Para o culto, além da oração, louvor e Palavra, teremos um CARD que as crianças levarão para casa com a história do dia e com um motivo de oração. Cada Card tem uma pontuação específica. A criança que trouxer todos os cards no oitavo dia da gincana, ganhará um presente especial. Reforce isso com as crianças todas as vezes que for ministrar a Palavra.
Para a gincana, sempre teremos prêmios para a Equipe vencedora. Cabe aos ministros, levar, usando a criatividade, prêmios engraçados de consolação para os perdedores...ok? Por exemplo, uma banana pra cada um...ou uma atividade na Rede como ajudar a guardar as cadeiras...os lápis...varrer a quadra.
Abertura - Oração
Louvor: Mais que Vencedores - Videira Kids
(https://www.youtube.com/watch?v=dkGF9VJepCQ&list=OLAK5uy_lFK1_6qRMjJZEwfs-iw_48wC6wLu69oVo)
Hoje aprenderemos a quinta lição sobre pessoas que agiram radicalmente diferente, obedecendo à Voz de Deus. Na semana passada aprendemos sobre Josué e a maneira radicalmente diferente que o Senhor usou para derrubar as muralhas. Vamos relembrar?
O que a cidade de Jericó tinha que a fazia tão segura e protegida? Qual foi a ordem que o Senhor deu para Josué? O que vocês acham que fez a forte muralha de Jericó cair?
Ministração da Palavra - Um jeito diferente de vencer. (I Samuel 17.12-51)
Golias era um homem de grande estatura, um gigante. Você já viu um gigante ao vivo? Existe alguém com grande estatura em sua Igreja? Golias era um homem diferente, por causa de seu grande tamanho. Foi por esse motivo que ele foi chamado para fazer parte do exército dos filisteus. Os filisteus eram um povo que também morava na terra de Canaã. Mas eles não aceitavam de jeito nenhum que os Israelitas morassem na terra. Por isso eles viviam atormentando os Israelitas, fazendo guerra contra eles. E usavam principalmente Golias como uma arma secreta. Golias era invencível. Não tinha medo de ninguém. Ele usava como arma uma grande espada e um grande e um escudo cheio de pontas perigosas. Quem poderia vencê-lo?
Ah, os soldados de Israel tinham tanto medo de Golias! Porque durante a guerra, todas as manhãs ele os acordava dizendo: Ei, soldados de Israel! Vocês são uns fracotes! Todos uns medrosos! Escolham um homem que venha lutar comigo. E se ele me ferir e me vencer, nós, o poderoso exército filisteu, seremos seus escravos! Mas, se eu o vencer e o ferir, então vocês serão nossos escravos.
O rei de Israel, Saul, já não sabia mais o que fazer. Nem os soldados de Israel. Eles estavam tremendo de medo! Mas Israel é o povo de Deus. E Deus é o Senhor dos Exércitos de Israel, ou seja ele ainda é o dono de todo o povo e também dos soldados de Israel. Na hora do medo, costumamos esquecer quem Deus é e que somos povo Dele. Golias nem imaginava que Deus estava bravo com ele e com a maneira como os filisteus estavam debochando de Seu amado povo. Se ele soubesse quem era o Deus daquele povo, nunca teria falado daquele jeito e nunca faria a proposta que fez.
O Senhor, dono do Exército de Israel, já tinha um plano perfeito. Um plano tão bom e diferente, que nenhum general de exército, por mais inteligente que fosse, conseguiria bolar um plano desses. Um plano radicalmente diferente. Se era um homem que Golias precisava, Deus tinha esse homem.
Um gigante forte e grande como Golias? Não, não mesmo. Um homem pelo menos com uma grande espada e um grosso cheio de pregos? Também não. Porque Deus costuma vencer batalhas contra inimigos dele, usando jeitos radicalmente diferentes. Ele só precisa de gente radicalmente obediente para executar os seus planos.
Deus tinha Davi. Um jovem que O amava e o adorava, desde que cuidava de ovelhas. Um jovem tão corajoso que, para defender as ovelhas, havia matado um urso e um leão. Davi nem cabia na armadura que o rei Saul lhe deu. Na verdade, ele nem quis usá-la. Ele somente ouviu a voz de Deus e fez o que Deus mandou.
Foi até o riacho e escolheu cinco pedrinhas. E colocou no seu estilingue. Ah, crianças, quando o poderoso Golias viu Davi, ele riu tanto que sua barriga até doeu: " Ei menininho, por acaso eu sou um cachorro para você tentar me espantar com pedrinhas ou um pedaço de pau? Não seja ridículo. Vem aqui vem, eu vou despedaçar você e dar a sua carne para as raposas e urubus comerem!
Mas Davi estava cheio do poder de Deus. E ele então disse: "Você vem lutar comigo com sua espada e com seu escudo cheio de pontas, mas eu estou indo lutar com você em nome do Senhor Deus, Yahweh, dono do exército que você está desafiando! Hoje mesmo Ele me dará a vitória e na verdade, é você quem será comido pelas feras e aves! E todos aqui saberão que não é por espada que Deus concede a vitória, porque Yahweh é o Senhor das batalhas!" (I Samuel 17.43-45).
Naquele momento, Golias percebeu que havia um poder mais forte com Davi. Ele viu o pequeno moço vindo em sua direção e girando aquele estilingue. E então ele viu somente uma pedra vindo de encontro a ele e atingindo a sua testa. E um poder maior que qualquer pedra nesse mundo o derrubou. Depois Golias não viu mais nada.
Quem viu foi o povo. Aquele pequeno moço, cheio do poder de Deus, derrubou o terrível Golias de um jeito radicalmente diferente. Uma pedra de riacho e um estilingue. Quem poderia imaginar? Então Davi, correu, colocou o seu pé sobre o gigante caído no chão, pegou a espada de Golias e...cortou a sua cabeça. Agora o jogo tinha virado. Sem espada e sem escudo. Apenas uma pedra e o poder de Deus. Assim que o exército filisteu viu o que o seu grande guerreiro estava morto, fugiu em grande disparada. E o exército de Israel, cujo comandante é o Senhor, venceu aquela terrível batalha.
Perguntas para você responder para Deus.
Oração final - Ore ao Senhor pedindo perdão ao Senhor, porque muitas vezes você é como Golias. Briguento, provocador e orgulhoso. Ore pedindo ao Senhor para que Ele te ensine a agir da maneira certa e faça de você uma criança pacífica. Agora conte para Deus quais são os gigantes em sua vida, o que você tem tanto medo, que o faz ser como os soldados de Israel. Peça ao Senhor a coragem de Davi. E agradeça ao Senhor, porque Ele é o Senhor, o dono das nossas batalhas. Ele nos dará a vitória, de um jeito radicalmente diferente.
Figuras:
CARD:
GINCANA START KIDS - POR BRUNO E JÉSSICA BOSSO.
ATIVIDADE 01: TORRE DE COPOS MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Um copo descartável para cada criança. - Uma base para cada equipe montar sua torre. EXECUÇÃO:
ATIVIDADE 02: MARCANDO PONTOS MATERIAIS NECESSÁRIOS: - Várias bolinhas para cada equipe - 2 baldes - 2 vendas para os olhos - Cronômetro EXECUÇÃO: 1- Selecionar 2 integrantes, sendo 1 de cada equipe. 2. Vendar as duas crianças e entregar um balde na mão delas. 3. Elas deverão estar posicionadas uma ao lado da outra, de forma que os demais integrantes da equipe rival formem uma fila a sua frente. 4. Estabelecer uma distância da criança com o balde para os demais da equipe rival lançar as bolinhas. 5. Os integrantes da equipe adversária têm que tentar acertar a bolinha em sua mão no balde da criança vendada. 6. Estabeleça um tempo para a atividade, de forma que as crianças consigam lançar mais de uma bolinha e tentar fazer o maior número de pontos. 7. Conforme o balde se enche durante a atividade, o executor poderá pausar a brincadeira, contabilizar as bolinhas da equipe e continuar até que o tempo se esgote. 8. Vence a equipe que contabilizar o número maior de bolinhas ao final do tempo (contabilizando todas as bolinhas ao longo da atividade) IMPORTANTE! A criança com o balde é livre para girar ou andar pelo local estipulado pelo executor, mas não pode tampar o balde e não pode ficar de costas. Ela pode girar, agachar, dançar, pular, caminhar podendo dificultar a pontuação da equipe adversária. Tudo com os olhos vendados! ORIENTAÇÕES FINAIS: 1 - Caso seja necessário, estipule um tempo para as atividades. 2 - O executor poderá adaptar as atividades caso ache necessário para o tempo que tem e a quantidade de crianças do dia. Exemplo: se tiver mais meninos que meninas, organize as equipes para que tenham um número igual de integrantes; 3 - Se houver empate, refaça ou adapte algum dos desafios para desempatar. 4 - Providenciar brindes de consolação para a(s) equipe(s) perdedora(s). Exemplos: uma fruta para cada, uma pedrinha, uma folha de árvore, etc. Algo engraçado e inusitado. OBS IBVN: A pastora Raquel providenciará 15 brindes por domingo para cada integrante da equipe vencedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário