Quando Deus fala...não dê desculpas! (Êxodo 1 a 3; 4.1-14)
Vamos conversar um pouco sobre a palavra Desculpa. Bem, essa palavra tem dois significados. Uma delas você usa muito bem, que é quando você está pedindo perdão par alguém por uma coisa que fez. (use exemplos com as crianças). Mas o outro significado é quando você acha uma razão para não fazer o que foi mandado. Ou seja, quando sua mãe pergunta a você, porque você não fez a tarefa? Você provavelmente inventa mil desculpas, mil razões para não fazer o que foi mandando.
Vocês lembram quando Deus apareceu para Abraão? Ele fez uma maravilhosa promessa, de que Abraão seria pai de uma grande nação. E assim aconteceu! Abraão gerou Isaque, que gerou Jacó, que gerou doze filhos, entre eles, José. E você aprendeu na semana passada, a maneira como Deus fez para que Jacó e sua família não morresse de fome. Ele fez com que José se tornasse Governador do Egito! Isso não é maravilhoso?
Acontece que, quando Deus prometeu para Abraão que ele seria pai de uma grande nação, ele estava bem certo! Porque Deus não mente, de jeito nenhum. Mas o Senhor também disse para Abraão que os descendentes dele viveriam numa terra estranha e seriam transformados em escravos e viveriam como escravos por quatrocentos anos! O Senhor disse também que castigaria quem fez isso e libertaria o povo. Deus contou para Abraão coisas que aconteceriam muito, muito tempo depois! E do jeito que o Senhor falou, aconteceu. (Gn. 15.13,14).
Lá no Egito, Jacó e sua família começaram a crescer. Eles se tornaram muito numerosos, e agora eram conhecidos como povo de Israel. Os anos se passaram e enquanto José estava vivo, o povo de Israel era muito bem tratado. Mas depois, quando José morreu, o novo Faraó que entrou não estava nem aí para o que José havia feito. Esse Faraó mau chamou todos os seus líderes e disse assim: "Os filhos de Israel se tornaram em muitos! Eles são mais numerosos e mais poderosos que nós! Se não fizermos alguma coisa, logo eles vão pegar tudo o que é nosso e vão tomar até mesmo nosso país"! (Êxodo 11.9,10)
Então eles transformaram o povo de Israel em seus escravos. Se antes os israelitas eram livres, agora eles não eram mais. Eles foram obrigados a fazer tijolos e mais tijolos. E com esses tijolos eles foram obrigados a construir vários prédios e até cidades inteiras para o Faraó. Trabalhavam o dia todo, mal comiam e mal tinham tempo para descansar. E ai, se eles não fizessem direito! Apanhavam com chicotes! A situação ficou tão difícil que os israelitas começaram a clamar a Deus, pedindo socorro. Eles estavam sofrendo muito e só Deus poderia ajudá-los! Será que Deus os ouviu? Claro que ouviu! Porque Deus fala, mas também Ele pode ouvir muito bem quando alguém está sofrendo e gritando por ajuda.
Enquanto o povo clamava a Deus, o Senhor já estava trabalhando para resolver essa situação. Pois Ele disse para Abraão que libertaria os seus descendentes dessa terra de escravidão. E assim faria! Então, o Senhor escolheu um menininho que nasceu na época mais difícil para uma criança nascer. Na época em que esse menininho nasceu, Faraó tinha dado uma ordem para que todos os bebês meninos do povo de Israel fossem mortos! Mas, a mãe desse menininho, desesperada, o colocou num cestinho na beira do rio Nilo.
Alguém aqui sabe o nome desse menininho? Moisés! Moisés significa "tirado das águas" e quem deu esse nome a ele foi a filha de Faraó que o viu na beira do rio. A filha de Faraó achou Moisés tão lindo que o adotou como filho e o levou para morar no palácio. Ali, no palácio de Faraó, Moisés foi educado como um egípcio. Ele estudou na escola dos egípcios, comia a comida dos egípcios, se vestia como um egípcio e conhecia e até adorava os deuses do Egito. Porém, Moisés sabia que não era um egípcio e sim um israelita. E ele não ficava nada feliz ao ver o que acontecia com as pessoas do seu povo.
Certo dia, Moisés viu um egípcio espancando um israelita. E ele ficou tão irado, que na mesma hora matou o egípcio e o escondeu na areia! Ele pensou que ninguém ia falar nada, mas o que Moisés fez se espalhou rapidamente. E é claro, Faraó decidiu puni-lo com a morte! Moisés ficou com tanto medo, que precisou imediatamente fugir do Egito. Ele precisou deixar para trás tudo o que tinha, agora a sua vida de príncipe do Egito não existia mais. Mas até nisso Deus estava trabalhando. Porque queria que Moisés fosse o libertador do Seu povo. Moisés fugiu para uma cidade chamada Midiã, que ficava no meio do deserto. Ali morou com um homem chamado Jetro, se casou com uma de suas filhas e teve um filho. E trabalhou durante muito tempo como pastor de ovelhas. Até que um certo dia, Deus falou com ele....
Moisés estava com as ovelhas num monte chamado Horebe, quando viu uma coisa muito esquisita. Uma pequena árvore estava pegando fogo, mas o fogo não queimava a arvorezinha. Moisés achou aquilo bem estranho, por isso decidiu chegar mais perto para ver o que estava acontecendo. Foi nesse momento que, do meio da arvorezinha, Deus falou: "Moisés, Moisés! Não chegues perto demais e tira as sandálias dos seus pés porque o lugar em que você está é uma terra santa. Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó!" (Êxodo 3.4-6). Moisés levou um susto quando ouviu aquela voz. E na mesma hora cobriu o rosto, pois estava com medo de olhar para Deus.
E o Senhor falou mais: "Eu estou observando como o meu povo tem sido maltratado pelos egípcios. Eu estou vendo o quanto eles estão sofrendo e passando necessidade. E eu ouvi o grito deles de sofrimento. Por isso estou falando com você. Porque eu decidi tirá-los daqui e levá-los para uma terra boa, onde há muito leite e mel. Por Eu quero que você vá até Faraó e diga para ele deixar o meu povo ir embora. Também quero que você vá até os líderes dos israelitas. E diga que Eu apareci para você e enviei você para essa missão. E chame os líderes para irem com você até o Faraó. Eles te acompanharão. Vocês conversarão com o Faraó, mas ele não vai deixar vocês irem. Por esse motivo eu vou estender a minha mão e vou trazer pragas sobre o Egito. Então, somente depois disso é que vocês sairão".
Que ordem Deus estava dando para Moisés! Parecia uma coisa muito fácil, mas não era bem assim. Moisés não queria ir de jeito nenhum. Ele estava tão bem agora...tão em paz, fazia tanto tempo que o Egito já não era mais a casa dele...Moisés tentou então fazer Deus desistir da ideia: "Ah Deus, não peça isso para mim! Quem sou eu para ir até o Faraó?"
Então o Senhor falou: Não importa quem você é. Faça o que eu te mandei. Eu estarei com você e isso é suficiente!
Mas Moisés continuou dando desculpas: "Quando eu for até o povo de Israel e disser que o Senhor Deus, o Deus deles, me enviou e eles me perguntarem, qual é o nome desse Deus, o que eu deverei dizer? Deus disse: "Diga para eles que meu nome é YAHWEH. Eu sou o que Sou. O Deus dos seus antepassados Abraão, Isaque, Jacó, me enviou até vocês. O Eu Sou!"
Mas o teimoso Moisés ainda não queria ir não. Ele foi teimoso com Deus e disse: "Senhor, os israelitas não acreditarão em mim, nem darão ouvidos às minhas palavras. Eles não acreditarão que eu tive uma experiência com o Senhor! Ah, o Senhor Deus estava perdendo a paciência com as desculpas de Moisés. Então disse para ele pegar a vara que tinha na mão e jogar no chão. Moisés fez o que Deus disse e na mesma hora a vara se transformou numa grande cobra...Moisés medroso, correu da cobra. E Deus mandou ele pegar a cobra pela cauda. Então, ele pegou, e na mesma hora a cobra virou uma vara de novo.
Deus mandou então Moisés colocar a mão no peito. Na mesma hora, a mão dele ficou cheia de uma doença chamada lepra. E Deus mandou Moisés colocar a mão novamente e a lepra desapareceu! E o Senhor disse: "Você fará esses sinais para provar aos israelitas que Eu Sou apareceu para você. E se eles não acreditarem em você, no primeiro sinal, com certeza vão acreditar no segundo".
Mas Moisés ainda tinha mais uma desculpa. É que desde pequeno ele era gago. E essa foi a última desculpa que deu para Deus: "Senhor, eu sou gago! Não te-te-nho fa-ci-ci-cilidade pa-para fa-falar!". E mais uma vez Deus disse: "Oras, eu não sou YAHWEh? Não posso tudo? Não fui em quem colocou a boca e a língua na sua boca? Então vá porque eu estarei contigo e te ensinarei o que você vai falar!"
Será que dessa vez Moisés aceitou? Não!!! Ainda não!!!! Que homem difícil! Moisés não queria ir de jeito nenhum. E ele disse: "Senhor, manda outra pessoa no meu lugar". Imaginem, crianças. Vocês ficariam calmas com uma pessoa teimosa assim? Deus ficou muito bravo com Moisés, mas ainda sim, teve paciência. Moisés até que queria fugir do seu chamado, mas Deus o havia escolhido e nenhuma desculpa que ele desse faria com que Deus desistisse do chamado. E não teve jeito, Moisés teve que voltar ao Egito, com seu irmão Arão. E lá se foi Moisés, de volta para a terra onde ele nasceu, para cumprir o que Deus disse.
Encerramento: A forma que Deus usou para falar com Moisés, foi a natureza. Uma árvore que não se queimava. Que jeito mais legal de se falar com alguém né? Deus falou do meio do fogo que estava na árvore que não pegava fogo....isso é tão maravilhoso! Da mesma forma, Deus fala conosco de diversas formas. O Apóstolo fala em Romanos 1 que Deus se revela para nós de muitas formas, inclusive pela natureza. Tudo o que foi criado, revela um Deus de amor, que quer se comunicar conosco!
Deus foi muito paciente com Moisés em todas as suas desculpas. Mas não abriu mão de jeito nenhum de Moisés cumprir o que Ele falou. E assim acontece conosco,com uma diferença. Na época de Moisés, não existia nenhuma palavra escrita...não havia bíblia ainda. Não foi Moisés quem escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia? Então foi por isso que o Senhor aceitou as desculpas de Moisés.
Mas e hoje? Ninguém pode dizer a Deus que Ele não fala. Hoje, o Senhor continua falando de diversas formas, inclusive através da natureza. Em toda a criação Deus chama as pessoas para ouvirem a sua voz e o obedecerem. E para que você não tenha dúvida, tudo está registrado em Sua Palavra, a Bíblia. Por esse motivo, ninguém vai poder dar desculpas por não obedecer a Deus e fazer a Sua vontade. Isso mesmo!
Quando Jesus voltar e se sentar no trono dele, você não poderá fazer como Moisés. Não terá como ficar inventando um monte de desculpas para dizer para Ele porque não obedeceu. Então, crianças, aprendam desde já. Nesse mundo tão cheio de opiniões sobre tudo e sobre todos, a voz que você deve ouvir e obedecer é à voz de Deus e o que Ele diz em Sua Palavra. Se Deus disse não, é não. Se diz Sim, é sim. Se Ele diz fique, você deve ficar. Mas se ele diz Vá, então corra, sem dar desculpas!
Para conversar com as crianças: Porque Moisés matou o egípcio? Qual foi a forma que Deus usou para falar com Moisés? Porque Moisés não queria de jeito nenhum voltar para o Egito? O que Moisés deveria ter feito quando ouviu a voz de Deus pela primeira vez?
Ministrador: Ore ao Senhor pedindo que Ele ajude as crianças a ouvirem a Sua voz e obedecerem. Que elas estejam prontas para cumprir toda a missão que o Senhor der a elas, sem inventar desculpas! Peça ao Espírito Santo de Deus que dê aos nossos pequenos a capacidade de saber quando elas estão pecando, sendo teimosas e dando desculpas para não fazer as coisas.
Figuras:
Lição do Dia:
Tarefa da Semana:
Leitura Bíblica:
Você sabia:
Versículo para decorar:


























Nenhum comentário:
Postar um comentário