Para o culto, além da oração, louvor e Palavra, teremos um CARD que as crianças levarão para casa com a história do dia e com um motivo de oração. Cada Card tem uma pontuação específica. A criança que trouxer todos os cards no oitavo dia da gincana, ganhará um presente especial. Reforce isso com as crianças todas as vezes que for ministrar a Palavra.
Para a gincana, sempre teremos prêmios para a Equipe vencedora. Cabe aos ministros, levar, usando a criatividade, prêmios engraçados de consolação para os perdedores...ok?
Abertura - Oração
Louvor: Mais que Vencedores - Videira Kids
(https://www.youtube.com/watch?v=dkGF9VJepCQ&list=OLAK5uy_lFK1_6qRMjJZEwfs-iw_48wC6wLu69oVo)
Hoje aprenderemos a sexta lição sobre pessoas com as quais Deus fez acontecer algo radicalmente diferente. Na semana passada aprendemos sobre sensacional vitória de Davi contra o gigante Golias.
Como Golias era por fora e por dentro? Como Davi era por fora e por dentro? O que Golias disse para Davi? O que Davi disse para Golias? Qual seria a forma mais comum de se matar Golias? Como Davi matou Golias?
Ministração da Palavra - Enfrentando a temida cova dos leões (Daniel 6)
Daniel trabalhava no palácio da Babilônia. Ele estava entre as pessoas que foram levadas como escravas quando a Babilônia invadiu Jerusalém. A Babilônia era um país diferente, com pessoas diferentes, comidas diferentes. E os babilônios também adoravam vários deuses diferentes. Mas Daniel era radicalmente diferente. Ele manteve os seus costumes e também a sua fé no Deus de Israel. Todos os dias, três vezes ao dia, Daniel ia até a sua casa, e em seu quarto, orava ao Senhor, o Deus de Israel, que é o único e verdadeiro Deus.
Por esse motivo, Deus o abençoou muito. Dario, o rei, planejou tornar Daniel o mais importante logo abaixo dele. E isso fez com que todos os outros funcionários do palácio ficassem com muita, muita inveja.
"Vamos ver se encontramos em Daniel alguma pisada de bola, alguma desonestidade. Assim contamos ao rei e o rei desiste de colocar Daniel nessa função tão importante" - eles conversaram entre si. Mas procuraram, procuraram e procuraram e nada acharam. Daniel era honesto e correto em tudo o que fazia.
Então bolaram um plano. Eles perceberam que Daniel orava ao Deus de Israel três vezes ao dia. Mas não adorava ao rei, como era de costume aos babilônios. Então fizeram uma proposta ao rei Dario: "Rei maravilhoso, o que o senhor acha de ser o único deus adorado aqui na Babilônia por trinta dias? Nenhuma pessoa poderá orar ou pedir a qualquer deus ou ser humano nos próximos trinta dias, a não ser somente ao senhor. Se alguém quebrar essa regra, deve ser jogado diretamente na cova dos leões". (Dn 6.6-8).
Vocês acham que Dario concordou? Claro que sim! Como ele se achava o melhor rei de todos os tempos, a proposta era maravilhosa. Então ele assinou o documento que estabelecia essa lei e depois colou um selo real. E la na Babilônia, quando uma lei tinha o selo real, nunca poderia ser cancelada.
Daniel ficou sabendo da lei e mesmo assim não parou de orar ao Deus de Israel. Ele sabia que a lei de Deus, que é maior e diz que não devemos adorar a outro Deus a não ser a Ele, essa é a lei que deveria ser obedecida. Por isso, mais do que depressa, os funcionários do palácio foram contar ao rei sobre o erro de Daniel, e que ele orava três vezes por dia ao Deus de Israel, quebrando a lei do rei.
Ah, Dario ficou tão chateado! Porque ele gostava muito de Daniel. Ele sabia que o Deus de Daniel é muito poderoso e sempre tem o controle de tudo em suas mãos. Mas agora não podia voltar atrás em sua ordem. Teria que jogar Daniel na temida cova de famintos leões. Será que o Deus de Daniel, que pode tudo e tem o controle de tudo em suas mãos, livraria Daniel? Ou não faria nada?
Daniel foi jogado naquela mesma noite na cova dos leões. Até que estava meio claro quando ele foi jogado lá. Daniel pôde ver a quantidade e o tamanho dos leões. Será que ele teve medo? O que você sente quando chega perto de uma jaula de leões no zoológico? Um medo não é mesmo? Agora, imagine se você estivesse dentro da jaula. Com certeza você ficaria apavorado. Eu penso que Daniel ficou com muito medo no começo. Ainda mais porque agora, estava tudo escuro pois os soldados taparam a cova com uma pedra.
Daniel podia sentir a raiva e a fome dos leões. O rugido dos leões era muito forte. E então, com certeza, Daniel orou pedindo por proteção. Quando abriu os olhos, a cova já não estava tão escura. Estava muito clara. Será que o rei desistiu de ter castigado Daniel? Não. Não era o rei que Daniel via. E sim um grande e forte anjo do Senhor. E sabem o que o anjo do Senhor estava fazendo? Ele estava impedindo que os leões atacassem Daniel. Naquela mesma hora Daniel levantou as mãos e agradeceu ao Senhor, o seu Deus, aquele que pode todas as coisas e tem poder para fechar a boca dos leões.
Quando o dia amanheceu, mais do que depressa, o rei Dario foi até a cova dos leões. Ele pediu para removerem a pedra e logo chamou Daniel, com grande tristeza, pois achava que os leões o haviam devorado. "Daniel, servo do Deus Vivo! Será que o teu Deus, a quem você serve e ora diariamente te livrou da cova dos leões?" perguntou o rei. Então, lá do fundo da cova, veio a voz de Daniel que disse: "Amado rei! Viva para sempre! Eis que o meu Deus enviou o seu Anjo e ele fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Ele fez isso porque eu sou um homem honesto e nunca cometerei nenhuma desonestidade contra o rei".
Ah, que dia feliz foi aquele, quando o Senhor Deus livrou Daniel da cova dos leões! Isso porque Daniel era alguém radicalmente diferente, naquele país que adorava vários deuses. Naquele dia, o rei Dario escreveu uma nova lei que dizia: "Em todos os lugares onde eu sou rei, eu ordeno que todas as pessoas temam e adorem o Deus de Daniel. Porque Ele é o Deus vivo. O meu reino vai passar, mas o Reino de Deus permanecerá para sempre. Só o Deus de Daniel salva e livra. Só ele realiza sinais maravilhosos no céu e na terra. Foi Ele quem livrou Daniel do poder dos leões selvagens!". Dn 6.226-28
Perguntas para você responder para Deus.
Oração final - Ore ao Senhor declarando o seu amor por Ele. Que Ele é o único Deus que existe nessa terra. Peça ao Senhor te te ajude a ser radicalmente diferente nessa terra, como Daniel era na Babilônia. E sempre peça ao Senhor que Ele envie o seu Anjo poderoso para te proteger.
Figuras:
Card:
Nenhum comentário:
Postar um comentário