escudo e te recompensarei por ter confiado em mim. Eu darei um filho a você, para ser o seu herdeiro e ser o dono de Canaã, terra onde você está". E o Senhor levou Abraão para fora da sua tenda e mostrou o céu todo estrelado.
Naquela noite o céu estava mais claro que todas as outras noites. E dava para ver tantas, tantas estrelas! Tantas que quem tentasse contar ia ficar cansado e desistir. Então o Senhor Deus disse para Abraão: "Olha para o céus e conta as estrelas, se é que você consegue! E o Senhor prometeu a Abraão: assim será a sua descendência".
Naquele momento Abraão entendeu uma coisa. Que ele não era um homem igual aos outros. Que Deus o havia escolhido para ser alguém muito importante não só na época que vivia, mas por milhares de anos que viriam pela frente. Abraão seria pai de uma grande nação. Então ele entendeu que Deus estava agindo tão radicalmente diferente com ele, por causa de seu maravilhoso desenho, seu plano especial.
E o que Abraão podia fazer? Ele ia brigar com Deus porque estava tarde demais? Ele ia pedir para Deus escolher outra pessoa mais nova em seu lugar? Não! Abraão acreditou em tudo o que Deus lhe disse. E ele esperaria o tempo que fosse porque confiou que Deus é fiel e verdadeiro em tudo o que diz.
Depois de tudo isso, você acha que Abraão foi pai logo no ano seguinte? Não! Ele precisou esperar mais vinte e cinco anos até chegar o tempo exato. E o tempo exato chegou! Quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara noventa, então nasceu, da barriga de Sara, Isaque, o filho da promessa. Porque Deus cumpre tudo o que promete. E precisamos aprender que, mesmo que demore, Deus não falha, porque o desenho que Ele fez para nós, para nossa vida, é muito melhor do que o nosso. E ele tem um tempo certo para acontecer, mesmo que, se compararmos com os acontecimentos da vida de outros, esteja muito atrasado.
Ele deseja que você seja uma pessoa famosa na terra. Não por ter uma ideia genial, como construir um carro voador ou descobrir a cura de uma doença. Ou por criar um robô que faz tudo. Mas Deus desenhou um plano diferente para você. Ele quer que você seja conhecido na terra por acreditar Nele de todo o coração. Acreditar Nele e em Suas promessas. E ajudar muitas outras pessoas a confiarem Nele.
Deus quer que você seja um pai e uma mãe de multidões. De discípulos que sejam radicalmente diferentes, como você é. E acreditem em Deus e esperem pelo Seu tempo, . por mais que demore. Por isso, hoje Deus diz para você: Não tenha medo. Eu sou o seu escudo. Grande será a sua recompensa! (Gênesis 15.1)
Perguntas para você responder para Deus.
2 - Você promete acreditar mais no que Ele fala do que no que as pessoas dizem sobre sua vida e seu futuro?
Oração final - Diga ao Senhor que você confia Nele e nos desenhos que Ele fez para o seu futuro. Diga que você vai confiar Nele e nos planos dele, mesmo que demorem bastante para acontecer. Ore pedindo ao Senhor paciência para você esperar e não atrapalhar.
Figuras:
Card:
Gincana: (Bruno e Jéssica Bosso)
1 - Hoje as crianças serão organizadas em 02 equipes, meninos contra meninas.
2 - Prepare papel e caneta para anotar as pontuações das equipes.
3 - O ideal é que o executor tenha auxiliares durante a gincana.
4 - O tempo estipulado para a gincana do dia é de aproximadamente 40 minutos.
5 - Cada executor do seu período é responsável por providenciar os materiais do dia. (IBVN: sempre solicitar NF para reembolso, quando necessário)
DESAFIO 01: Voe o mais longe que conseguir
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Fita crepe ou outro material para marcar o chão.
Uma folha sulfite (ou outro tipo de papel) para cada criança moldar um avião.
OBS: Cada equipe deve ter uma cor diferente de papel.
SUGESTÃO: comprar sulfite colorida ou pinte uma quantidade de folhas brancas necessárias para uma das equipes.
EXECUÇÃO:
1 - Entregue uma folha para cada criança, de acordo com a cor da equipe, e peça para que moldem um avião. (Eles podem se ajudar caso alguma não saiba moldar).
2 - Faça 03 marcações no chão, uma mais distante que a outra e as pontue, sendo que a primeira marcação (mais próxima) vale 10 pontos, a segunda 20 pontos e a terceira 30 pontos.
3 - A sugestão é que as crianças lancem os aviões ao mesmo tempo. Se achar melhor, organize de outra forma.
4 - Conforme o avião alcança ou ultrapassa a marcação, a pontuação correspondente será acrescentada a equipe que o lançou.
5 - Ao final será somado os pontos e vencerá a equipe que acumulou mais pontos.
OBS: A criança pode desenvolver o avião da maneira que quiser.
DESAFIO 02: Antes dentro do que fora
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Os aviões da atividade anterior.
Fita crepe ou outro material para desenhar um quadrado.
EXECUÇÃO:
1 - Desenhe um quadrado no chão com a fita crepe.
2 - Peça para as crianças amassarem seu avião o transformando em uma bolinha colorida, de acordo com a cor da equipe.
3 - Estabeleça uma distância para que as crianças lancem sua bolinha no quadrado.
4 - Uma por vez, intercalando as equipes, lançará sua bolinha de forma que ela pare dentro do quadrado.
5 - Conforme o quadrado vai ficando cheio, existe a possibilidade de alguma bolinha ser expulsa dele quando atingida por outra bolinha. Isso está autorizado!
6 - As bolinhas só serão contabilizadas ao final da atividade, sendo que todas as que estão fora do quadrado (mesmo as que foram expulsas) não contam pontos.
7 - A equipe que tiver mais bolinhas dentro do quadrado vence.
DESAFIO 03: Torre de copinhos
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Um copo descartável para cada criança.
Uma base para cada equipe montar sua torre.
EXECUÇÃO:
1 - Estipule um tempo para que as equipes, simultaneamente, montem sua torre.
2 - As crianças deverão montar a maior torre dentro do tempo estipulado.
3 - Cada uma vai posicionar seu copo na torre, não podendo a mesma criança organizar outro copo. Trabalho em equipe!
4 - Caso alguma necessite reposicionar seu copo, ela mesma deverá o fazer, não pode ser outra criança.
5 - Se durante a montagem a torre desabar, ou parte dela, as crianças que estiverem sem copo na mão devem pegar um dos que caíram e recolocar.
6 - Vence a equipe que está com a torre mais alta ao término do tempo.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
1 - Caso seja necessário, estipule um tempo para as atividades.
2 - O executor poderá adaptar as atividades caso ache necessário para o tempo que tem e a quantidade de crianças do dia. Exemplo: se tiver mais meninos que meninas, organize as equipes para que tenham um número igual de integrantes;
3 - Se houver empate, refaça ou adapte algum dos desafios para desempatar.
4 - Providenciar brindes de consolação para a(s) equipe(s) perdedora(s). Exemplos: uma fruta para cada, uma pedrinha, uma folha de árvore, etc. Algo engraçado e inusitado.
OBS IBVN: A pastora Raquel providenciará 15 brindes por domingo (manhã) e 10 brindes (noite) para cada integrante da equipe vencedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário