quarta-feira, 31 de agosto de 2022

24 - Quando Deus fala... a natureza obedece!

Quando Deus fala...a natureza obedece! ( I Reis 18)

Você já parou para pensar porque o mar chega até um ponto da praia e volta, dali ele não pode passar? Porque a Lua e o Sol não caem do céu? Porque a terra fica parada no universo, sem despencar? Quem controla as estações, para que fique frio num lugar e no outro esteja calor? Bem, a ciência até pode responder, mas se eu e você cremos na Bíblia, então a resposta certa é que o Senhor Deus, quando estava criando o mundo, falou para o mar ter um limite! Ele mandou que a lua e o sol ficassem fixos no universo, sem cair. E foi por Sua Palavra, que a terra também ficou no lugar exato onde ela está, no Sistema Solar. E foi a Palavra de Deus que estabeleceu em qual época faria frio ou calor no Brasil.  Então é importante você entender que é a Palavra de Deus que mantém o mundo em pé e firme no lugar onde Ele está. E basta Deus dar uma ordem à natureza, ela obedece no mesmo momento!

Elias foi chamado por Deus para ser um profeta. Profeta,você já aprendeu,  é uma pessoa que recebe um recado de Deus, para entregar para uma ou mais pessoas. Deus mandou Elias dar um recado para quem, vocês se lembram? Qual recado foi, para quem foi e porque Deus deu o recado?

Já fazia três anos que não chovia em Israel. Nada vezes nada. Nem uma gotinha caía naquela terra, que já é seca por natureza. A terra ficou esturricada e os animais estavam morrendo de sede e fome, pois não nascia nada, nem mato para os bois e ovelhas. E as pessoas estavam desesperadas! Muitos já haviam morrido. Mas, se Deus havia fechado os céus por causa do pecado de Acabe, então os céus estavam fechados. E só voltaria a chover novamente, só cairia água do céu quando Deus ordenasse. Esse era um castigo que o Senhor estava dando por causa da desobediência de Acabe e do povo de Israel.

E então, um dia o Senhor falou a Elias: "Chegou a hora de você ir até Acabe, porque Eu vou mandar chuva sobre a terra". Elias obedeceu o Senhor e foi até Samaria, cidade onde estava o palácio de Acabe. Ele precisou de muita coragem, sabem por quê? Porque Jezabel, a esposa de Acabe estava exterminando os profetas do Senhor. Exterminar é uma coisa muito cruel. Ela estava matando os profetas sem dó nem piedade. E Elias, claro, era o profeta mais procurado em todo o Israel. Se tivesse outdoor ou internet naquela época, a foto de Elias estaria em todos os lugares com a palavra: Procurado, vivo ou morto! 

Mas Elias foi, porque Deus mandou e porque Deus estava protegendo a sua vida.  Assim que o rei Acabe viu Elias, disse assim: "Ah, enfim você veio me encontrar, seu perturbador de Israel! Veja só o que as suas palavras estão fazendo, você só traz desgraça para nós!" (I Rs 18.17). Elias respondeu ao rei: "Você sabe muito bem que não sou eu o perturbador de Israel e sim é você e toda a sua família que estão causando essa seca! Poi você abandonou os mandamentos de Deus e está cultuando o ídolo Baal!"(I Rs 18.18).

E Elias não ficou conversando muito com Acabe não. Ele falou para Acabe exatamente o que Deus mandou ele dizer. "Olha, Acabe, Deus simplesmente mandou te dizer que ele quer uma reunião no Monte Carmelo, que é aqui próximo. Onde você tem adorado a Baal. Será uma reunião entre mim, profeta de Deus e entre os profetas do falso deus Baal, que ficam profetizando mentiras ao povo, porque Baal também é uma mentira. Então, eu e os seus 450 profetas de Baal nos reuniremos no Monte Carmelo, em breve". E foi só isso que Elias falou. E por ondem de Deus, convidou todo o povo para assistir o que ia acontecer no Monte Carmelo.

Pois no dia e hora marcados, lá estavam Elias, os 450 profetas de Baal e o povo. Elias então fez um desafio aos profetas de Baal. Eles deveriam construir um altar de pedras. Elias também construiria. Os profetas de Baal deveriam oferecer um bezerrinho em pedaços, como oferta a Baal. E Elias ofereceria como oferta a Deus. Só que nenhum deles poderia levar o fogo para acender o sacrifício.

Elias então disse aos profetas e ao povo. "Até quando vocês vão ser rebeldes? Se Yahweh é Deus, então vocês vão servi-lo definitivamente. Mas se Baal é Deus, então eu estou errado e todos vamos adorá-lo. Eu e os profetas de Baal vamos oferecer esse sacrifício.  Os profetas de Baal vão invocar o nome de Baal e eu vou invocar o nome de Yahweh, o Deus de Israel. E o Deus que responder enviando o fogo, esse é Deus!" E assim todos concordaram, que esse era um bom desafio.

Primeiro os profetas de Baal fizeram o sacrifício, como o profeta Elias falou. Pegaram um bezerrinho, cortaram em pedaços. Colocaram em cima do altar a Baal e clamaram desde bem cedinho até meio dia, hora do almoço: "Baal, nos responda, envie fogo". Eles gritavam, tocavam instrumentos e dançavam em volta do altar". Eles fizeram isso por horas e horas, mas não houve voz, nem sinal e ninguém respondeu.

Elias, que observava tudo, fez várias piadinhas: "Ei, acho que vocês devem gritar mais alto, já que Baal é um deus! Pode ser que ele esteja conversando com outras pessoas e não consiga ouvir vocês. Ei, será que ele não viajando? Ou talvez ele esteja no banheiro! Ou será que está dormindo? Gritem mais alto, para que ele acorde!" (I Reis 18.27).

E os profetas de Baal continuaram gritando e gritando. Eles até se cortaram com facas, para oferecer o sangue deles para Baal responder. Mas a resposta foi? Nada, nenhuma, silêncio total. Nem palavras, nem fogo. E eles fizeram isso até 3 horas da tarde, ou seja, por 9 horas seguidas e não houve resposta.

Então Elias chamou todo o povo para bem perto dele. Ali perto dele havia um altar erguido a Deus despedaçado. Ele consertou o altar, com doze pedras. E em seguida, fez em volta do altar uma valeta, um buraco que é usado para plantar sementes. Arrumou a lenha, cortou o bezerrinho, colocou sobre a lenha. E fez ainda mais: Elias mandou encherem 4 vasos grandes com a água que restava e jogou toda essa água em cima desse sacrifício.

Como um sacrifício assim, tão encharcado, poderia queimar? Até mesmo se um ser humano teria dificuldades em acender um sacrifício molhado, mas Elias estava em obediência ao Senhor. Elias mandou repetir o processo por três vezes até que a valeta ficou completamente encharcada. Crianças! O sacrifício ficou completamente encharcado. Impossível se acender um fogo ali. Mas Deus mostraria ao povo quem é o Deus verdadeiro, e que quando Ele fala, nenhum elemento da natureza pode resistir à sua ordem, que dirá os homens? Quando Deus é Deus, até a água queima. Aleluia!

E quando o sol estava se pondo, 6 horas da tarde, Elias simplesmente disse em voz alta: "Yahweh, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel (Jacó), que todo o povo saiba que o Senhor é quem manda aqui. O Senhor é o Deus de Israel e é Deus em Israel. E que o povo saiba que eu sou teu servo e que foi por ordem expressa do Senhor que eu realizei todos esses atos de fé mediante a Tua Palavra. Agora responde-me, ó Yahweh, atende-me para que este povo reconheça que só o Senhor é Deus e com isso, o coração do povo se volte para o Senhor!" (I Reis 18.37).

No mesmo instante, caiu fogo do céu, enviado por Deus sobre o sacrifício. O fogo de Deus era tão poderoso, que queimou completamente o bezerro, a lenha, as pedras, o chão e ainda secou toda a água que estava na valeta. Simples e poderoso. Porque Deus havia falado, Elias confiou Nele. E não precisou fazer nenhum dos malabarismos que os profetas do falso deus fizeram. Elias nem precisou repetir a oração. Porque com Deus, as coisas são assim. 

Assim que o povo viu o que aconteceu, todos ficaram assustados e cheios de temor a Deus. Eles imediatamente colocaram seus rostos no chão, em sinal de respeito. E todos gritaram:  Só Yahweh, o Eterno é Deus! Só o Senhor é Deus!. Na mesma hora Elias mandou que o povo prendesse os falsos profetas do falso deus Baal. E todos foram mortos na mesma hora.

E então Elias disse a Acabe: "Acabou o tempo da seca. Deus já fez o que Ele tinha que fazer. Eu ouço o barulho da chuva que se aproxima!".  Elias foi até o Monte Carmelo e orou até ver no céu uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem. E em pouco tempo, o céu se escureceu completamente e com as nuvens chegou o vento, que trouxe uma grande, grande chuva, sobre a terra que estava seca há três anos.

Encerramento: Agora o Senhor já tinha mostrado, através do Seu servo, Elias, para Acabe e para o povo, quem era o dono de Israel. É Yahweh quem mandava e ainda manda. Em Israel e em todos os que crêem em Seu Filho Jesus. E foi provado de uma maneira tão poderosa que Baal, assim como todos os outros ídolos dessa terra, não devem ser adorados porque são falsos, nada podem fazer. Somente Deus tem todo o poder, Aleluia. E se até a natureza o obedece, o que devem fazer os seres humanos? Todos nós devemos colocar o nosso rosto em terra e respeitar o Senhor Deus, porque somente Ele é Deus e mais ninguém.

Crianças, a Palavra de Deus é muito, muito poderosa. Vocês já sabem que é ela quem sustenta todas as coisas. Que o mundo não está suspenso no Universo pela ciência ou por uma explosão. Mas sim pela Palavra de Deus. Por isso, é muito, muito importante vocês, acima de qualquer ensino, acreditarem na Bíblia e no que Deus diz. Porque Ela é a verdade e tudo o que está Nela é a verdade. E o que não aconteceu, ainda vai acontecer, porque a Palavra de Deus tem poder para fazer as coisas acontecerem.

Acreditem na Palavra de Deus. E acreditem nos profetas! Sim, ainda hoje existem homens e mulheres de Deus, chamados para serem profetas, transmitirem recados do Senhor para as pessoas e também para a Igreja. Jesus mesmo já levantou alguns profetas aqui na IBVN. Talvez eles não tenham o título de profeta, mas estão corajosamente orando contra Baal, que aqui em Campinas tem outro nome e pedindo que o Senhor envie fogo do Céu, para provar que Só Ele é Deus aqui em Campinas e na cidade onde você mora!

Assim como Elias, que vocês sejam corajosos para obedecerem à Palavra de Deus e também para pregarem a Palavra de Deus, no meio de um monte de gente que adora a outros deuses. Amém?

Para conversar com as crianças:  Porque Deus segurou exatamente a chuva, como castigo para o povo de Israel? (essa eu vou responder...porque os adoradores de Baal creditavam a esse falso deus, a bênção da chuva - quando chovia, era a Baal que os israelitas erguiam sacrifícios em gratidão e não a Yahweh).  Será que Elias sentiu medo, ao mandar molhar várias vezes o Altar, aumentando assim o nível de dificuldade de pegar fogo?  Qual é o Baal que as pessoas de hoje adoram no lugar de Deus?

Ministrador: Peça para as crianças pegarem as suas Bíblias. Agradeça ao Senhor por Sua Palavra, que sustenta todas as coisas. Agradeça a Deus pelos elementos da natureza, e por cada obra maravilhosa de Deus, que mostra claramente que Ele existe e é dono de tudo. Declare com as crianças que acreditam e sempre acreditarão em Suas Palavras e peça ao Senhor que dê coragem a elas, para que elas não tenham medo de acreditar e pregar a Sua Palavra. Termine esse tempo, declarando o que o povo de Israel declarou (declare várias vezes): Só Yahweh, o Eterno é Deus! Só o Senhor é Deus!.

Figuras:


























Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?




Versículo da Semana:




quarta-feira, 24 de agosto de 2022

23 - Quando Deus fala...Ele nos alimenta!

 Quando Deus fala...Ele nos alimenta! ( I Reis 16.29-33; 17)

Alguém aqui pode me dizer qual é um dos alimentos mais consumidos no mundo? Com certeza hoje, antes de você vir aqui, você já consumiu esse alimento! Acertou quem disse o pão! Sim o pão é um alimento muito importante para nós, que serve para nos saciar e alimentar. Aliás, o pão é um alimento muito consumido em Israel, só que não é um pão parecido com o nosso, que é o francês..Ele é mais parecido com o rap10, só que beeem mais grosso. Desde o Egito, os pão fazia parte das principais refeições dos israelitas, você sabia? É com ele que as pessoas pegavam os alimentos no prato. Só mais uma pergunta: Quem é o país que mais come pão no mundo? É a Rússia! Cada habitante come cerca de dez quilos de pão por mês, o que dá um total de 200 pães por mês, ou 7 pães por dia! Uau!

Na época em que o povo de Israel conquistou a Terra Prometida, não havia nenhuma Bíblia circulando. Eles só tinham as leis, escritas nas tábuas de pedra por Moisés, e não tinham nada mais. O povo nem sabia falar com Deus e nem mesmo ouvir a Sua voz.  Naquela época, cada um fazia o que bem entendia, mesmo sabendo que estava desagradando a Deus. 

Foi por esse motivo que Deus escolheu alguns homens muito especiais para falar com eles e contar as coisas que estavam para acontecer. Homens para quem Deus mostrava as coisas erradas que o povo estava fazendo e esses homens deveriam levar recados de Deus para eles. Esses homens eram conhecidos como Profetas. Eles tinham a capacidade de ouvir com muita clareza a voz de Deus. E tinham a coragem de falar exatamente o que tinham ouvido.  Vocês sabiam que quando um profeta chegava numa cidade ou num lugar, as pessoas ficavam com muito medo porque sabiam que ele trazia um importante e por vezes duro recado de Deus? Isso mesmo! 

Depois dos israelitas terem conquistado a Terra de Canaã, o nome dessa terra foi mudado para Israel. Agora, Israel não era mais o nome de um povo e sim um país. E como todos os países em volta deles tinha um rei, então o povo quis também ter um rei. Deus não gostou muito da ideia, pois Ele era o Rei perfeito deles, mas o povo não quis saber não. Eles pediram um rei e Deus deu a eles um rei. O primeiro rei de Israel foi Saul. E o segundo rei de Israel foi Davi. Davi foi um rei maravilhoso, um homem segundo o coração de Deus, que o obedeceu! Mas depois que Davi morreu, outros reis ocuparam o trono de Israel. E nem todos eram obedientes a Deus como Davi. Muitos deles desobedeceram ao Senhor fazendo o que Ele reprova, ou seja, adorando a imagens e prestando culto a elas. Deus detestava e ainda detesta a idolatria. Mas muitos reis não estavam nem aí para o que o Senhor pensava e adoravam outros deuses sem ter temor a Ele.

Pois certo dia chegou ao trono um rei chamado Acabe. Ele foi um rei muito, muito terrível! Ele entrou para a lista dos piores reis de Israel. E sabem o que ele fez, crianças? Em primeiro lugar Acabe se casou com uma mulher que não era israelita. O seu nome era Jezabel. E Jezabel não adorava ao Deus de Israel. Ela adorava a uma estátua horrível, com cara de boi, chamada BAAL. E ela, a Jezabel, trouxe para Israel a adoração a esse deus. Acabe não falou nada, nem impediu a sua esposa de fazer isso. Muito pelo contrário, ele construiu um templo e um altar de adoração para o Baal e passou a adorá-lo junto com Jezabel. E o pior é que todo o povo também adorou a Baal junto com Acabe, exatamente como aconteceu com o bezerro de ouro lá no deserto. Muito, muito triste.

Vocês pensam que Deus aceitou isso como se nada estivesse acontecendo? Não mesmo! Ele ficou tão irado, tão irado com Acabe que tomou uma decisão. Israel seria castigado por esse tamanho pecado. Foi então que Deus chamou um profeta jovem chamado Elias. E mandou Elias entregar o seguinte recado a Acabe:

"Tão certo como o Deus de Israel está vivo, não cairá nenhuma chuva nos próximos anos. Só choverá novamente quando eu abrir a boca e falar". Isso era um recado de Deus! Por causa do pecado de Acabe, os céus de Israel seriam fechados e a chuva, tão importante para a vida, não cairia mais. As fontes se secariam, as colheitas se estragariam e as pessoas iam morrer de fome e sede!

Acabe ficou com muita raiva de Elias. Ele não aceitou as palavras do Profeta e claro que planejava matá-lo! Por isso o Senhor mandou Elias sair da cidade e ir para bem longe dali, num local que tinha um ribeiro, onde Elias poderia sobreviver. E para que Elias não morresse de fome, o Senhor cuidou dele. Crianças, todos os dias de manhã e de tarde, corvos traziam a refeição de Elias. Um pedaço bem grande de pão e uma bolota de carne. Isso aconteceu porque o Senhor cuidava e ainda cuida muito bem dos seus Profetas! Elias não ia morrer, por que o Senhor falou que Ele mesmo o alimentaria.

E então a palavra que o Senhor deu através de Elias começou a fazer efeito. Como não caía chuva, não houve plantação. E sem plantação, não havia mais comida para as pessoas, nem trigo para fazer pão. Logo o riacho do local onde Elias estava se secou também. E agora, o que Elias ia fazer? Bem, Deus sempre dá uma direção para os Profetas, eles nunca ficam perdidos.

E foi o que aconteceu com Elias. Deus o mandou sair dali e ir para uma cidade chamada Sarepta; lá, o Senhor disse que uma viúva cuidaria dele. Assim Elias foi para lá, como Deus disse. Assim que chegou na cidade, encontrou uma viúva apanhando lenha e pediu água a ela. E Elias também pediu pão, pois estava com fome! Mas, a viúva disse:

"Senhor, por causa da seca, eu e meu filho já não temos quase nada para comer, a não ser um punhadinho de farinha e um pouquinho de azeite. Eu estou aqui apanhando alguns gravetos para fazer uma panqueca para mim e para meu filho comermos, e logo depois morreremos de fome!".

Mas Elias tinha uma palavra do Senhor.  Se Deus havia falado que aquela viúva cuidaria do Profeta, assim aconteceria. Porque quando Deus fala, Ele nos alimenta! Elias disse assim para a viúva:

"Não tenha medo! Vai até a sua casa e faz para mim, com essa farinha, um bolo pequeno. E depois, com essa farinha você também fara um bolo para você e para seu filho. Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: a farinha da vasilha não se esgotará, e o azeite do seu vaso não jamais faltará, até o dia em que o Senhor fará chover novamente em Israel". (I Rs 17.13,14)

Vocês acham que a viúva de Sarepta acreditou na palavra do Profeta? Sim, ela acreditou, por isso fez o que Elias disse. E dessa forma, enquanto durou a seca, não faltou nem farinha na vasilha nem azeite no vaso da viúva e ela e seu filho sobreviveram com o pão milagroso! Tudo isso aconteceu de acordo com a Palavra que Deus falou por meio de Elias! E Elias pode ficar escondido e bem alimentado, durante o tempo que durou a seca em Israel.

Encerramento:

Crianças, Deus tem um carinho especial com aqueles que obedecem à Sua Palavra. Mas quando se trata das pessoas, para as quais Ele envia recados, os Profetas, Deus tem um carinho e cuidado dobrado! Elias obedeceu ao Senhor e deu aquela dura palavra para o terrível Acabe, mesmo correndo perigo de vida. Mas porque Elias obedeceu ao Senhor, dizendo exatamente o que Deus mandou dizer, o Senhor cuidou dele na época da seca,  usando os corvos e a viúva de Sarepta!

Assim, sem formos obedientes ao Senhor e não tivermos vergonha nem medo de falar a Palavra que Ele mandar, então o Senhor sempre cuidará de nós e se for preciso, mandará corvos e viúvas para nos alimentar, amém? Que aqui, no Start Kids, Deus levante mais Profetas como Elias, crianças com as quais Deus possa conversar e contar o que está para fazer...Aleluia!

Na época dos reis ainda não existia a Bíblia, escrita e recheada com a Palavra de Deus. Mas hoje nós temos a Palavra de Deus em nossas mãos, a Bíblia! Todos nós temos uma, duas ou mais Bíblias em nossa casa. E Deus deixou a Bíblia para nós, exatamente para nos alimentar. Enquanto o pão alimenta o nosso estômago e não nos deixa morrer de fome, a Palavra de Deus alimenta o nosso espírito, que é o lugar onde mora o Espírito Santo de Deus. E ela também limpa a nossa mente, como uma vassoura muito poderosa, ela arranca os pensamentos do mal na nossa mente e coloca os pensamentos de Deus. Por isso, se você quiser ser uma criança forte e corajosa como Elias, alguém usado por Deus, e cheio de saúde na mente e no espírito, precisa ler a Bíblia todos os dias. Não é todos os dias enquanto você está no Start Kids, para ganhar estrelinhas ou um prêmio. Você deve ler a Bíblia todos os dias da sua vida, para se manter firme e alimentado. 

Para conversar com as crianças: Como é que a pessoa fazia para saber se era Profeta? Hoje ainda temos Profetas, homens e mulheres de Deus que transmitem recados de Deus? Qual o trabalho de um Profeta hoje?

Ministrador: Vamos agradecer ao Senhor pela Palavra de Deus, que nos alimenta? Pegue a sua Bíblia, levante ela bem alto e agradeça ao Senhor pela Sua Palavra, pois é ela quem te faz forte em Deus e cheio do Espírito Santo. Agora prometa ao Senhor que você vai ler a Bíblia todos os dias da sua vida, enquanto é criança até ficar bem velhinho. Por fim, ore com as crianças da seguinte forma: "Senhor, eu sei que os Profetas são pessoas muito próximas do Senhor, são os servos que o Senhor usa para falar coisas que ninguém mais ouve e mostrar coisas que ninguém mais vê. Se for da sua vontade, me torne um Profeta nessa Geração; que Eu fale as Suas palavras e ajude muitas pessoas a te obedecer. Em nome de Jesus, amém!"

Figuras:





















Lição do dia:


Tarefa da Semana:




Leitura Bíblica:



Você sabia?



Versículo para decorar:





terça-feira, 16 de agosto de 2022

22 - Quando Deus fala...abra os ouvidos!

 22 - Quando Deus fala....abra os ouvidos! (I Samuel 1 a 3)

Alguém aqui já ouviu falar em Libras? O que são as Libras? Chamamos de Libras a língua utilizada para falar com pessoas surdas, que não podem ouvir. Vocês podem imaginar como é difícil a comunicação entre uma pessoa que fala e uma que não pode ouvir? Por isso a linguagem de sinais não é composta de palavras, mas sim de gestos. Ministrador: ensine as crianças a falarem alguma coisa em Libras. Por exemplo, eu te amo...ou Deus ama você. Ou...Oi, Obrigada..aprenda na internet...

Falar na linguagem de sinais não é tão difícil. Mais difícil do que falar com um surdo de nascença, é falar com quem pode ouvir, mas não quer ouvir.  Essa foi a dificuldade que Deus encontrou com os surdos espirituais, o povo de Israel.

Já fazia algum tempo que o povo de Israel estava na terra de Canaã. Eles estavam morando em suas casas, comendo de boas comidas, mas havia acontecido uma coisa. Infelizmente o povo já não ouvia a voz de Deus como antes. Isso mesmo! Lá no deserto, o Senhor pediu para Moisés construir uma tenda, o Tabernáculo. E esse foi o primeiro templo que Deus construiu! Ele não era feito de paredes, mas de tecidos. E lá dentro, havia uma sala bem especial, chamada de Santo dos Santos. Naquela sala ficava a Arca da Aliança. Uma caixa feita de ouro, com dois anjos em cima; dentro dela estavam guardadas as placas de pedra com os dez mandamentos. Essa caixa representava a presença de Deus e era a peça mais, mais preciosa e sagrada do povo. 

No começo o povo até que obedecia às leis de Deus. Mas com o passar do tempo, como uma fogueira que não tem lenha se apaga, o amor e o respeito do povo ao Senhor Deus acabou. Triste isso, não é mesmo? Desde o deserto, o Senhor escolheu alguns homens especiais para cuidar do Tabernáculo e das coisas do Tabernáculo. Eles eram os sacerdotes. Mas até mesmo os sacerdotes, responsáveis por cuidar do Culto ao Senhor e de ensinar ao povo sobre as leis de Deus, até mesmo eles se afastaram do Senhor. Por isso Deus mesmo desistiu de falar com eles. Ele não falava mais nada com eles, já que ninguém queria ouvi-lo. 

Eli era um Sacerdote. Ele morava em Siló, local para onde o Tabernáculo de Deus havia sido levado. Mas vocês pensam que ele era um bom sacerdote? Não, não mesmo. Sabem qual foi o pecado de Eli? Ele tinha dois filhos maus. Esses filhos também eram responsáveis em cuidar das coisas de Deus com responsabilidade e honestidade. Mas eles não faziam nada disso não. 

Naquela época, era comum as pessoas oferecerem sacrifícios para Deus, vocês já aprenderam sobre isso. Um novilho (boi novo) ou cordeirinho eram oferecidos para Deus em cima de um altar, todos os dias, pela manhã e de tarde. Essas carnes eram ofertadas a Deus pelo povo, em oferta ao Senhor. Mas os filhos de Eli roubavam essas carnes! Quando alguém levava uma carne em oferta ao Senhor, os filhos de Eli tomavam a carne à força das mãos do responsável por oferecer o sacrifício a Deus!

Vocês acham que Deus ligava para isso? Vejam o que está escrito em I Samuel 2.17: "Sendo assim, o pecado desses jovens era muito grave aos olhos do Senhor, porque eles tratavam com desprezo a oferta que pertencia ao Senhor".

Deus viu tudo isso e ficou muito, muito bravo. Ele ficou bravo com o que os filhos de Eli estavam fazendo. E ficou muito bravo com o que Eli estava fazendo, ou com o que Eli não estava fazendo. O que Eli não estava fazendo? Eli não ouvia mais a voz de Deus. E ele também não estava disciplinando os seus filhos. Isso mesmo! Era para Eli até mesmo dar uma punição, um castigo para os seus filhos porque eles estavam agindo errado. Mas Eli não fez nada. Por esse motivo, Deus resolveu tirar de Eli e dos seus filhos a função de ser Sacerdote. Porque todos eles desprezavam a Deus.

E quem agora iria ocupar o lugar de Eli e seus filhos? Bem, crianças, Deus nunca tira ninguém do lugar antes de encontrar outra pessoa melhor para ocupar o lugar.  E é nesse momento que começa a história de alguém que vocês conhecem muito. Samuel.

Elcana, o pai, e Ana, a mãe, não podiam ter filhos. E isso era um sofrimento enorme para Ana. Assim como é para muitas mamães que não podem ter filhos. Naquela época, uma mulher sem filhos também era muito desprezada por todos na cidade. Ela era como, por exemplo, uma geladeira que não gela...uma mulher sem utilidade nenhuma. 

Certo dia Ana foi até o templo em Siló. E lá no altar chorou muito, muito. Ana clamou ao Senhor por um filho. E prometeu a Ele que, se Ele lhe desse um filho, este seria deixado no Templo para servir a Ele. Quando o sacerdote Eli viu aquela mulher chorando, pensou que ela estava bêbada. Mas quando ela disse o que estava acontecendo, Eli mesmo liberou uma bênção sobre ela. E logo Ana ficou grávida de um menino. E ela colocou nele o nome de Samuel, que significa: Deus ouve. Não é lindo o significado do nome Samuel? Quem aqui se chama Samuel ou conhece um Samuel?

Do jeito que Ana prometeu para Deus ela cumpriu. Porque desde já você precisa aprender a cumprir o que promete. Não só para as pessoas, mas principalmente para Deus. Quando Samuel tinha seis anos de idade, Ana o levou para morar na casa do Senhor. E ali, na casa do Senhor, Samuel cresceu ajudando em tudo na casa de Deus. E enquanto os filhos de Eli faziam suas maldades, Samuel ia crescendo. E todas as pessoas que conviviam com ele gostavam muito dele. E Deus o amava cada dia mais.

Por isso, numa noite, Samuel, que devia ter uns oito anos, estava dormindo lá na Tenda onde ficava a Arca da Aliança. Na verdade, ele trabalhava ali, mas não conhecia como era a voz de Deus. Porque Deus nunca tinha falado nada com ele. Só que naquela noite o Senhor falou:  "Samuel! Samuel!". Samuel se levantou mais do que depressa e foi até onde Eli estava..."Eis-me aqui, disse ele"! Mas Eli estranhou, porque ele não havia chamado o menino. "Samuel, acho que você está tendo um pesadelo ou comeu alguma coisa que não te fez bem! Volte a dormir, pois eu não chamei você". Então Samuel voltou a dormir, lá na Tenda da Arca.

Então, Deus chamou novamente: "Samuel! Samuel!". E Samuel se levantou correndo e foi até Eli. Mas Eli, que não estava entendendo nada do que estava acontecendo, disse para ele: "Volte a dormir menino, eu não te chamei não!". Então o Senhor chamou Samuel mais uma vez. E dessa vez, Eli entendeu que era Deus quem estava querendo falar com Samuel.

Eli disse a Samuel: 'Vá deitar-se novamente. E se Ele te chamar de novo, responda: "Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo". E assim Samuel foi dormir novamente. E pela quarta vez, o Senhor voltou a chamá-lo. Vocês podem imaginar como o coração de Samuel bateu forte? Porque Deus, o Senhor a quem ele estava servindo queria falar com ele! "Samuel! Samuel!". E prontamente, Samuel respondeu: "Pode falar Senhor, porque o teu servo está ouvindo!".

Ah, que alívio Deus teve naquele momento! Até que enfim alguém o estava escutando! Então Deus falou o que estava com vontade de falar havia muito tempo. O que será que Deus falou para Samuel? Ele disse bem assim: Eu estou para fazer em Israel uma coisa que, quem ouvir, vai ficar muito assustado. Eu vou acabar com a família de Eli! Porque eu disse para ele castigar os seus filhos e ele não castigou. Então eu mesmo vou castigá-los. Em um dia, os dois filhos dele morrerão na guerra. E depois ele mesmo também vai morrer, quando receber a notícia. 

E assim aconteceu crianças. Depois de um tempo os inimigos filisteus entraram em Israel, mataram muitas pessoas, entre elas os filhos de Eli. E ainda por cima roubaram a Arca da Aliança! Quando Eli ficou sabendo disso, caiu para trás da cadeira e morreu. Um triste fim para um homem que não quis ouvir a Deus. Um triste fim para ele e para a sua família.

Naquele mesmo dia, Samuel, o menino que ouviu a voz de Deus se tornou alguém muito importante em Israel: ele se tornou um Sacerdote e um grande profeta de Deus. E enquanto Samuel crescia, o Senhor continuou aparecendo para Samuel e falando a ele muitas coisas. Deus estava com ele e fazia com que todas as palavras dele se cumprissem.

Encerramento: 

Muitos problemas acontecem em nossa vida quando não ouvimos a voz de Deus. E como você aprendeu bem, quando alguém não ouve o que Deus fala, traz problemas não somente para ele mesmo, mas também para toda a sua família. Vejam que triste história a história de Eli!

Ainda hoje existem muitos adultos e crianças que não ouvem mais a voz de Deus. E o que mais deixa Deus triste é que muitas dessas pessoas estão como Eli, dentro das Igrejas. Essas pessoas podem até estar no altar, pregando, cantando...podem ser pastores e pessoas importantes, como Eli era. Mas, ser importante na Igreja não significa nada. Uma pessoa pode ser importante para os homens, mas pode estar desagradando a Deus. Você precisa aprender desde já, que Deus não valoriza quem faz mais ou menos na Igreja. Quem Deus mais estima, mas gosta? Bem, ele escreveu isso através do profeta Isaías: "A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha Palavra". (Isaías 66.2).

Que vocês cresçam como Samuel - ouvindo todos os dias a voz do Senhor. Porque, para quem está com os ouvidos muito abertos, Deus fala e fala muito, todos os dias, sempre. Para quem anda com Deus, ouvir a Sua voz é natural, assim como você ouve a voz de seus pais. Que você ande com Deus e aprenda a ouvir e a reconhecer a Sua voz. E que os seus ouvidos estejam bem abertos, para que quando o Senhor falar com você, você diga: "Fala Senhor, porque o seu servo está ouvindo!".

Para conversar com as crianças:  Porque os pecados dos filhos de Eli eram muito graves diante de Deus? Porque Eli não castigou os seus filhos? Como Samuel se sentiu quando entendeu que era Deus quem estava falando com ele?  Como Deus se sentiu quando Samuel ouviu a sua voz?

Ministrador:

Crianças, hoje você tem duas opções. Ou pode ser como os filhos de Eli, que eram importantes e reconhecidos naquela época, mas pecavam contra Deus e não ouviam à Sua voz ou ser como Samuel, o filho de Ana. Ele ainda era pequeno e ninguém dava nada por ele, mas Samuel tinha os ouvidos abertos para ouvir a voz de Deus e obedecê-lo. Qual opção você escolhe? Então vamos dizer isso para Deus? Ore com as crianças dizendo ao Senhor que elas querem ser como Samuel. Elas querem estar com os ouvidos muito bem abertos para ouvirem o Senhor falar. Se for possível, toque nos ouvidos das crianças para que seus ouvidos sejam abertos e seja muito natural para elas ouvirem a voz de Deus.

Figuras:


























Lição do Dia:




Tarefa da Semana:



Leitura Bíblica:



Você sabia?:




Versículo para decorar:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...