quarta-feira, 22 de junho de 2022

15 - Quando Deus fala...Ele traz cura!

 14 - Quando Deus fala...Ele traz cura! (Êxodo 15.22-26; 17.1-16; Números 20.1-13 )

Ministrador: Converse com as crianças sobre coisas que elas podem comer, que faz muito mal. Comece conversando sobre coisas venenosas como plantas, comidas estragadas, etc. E depois fale com elas sobre comidas que podem fazer mal para a saúde delas: salgadinhos, muito açúcar, lanches, gorduras. Muitas coisas que colocamos para dentro podem nos fazer mal. Mas vocês sabiam que existem coisas que saem da nossa boca que podem fazer mal? Isso mesmo! Foi Jesus quem disse que nossas palavras tem poder para fazer mal para as pessoas. (Mateus 15.11). Quando é que podemos fazer o mal com nossas palavras? Quando fazemos bulliyng com crianças da escola ou da rua, zoando da cor da pele, do cabelo, do peso, dando apelidos...Ou quando respondemos mal educadamente para professores, pais, líderes, irmãos. E também quando dizemos qualquer coisa contra Deus e sua Palavra. Da sua boca, criança, só deve sair boas palavras, que abençoem e cure as pessoas. Boas palavras para as pessoas e também para o nosso maravilhoso Senhor e Pai.

O povo de Israel, agora estava andando pelo deserto, em direção à terra prometida. Não seria fácil, pois todo o caminho era pelo deserto. E o que é que menos encontramos no deserto, crianças? Água! Imaginem a quantidade de água necessária para saciar a sede daquela multidão? Muita, muita água. E onde Deus arranjaria tanta água? Bem, o criador da água sempre tem um milagre reservado para o Seu povo.

Quando eles saíram do Egito, com certeza levaram muita água fresca. Mas, à medida em que iam caminhando, com aquele calor do deserto, as reservas de água foram se esgotando! Será que encontrariam água em algum lugar do deserto?

Depois de alguns dias de caminhada o povo chegou a um lugar chamado Mara. E lá, ufa, havia sim alguns poços de água. Mas, que decepção! As águas eram amargas e não dava para o povo beber e nem ao menos cozinhar. Não prestavam para nada!

O povo de Israel começou a reclamar com Moisés: "E agora, o que vamos beber? Vamos morrer aqui no deserto!" Eles eram tão ingratos! Haviam esquecido do que Deus fez lá no Egito. Se Deus transformou o Nilo em sangue, não poderia transformar as águas de Mara em águas doces? Eles também se esqueceram de que Deus, com seu poder, abriu o Mar Vermelho para que eles passassem em segurança e fechou o Mar Vermelho para que os soldados egípcios morressem. Eles usaram a boca deles para falar mal de Deus e também de Moisés. 

Moisés imediatamente clamou ao Senhor, que disse: "Pegue essa arvorezinha que você está vendo. Jogue-a na água. E ela se tornará boa para beber". Moisés, na mesma hora obedeceu. E então aconteceu um grande milagre! Aquela água, que estava amarga somente há alguns minutos, se tornou doce e potável, muito boa para beber. E o povo pode saciar a sede e guardar água para os próximos dias de viagem.

Vocês sabiam que faltou água para o povo, por mais duas vezes, durante a viagem para a Canaã? E nas duas vezes, novamente o povo usou a boca para falar mal de Deus e de Moisés. Mais uma vez eles disseram que Deus os havia retirado do Egito para matá-los de sede, eles e seus animais. E então, por duas vezes, Deus fez sair água de uma grande rocha, para que o povo fosse saciado. Que paciência Deus tinha com o povo, não é mesmo? Bem, Ele foi paciente sim, mas todas as vezes que o povo falava contra Deus e contra Moisés, algum castigo vinha.

Ali em Mara, quando Deus transformou as águas amargas em doces, aconteceu algo muito, muito importante. O Senhor Deus entregou para o povo ordens e leis, que eles, como povo de Deus deveriam obedecer. Sim! Porque sem ordens e leis, cada um faria o que bem quisesse. E o acampamento dos israelitas ficaria uma bagunça. Se o povo quisesse ser abençoado por Deus e ter uma vida cheia de milagres, deveria cumprir essas ordens e leis.

Deus falou: "Se vocês ouvirem com atenção à minha voz e fizerem o que é correto diante de mim, se vocês derem ouvidos aos meus mandamentos e guardarem todas as minhas leis, nenhuma das enfermidades que vieram sobre  o Egito virão sobre vocês, porque Eu Sou Yahweh Rafá, aquele que te Cura!" (Ex. 15.26)

Ah, que Palavra mais linda saiu da boca de Deus! Enquanto da boca do povo só saía reclamação e palavras maldosas contra Deus e contra Moisés, da boca de Deus só saíram palavras de Cura! Ali, naquele dia, no dia em que o Senhor transformou as águas amargas em doce, Ele ensinou ao povo que se eles cuidassem em obedecer à Sua Palavra, seriam sempre curados e protegidos do mal.

Encerramento: Crianças, o desejo de Deus é nos curar. Para isso Ele enviou a Sua Palavra. Isso mesmo! A Palavra de Deus é como uma fonte de água limpa e fresca que cura os nossos corações. Tudo o que Deus fala é verdade e é bom. Não é somente isso! O que Deus disse é para o nosso bem. Se obedecermos ao que Deus disse e confiarmos em Sua Palavra, tudo dará certo conosco!

Vocês sabiam que, na primeira vez que Deus tirou água da rocha para o povo beber, inimigos entraram no acampamento para atacar os filhos de Israel? E olha que Moisés precisou ficar com as mãos levantadas em oração, enquanto os soldados de Israel lutavam e Deus deu a vitória. Sabem por que isso aconteceu? Porque antes do milagre, o povo reclamou de Deus. Eles chegaram até a dizer que gostariam de voltar a ser escravos no Egito. Foi por isso que o Senhor os castigou. Porque não guardaram a Palavra do Senhor e não crera Nele.

Pois é isso o que acontece sempre que você questiona ou duvida da Palavra do Senhor. O inimigo não entra em sua casa, mas entra em sua mente.  E você pode se tornar um enfermo. Se você observar, por todos os lugares onde vai, até mesmo na escola, ou lugares virtuais, como as redes sociais, os filmes e programas de televisão, há informações e leis que vão completamente contra o que o Senhor disse em Sua Palavra. Abra bem os seus olhos. Porque se você aceitar tudo o que eles dizem, até mesmo que seja para manter as amizades, isso fará muito mal para você. Será como a água amarga lá no poço de Mara. Nunca, crianças, aceitem essa "água" que o mundo oferece para vocês. Ela só trará confusão em suas cabecinhas. Creiam na Palavra de Deus. Ela sim, cura a nossa vida. Amém? Creiam no que Deus diz. 

Para conversar com as crianças:  O que Moisés e Deus sentiram quando o povo reclamou? Porque o Senhor colocou leis e regras para serem obedecidas? Que tipo de comportamentos, informações e leis contrárias à Bíblia, você tem visto no dia a dia? (rebeldia, desobediência, reclamação, relacionamentos com pessoas do mesmo sexo, sexo explícito, uso de drogas)....O que acontece com as pessoas que vivem em rebeldia contra Deus e suas leis? Que tipo de cura a Palavra de Deus traz em nossas vidas?

Ministrador: Ore com as crianças pedindo perdão por muitas vezes, deixarem sair de suas bocas palavras que fazem mal às pessoas. Dê um tempo para que elas digam a Deus, sozinhas, por si mesmas, que tipo de palavras elas tem falado para os seus pais, para crianças da rua ou da escola. Leve-as a pedirem perdão por todo bulliyng que fazem contra outras crianças. Leve-as a pedirem perdão por toda palavra que disseram contra Deus ou contra a Igreja.   Declare junto com as crianças: "Senhor Deus, eu não quero aceitar a água amarga que quem não é cristão me oferece. Eu me recuso a aceitar tudo o que assisto, leio, ou ouço, que vai contra a Sua Palavra. Eu creio em Ti e em Sua Palavra, Senhor. Espírito Santo de Deus, me ajude a obedecer à Palavra do Senhor, sem nunca duvidar. Me ajude a rejeitar todo comportamento e ensino que vai contra a Palavra de Deus. E que a minha boca, a partir de agora, seja como a boca de Deus, que dela só saiam palavras de Cura. Em nome de Jesus, amém!"

Figuras:
















Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:


Você sabia?




Versículo para decorar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...