sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

8 - Start nas Férias: Morto? Vivo! Lázaro.

Essa é a última semana do Start nas Férias! Hoje é o dia de premiação das crianças que trouxeram os seus Cards. Vamos proceder da seguinte maneira... Fazer a contagem dos pontos dos cards que as crianças trouxeram. Anotar pontuação, nome e zap. Passar para mim, que vou comprar o prêmio para os que se aproximaram da pontuação 1.000.

Reforçar a propaganda da Rede de Crianças do dia 05/03, às 16 horas.  Nessa Rede vamos lançar o tema do Ano: Quando Deus fala...(um estudo extensivo sobre a Bíblia e o poder da Palavra de Deus).

Para a gincana, sempre teremos prêmios para a Equipe vencedora. Cabe aos ministros, levar, usando a criatividade, prêmios engraçados de consolação para os perdedores...ok? Por exemplo, uma banana pra cada um...ou uma atividade na Rede como ajudar a guardar as cadeiras...os lápis...varrer a quadra. 

Abertura - Oração  

Louvor: Mais que Vencedores - Videira Kids

(https://www.youtube.com/watch?v=dkGF9VJepCQ&list=OLAK5uy_lFK1_6qRMjJZEwfs-iw_48wC6wLu69oVo)

Hoje será a última lição da nossa Série Start nas Férias.  Na semana passada aprendemos sobre Pedro e sua caminhada radicalmente diferente sobre a água. Vamos relembrar?

O que Pedro era antes de Jesus aparecer em sua vida?  Qual o convite que Jesus fez para Pedro e seu irmão André? Qual a dúvida que Pedro tinha em seu coração? Qual milagre radicalmente diferente precisou acontecer com Pedro para que ele acreditassem em Jesus? Porque Pedro afundou?

Ministração da Palavra - Morto? Vivo!  (João 11.1-44)

Lázaro morava numa cidade chamada Betânia junto com suas irmãs, Marta e Maria. Ele tinha um melhor amigo, você pode me dizer o nome do seu ou da sua melhor amiga? E quem aqui sabe dizer o nome do melhor amigo de Lázaro?

Pois o melhor amigo de Lázaro era Jesus. Todas as vezes que Jesus estava perto de Betânia, Lázaro mais do que depressa preparava um quarto para Jesus ficar ali. E suas irmãs, Marta e Maria, preparavam sempre comidas maravilhosas para receber o Senhor Jesus. Eles sabiam que Jesus era o filho de Deus e faziam o melhor que podiam para recebê-lo. Após as refeições, Lázaro, Maria e Marta se assentavam para aprender com Jesus sobre as coisas do céu e também sobre os planos que Deus tinha para fazer da terra o seu reinado. Essa família cria muito em Jesus!

Acontece que um dia Lázaro não acordou muito bem de saúde. E cada dia mais foi ficando doente e doente. Com certeza ia morrer. Mais do que depressa as irmãs de Lázaro mandaram recado para Jesus dizendo sobre a doença de Lázaro.

Jesus estava em outra cidade, pregando e curando pessoas. Quando você sabe que um amigo seu está muito doente, o que você faz? Mais do que depressa, larga tudo e vai visitá-lo! Jesus amava muito Lázaro, e mais do que visitar, Jesus podia curar Lázaro! Só que...Jesus demorou quatro dias para ir para lá. Sabem por quê? Porque Jesus tinha um plano radicalmente diferente para curar lázaro. 

Lázaro aguardou e aguardou Jesus. Ele pensava que logo Jesus viria visitá-lo, colocar a sua mão sobre sua cabeça e assim ficaria curado. Mas os dias foram se passando e Lázaro cada vez foi ficando mais e mais fraco. E com a fraqueza veio o desânimo. "Onde está o meu amigo Jesus? Porque Ele está demorando tanto para vir? E a nossa amizade? Qualquer amigo de verdade, que ama, viria correndo me ver...Mas Jesus não veio...Por quê não veio se ele me ama tanto? 

Crianças, os planos de Jesus para nós são bem diferentes dos nossos. Às vezes, em nossa cabeça, pensamos que Jesus vai fazer as coisas de um jeito e no tempo que queremos. Porém, Jesus gosta de fazer coisas maiores e melhores, radicalmente diferentes de tudo o que pedimos os pensamos. Assim, Ele nos ensina a confiar e aguardar, porque do seu jeito, o milagre será maior. E a glória, a honra e o louvor sempre será para Deus.

E foi isso mesmo que Jesus disse quando soube que Lázaro estava doente: "Essa doença não terminará em morte, mas sim para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela". (João 11.4)

Mas depois de alguns dias, Lázaro morreu. Como é que Jesus disse que a doença não terminaria em morte se Lázaro morreu? Bem, temos que aprender a confiar naquilo que Jesus disse me sua Palavra. Mas naquela hora, as irmãs Maria e Marta não confiaram não. Na cabeça delas havia uma terrível confusão e muitas perguntas: Ele não era nosso amigo? Ele não amava Lázaro? Não comia em nossa mesa? Se ele estivesse aqui, nosso irmão não teria morrido.

Já fazia quatro dias que Lázaro estava enterrado dentro de uma caverna, com uma pedra na boca. Lá dentro tudo estava quieto. Mas lá fora havia grande choro. E o choro foi maior ainda quando depois de quatro dias, Jesus apareceu. Logo Maria e Marta foram desesperadamente encontrar Jesus, chorando. Ah, naquele momento Jesus chorou também. Sabem por quê? Porque ele gostaria muito de estar em Betânia no momento em que recebeu a notícia da enfermidade de Lázaro. Mas o Senhor Deus, o Seu Pai, o mandou esperar. Se até Jesus obedecia a Deus, porque não devemos obedecê-lo e esperar seu tempo?

Então, Jesus, rapidamente foi até o sepulcro. Uma multidão o seguiu. Ela sabia o que devia fazer. Ele tinha ouvido o Seu Pai mandar ressuscitá-lo. E sabia que essa a hora. E então deu uma ordem: "Tirem a pedra que fecha a boca do túmulo!".  Mas Marta disse: "Jesus, ele está morto há quatro dias, ele deve estar cheirando carniça".

Mas Jesus sabia o que tinha de fazer. Ele olhou para Marta e disse: "Eu não te falei que, se você crer, verá a ação maravilhosa de Deus?".  Então a pedra foi removida e Jesus olhou para os céus e agradeceu ao Seu Pai dizendo: "Pai, eu te agradeço, porque o Senhor sempre me ouve. E eu sei que o Senhor sempre me ouve, mas eu estou dizendo isso em voz alta para que a multidão acredite que eu sou o Seu Filho, enviado para salvá-los dos seus pecados".  E Ele disse em voz alta

Naquele momento, dentro do túmulo, Lázaro sentiu como seu fosse um choque percorrendo o seu corpo. Então abriu os olhos, assustado. "O que está acontecendo comigo? A última coisa que me lembro é que estava numa cama, aguardando Jesus. Mas agora estou aqui, frio, numa pedra, enrolado. Mas, espere, Jesus está me chamando, eu preciso sair! Mais do que depressa, Lázaro se levantou e andou com dificuldade até a porta do sepulcro porque estava todo enrolado".

E quando tiraram suas faixas, a primeira pessoa que Lázaro viu foi seu amigo Jesus. "Ah, ele veio me curar, eu sabia! Jesus, meu amigo não falhou comigo: ele veio ao meu encontro!" E Lázaro se encheu de muita alegria. Mais do que Lázaro, havia uma multidão assustada e admirada com o que estavam vendo. Algo radicalmente diferente, praticamente impossível de se acontecer estava acontecendo diante dos seus olhos. Um morto ressuscitar? Isso é impossível para os homens! Mas somente alguém como o Filho de Deus, pode fazer isso. E naquele dia, duas coisas muito maravilhosas aconteceram: Muita gente creu que Jesus Cristo era o Filho de Deus. E a família de Lázaro viveu um dos milagres mais radicalmente diferentes que já aconteceu aqui na terra!

Perguntas para você responder para Deus.

1 - Eu tenho certeza de que o Senhor me ama ou duvido do seu amor por mim quando as coisas que eu quero não acontecem?
2 - Jesus é o meu melhor amigo e tem honra e respeito em minha vida?
3 -  Porque eu deveria ter medo de morrer, se um dia Jesus me ressuscitará?

Oração final - Ore pedindo ao Senhor que te livre do medo da morte. Se há alguma criança com medo de morrer ou de perder algum parente, ore para que o Senhor a liberte desse medo e encha o coração de confiança em Jesus, porque Ele é a ressurreição e a vida. Peça ao Senhor para derramar do seu amor sobre a vida de cada criança. Porque o perfeito amor lança fora todo o medo. E nada, nem a morte, nem a vida poderão nos separar do amor de Deus, que é revelado através de Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.


Figuras:














Card:


Quebra gelo (Bruno e Jéssica Bosso):


CORRIDA COM O AMIGO

Materiais necessários: 
Bolinhas (disponível na casa IBVN)
Fita adesiva ou barbante. 
Dois baldes

Execução:

Após formar as equipes montar duplas (dentro das equipes) e prender as crianças pelo pulso ou canela. 
Estabelecer uma linha de partida e chegada, a criança deverá segurar a bolinha com os joelhos e saltar pelo campo estabelecido (juntas) até a linha de chegada, ao chegar  colocar a sua bolinha dentro do balde uma de cada vez. 
Obs. Caso uma das crianças derrubar a bolinha durante o percurso a dupla deverá reiniciar o processo, a dupla seguinte só poderá iniciar a corrida após a conclusão da dupla a sua frente. 
Vence a equipe com mais bolinhas (pontos) no balde.


BATALHA DAS EQUIPES

Materiais necessários:

- Dois dados grandes
Customizar os dados conforme a tabela:
+ 1 (Soma uma pessoa) 
+ 2 (soma duas pessoas) 
+ 3 (soma três pessoas) 
- 1 (remove 1 pessoa) 
- 2 (remove 2 pessoas) 
- 3 (remove 3 pessoas) 

Execução: 

1.Organizar as crianças em equipe
2.Cada equipe deve se organizar em um círculo
 3. Um integrante de cada equipe deve jogar o dado e conforme o resultado do dado irá eliminar, manter ou somar integrantes a sua própria equipe. 
Ex.01: se cair no lado -1, um integrante deve ser eliminado. Posterior a isso, se o lado for o +2, o integrante que saiu retorna a roda, afinal só ele está pra fora. 
Ex.02: Se na primeira jogada o lado for o +3, mantêm o número de integrantes. 
Ex.03: Se na primeira jogada cair no lado -2, dois integrantes saem. Posteriormente, caiu em +1, retorna apenas um para a roda. 
E assim sucessivamente. 
Vence a equipe que ao final de 40 jogadas ou ao término do tempo estipulado pelo executor, estiver com mais integrantes. 
REGRA 01: O dado não pode ser lançado pela mesma criança em todas as jogadas. A definição de quem será removido ou acrescentado a equipe é de escolha do executor (assim ele irá controlar para todos participarem) 
REGRA 02: A criança que jogar o dado não poderá ser removida a não ser que sua equipe não tenha integrantes o suficientemente para a jogada, e assim leva ao término da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...