Atenção ministros!
Semana que vem encerraremos o Start nas Férias e premiaremos as crianças que trouxerem os seus cards. Na lateral dos Cards tem uma pontuação que, somada com o Card da semana que vem, resultará no número 1.000. Vamos premiar as crianças que, semana que vem trouxerem todos os seus cards e chegarem na pontuação 1.000. Incentive as crianças a trazerem, são 8 no total (atenção no modo justo de fazer: somente as crianças que estiveram presentes no dia que o Card foi entregue serão premiadas, não é válido dar cards anteriores).
Abertura - Oração
Louvor: Mais que Vencedores - Videira Kids
(https://www.youtube.com/watch?v=dkGF9VJepCQ&list=OLAK5uy_lFK1_6qRMjJZEwfs-iw_48wC6wLu69oVo)
Hoje aprenderemos a sexta lição sobre pessoas com as quais Deus fez acontecer algo radicalmente diferente. Na semana passada aprendemos sobre Daniel na cova dos leões. Vamos relembrar a história?
O que Daniel fazia na Babilônia que era tão radicalmente diferente? Como Daniel se comportou quando foi impedido de orar ao Deus de Israel? Como Deus protegeu Daniel na cova dos leões? Alguém aqui sabe o que aconteceu com os homens que planejaram a morte de Daniel?
Ministração da Palavra - Uma caminhada radicalmente diferente (Mateus 14.22-33)
Desde pequeno Pedro aprendeu a amar o mar da Galiléia. Quando menino, ele e seus amigos aproveitavam as tardes quentes lá na cidade de Betsaida, onde morava. E logo que cresceu, tornou-se um pescador bem habilidoso. Pedro nunca podia imaginar que seria uma pessoa famosa. E que Deus tinha um plano de torná-lo um grande pescador de pessoas para o reino dele. Na sua cabeça ele seria para sempre, até ficar bem velhinho, um pescador, que amava o mar.
Até que um dia, apareceu na praia um homem diferente. Esse homem fez um convite a ele e seu irmão: "Sigam-me e eu transformarei vocês em pescadores de homens". Aquele convite foi tão forte que Pedro e seu irmão André deixaram suas redes e passaram a andar com Jesus.
E foi com Jesus que Pedro viveu coisas radicalmente diferentes. Ele viu tantos milagres! Pedro viu Jesus curar pessoas com grandes feridas na pele. Pedro viu Jesus expulsar demônios que prendiam muita gente. Viu Jesus acalmar a tempestade. Viu Jesus devolvendo a vista para pessoas cegas. Ele viu pessoas mortas voltarem a viver.
Mas seu coração duvidava em crer que Jesus era verdadeiramente o filho de Deus. Até que um dia, Pedro viveu o seu milagre. Uma coisa radicalmente diferente aconteceu com ele. Após ver Jesus multiplicar cinco pães e dois peixes para alimentar muita, muita gente, Pedro e outros discípulos de Jesus entraram num barco para atravessar o mar da Galiléia, que eles conheciam tão bem. Jesus ficou para trás cuidando das pessoas, mas garantiu que logo os encontraria do outro lado.
Nada anormal, para quem estava acostumado a usar o barco para pescar e também viajar para outras cidades. Mas anormal foi a tempestade que apareceu no meio do caminho. Os ventos e as ondas eram tão fortes! Era o inimigo com toda a sua fúria, tentando acabar com a vida dos discípulos de Jesus.
Pedro e os que estavam com ele tiveram muito medo. Mas Jesus, que orava no monte, viu tudo o que estava acontecendo. E logo ele desceu do monte para ajudá-los - Jesus foi ao encontro deles de uma maneira tão inesperada! Ele foi até o barco andando sobre as águas.
Pedro e os discípulos estavam tão assustados com a tempestade que gritaram: "Te-te-tem u-u-um fan-fan-tasma vi-vi-vindo ao no-no-nosso en-encontro! Socorrooooo!". Jesus então disse imeditamente a eles: "Tenham coragem! Fiquem calmos! Não é um fantasma! Sou EU, Jesus!".
Naquela mesma hora Pedro disse ao Senhor Jesus: "Eu não tenho certeza de que é o Senhor mesmo. Se você for o Senhor Jesus, eu quero ir até onde você está andando sobre as águas!". Jesus, na mesma hora respondeu a Pedro dizendo: "Vem Pedro! Venha até onde eu estou!".
Imediatamente Pedro deixou o barco e andou por sobre as águas em direção a Jesus. Algo radicalmente diferente estava acontecendo. Algo que jamais seria esquecido por ninguém que viu e ouviu até hoje. Ah! Pedro, desde criança, sabia que ninguém jamais conseguiu andar com seus próprios pés sobre as águas. Para se locomover sobre as águas, era necessário nadar ou usar um barco. Mas andar com os pés humanos sobre as águas? Isso era impossível! Sim, mas Jesus pode fazer com facilidade o que é impossível para nós. Aliás, nós podemos fazer, crendo em Jesus, o que é impossível para os homens!
Passo a passo, Pedro se aproximava do Senhor Jesus. Pedro olhava firmemente para o Seu Senhor, até que seus olhos se desviaram. Ele viu as águas agitadas demais, reparou na força do vento. E teve muito medo. Sua mente disse em voz alta para ele: "Pedro, o que você está fazendo? Homens não andam sobre as águas! Não foi isso que você aprendeu!" E essa voz foi mais forte que a voz de Jesus. Foi naquela hora que Pedro começou a afundar rapidamente.
"Senhor, salva-me!" - Pedro gritou com força! Jesus estendeu a sua mão, segurou Pedro e disse a ele: "Homem de pequena fé, porque você duvidou?". Logo ambos entraram no barco e toda aquela tempestade passou.
Então, todos os que viram aquilo adoraram a Jesus dizendo: "Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus!" Aleluia!
Pedro viveu tanta coisa radicalmente diferente depois desse dia! E outras mais quando Jesus subiu aos céus! Ele viu tantos milagres acontecerem! Mas jamais se esqueceu do dia em que andou sobre as águas. Desse dia em diante, Pedro nunca mais duvidou que verdadeiramente Jesus era o filho de Deus. Nesse dia, a fé de Pedro foi profundamente transformada.
Perguntas para você responder para Deus.
Oração final - Ore declarando sua fé em Jesus Cristo como Senhor, Salvador e Filho de Deus. Peça ao Senhor que faça de você um grande pescador de homens. E que você tenha uma fé tão grande para fazer coisas maiores do que Jesus e Pedro fizeram.
Figuras:
CARDS:
QUEBRA GELO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário