Ministração: Quando Deus fala...vem fogo! (Gênesis 18.16-33; 19.1-29)
O fogo é uma das descobertas mais importantes do ser humano. Você sabia que depois que ele foi descoberto, o mundo mudou muito?
Depois que o fogo foi descoberto, agora os homens que moravam nas cavernas (antes de Abraão) podiam ficar em segurança dentro de suas cavernas, pois havia iluminação. Outra coisa que o fogo fez, no começo, foi afugentar os animais perigosos das casas. E isso acontece até hoje. Quando alguém quer acampar na selva, a primeira coisa que precisa fazer é...acender uma fogueira para iluminar e espantar os animais. O fogo também é importante porque ele cozinha os alimentos. Você sabia que o fogo mata todas as bactérias que existem nos alimentos? Ele serve para matar os vermes que podem nos fazer adoecer e até morrer. O fogo também é importante para limpar um terreno. Isso porque ele queima toda a palha seca, que atrapalha o plantio. Ele também mata todos os animais perigosos que podem se esconder num terreno. Que bom que os homens descobriram a utilidade do fogo! Ele é muito importante para nós.
Deus gostava muito de conversar com Abraão. E Abraão também gostava muito de conversar com Deus. Abraão era amigo de Deus. E olha que quem disse isso não foi Abraão, mas foi o próprio Deus. Ele chamou Abraão de "meu amigo" (Isaías 41.8).
Certo dia, Deus disse para si mesmo: será que vou esconder de Abraão, meu amigo, o que eu estou para fazer? Ah, não mesmo. Porque quando Deus considera alguém seu amigo, então Ele conta muitas coisas importantes para essa pessoa. Conta segredos que ninguém sabe.
Um dia Deus contou para Abraão uma coisa muito triste que estava para acontecer. Porque havia duas cidades perto de onde Abraão morava, Sodoma e Gomorra, onde os moradores estavam fazendo coisas muito erradas. Que tipo de coisas eram essas?
Homossexualismo. Alguém já ouviu essa palavra? Bem, se você não ouviu, você já viu alguém praticando isso. No começo de tudo Deus criou homem e mulher. Macho e fêmea. E disse para eles: "...formem família, casem-se, tenham filhos!" (Gn. 2.24). Por isso, a lei que Deus estabeleceu é: "O homem deixará o seu pai e a sua mãe e vai se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne" (Gn. 2.24). Esse é o plano de Deus! Foi assim que Deus estabeleceu. Foi assim que Deus criou. E é assim que deve ser.
Porém, lá em Sodoma e Gomorra, as coisas estavam indo bem diferente disso. Homens estavam namorando com homens. Beijando na boca de homens. E até tendo relações sexuais com homens. Uma coisa horrível. Provavelmente estava acontecendo com as mulheres também. Isso é o homossexualismo. Quando pessoas do mesmo sexo tem um relacionamento de namorados e tem um relacionamento que Deus estabeleceu que fosse feito entre homens e mulheres, e ainda por cima, casados. E isso é contrário à vontade e à lei de Deus. Deus estava com nojo do que acontecia em Sodoma e Gomorra. E esse pecado era muito, muito grave diante de Deus. Ele não estava mais aguentando aquilo! Como Deus é muito Santo, então Ele estava irado demais.
Por esse motivo, Deus tomou uma decisão. Ele resolveu enviar fogo, um fogo do céu, bem forte, para queimar toda a cidade e seus habitantes. Assim as pessoas de outra cidade veriam aquilo e temeriam ao Senhor. Elas saberiam que o Senhor Deus não tolera esse tipo de atitude e pensariam duas vezes antes de ter um relacionamento homossexual.
Foi isso que Deus falou para Abraão. Ele disse expressamente que destruiria essas duas cidades. Abraão ficou muito triste com o que ouviu de Deus. E preocupado porque lá em Sodoma morava uma pessoa da sua família, seu sobrinho Ló. Então, Abraão intercedeu, ou seja, conversou com Deus pedindo para Ele ter misericórdia daquelas duas cidades. Isso porque o castigo ia ser feio!
"Senhor..." - disse Abraão. "Tem pessoas lá que fazem o que é certo, que não praticam esse tipo de coisa horrível! Se houver cinquenta pessoas que fazem o que é certo e te obedecem, o Senhor poderia perdoar e ter misericórdia da cidade?". "Sim" - disse o Senhor. "Se houver cinquenta justos na cidade eu perdoarei toda a cidade por amor a eles".
E então Abraão foi pedindo ao Senhor: "Senhor, e se tiverem quarenta e cinco?". Deus disse: "Se tiverem quarenta e cinco justos, eu não vou destruir a cidade". E assim a conversa foi. De quarenta e cinco para quarenta, de quarenta para trinta, de trinta para vinte e de vinte para dez. E ainda sim, se tivessem dez justos, Deus não destruiria a cidade, por amor a essas dez pessoas que faziam o que é certo, no meio de sessenta e cinco mil, que faziam coisas horríveis. Mas... não havia, crianças. Não havia nem dez pessoas.
Por isso, dois anjos foram enviados para Sodoma, onde Ló morava, isso porque Deus gostava de Abraão e Ló era sobrinho dele. Assim que viu os dois homens, Ló correu para convidá-los a se hospedarem em sua casa, como era costume naquele lugar. Ló nem sabia que estes eram anjos. Ele insistiu tanto, que os dois homens aceitaram o convite e foram para a sua casa.
Crianças, mal Ló havia fechado a porta, a casa foi cercada pelos homens da cidade. Todos, desde o mais novo até o mais velho disseram para Ló: abra a porta, Ló. Mande esses homens para fora. Eles são muito bonitos! Todos nós queremos ter relações sexuais com eles! Crianças, Ló saiu e insistiu, para que aqueles homens não fizessem nada com os visitantes que estavam em sua casa. Mas os homens não quiseram saber. Eles empurraram Ló com violência e tentaram arrombar a porta. Então os anjos puxaram Ló para dentro! Em seguida, os anjos feriram aqueles homens de cegueira! Sim, eles ficaram cegos, não enxergavam mais nada, nem mesmo a porta da casa!
Enquanto lá fora estava uma confusão, os anjos perguntaram a Ló: tem mais alguém da sua família na cidade? Mande-os sair da cidade imediatamente, pois estamos aqui para destruí-la. Ló chamou sua esposa e suas filhas. Bem cedinho, quando clareou o dia, os anjos mandaram Ló e sua família se levantarem imediatamente, porque a destruição estava chegando! Eles tiveram que empurrá-los à força, porque Ló ainda teimava em ficar na cidade!
Crianças, vocês podem imaginar a correria? Deus teve muita misericórdia de Ló, por causa de Abraão, porque por um triz ele e sua família não morreram na destruição da cidade. Ló correu com sua família para as montanhas e deixou tudo para trás. Os anjos disseram para ele não parar, nem olhar para trás - teriam que correr bem depressa para que não morressem com os moradores. Ló então correu e correu, até uma pequena cidade chamada Zoar.
Enquanto corria, Ló só podia ouvir as explosões e grandes bolas de fogo, que cheiravam a enxofre, caindo do céu. Pois o próprio Deus fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim, Deus destruiu completamente aquelas duas cidades e todos os seus moradores. Destruiu também tudo o que estava em volta delas; o fogo queimou tudo, até mesmo as árvores e plantas que estavam ao redor. Mas Ló e suas filhas, o Senhor poupou. Com a mulher de Ló aconteceu uma coisa triste. Ela foi desobediente e olhou para trás, para ver o que Deus estava fazendo na cidade. Naquele momento ela se transformou imediatamente numa estátua de sal.
Abraão, estava muito preocupado. No outro dia, ele se levantou, bem cedinho, e olhou na direção onde ficavam Sodoma e Gomorra. Tudo o que ele podia ver era uma fumaça muito, muito grossa que subia daquele lugar, como se fosse a fumaça de um forno muito grande. Deus fez exatamente o que disse que ia fazer. O fogo veio e destruiu aquele lugar de pecado. Mas Abraão sabia, que Deus, em seu amor e misericórdia, havia poupado seu sobrinho Ló.
Encerramento: Essa é uma das histórias mais tristes e mais sérias da Bíblia. Porque ela mostra que nosso Deus não tolera algumas coisas. E se queremos servir a Ele e que Ele nos abençoe, então, da mesma forma, devemos rejeitar tudo o que Deus rejeita. Quem tem aliança com Deus deve fugir do pecado.
Na Palavra de Deus está escrito que o homossexualismo é um pecado grave diante de Deus: 1 Coríntios 6.9. - Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem os que traem seu marido ou esposa, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie...herdarão o Reino de Deus. 1 Timóteo 1. 9 - A Palavra de Deus foi feita para corrigir os perversos e pecadores, mentirosos, assassinos e para os que vivem na prática do homossexualismo... E Romanos 1. Paulo fala que Deus vai mesmo trazer castigo dos céus para todos os homens que, o invés de adorar a Deus e obedecerem à Sua vontade, adoram a ídolos e também escolhem se rebelar contra a natureza que Ele mesmo estabeleceu, ao criar homens e mulheres, e praticar o homossexualismo. (v. 18, 25,26 e 27).
Crianças, o que você vê sendo ensinado por aí e nas escolas, é que você pode ser o que quiser. Que você, mesmo que seja menino, não precisa querer ser menino. Pode ser menina, se quiser. E você, mesmo que tenha periquita de menina, pode ser menino! Não importa o seu corpo, você precisa ser o que sua mente quer ser. Mas isso é um terrível engano. Porque um dos lugares onde o inimigo mais acessa é a sua mente, o seu pensamento. E isso ele faz nas escolas, nas redes sociais, na televisão. Sim, o diabo nem faz mais questão de esconder que é ele mesmo quem está fazendo isso.
E ele pode muito bem usar um amiguinho seu para dizer que não tem nada a ver. Até para se aproximar de você e tentar fazer você "sair do armário". Em nome de Jesus, saiba que você deve fugir imediatamente disso! Porque vai totalmente contrário ao que Deus diz em Sua Palavra. E é um grave pecado.
Se no princípio, Deus criou o macho e a fêmea, então você é o que Deus disse que você é. O que Deus criou e da forma como Deus criou que você seja. E a sua mente, seus sentimentos, seu coração, deve ser totalmente inclinados para o que Deus disse que você é. Ouça: você pode ter certeza de que Deus, ao escrever a história da sua vida, não incluiu nela uma mudança de sexo. Porque isso não vem Dele. E se não vem Dele, Ele não tem obrigação nenhuma de abençoar quem se coloca contra a Sua Palavra.
"Mas meu professor disse que não tem nada a ver..." - "Mas meus amigos também estão dizendo" - "Mas o que eu vejo por aí, o que a Rede Social me ensina é que é normal...". Mas a questão não é o que as pessoas dizem, e sim o que a Palavra de Deus diz. Amém?
Se você quiser ser parte da família de Deus e entrar no Reino de Deus, então deve obedecer ao que Deus diz. E ponto final. E quem não quer obedecer? Esses, crianças, não são filhos. São pessoas que Deus mesmo abriu mão de cuidar delas, deixando elas seguirem seus próprios caminhos. Mas com você não vai acontecer isso, amém? Fique com os ouvidos abertos e ouça. Quando você ver esse tipo de comportamento, precisa ficar triste porque Deus fica triste. E pedir perdão ao Senhor, por esse pecado tão grave, que fere o Seu coração. E por fim, nunca, nunca pratique isso. Se você quer que Deus seja seu amigo, não concorde com esse pecado.
Leia a Palavra de Deus todos os dias, porque ela é como o fogo que caiu em Sodoma e Gomorra. É um fogo que vem destruir, não a nossa vida, mas o pecado que está dentro do nosso coração. E Ela serve para limpar, pelo fogo, toda a mentira que o diabo quer plantar em nossa mente.
Para conversar com as crianças: Vocês já viram algum homem namorando com homem e mulher com mulher? Onde foi? O que vocês pensam sobre isso? Como se sentiram sobre isso? O que você deve fazer quando alguém tentar te convencer de que isso é certo?
Ministrador: Converse um pouco com as crianças. Pergunte se alguma delas tem dúvida e peça, se tem, para falar com você ou comigo, após a Rede. Peçam perdão ao Senhor pelo que as pessoas da sua cidade fazem contra Deus. Peçam perdão ao Senhor porque os habitantes da nossa cidade são como os habitantes de Sodoma. Peçam para o Senhor ter misericórdia de nós e por amor a nós, limpar nossa cidade. Agora declare com as crianças que elas serão justas nesta terra. E obedecerão à Palavra de Deus, sem sair do caminho. E ore para que o sangue de Jesus cubra as suas mentes, para que elas não sejam enganadas pelo diabo, assim saindo da vontade de Deus.
Figuras:
Lição do dia:
















Nenhum comentário:
Postar um comentário