quarta-feira, 25 de maio de 2022

12 - Quando Deus fala...Ele faz acontecer!

 Quando Deus fala....Ele faz acontecer! (Gênesis 37, 39, 40, 41, 43, 45 e 46)

Quem aqui sonha enquanto dorme? Você se lembra do que sonhou? Alguns sonhos vem do nosso dia agitado, ou até mesmo de situações que vivemos. Mas outros sonhos, ah, outros sonhos vem de Deus. Porque uma das maneiras do Senhor falar conosco é através dos sonhos. Mas não são sonhos comuns, como qualquer pessoa tem durante a noite. São sonhos especiais. E na maioria deles, o Senhor fala conosco sobre nosso futuro, usando alguns símbolos, por vezes, muito estranhos.

Deus falou com Jacó por sonhos muitas vezes. E depois, também falou com um de seus doze filhos, José. José ainda era um adolescente e já sonhava os sonhos de Deus. Um dia José teve um sonho esquisito. Ele sonhou que estava numa fazenda bem grande, juntando feixes de trigo, junto com seus irmãos. Mas de repente, o seu feixe criou vida! Ele ficou em pé! E os feixes de seus irmãos também ficaram de pé! Mas logo eles se ajoelharam diante do feixe de José, como se o feixe de José fosse um rei muito importante.

Logo depois José teve outro sonho bem esquisito! Ele sonhou que o sol, a lua e onze estrelas estavam se curvando diante dele, como se curva diante de um rei! Então correu para contar aos seus irmãos os seus sonhos! E vocês acham que seus irmãos ficaram felizes? Não! Os irmãos de José e até mesmo seu pai, Jacó, brigaram com ele! Eles disseram: "Que sonhos esquisitos você teve! Por acaso você acha que nós vamos nos ajoelhar diante de você? Esses sonhos que você está tendo não são de Deus, na verdade eles vem do seu coração orgulhoso!" (Gn 37.10). Ah, os irmãos de José, por causa disso, ficaram com muita raiva dele. Mas bem no fundo, eles sabiam que uma coisa bem especial ia acontecer com José no futuro.

E José não conseguia se esquecer dos sonhos. Ele ficou pensando muitas vezes no que aqueles sonhos significariam. Bem, se feixes de trigo, o sol, a lua e as estrelas estavam se curvando diante dele, com certeza coisa pequena não era. E se Deus falou, então com certeza, não importa o quanto tempo demorasse, aquilo ia acontecer. Pois quando Deus fala, não importa o tempo que passar, Ele faz acontecer.

Ah, crianças, quando Deus te mostrar alguma coisa da sua vida por meio de sonhos, é muito bom que você não esqueça. Porque significa que você vai passar por alguns momentos da sua vida em que vai achar que Deus esqueceu de você. E que o que Deus falou não é verdade. E que era coisa da sua cabeça. 

E foi o que aconteceu com José. Ele teve os sonhos quando tinha 17 anos. E logo depois as coisas ficaram muito difíceis. Seus irmãos, malvados que eram, o venderam como escravo para o primeiro grupo de viajantes que passou. E esse grupo de viajantes o levou, amarrado, até o Egito. Lá naquele país longe e estranho, José foi vendido para trabalhar na casa de Potifar, um homem bem importante do Egito. E lá da casa de Potifar, José foi diretamente para a cadeia. Porque a esposa de Potifar o acusou de ter cometido um crime. 

Lá na cadeia ele ficou por muitos anos. Mas em todo esse caminho difícil que José passou para chegar até o seu sonho, Deus estava com ele. E o protegeu em tudo. Ninguém fez mal algum a José. Mas que era difícil, era. As coisas estavam tão difíceis que José quase se esqueceu dos sonhos de Deus. Então, quando José fez 30 anos de idade, mais um sonho esquisito aconteceu. Mas agora não foi José que sonhou. Foi o Faraó, o homem mais poderoso do Egito!

Nesse sonho Deus falou com Faraó e mostrou uma coisa que estava para acontecer. Mas Faraó não entendeu nada do que o sonho significava. Por isso, ele fez um anúncio. Quem soubesse responder com clareza o que o sonho significava, se tornaria o Governador do Egito, sendo o segundo homem mais importante daquela terra. Foi um desespero total! Por mais que os sábios, adivinhadores e mágicos do Egito tentassem, nenhum deles conseguiu decifrar o sonho do rei. Até que um funcionário do palácio, o homem que servia vinho ao rei se lembrou de um acontecido lá na prisão. Aquele funcionário teve um sonho esquisito. E José interpretou o sonho direitinho. Do jeito que o funcionário sonhou, aconteceu. Ah, com certeza José saberia o que o sonho do Faraó queria dizer.

Na mesma hora foram buscar José. Deram um banho nele, fizeram sua barba. Colocaram roupas novas e um perfume bom. E enfim, colocaram ele diante de Faraó. E Faraó disse para José: "Me disseram que você é um sonhador e sabe interpretar sonhos. Então, me diga o que significa esse sonho que tive, pois estou muito perturbado e não consigo dormir! 

Eu sonhei que estava em pé, à margem do rio Nilo. E de repente, saíram do rio sete vacas bem bonitas e gordas. Vacas cheias de saúde. Elas começaram a pastar na margem do rio. Mas, logo em seguida, saíram do rio outras sete vagas, muito magrelas e feiosas! E elas ficaram exatamente do lado das vacas gordas. Então, as sete vacas feias e magras engoliram as bonitas e gordas! E eu acordei muito, muito assustado com esse sonho! Mas logo voltei a dormir e tive mais um sonho esquisito. Sonhei agora que via sete espigas de milho, nasciam no mesmo pé. Eram espigas lindas, cheias de grãos amarelinhos. Mas logo depois, no mesmo pé, nasceram sete espigas estragadas, queimadas pelo sol. E as espigas estragadas comeram as espigas gordas! Aí eu acordei muito, muito assustado" (Gn 41.1-7).

Então José, explicou na mesma hora o sonho ao rei: "Na verdade, Faraó, o senhor teve dois sonhos que significam a mesma coisa. Deus disse para o Faraó o que vai realizar em breve! As sete vacas gordas e as sete espigas saudáveis significam sete anos. Sete anos que vamos ter no Egito de muita fartura. Seremos muito abençoados em nossa colheita. Mas...as sete vacas magras e as espigas estragadas significam que logo depois virão sete anos de muita fome. E a fome será muito forte, em toda a terra. O senhor sonhou duas vezes a mesma coisa porque Deus quer deixar claro que vai acontecer bem rápido!" (Gn 41.25-32)

E José ainda deu um conselho muito inteligente para Faraó: "Escolha Faraó, um homem inteligente para ser seu Governador. E que o senhor levante muitos funcionários para guardar uma boa parte da colheita que teremos nesses sete anos. Vamos fazer um bom estoque para armazenar nas cidades. Assim, nos sete anos de fome que vierem, ninguém no país morrerá, pois teremos comida!"

Na mesma hora, Faraó colocou José como administrador de todo o povo do Egito. E ainda por cima deu a ele um anel que era usado para selar todos os documentos importantes. E colocou uma roupa muito chique e um colar de ouro em José. E todas as pessoas do Egito agora se inclinavam diante dele. Uau, o sonho estava acontecendo! Bem, mas o sonho de José não era que o povo de Egito se curvaria diante dele, mas sim seus irmãos! 

Mas isso aconteceria bem depressa. Porque quando chega a hora, Deus faz as coisas acontecerem depressa! Logo, o sonho de Faraó aconteceu. E na poderosa terra do Egito, por sete anos se plantou e se colheu muito. E José guardou todos os grãos em enormes estoques. E então vieram os sete anos em que a terra não deu nada. Nem chover, choveu. As pessoas que moravam em Canaã começaram a passar fome. Mas no Egito havia comida, muita comida. Quem é que morava em Canaã, crianças? Jacó e os onze irmãos de José. Então logo eles correram até o Egito para comprar comida para comer. E quando chegaram lá, se curvaram diante de José, sem saber quem ele era! E o sonho dos feixes se cumpriu, exatamente como o Senhor falou! Vocês sabem quantas vezes os irmãos de José precisaram se curvar diante dele, sem saber quem era ele? Por três vezes. Até que José disse quem ele era. E contou aos seus irmãos o que Deus havia feito em sua vida, nos treze anos que passou no Egito. No dia que isso aconteceu, José chorou tão alto, que o seu choro foi ouvido por toda a vizinhança! Mas foi um choro de muita alegria.

José sabia que o que Deus promete, Ele cumpre. E Ele prometeu para seu bisavô Abraão, que eles seriam uma grande nação. José sabia muito bem, que se Deus não o levasse para o Egito, para interpretar os sonhos de Faraó, todos da sua família morreriam, e não seriam uma nação. Mas José teve coragem de sonhar e se manteve firme até ver o sonho se cumprir. Porque o que Deus fala, Ele faz acontecer. 

Vocês sabem o final da história? José mandou chamar todos os seus parentes que moravam em Canaã, 72 pessoas, para se mudarem para o Egito. Pois lá teriam todo o conforto e comida que precisassem. E enfim, depois de muitos anos, José e Jacó, seu pai, se reencontraram. Vocês podem imaginar como deve ter sido esse momento? Com certeza, o que Deus viu fez Ele sorrir, porque contou seus sonhos para a pessoa certa.

Encerramento: Essa é uma das histórias mais emocionantes da Bíblia. A história de um jovem sonhador, que mesmo diante de tudo o que passou, acreditou no que Deus faria.  Porque quando Deus fala, Ele faz acontecer.  Deus quer falar com você também através de sonhos, como falou com José. Essa é uma das  maneiras que Deus conversa conosco! Mas não se preocupe. Com toda a certeza, como José soube que aqueles sonhos que tinha eram de Deus, Deus mesmo fará que você saiba separar entre os seus sonhos e os sonhos Dele. 

Criança, o sonho que o Senhor te dará, são sonhos muito especiais. E eles não tem a ver com aquilo que você quer que aconteça, como por exemplo, fazer uma viagem, ganhar um brinquedo novo. Os sonhos que Deus te dará tem a ver com os planos que Ele tem para a sua vida. Assim como o Senhor usou José para salvar muita gente, Deus usará você e seus sonhos para salvar muitas pessoas do pecado, e de uma vida sem Jesus. Pode ter certeza! Através da sua vida, Deus fará grandes coisas!

Deus, a partir de hoje, encherá a sua vida de muitos sonhos. Você dificilmente terá pesadelos. Mas ao contrário, você sonhará muito, e nesses sonhos, verá exatamente o que Deus vai fazer com você. Que você queira sonhar os sonhos de Deus e que você seja como José! Aguente firme, porque quando chegar a hora certa, tudo vai acontecer muito depressa!

Para conversar com as crianças:  Como será que José acordou quando teve seus sonhos? Porque os irmãos de José tiveram tanta inveja dele? Quem estava com José durante todos os anos em que passou como escravo no Egito? Porque Deus levou José para o Egito? Quantas pessoas foram salvas da fome, através de José?  

Ministrador: Em Joel 2.28, o Senhor nos deu uma poderosa promessa, que vamos agora pedir a Ele, junto com nossas crianças.  Ele prometeu que derramaria do Espírito dele sobre as crianças, os jovens e os idosos. E eles profetizariam, teriam sonhos e até mesmo veriam as coisas invisíveis, do Reino onde Deus está. Peça ao Espírito Santo que venha sobre nossos pequenos e, como foi profetizado em Joel, dê a eles a capacidade de profetizar, sonhar os sonhos de Deus e ter visões espirituais. Aleluia!

Figuras:



















Lição do Dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?:



Versículo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...