Quando Deus fala...a natureza obedece! ( I Reis 18)
Você já parou para pensar porque o mar chega até um ponto da praia e volta, dali ele não pode passar? Porque a Lua e o Sol não caem do céu? Porque a terra fica parada no universo, sem despencar? Quem controla as estações, para que fique frio num lugar e no outro esteja calor? Bem, a ciência até pode responder, mas se eu e você cremos na Bíblia, então a resposta certa é que o Senhor Deus, quando estava criando o mundo, falou para o mar ter um limite! Ele mandou que a lua e o sol ficassem fixos no universo, sem cair. E foi por Sua Palavra, que a terra também ficou no lugar exato onde ela está, no Sistema Solar. E foi a Palavra de Deus que estabeleceu em qual época faria frio ou calor no Brasil. Então é importante você entender que é a Palavra de Deus que mantém o mundo em pé e firme no lugar onde Ele está. E basta Deus dar uma ordem à natureza, ela obedece no mesmo momento!
Elias foi chamado por Deus para ser um profeta. Profeta,você já aprendeu, é uma pessoa que recebe um recado de Deus, para entregar para uma ou mais pessoas. Deus mandou Elias dar um recado para quem, vocês se lembram? Qual recado foi, para quem foi e porque Deus deu o recado?
Já fazia três anos que não chovia em Israel. Nada vezes nada. Nem uma gotinha caía naquela terra, que já é seca por natureza. A terra ficou esturricada e os animais estavam morrendo de sede e fome, pois não nascia nada, nem mato para os bois e ovelhas. E as pessoas estavam desesperadas! Muitos já haviam morrido. Mas, se Deus havia fechado os céus por causa do pecado de Acabe, então os céus estavam fechados. E só voltaria a chover novamente, só cairia água do céu quando Deus ordenasse. Esse era um castigo que o Senhor estava dando por causa da desobediência de Acabe e do povo de Israel.
E então, um dia o Senhor falou a Elias: "Chegou a hora de você ir até Acabe, porque Eu vou mandar chuva sobre a terra". Elias obedeceu o Senhor e foi até Samaria, cidade onde estava o palácio de Acabe. Ele precisou de muita coragem, sabem por quê? Porque Jezabel, a esposa de Acabe estava exterminando os profetas do Senhor. Exterminar é uma coisa muito cruel. Ela estava matando os profetas sem dó nem piedade. E Elias, claro, era o profeta mais procurado em todo o Israel. Se tivesse outdoor ou internet naquela época, a foto de Elias estaria em todos os lugares com a palavra: Procurado, vivo ou morto!
Mas Elias foi, porque Deus mandou e porque Deus estava protegendo a sua vida. Assim que o rei Acabe viu Elias, disse assim: "Ah, enfim você veio me encontrar, seu perturbador de Israel! Veja só o que as suas palavras estão fazendo, você só traz desgraça para nós!" (I Rs 18.17). Elias respondeu ao rei: "Você sabe muito bem que não sou eu o perturbador de Israel e sim é você e toda a sua família que estão causando essa seca! Poi você abandonou os mandamentos de Deus e está cultuando o ídolo Baal!". (I Rs 18.18).
E Elias não ficou conversando muito com Acabe não. Ele falou para Acabe exatamente o que Deus mandou ele dizer. "Olha, Acabe, Deus simplesmente mandou te dizer que ele quer uma reunião no Monte Carmelo, que é aqui próximo. Onde você tem adorado a Baal. Será uma reunião entre mim, profeta de Deus e entre os profetas do falso deus Baal, que ficam profetizando mentiras ao povo, porque Baal também é uma mentira. Então, eu e os seus 450 profetas de Baal nos reuniremos no Monte Carmelo, em breve". E foi só isso que Elias falou. E por ondem de Deus, convidou todo o povo para assistir o que ia acontecer no Monte Carmelo.
Pois no dia e hora marcados, lá estavam Elias, os 450 profetas de Baal e o povo. Elias então fez um desafio aos profetas de Baal. Eles deveriam construir um altar de pedras. Elias também construiria. Os profetas de Baal deveriam oferecer um bezerrinho em pedaços, como oferta a Baal. E Elias ofereceria como oferta a Deus. Só que nenhum deles poderia levar o fogo para acender o sacrifício.
Elias então disse aos profetas e ao povo. "Até quando vocês vão ser rebeldes? Se Yahweh é Deus, então vocês vão servi-lo definitivamente. Mas se Baal é Deus, então eu estou errado e todos vamos adorá-lo. Eu e os profetas de Baal vamos oferecer esse sacrifício. Os profetas de Baal vão invocar o nome de Baal e eu vou invocar o nome de Yahweh, o Deus de Israel. E o Deus que responder enviando o fogo, esse é Deus!" E assim todos concordaram, que esse era um bom desafio.
Primeiro os profetas de Baal fizeram o sacrifício, como o profeta Elias falou. Pegaram um bezerrinho, cortaram em pedaços. Colocaram em cima do altar a Baal e clamaram desde bem cedinho até meio dia, hora do almoço: "Baal, nos responda, envie fogo". Eles gritavam, tocavam instrumentos e dançavam em volta do altar". Eles fizeram isso por horas e horas, mas não houve voz, nem sinal e ninguém respondeu.
Elias, que observava tudo, fez várias piadinhas: "Ei, acho que vocês devem gritar mais alto, já que Baal é um deus! Pode ser que ele esteja conversando com outras pessoas e não consiga ouvir vocês. Ei, será que ele não viajando? Ou talvez ele esteja no banheiro! Ou será que está dormindo? Gritem mais alto, para que ele acorde!" (I Reis 18.27).
E os profetas de Baal continuaram gritando e gritando. Eles até se cortaram com facas, para oferecer o sangue deles para Baal responder. Mas a resposta foi? Nada, nenhuma, silêncio total. Nem palavras, nem fogo. E eles fizeram isso até 3 horas da tarde, ou seja, por 9 horas seguidas e não houve resposta.
Então Elias chamou todo o povo para bem perto dele. Ali perto dele havia um altar erguido a Deus despedaçado. Ele consertou o altar, com doze pedras. E em seguida, fez em volta do altar uma valeta, um buraco que é usado para plantar sementes. Arrumou a lenha, cortou o bezerrinho, colocou sobre a lenha. E fez ainda mais: Elias mandou encherem 4 vasos grandes com a água que restava e jogou toda essa água em cima desse sacrifício.
Como um sacrifício assim, tão encharcado, poderia queimar? Até mesmo se um ser humano teria dificuldades em acender um sacrifício molhado, mas Elias estava em obediência ao Senhor. Elias mandou repetir o processo por três vezes até que a valeta ficou completamente encharcada. Crianças! O sacrifício ficou completamente encharcado. Impossível se acender um fogo ali. Mas Deus mostraria ao povo quem é o Deus verdadeiro, e que quando Ele fala, nenhum elemento da natureza pode resistir à sua ordem, que dirá os homens? Quando Deus é Deus, até a água queima. Aleluia!
E quando o sol estava se pondo, 6 horas da tarde, Elias simplesmente disse em voz alta: "Yahweh, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel (Jacó), que todo o povo saiba que o Senhor é quem manda aqui. O Senhor é o Deus de Israel e é Deus em Israel. E que o povo saiba que eu sou teu servo e que foi por ordem expressa do Senhor que eu realizei todos esses atos de fé mediante a Tua Palavra. Agora responde-me, ó Yahweh, atende-me para que este povo reconheça que só o Senhor é Deus e com isso, o coração do povo se volte para o Senhor!" (I Reis 18.37).
No mesmo instante, caiu fogo do céu, enviado por Deus sobre o sacrifício. O fogo de Deus era tão poderoso, que queimou completamente o bezerro, a lenha, as pedras, o chão e ainda secou toda a água que estava na valeta. Simples e poderoso. Porque Deus havia falado, Elias confiou Nele. E não precisou fazer nenhum dos malabarismos que os profetas do falso deus fizeram. Elias nem precisou repetir a oração. Porque com Deus, as coisas são assim.
Assim que o povo viu o que aconteceu, todos ficaram assustados e cheios de temor a Deus. Eles imediatamente colocaram seus rostos no chão, em sinal de respeito. E todos gritaram: Só Yahweh, o Eterno é Deus! Só o Senhor é Deus!. Na mesma hora Elias mandou que o povo prendesse os falsos profetas do falso deus Baal. E todos foram mortos na mesma hora.
E então Elias disse a Acabe: "Acabou o tempo da seca. Deus já fez o que Ele tinha que fazer. Eu ouço o barulho da chuva que se aproxima!". Elias foi até o Monte Carmelo e orou até ver no céu uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem. E em pouco tempo, o céu se escureceu completamente e com as nuvens chegou o vento, que trouxe uma grande, grande chuva, sobre a terra que estava seca há três anos.
Encerramento: Agora o Senhor já tinha mostrado, através do Seu servo, Elias, para Acabe e para o povo, quem era o dono de Israel. É Yahweh quem mandava e ainda manda. Em Israel e em todos os que crêem em Seu Filho Jesus. E foi provado de uma maneira tão poderosa que Baal, assim como todos os outros ídolos dessa terra, não devem ser adorados porque são falsos, nada podem fazer. Somente Deus tem todo o poder, Aleluia. E se até a natureza o obedece, o que devem fazer os seres humanos? Todos nós devemos colocar o nosso rosto em terra e respeitar o Senhor Deus, porque somente Ele é Deus e mais ninguém.
Crianças, a Palavra de Deus é muito, muito poderosa. Vocês já sabem que é ela quem sustenta todas as coisas. Que o mundo não está suspenso no Universo pela ciência ou por uma explosão. Mas sim pela Palavra de Deus. Por isso, é muito, muito importante vocês, acima de qualquer ensino, acreditarem na Bíblia e no que Deus diz. Porque Ela é a verdade e tudo o que está Nela é a verdade. E o que não aconteceu, ainda vai acontecer, porque a Palavra de Deus tem poder para fazer as coisas acontecerem.
Acreditem na Palavra de Deus. E acreditem nos profetas! Sim, ainda hoje existem homens e mulheres de Deus, chamados para serem profetas, transmitirem recados do Senhor para as pessoas e também para a Igreja. Jesus mesmo já levantou alguns profetas aqui na IBVN. Talvez eles não tenham o título de profeta, mas estão corajosamente orando contra Baal, que aqui em Campinas tem outro nome e pedindo que o Senhor envie fogo do Céu, para provar que Só Ele é Deus aqui em Campinas e na cidade onde você mora!
Assim como Elias, que vocês sejam corajosos para obedecerem à Palavra de Deus e também para pregarem a Palavra de Deus, no meio de um monte de gente que adora a outros deuses. Amém?
Para conversar com as crianças: Porque Deus segurou exatamente a chuva, como castigo para o povo de Israel? (essa eu vou responder...porque os adoradores de Baal creditavam a esse falso deus, a bênção da chuva - quando chovia, era a Baal que os israelitas erguiam sacrifícios em gratidão e não a Yahweh). Será que Elias sentiu medo, ao mandar molhar várias vezes o Altar, aumentando assim o nível de dificuldade de pegar fogo? Qual é o Baal que as pessoas de hoje adoram no lugar de Deus?
Ministrador: Peça para as crianças pegarem as suas Bíblias. Agradeça ao Senhor por Sua Palavra, que sustenta todas as coisas. Agradeça a Deus pelos elementos da natureza, e por cada obra maravilhosa de Deus, que mostra claramente que Ele existe e é dono de tudo. Declare com as crianças que acreditam e sempre acreditarão em Suas Palavras e peça ao Senhor que dê coragem a elas, para que elas não tenham medo de acreditar e pregar a Sua Palavra. Termine esse tempo, declarando o que o povo de Israel declarou (declare várias vezes): Só Yahweh, o Eterno é Deus! Só o Senhor é Deus!.
Figuras:
Lição do dia:
Tarefa da Semana:
Versículo da Semana: