14 - Quando Deus fala...é bom amolecer o coração! (Êxodo 5-11, 12.29-42; 13.17-22 e 14)
Ministrador: leve uma pedra para mostrar para as crianças, de qualquer tamanho. Se quiser levar uma pedrinha para cada criança, pode!Quem aqui já ouviu a expressão coração de pedra? Como é a pessoa que tem um coração duro como a pedra? Bem para sabermos isso, precisamos olhar para a pedra. Ela é dura. É difícil de quebrar. E se tem uma pedra no seu sapato, queridas crianças, essa pedra incomoda e machuca. Por isso, a expressão coração de pedra, nós usamos para pessoas que são teimosas, desobedientes, duras e muito difíceis de se quebrar.
Quando o povo de Israel foi para o Egito, eles eram apenas 72 pessoas. Mas eles cresceram tanto, que se tornaram um grande povo. Do tamanho da cidade de Campinas! Naquela época, o Egito já era um grande país. Muito grande, rico e poderoso. E claro que o Faraó ficou com medo de perder o país para aquele povo estrangeiro que morava lá. Por isso, Faraó os transformou em seus escravos. Por muitos e muitos anos. Para ser mais exato, por 430 anos. Ah, mas quando chegou o tempo do povo sair e ir para Canaã, então Deus levantou um homem para libertá-los. Quem era esse homem? Moisés!
Depois de muito teimar com Deus, Moisés aceitou a missão para voltar para o Egito, com seu irmão Arão. E lá eles teriam um grande trabalho: trazer um recado bem claro de Deus para Faraó. Claro e simples, onde Deus dizia: "Deixa o meu povo ir para o deserto me adorar". Era claro, simples, mas um grande trabalho, pois Faraó jamais aceitaria perder aquele monte de escravos de uma vez só. O Egito estava indo muito bem com eles. Deixar eles irem para adorar um Deus que Faraó nem conhecia? De jeito nenhum!
Pois lá foram Moisés e Arão. Eles obedeceram ao que Deus disse e deram o recado para Faraó. Mas Deus já havia avisado que Faraó estava com o coração duro como pedra. E Deus já estava preparando uns milagres bem fortes para quebrar esse coração. E exatamente como Deus disse, aconteceu! Faraó fez pouco caso do que Deus disse. Ele falou: quem esse tal de Yahweh pensa que é? Eu não conheço esse deus, somente os meus deuses do Egito. E tem mais, nenhum Israelita está autorizado a sair do Egito. Eles são meus escravos e aqui ficarão!
Moisés e Arão explicaram para Faraó: "O Deus dos Israelitas veio ao nosso encontro. Ele quer que você nos deixe sair para oferecer um sacrifício para Deus no deserto. Se você não deixar, o Senhor castigará todo o Egito com pragas! Mas Faraó estava com o coração bem duro. E ele ficou tão bravo com esse pedido que agora seria muito pior para os Israelitas: antes eles tinham a palha para fazer uma grande quantidade de tijolos. Mas agora, eles mesmos é que teriam que ir encontrar a palha. E ai se não conseguissem fazer todos os tijolos que Faraó queria. Eles apanhariam muito. E foi isso que aconteceu. O povo passou a sofrer muito mais.
Então Deus falou a Moisés: "Agora você vai ver o que eu vou fazer com Faraó! Ele não quer deixar o meu povo ir de comum acordo, não é? Eu vou pesar a minha mão sobre o Egito. E Faraó, querendo ou não, vai deixar vocês irem. Porque eu apareci para Abraão, para Isaque e para Jacó e fiz uma aliança com eles, prometendo que a terra de Canaã seria deles. E agora eu vou agir, para que o meu povo saia do Egito em direção à Canaã, a terra da promessa". (Êxodo 6.1-5)
Moisés e Arão disseram para Faraó tudo o que Deus disse. E mais. Eles fizeram milagres na frente de Faraó. Fizeram a vara de Arão virar uma serpente. Mas Faraó chamou os seus feiticeiros e eles fizeram a mesma coisa. Só que a serpente de Arão comeu todas as serpentes dos feiticeiros, porque o Deus de Israel é mais poderoso do que os outros deuses. Mesmo vendo tudo isso, o coração de Faraó se endureceu ainda mais. E então Deus fez o que disse que faria. Ele enviou terríveis pragas para castigar Faraó e todo o Egito.
Certo dia,Faraó estava tomando banho no rio Nilo. Moisés foi até lá, e tocou no rio com o cajado que havia virado uma serpente. Na mesma hora a água se transformou em sangue, grosso e quente. E não foi só o rio Nilo não! Todos os lagos, as fontes de água, as caixas dágua, e até a água do filtro, tudo se transformou em sangue. Foi um grande estrago, porque o rio Nilo era muito grande. Todos os peixes morreram e havia sangue por todo o Egito! Essa praga durou sete dias. E Deus mandou Moisés dizer para Faraó libertar o seu povo. Mas Faraó disse não.
Depois disso o Senhor mandou rãs. Muitas rãs. Milhares delas. Todas as casas, as panelas, os quartos, os fornos, ficaram cheios desses sapinhos nojentos. Não havia um lugar na casa dos egípcios, nem no palácio, onde não houvesse milhares de rãs. Nesse momento, Faraó ficou muito abalado. Ele chamou Moisés e Arão e disse que deixaria o povo ir, contanto que aquelas rãs nojentas sumissem dali. Moisés orou a Yahweh, e todas as rãs no Egito morreram! Mas, assim que as rãs morreram, Faraó endureceu o seu coração de novo! Ele disse não. Jamais o povo sairia do Egito.
E então veio a terceira praga. o Egito ficou cheio de piolhos. Vocês podem imaginar? Todas as cabeças das pessoas e até os animais ficaram cheios de piolhos, que picavam e faziam o corpo todo coçar. Até os feiticeiros do Egito disseram que tudo o que estava acontecendo era o dedo de Deus! Mas mesmo assim, mesmo Moisés dizendo que Deus queria que seu povo saísse, Faraó não deixou o povo ir.
A quarta praga foi horrível. Enxames de moscas enormes e nojentas entraram no Egito. Elas picavam e traziam muita dor. E as suas picadas faziam com que vermes nascessem sob a pele das pessoas e animais. O Egito estava cheio de moscas. Mas esperem! Dessa vez, na terra de Gósen, onde morava o povo de Israel, não havia nenhuma mosca. Um grande milagre! Deus fez isso para que os egípcios soubessem o quanto Ele estava protegendo o Seu povo. E ninguém conseguiria derrubar o povo de Israel, nem o Deus de Israel. No meio daquele monte de moscas, o coração de Faraó começou a se amolecer. Mas foi só Moisés orar e as moscas irem embora que Faraó esqueceu do que havia prometido. E novamente não deixou o povo partir.
Depois disso, todos os animais do Egito morreram de repente. Foi um susto enorme. Mas na terra de Gósen, todos os animais continuavam vivos. E Faraó ficou com o coração mais duro ainda. A sexta praga trouxe feridas enormes, cheias de pus no corpo dos egípcios. Mas Faraó não deu ouvidos a Moisés nem a Arão.
E mais uma praga veio, por causa da teimosia de Faraó.Uma pesada chuva de pedras de gelo caiu sobre o Egito. Pedras que destruíram toda a plantação. Pedras que acabaram com as árvores e mataram todos os que estavam ao ar livre. Mas na terra de Gósen, nenhuma pedra de granizo caiu. Depois dessa horrível tempestade, os conselheiros de Faraó insistiram para que Faraó deixasse o povo ir, para que o Egito não fosse completamente destruído. Mas Faraó não queria libertar o povo. Ele até deixaria o povo dar uma saidinha, mas ficariam no Egito as crianças, as mulheres e os animais. Mas não foi isso que Deus havia dito. Ele disse para Faraó: Deixa o meu povo ir!
Então vieram grandes, enormes gafanhotos sobre o Egito. Eram tantos, tantos que o céu se escureceu. Foi a oitava praga. Eles comeram tudo o que a chuva de granizo não destruiu. Agora, com essa praga, tudo o que era plantação, tudo o que era planta, o que era verde, não existia mais. O Egito estava devastado! Por isso Faraó chamou Moisés e Arão e reconheceu o seu erro! Ele reconheceu que havia pecado contra Deus e pediu para que Moisés orasse para Deus levar a praga embora. E mais uma vez Moisés orou, a praga foi embora e o coração de Faraó se endureceu novamente. Ele não deixou o povo de Israel partir. E o Senhor enviou então a nona praga. Não eram bichos, nem chuva, nem terremoto. Mas uma coisa mais medonha que isso, a escuridão. Tudo ficou tão escuro, que ninguém conseguia enxergar nem mesmo um palmo à sua frente. E todos precisaram ficar trancados em suas casas durante três dias, sem sair do lugar. E mesmo que tentassem acender velas, estas se apagavam. Mas, na terra dos Israelitas, havia a luz d da. Estranho, não é mesmo?
Agora Faraó queria deixar o povo ir. Mas que estes deixassem todos os seus animais e riquezas lá no Egito. Mas Moisés tinha uma missão. E ele disse para Faraó que nada ficaria no Egito. Nem homens, nem mulheres, nem crianças, nem animais, nem mesmo uma unha! (Ex. 10.26). Então, mais uma vez Faraó endureceu o coração como pedra. E dessa vez ele disse a Moisés: vai embora daqui e nunca mais apareça! Porque se você aparecer aqui, no mesmo momento será morto! (Ex. 10.28).
Moisés já sabia que nunca mais veria Faraó, como ele mesmo falou. E o Senhor Deus Yahweh disse: "Essa será a última praga que enviarei. Depois desta, de fato, Faraó mesmo expulsará vocês daqui, e para sempre!". Então, depois de alguns dias, meia noite, aconteceu a coisa mais triste que poderia acontecer no Egito. A última praga foi a mais forte de todas. Um anjo de Deus passou de casa em casa, no Egito. E por onde ele passou, todo filho que nasceu primeiro morreu. Até mesmo os primeiros filhotes de cada animal morreram. E também morreu o filho mais velho do Faraó. Naquela noite houve uma gritaria e um forte choro no Egito como nunca houve antes. Mas na terra de Gósen, as famílias de Israel estavam completas, com as malas prontas para partir, pois Deus havia ordenado que assim fosse. E nenhum filho primogênito morreu na terra de Gósen.
Na mesma noite, Faraó mandou dizer para Faraó e Arão saírem imediatamente com o povo e irem embora, prestar o culto a Deus no deserto, como eles haviam insistido. E mandou que levassem tudo. Todo o povo do Egito estava nas portas, mandando os israelitas embora depressa, porque estavam com medo de morrer. E enquanto o povo de Israel passava pelas ruas, os egípcios davam a eles tudo o que eles pediam: ouro, roupas, comida, brinquedos. O povo de Israel saiu do Egito com muitas riquezas. Dessa forma, Deus mesmo pagou para eles tudo o que os egípcios fizeram durante aqueles 430 anos.
Mas a história não acaba aí. Você imagina o quanto de tempo leva para uma multidão de 2 milhões de pessoas se locomoverem? Eles estavam caminhando bem devagar. E agora saíram do Egito e estavam entrando no deserto. Deus estava guiando o povo com uma coluna de nuvem, que os protegia do sol e com uma coluna de fogo à noite, para que eles ficassem aquecidos. Agora eles achavam que estavam seguros. Mas Faraó não havia desistido. O coração dele voltou a se endurecer. Ele se arrependeu de ter deixado o povo ir! Por isso juntou todos os seus soldados e os mandou ir atrás do povo. Vocês podem imaginar o desespero dos Israelitas, quando viram, ao longe, os cavalos de Faraó em sua direção?
E o povo teve grande medo e clamou a Yahweh! E também reclamaram com Moisés! Mas Moisés deu grande coragem para o povo, mandando eles ficarem firmes, pois Deus faria um grande milagre para salvá-los. E foi isso exatamente que aconteceu. Para livrar seu povo amado, o Senhor Deus fez um dos maiores milagres de toda a história do mundo. Ele abriu o mar vermelho e fez com que todo o povo o atravessasse, como se estivesse passando por um caminho seco. E quando a última pessoa do povo de Israel tirou os pés da areia do mar, ele se fechou com toda a força, matando todos os soldados e cavalos do Faraó! E por fim, Faraó deixou o povo de Israel em paz. Ele viu que era impossível lutar contra o Deus de Israel. Ele aprendeu a lição. Quando se trata das coisas de Deus, e da palavra de Deus, endurecer o coração é a pior coisa para alguém fazer, porque o castigo vem! Quando Deus fala, é bom amadurecer o coração!
Encerramento: Faraó era malvado e maligno. Ele não queria de nenhum jeito obedecer à voz de Deus e libertar o povo de Israel. É claro que isso seria um prejuízo para ele, porque ele os israelitas trabalhavam de graça no Egito! Da mesma forma você será tentado a não obedecer ao que o Senhor fala, porque isso vai ser prejuízo para você. Você pode pensar: Porque eu não posso mentir, todos os meus amigos mentem e se dão super bem? Eles colam na escola, namoram escondido e seus pais não sabem. E eu tenho que ficar falando a verdade e saio sempre perdendo! Não é justo! Ou você vê que as crianças usam o domingo para passear, ir à piscina, e fazer outras coisas legais, mas você tem que vir à Igreja. Muitas vezes você verá pessoas fazendo coisas erradas e se dando super bem. Mas aprenda: uma criança pode até fazer algo errado e se dar super bem, mas isso é só na hora. Porque todas as pessoas que fizerem o que é contrário à Palavra de Deus, uma hora ou outra se darão mal, como aconteceu com Faraó. Por isso, obedeça ao que Deus fala, mesmo que isso pareça ser um prejuízo para você, mesmo que seus amigos te abandonem, mesmo que você seja chamado de chato, de careta, faça as coisas direito. Do jeito que Deus fala. Assim, basta só um pouquinho de tempo e você verá que quem obedece a Deus, sempre se dará muito bem.
Faraó sabia muito bem como ele deveria agir. Porque Deus estava falando e falando e falando. Mas ele endureceu o coração. E de propósito, não obedeceu ao Senhor. Cada vez que o Senhor falava, ele se tornava mais duro, mais insensível, mais teimoso. Por isso, as pragas foram ficando cada vez piores. E os castigos de Deus mais duros, porque Deus queria quebrar o coração de Faraó. Da mesma forma, você não pode ter o coração duro. Quando você ouvir o Apóstolo, ou o pastor, ou o seu líder aqui no Start Kids, ou os seus pais dizendo que você deve abandonar o pecado, e fazer o que é certo, não seja duro como uma pedra! Obedeça e mude imediatamente de atitude. Sabem por que? Porque se você não amolecer o seu coração e obedecer ao que o Senhor diz, Ele mesmo vai castigar você. Como castigou Faraó. Até que você abandone o seu pecado e obedeça a Deus. Então, antes mesmo de acontecer o pior, é melhor você amolecer o seu coração e obedecer ao que Deus manda. Amém?
Para conversar com as crianças:
Quanto tempo passou entre a primeira e a décima praga? Porque Faraó não queria deixar o povo sair do Egito? Como você imagina que era o Egito? E como você imagina que aconteceu cada uma das pragas? Você sabia que cada praga que Deus enviou era relacionada com um deus que os egípcios adoravam? Quanto de prejuízo o Egito teve porque Faraó não quis obedecer à voz de Deus?
Encerramento: Converse com as crianças sobre como age as crianças que tem o coração duro. Leve-as a refletir sobre as atitudes delas que mostram que o coração delas está endurecido como o de Faraó. Sobre o que elas estão teimando em fazer, que Deus já disse para não fazer. Sobre pecados que elas fazem escondidas. Leve-as a reconhecerem sua dureza de coração e pedir perdão pelos seus pecados. Ore para que o Senhor quebre a dureza de coração dessas crianças, para que elas passem a obedecer à Palavra de Deus, mesmo se isso lhes causar prejuízo.
Figuras:
Lição do Dia:
Leitura Bíblica:
Tarefa da Semana:
Você Sabia?
Quebra gelo: https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/06/responda-ou-sofra-as-consequencias.html
































Nenhum comentário:
Postar um comentário