Ministração: Quando Deus fala, o medo foge! (Gênesis 25.19-34; 27; 28.1-22)
Quem aqui tem medo de dormir? Falem a verdade kkk! A noite, por ser escura, já é meio esquisita não é mesmo? Mas na hora de dormir as coisas se tornam um pouquinho mais complicadas. Porque é a hora quando todos ficam quietos. E as luzes se apagam (ou algumas). Então, a nossa mente começa a criar situações assustadoras. E qualquer barulhinho vira um motivo para não dormirmos mais. Qual sentimento vem? O medo! Aí, a primeira coisa que você faz é se esconder embaixo do cobertor, ou em baixo da cama, ou na sua barraca! Ou alguns...alguns de vocês vão lá na cama do papai e da mamãe para se sentirem mais seguros, o que, cá entre nós, não é o certo. Se você dorme na cama dos seus pais, você está fazendo errado. É hora de dormir na sua cama, pois você já não é um bebê!
Jacó era filho de Isaque, neto de Abraão. Ele tinha um irmão chamado Esaú. Eles eram gêmeos. Só que Esaú era o primogênito, ou seja, o que nasceu primeiro. Naquela época os primogênitos eram muito, muito especiais. Por ser o primeiro filho, Esaú tinha o direito a uma grande parte da riqueza dos seus pais. E também a uma bênção especial, que Isaque daria para ele antes de morrer - a bênção da primogenitura.
Acontece que um dia, Esaú, que era caçador, veio da sua caçada com muita, muita fome. Tanta fome que ele nem podia esperar nada ficar pronto. Só que quando chegou em casa, Jacó havia preparado uma sopa muito, muito cheirosa. De um grão chamado lentilha. Alguém aqui já comeu lentilha? Vale a pena tomar essa sopa, é muito gostosa. Pois quando Esaú sentiu o cheiro da sopa, ah, ele ficou com água na boca. Logo pediu ao seu irmão: "Dá-me um prato cheio dessa sopa, estou com tanta fome"!
Jacó, desde pequeno, era esperto. Esperto para fazer coisas malvadas. Então, ele disse a Esaú: "Eu não te dou, mas eu troco esse prato de sopa. Eu troco esse prato de sopa pela bênção da primogenitura. A bênção que papai vai te dar". Esaú não estava pensando em bênção nenhuma. Ele estava pensando é em encher a barriga! "De que me vale essa bênção? Eu quero é sua sopa! Pronto, está trocado!". Ah, crianças, Esaú mal sabia o que estava fazendo.
Pois quando Isaque ficou velho, quando chegou a hora da bênção, Esaú havia se esquecido da troca. Mas Jacó não. Ele se disfarçou de Esaú, e pegou a bênção no lugar dele. Aliás, Jacó roubou a bênção de seu irmão. Quando Esaú viu que foi enganado, ele chorou e gritou muito! E ele só ficou mais calmo porque dia após dia fez planos igual ao de Caim. Esaú planejou tintim por tintim matar Jacó. Ele só estava esperando seu pai Isaque morrer, para executar seu plano.
Mas Rebeca, a mãe, era muito esperta. Percebendo que as coisas não estavam boas entre Esaú e Jacó, Rebeca fez Jacó fugir imediatamente de sua casa, com a desculpa de que ia procurar uma esposa lá em Padã Harã, na casa do seu tio Labão.
Então lá se foi Jacó, embora de sua casa. Enquanto seu avô, Abraão, fez uma mudança agradável para Canaã, a terra que Deus mostrou, agora Jacó estava é fugindo de casa correndo o risco de morrer. Imaginem crianças, vocês terem que sair correndo de casa? Deixar para trás a mamãe, o papai, o seu quarto, suas ovelhinhas de estimação! Já pensou que ruim? Bem, Jacó não era uma criança não..rs. Ele já era um homem formado! Mas mesmo assim foi muito difícil mesmo deixar tudo para trás.
Jacó estava triste e com medo! Com medo da viagem, com medo do que iria acontecer no caminho, com medo do que ele encontraria na casa de Labão. Ah, o medo inundou seu coração. Jacó estava sozinho. Na verdade, era como ele se sentia. Mas havia Alguém que vigiava cada um dos passos que ele dava. E o protegia. E estava se preparando para falar como esse Escolhido. Porque Deus não escolheu Esaú, e sim Jacó.
Quando o sol se pôs, Jacó procurou um lugar para dormir. Ele escolheu um canto protegido e usou como travesseiro uma pedra. E então, se deitou para dormir e descansar. Demorou um pouco para dormir, pois lá estava o medo. Medo de tanta coisa!
Ah, Deus lá do céu disse para si mesmo: "Chegou a hora de Eu falar com esse escolhido e mostrar que Eu estou cuidando dele". Crianças, então Deus falou com Jacó. Sabem de qual forma? Por meio de um sonho. Jacó sonhou que havia uma escada apoiada na terra. E essa escada subia até os céus! Esperem, há alguém subindo e descendo por essa escada! Sim, são anjos de Deus! E no pé da escada, Deus está bem na frente de Jacó. Então Deus falou:
"Jacó, eu sou o Deus de Abraão, o seu avô. E o Deus de Isaque. Essa terra onde você está dormindo agora, não pertence ao seu irmão Esaú, mas sim a você e aos seus filhos e netos e bisnetos e assim por diante". Eu repito a você o que disse ao seu avô: "Seus descendentes serão como o pó da terra. E serão muito abençoados por causa de você. E eu estarei com você e te guardarei em todo o lugar para onde você for. E quando chegar a hora de voltar, eu trarei você de volta para cá. E tem mais, eu não te deixarei enquanto não cumprir tudo o que eu prometi".
Jacó acordou muito, muito assustado. Que sonho esquisito eu tive. E ele teve medo! Mas não esse medo que eu e você temos, nas noites. O medo que ele teve foi de Deus. Na verdade, foi um respeito muito grande por Deus e por Seu cuidado com Jacó. Ele disse: "Na verdade, Deus estava nesse lugar e eu nem sabia. Que terrível é esse lugar! Aqui é certamente Betel, a casa onde Deus mora!".
Jacó acordou bem cedinho e pegou a pedra que havia servido de travesseiro. Então, colocou a pedra em pé, transformando ela num altar. E derramou todo o azeite que levava, óleo puro sobre o seu topo. E deu a esse lugar o nome de Betel, que significa Casa de Deus.
Em gratidão ao que Deus fez, e ao seu cuidado, Jacó também prometeu para Deus: "Se Deus estiver comigo e me guardar no caminho por onde eu andar, cuidando de mim, me dando pão para comer e roupas para vestir, se eu voltar protegido para a casa do meu pai e da minha mãe, então, o Senhor será para sempre o meu Deus e o Deus da minha família. E essa pedra, aqui onde ela está, será um templo para Deus. E de tudo o que o Senhor me der, eu vou devolver o dízimo!"
Muito tempo depois, de fato esse lugar, onde Deus falou com Jacó se tornou um lugar muito importante. De fato, aquela cidade ficou conhecida como um lugar separado para a adoração a Deus. Betel se tornou um centro de adoração ao Deus de Israel!
Encerramento:
Deus é um Deus de Gerações, vocês sabiam? Não exatamente das gerações da Igreja (tem até uma Geração que se chama Betel!). Mas ele é o Deus dos seus pais, é o seu Deus e deve ser o Deus dos seus filhos, netos e bisnetos, e todos os que vierem depois deles, até a volta de Jesus. Exatamente como foi com Abraão. O Senhor disse que seria o Deus de seus descendentes. E o Senhor apareceu e repetiu para Jacó, a promessa que fez a Abraão, seu avô. Pois vocês precisam aprender, desde já, que precisam ensinar seus filhos a amarem o Senhor e a terem Aliança com ele. E isso se só vai acontecer se vocês se dedicarem a aprender a Palavra de Deus, como estão fazendo agora, e mais para a frente, ensinarem fielmente aos seus filhos.
Uma das maneiras de Deus falar com seus filhos, conforme a Bíblia nos ensina, é através dos sonhos. Sim, Deus fala de diversas maneiras e essa é muito, muito especial e importante. Vejam que legal! Justamente à noite, quando temos mais medo, é que vem os sonhos! Quando estamos dormindo, nossa mente e nosso coração estão silenciosos. Então eles ficam muito mais preparados para receber e entender o recado de Deus. Se tivesse acordado, Jacó estaria com medo e ansioso e nem prestaria atenção à Palavra de Deus. Mas Deus esperou ele dormir para passar o recado. Às vezes Deus vai agir assim com você também. Por seu Espírito Santo, Ele dará sonhos muito especiais, nos quais vai falar com você e mostrar o futuro maravilhoso que Ele tem para você e os planos que Ele fez para a sua vida.
Por isso, você não deve mais ter medo de dormir!! Deve é saber que, assim como Deus cuidou de Jacó durante a sua caminhada até Padã Harã, Deus vai cuidar de você em todos os momentos, até quando dorme. E muitas vezes, vai usar os sonhos para confirmar o que Ele já falou em Sua Palavra. Aleluia!
Para conversar com as crianças: Como são seus sonhos? Você consegue lembrar-se deles? Você já teve algum sonho de Deus? Conte para a gente!
Ministrador: Ore com as crianças abençoando as suas famílias, o papai e a mamãe. Agora ore com as crianças abençoando quem vem após elas. Seus filhos, netos e bisnetos. Reafirme com as crianças a aliança delas com Deus através de Jesus Cristo e declare com elas que todas as gerações que vem após elas pertencerão ao Deus de Israel. Peça para as crianças colocarem a mão na cabeça e expulsarem, em nome de Jesus todo o medo das suas vidas, e também para Deus confirmar a vontade dele para as suas vidas, assim como fez com Jacó, através de sonhos!
Figuras:
Lição do dia:
Leitura Bíblica:
Tarefa da Semana:
Você Sabia?
Versículo para Decorar:
Quebra gelo:





.jpg)

.jpg)











Nenhum comentário:
Postar um comentário