Hoje começamos uma série especial, com oito ministrações/atividades para fazer com as crianças no período de férias escolares. A Série Radicalmente diferente usará homens e mulheres da Bíblia que foram usados de forma incomum pelo Senhor. Vamos trabalhar com oito personagens mencionados na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11. Nessa série teremos uma palavra especial, um tempo de Oração e Gincanas onde os vencedores são premiados no mesmo dia.
Para o culto, além da oração, louvor e Palavra, teremos um CARD que as crianças levarão para casa com a história do dia e com um motivo de oração. Cada Card tem uma pontuação específica. A criança que trouxer todos os cards no oitavo dia da gincana, ganhará um presente especial. Reforce isso com as crianças todas as vezes que for ministrar a Palavra.
Para a gincana, sempre teremos prêmios para a Equipe vencedora. Cabe aos ministros, levar, usando a criatividade, prêmios engraçados de consolação para os perdedores...ok? Por exemplo, uma banana pra cada um...ou uma atividade na Rede como ajudar a guardar as cadeiras...os lápis...varrer a quadra.
Abertura - Oração
Louvor - https://www.youtube.com/watch?v=BHvaQxL7Ots - Sr Antônimo Aline Barros.
Ministração da Palavra - Noé - Radicalmente Diferente! (Gênesis 6)
Noé viveu aqui na terra há cinco mil anos atrás, logo no comecinho da humanidade. Muito tempo, não é mesmo? E como será que a terra era na época de Noé? Bem, naquela época não havia as coisas que temos hoje. Não havia celular. Não havia televisão. Não havia carros nem aviões. E nem barcos ou navios. Na verdade naquela época nem chuva ainda havia caído na terra. Mas as pessoas, ah as pessoas eram iguais às de hoje.Eram radicalmente pecadoras.
Que tipo de pecados elas cometiam (deixe que as crianças falem). Os mesmos pecados que as pessoas cometem hoje. Deus vê tudo e Ele viu que o coração dos homens era sempre inclinado para o mal. Ele ficou muito, muito triste, uma tristeza de cortar o coração. Porque não era nada disso que Ele havia planejado quando criou o homem. Então Deus tomou uma decisão: ele decidiu que faria as pessoas desaparecerem da face da terra. Não só as pessoas, mas também todos os seres vivos. Uau, não é mesmo? A atitude das pessoas daquela época era muito, muito grave, a ponto de Deus decidir tirar todos da face da terra. Mas havia uma pessoa que não tinha o coração mau. Uma no meio de todas. O nome dele era Noé. Noé fazia tudo o que era correto. E procurava não pecar. Ele tinha um coração inclinado para Deus e para agradá-lo. Sabem de uma coisa? Noé andava com Deus. (Gn 6.10)
E foi isso que fez os olhos do Senhor brilharem, quando entristecido, olhou para a sujeira das pessoas. E no meio plano de fazer os homens desaparecem da face da terra, Deus fez um plano. Um plano para salvar Noé e sua família. Deus chamou Noé e contou tudo o que pretendia fazer. E contou também o plano que havia feito para ele. Deus ordenou que Noé fizesse um grande barco de madeira e deu todas as orientações de como devia ser feito.
Noé nunca havia visto um barco na vida. Na verdade, ninguém nunca havia construído um barco. Então Noé obedeceu direitinho ao que Deus mandou e junto com seus filhos, construiu o grande barco de madeira. Todo esse trabalho demorou mais ou menos 5 anos.Assim que a Arca ficou pronta, o Senhor enviou um casal de alguns animais que havia na terra. Mas de outros animais Deus mandou pegar sete casais de cada um. Enfim Noé e sua família entraram na arca. E Deus mesmo fechou a porta.
E as pessoas que ficaram do lado de fora da arca? Elas não acreditaram em nada do que Noé disse que ia acontecer. Na verdade, essas pessoas disseram que Noé era louco e devia ser internado. Até começar a chover. Então, para eles era tarde demais. Mas Noé creu em Deus e isso fez com que Deus o amasse ainda mais (Hebreus 11.7). E foi essa fé que salvou toda a sua família.
Depois de sete dias choveu e choveu. E não parou mais. Esse foi o Dilúvio. Durante 40 dias e 40 noites inteiros choveu muito, muito mesmo. Ao ponto da chuva encher a terra e a arca navegar sobre as águas. Logo nos primeiros dias, tudo o que havia ficado do lado de fora da arca morreu. Mas Noé e sua família e os animais que estavam na arca viveram, para um novo começo.
Depois de 6 meses, a Arca estacionou num monte. E assim que as águas baixaram completamente, Noé e sua família puderam dar um novo Start para a terra. Tudo isso aconteceu porque Noé era radicalmente diferente numa geração radicalmente pecadora. Deus se agradou dele. E o protegeu. Assim que Noé saiu da arca, fez uma oferta de sacrifício para Deus. Isso também fez Deus sorrir.
No final de tudo, Deus fez um espetáculo radicalmente diferente, nunca visto sobre a terra. Ele colocou no céu o seu Arco, o Arco Íris, como um sinal de que jamais faria isso novamente. Ele nunca mais enviaria um dilúvio sobre a terra. Quando chover e você olhar para o arco íris, lembre-se de Noé. E decida mais uma vez ser como ele - radicalmente diferente no meio da sua Geração.
Perguntas para você responder para Deus.
2 - Quando Deus olha para a terra ele vê em você uma criança diferente?
3 - Deus tem um plano para você completamente diferente ao plano dos seus amigos. Você aceita seguir esse plano?
4 - Você gostaria de ser como Noé: obediente, correto em tudo que fizer, honesto?
Oração final - Peça perdão a Deus por seus pecados. Peça ajuda ao Espírito Santo para que você seja radicalmente diferente no meio da sua Geração.
Figuras:
Card 1:
GINCANA START KIDS - POR BRUNO E JÉSSICA BOSSO.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
2 - Prepare papel e caneta para anotar as pontuações das equipes.
3 - O ideal é que o executor tenha auxiliares durante a gincana.
4 - O tempo estipulado para a gincana do dia é de aproximadamente 40 minutos.
5 - Cada executor do seu período é responsável por providenciar os materiais do dia. (IBVN: sempre solicitar NF para reembolso, quando necessário)
DESAFIO 01: Acerte e Ganhe!
03 baldes etiquetados: um com o número 5, outro com o número 10, outro com o número 15.
Uma bolinha para cada criança (IBVN: as bolinhas estão na casa).
EXECUÇÃO:
1 - Entregue uma bolinha a cada criança.
2 - Organize-as em fila para o lançamento das bolinhas.
3 - Disponibilize os baldes de forma que fiquem distanciados, ou seja, o de maior valor esteja mais distante para dificultar que as crianças o acertem (não deixar tão distante ao ponto de elas não conseguirem pontuar).
4 - Lembre de fazer uma marcação no chão indicando onde a criança se posicionará para lançar a bolinha.
5 - Uma criança por vez de cada equipe lançará a bolinha no balde que conseguir, caso ela acerte o ponto correspondente àquele balde será somado a sua equipe.
6 - Ao final, a equipe que tiver mais pontos vence.
DESAFIO 02: Vôlei de canudo
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
01 canudo para cada criança.
01 bexiga para cada dupla de crianças.
OBS: disponibilize mais de uma bexiga caso alguma estoure ao encher.
EXECUÇÃO:
1 - Organize as crianças em duplas, sendo as duplas da mesma equipe.
2 - As bexigas devem estar cheias.
3 - Com o canudo, elas deverão controlar a bexiga no ar jogando uma para a outra.
4 - A dupla da equipe correspondente que segurar mais tempo a bexiga no ar vence.
REGRA! Como no vôlei, as crianças não podem soprar a bexiga duas vezes seguida, então quando uma soprar, a outra da dupla deve ir até a bexiga para a manter no ar, assim sucessivamente.
E também, a ideia é que elas joguem a bexiga uma para a outra, mas se precisar podem se deslocar.
DESAFIO 03: Encontre sem ver
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
09 bolinhas verdes.
40 bolinhas de outras cores.
03 baldes (um para cada equipe).
03 vendas para os olhos.
EXECUÇÃO:
1 - Escolha 01 criança de cada equipe para ser vendada.
2 - Após elas serem vendadas, distribua as bolinhas no chão de maneira que as bolinhas verdes fiquem distantes umas das outras.
3 - As crianças vendadas devem tentar pegar 03 bolinhas verdes cada uma e levar até o balde de sua equipe.
4 - Elas serão orientadas/guiadas pelas demais crianças da sua equipe, já que estarão vendadas.
5 - A equipe que depositar as 03 bolinhas verdes no balde primeiro vence.
OBS: Elas podem levar as 03 bolinhas de uma vez ou uma de cada vez até o balde.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
1 - Caso seja necessário, estipule um tempo para as atividades.
2 - O executor poderá adaptar as atividades caso ache necessário para o tempo que tem e a quantidade de crianças do dia.
Exemplo: com poucas crianças, elas podem ser organizadas em 02 equipes.
3 - Providenciar brindes para a equipe vencedora.
4 - Se houver empate, refaça ou adapte algum dos desafios para desempatar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário