Ministração: Quando Deus fala, as coisas mudam! (Gênesis 29.1-14; 30.25-43; 31.3-18; 32 .1-32 e 33.1-4)
Quem aqui sabe o significado do seu nome? Pois o seu nome tem muito a ver com aquilo que você é. Se você não sabe, uma das tarefas da semana será você descobrir o que o seu nome significa e escrever na capa da sua Bíblia.
E alguém aqui sabe o significado do nome Jacó? Jacó significa "enganador". E bem foi esse o comportamento de Jacó por um bom tempo. Vocês se lembram que Jacó enganou Esaú, roubando dele a bênção de filho mais velho? E por causa disso, Jacó precisou fugir da casa de seus pais, bem depressa, para que Esaú não o matasse.
Jacó viajou para bem longe, onde morava seu tio Labão. E a viagem levou trinta dias a pé. Foi muito difícil, mas Jacó tinha a Palavra de Deus de que tudo daria certo. Ele se lembrava todos os dias do que aconteceu lá em Betel, quando Deus fez uma aliança, dando a terra de Canaã para ele e seus filhos. E Deus prometeu que cuidaria de Jacó durante todo o tempo que ele estivesse na casa do seu tio Labão, até ele voltar são e salvo para a casa dos seus pais.
E de fato foi isso o que aconteceu! Deus abençoou Jacó e muito! Ele se casou com duas mulheres, Raquel e Lia e teve doze filhos ao todo! Uau! E do jeitinho que Deus falou, Jacó não teve falta de nada vezes nada. Pelo contrário! Nos vinte anos que morou com Labão, Deus mesmo fez Jacó ficar muito rico. Ele tinha muitas ovelhas e cabritos e muitos empregados. Por esse motivo, Labão tentou enganar Jacó. Sim, do mesmo jeito que Jacó enganou Esaú, ele foi enganado por Labão. Porque tudo o que você faz acontecer com os outros, Deus faz voltar para você! Quando Labão viu que a bênção de Deus estava sobre ele, tentou mudar o seu salário. Se Labão via que as ovelhas do seu rebanho davam mais ovelhinhas brancas, então ele dizia que o salário de Jacó eram as ovelhinhas malhadas. Deus abençoava Jacó, fazendo o rebanho de Labão ter muitas ovelhinhas malhadas, então Labão trocava novamente, dizendo que as ovelhinhas brancas eram as de Jacó. Ele fez isso por muitas vezes até que...Deus falou!
Num sonho, o Senhor disse para Jacó: "Eu estou vendo tudo o que Labão está fazendo com você. Por esse motivo, chegou a hora de você sair da casa dele e, juntamente com a sua família, voltar para Canaã, terra dos seus pais, terra que eu te dei como herança". Gn 31.11-13
Jacó obedeceu ao Senhor. Numa noite, ele fugiu mais uma vez, agora de Labão. E fugiu levando tudinho, as esposas, os filhos e também os rebanhos! E foi-se embora para a casa de seus pais! Mas, crianças, Jacó tinha uma preocupação nessa volta. Sua preocupação era saber que Esaú estava esperando para matá-lo. E Esaú era capaz de matar até mesmo todos os seus filhos. Por esse motivo, Jacó mandou um recado para Esaú. Ele avisou que estava voltando para casa, e queria saber se Esaú iria recebê-lo em paz. Mas os mensageiros voltaram com uma mensagem aterrorizante: "Esaú vem vindo ao seu encontro e há quatrocentos homens com ele!"
Ah, Jacó teve tanto, tanto medo! Ele ficou angustiado e aflito! O que seria dele e da sua família? Jacó precisava fazer alguma coisa. Será resolveria ele dar armas para seus empregados lutarem contra Saul? Ou seria melhor voltar para a casa de Labão?Será que ele voltaria para a casa de Labão? Jacó não sabia! Então ele fez exatamente o que você deve fazer quando não sabe o que fazer. Jacó orou ao Senhor: "Oh Deus de meu pai Isaque e do meu avô Abraão. Foi o Senhor quem me mandou voltar pra a casa dos meus pais. Eu reconheço que sou um pecador. Gosto de fazer coisas erradas, eu sou um enganador. Eu reconheço que não sou digno de toda a bondade e cuidado do Senhor para comigo. Quando eu fugi para a casa de Labão, eu nem tinha nada, somente um cajado. E agora tenho uma grande família. Por isso eu te peço: livra-me do meu irmão Esaú, pois eu tenho medo dele, livra-me para que ele não me mate nem mate meus filhos. Livra-me porque o Senhor prometeu que me abençoaria e que a minha descendência seria tão numerosa como a areia do mar!" (Gn 32.9-12).
Naquele momento, Jacó não ouviu Deus falando. Nem por sonhos, nem por anjos. Nem numa voz do céu. Então Jacó se preparou para o pior. Ele tentou acalmar o coração de Esaú mandando vários presentes. Mas ele não tinha garantia de nada. Por isso, atravessou toda a sua família para o outro lado do rio Jaboque. E ficou para trás sozinho. Precisava ouvir o Senhor falar. Precisava de uma resposta! E sabem porque Deus não falou com Jacó nem por sonhos, nem por anjos, nem com escada que subia até o céu? Porque Deus queria ensinar uma lição para ele. E essa lição ele ensinaria pessoalmente.
De repente, do nada, no meio da escuridão, apareceu um Homem. E esse Homem começou a lutar com Jacó. Foi uma luta muito pesada. E Jacó estava tão decidido a ter a vitória, tão decidido a receber a bênção de Deus, que foi mais forte que aquele Homem, que não era da terra e sim do Céu. Quando o Homem do céu viu que não podia vencer Jacó, tocou em sua virilha e deslocou a sua coxa. Ele fez isso para mostrar que Ele era muito superior e até poderia ter vencido facilmente, mas deixou Jacó vencer.
Jacó sabia muito bem com quem estava lutando. O próprio Deus veio dar a resposta para ele. Mas o Senhor precisava ver o quanto Jacó estava decido ser diferente e nunca mais tentar conseguir as coisas com engano e mentira. Então o homem do céu pediu: "Deixe-me ir embora"! Mas Jacó disse: "eu não te deixarei partir a não ser que me abençoes!" Então o homem do céu perguntou: "Qual é o seu nome?" E Jacó disse: "Meu nome é Jacó e eu sou um enganador, gosto de conseguir as coisas trapaceando as pessoas". Mas depois dessa luta, Deus mudou o nome de Jacó, mostrando que, a partir de agora, as coisas deveriam mudar, senão Jacó não poderia herdar a bênção de Deus em sua vida: "A partir de agora, você não se chamará mais Enganador, Jacó. Seu novo nome, depois desse encontro, é Israel, porque você bravamente lutou pela sua bênção e venceu". (Gn 32.26-29).
Mas Jacó não desistiu! Ele queria saber o nome de quem estava lutando com ele. Mas o homem disse, porque você quer saber? O homem do céu não disse o nome, mas deu para Jacó o que ele queria, a sua bênção. Uau, crianças! Que experiência poderosa demais Jacó teve. Isso porque ele era um escolhido de Deus para realizar grandes coisas. E se, Deus não tivesse lutado com Jacó, ele continuaria sendo o mesmo enganador de sempre. Mas agora, aquela luta havia mudado Jacó de um jeito, que nem seu nome ficaria igual. Agora ele seria chamado de Israel, que significa: homem que luta com Deus e prevalece.
Aquele lugar foi o lugar do segundo encontro que Jacó teve com Deus. E esse lugar foi chamado de Peniel, que significa "face de Deus". Pois Jacó sabia que tinha visto e lutado com Deus, mas como Deus tinha grandes planos para ele, sua vida foi poupada. E de fato, aquele encontro mudou tudo, porque, bem cedinho, quando a luta acabou, Jacó ergueu os olhos e viu Esaú acompanhado com os quatrocentos homens. Mas, ao invés de matar a Jacó e sua família, Esaú saiu correndo ao seu encontro, o abraçou e o beijou e o perdoou. Quando Deus fala, as coisas mudam!
Encerramento:
Essa é uma das histórias mais lindas da Palavra de Deus. Você ouvirá ela novamente em Peniel, a primeira ministração do Encontro com Deus de adolescentes. Mas desde já deve aprender algumas lições que Deus mesmo quer que você aprenda:
- Tudo oque você plantar você colhe (Gálatas 6.7). Foi assim na vida de Jacó. Ele era um enganador. E foi enganado muitas vezes quando esteve na casa de Labão. A começar pelo seu casamento. Labão deu a filha mais velha ao invés de dar a filha mais nova, por quem Jacó havia se apaixonado. E depois ele foi enganado em seu salário, muitas vezes. E vocês viram a angústia de Jacó quando soube que seu irmão viria se vingar, em resposta ao seu engano? Então, crianças, não vale a pena vocês insistirem em fazer coisas erradas, que são contrárias à Palavra de Deus. Porque tudo o que vocês fizerem para os outros, Deus mesmo vai fazer acontecer para vocês. E quem planta maldade, engano, ou qualquer tipo de pecado, colherá muito sofrimento. Mas quem planta coisas boas, colherá coisas boas.
- Deus quer que você reconheça quem você é. Essa não foi a pergunta que o Homem do céu fez para Jacó? Quem é você? Como as pessoas te conhecem? Bem, a fama de Jacó é que ele era enganador. E a sua fama, qual é? Você precisa reconhecer quem você é e o que tem feito de errado. Porque essas coisas, além de machucarem o coração de Deus, também impedem que Deus abençoe você com a grande bênção que Ele já preparou. Quando Jacó reconheceu quem era, Deus mesmo o abençoou e mudou a sua vida para sempre, inclusive seu nome. Você já ouviu esse nome, Israel? O que ele é: Um país muito amado por Deus e por nós. Lugar onde Jesus nasceu. Sim, Israel é o nome da terra que Deus deu para Israel, porque ele reconheceu quem era e mudou. Assim também precisa ser você. Porque as bênçãos de Deus para você são tão grandes quanto a bênção de Jacó. Amém?
Para conversar com as crianças:
Porque é que Deus não queria abençoar Jacó? Quem vocês acham que era o Homem do céu, que veio lutar com Jacó? Como estava o coração de Jacó antes da luta? Como ficou depois? Como estava o coração de Esaú antes da luta? Como ficou depois? O que eu e você precisamos fazer para sermos abençoados por Deus?
Ministrador: Peça para as crianças dizerem para Deus do que elas são chamadas por seus amigos, família e até por Satanás. E leve-as a pedirem perdão por serem assim. Leve as crianças a reconhecerem seus comportamentos pecaminosos e decidirem mudar para sempre. E então, estenda suas mãos para as crianças e as abençoe, como Isaque fez com Jacó, e como o Homem do Céu, Jesus, fez com Jacó.
Figuras:
Lição do Dia:
Leitura Bíblica:
Tarefa da Semana:
Você sabia?




.jpg)


.jpg)







Nenhum comentário:
Postar um comentário