terça-feira, 4 de outubro de 2022

29 - Quando Deus fala....Ele dá vida!

29 - Quando Deus fala....Ele dá vida! (Ezequiel 37.1-14)

Vamos conversar sobre o nosso corpo, o corpo humano. Além dos órgãos, do que é feito o corpo humano? Pele, os músculos (que fazem o corpo se movimentar), os tendões (uma estrutura fibrosa que faz os músculos colarem nos ossos), e depois disso vem os ossos. Sim, são os ossos que são a estrutura mais dura que temos nos corpo e servem para nos dar sustentação, proteção e nos ajudam nos movimentos. Quantos ossos uma pessoa tem? 206 ossos, que em conjunto formam o nosso esqueleto. 

Foi assim que Deus nos criou, quando fez o mundo. E foi a Sua Palavra que deu forma a cada parte do nosso corpo, vocês sabiam? Bem, o que será que apareceu primeiro em nosso corpo? Penso que a primeira coisa que Deus criou foram nossos ossos. E depois ele foi cobrindo com todos os outros órgãos que temos. E por fim, Ele soprou do seu espírito sobre nós e nós criamos vida (Gênesis 2.7). Fomos criados de maneira maravilhosa pelo Senhor nosso Deus!

Porém, depois que Adão e Eva pecaram, a vida se tornou limitada. Deus nos criou para vivermos para sempre, mas pecado trouxe a morte. Todas as pessoas que nascem no mundo um dia vão morrer. E quando uma pessoa morre, acontece o inverso: primeiro o sopro de vida sai, e depois a pele, os órgãos e músculos vão se desfazendo até virar pó. E o que sobra de uma pessoa? Somente ossos, bem secos e sem vida. E isso acontece com qualquer ser vivente na terra. Como o frango que você come...com os peixes, com os animais e com os seres humanos. Quando você encontrar um osso, por exemplo de um dinossauro(já pensou? rs), você sabe que ali um dia houve vida.

Quando o exército da Babilônia entrou em Jerusalém, colocou fogo em todas as casas. E também no palácio. E por fim, eles desmontaram todo o lindo templo de Deus e colocaram fogo nele também. As coisas de ouro e prata que havia no templo foram levadas para a Babilônia. E as pessoas? O rei, os príncipes e todas as pessoas cheias de saúde e ricas foram levadas como escravas para a Babilônia. 

Imaginem como foi triste isso! A tristeza foi tanta, que mesmo vivos, eles pareciam mesmo um monte de ossos secos, de tão desesperados que estavam. Agora o povo de Israel não tinha mais casa, nem mesmo liberdade. Eles agora não podiam sair para viajar, nem fazer o que queriam. Nem mesmo voltar para as suas casas em Jerusalém. 

Mas mesmo na Babilônia Deus não havia se esquecido do seu amado povo escolhido. Por esse motivo, Deus escolheu um novo profeta para falar as Suas Palavras para o povo que estava preso ali. E esse novo profeta se chamava Ezequiel, cujo nome significa: Deus fortalece.

Sabem como foi que Deus chamou Ezequiel? Foi numa Visão. O que é uma visão? Nesse caso, não tem nada a ver com os seus olhos, os que estão no seu rosto. Sim, eles te dão a visão. Mas a Visão que é um presente do Espírito Santo, nos capacita a ver as coisas que estão acontecendo lá no Céu, onde Deus está nesse momento.  Chamamos isso de Visão das coisas do Reino de Deus, das coisas espirituais. E geralmente Deus fala muito com os profetas através de Visões, seja para mostrar o que está acontecendo no mundo espiritual ou seja para mostrar o futuro de alguma coisa.  Esse é um, digamos, equipamento que o profeta precisa muito, para saber o que falar e como agir.

E que visões o profeta Ezequiel teve? Em primeiro lugar, Deus mostrou o céu para Ezequiel, assim como mostrou o céu para Isaías. E também para João, como você aprenderá mais para frente. Ezequiel estava na margem de um rio, quando de repente, o céu se abriu e então ele viu também algumas criaturas bem diferentes, com asas,  mas com rostos que você conhece: de leão, de boi, de águia e homem. E depois Ezequiel viu um céu eito de cristal, muito claro e brilhante! Em seu livro, Ezequiel escreveu que a sua visão foi impressionante (Ezequiel 1.22). E Ezequiel então viu um trono bem alto feito de safira (uma pedra preciosa azul escura) e no trono, sentado estava alguém parecendo um ser humano, mas que brilhava muito, como um forte arco íris! Ezequiel viu Deus em todo o seu poder!  E quando viu, ele se ajoelhou e colocou o rosto na terra, em sinal de adoração. E foi assim que Deus o chamou! Impressionante, não é mesmo?

Depois disso, Ezequiel teve várias visões. E uma delas foi muito especial.  De repente, ele não estava mais na sua casa. Agora Ezequiel estava no meio de um vale (lugar baixo que fica entre duas montanhas). E esse vale estava coberto com ossos, muitos ossos. E provavelmente esses ossos estavam lá há muito tempo, porque estavam secos, esturricados.

Então Deus disse para Ezequiel: "Querido filho do homem, você acredita que esses ossos secos e mirrados poderão ter vida novamente? Então o profeta disse: Senhor, só o Senhor pode dizer isso! Para mim eles estão muito secos, e espalhados. Como isso poderia acontecer? Seria muito difícil juntar todos eles...quer dirá fazer eles virarem pessoas novamente!"

Mas Deus disse: "Profetiza, sobre esses ossos e dê uma ordem para eles: Ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor! Assim declara o Eterno e Soberano Deus a esses ossos: Eu farei eles se juntarem e devolverei a vida para cada um deles! Eu mesmo vou juntar esses ossos, vou cobrir com músculos e depois colocarei a pele. E enfim, colocarei a respiração dentro de cada um deles e eles terão vida novamente! Assim vocês entenderão que Eu sou o Senhor Deus, todo poderoso!" (Ez. 37.4-6)

Que visão mais estranha Ezequiel teve! Mas como ele era um profeta de Deus, mesmo se o Senhor falasse para ele fazer ou dizer coisas muito estranhas, ele obedeceria. E foi o que fez:  Ezequiel, abriu a boca conforme o Senhor mandou e disse bem alto: "Ei, ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor. Deus está dizendo que vai devolver vida a vocês...ele vai cobrir vocês com músculos e pele novamente, e vai fazer vocês voltarem a viver novamente".

E enquanto Ezequiel dizia essas palavras, o que aconteceu viu foi incrível! Ezequiel primeiro ouviu um barulho estranho, um som de chocalho, e ele viu os ossos secos, sem a ajuda de ninguém se juntando um a um. E sem ninguém colocar a mão, os ossos começaram a se encher de músculos e depois com pele. E viraram pessoas! Mas elas não se mexiam porque não havia vida nelas.

Então Deus mandou Ezequiel dizer bem alto: "Espírito Santo de Deus sopra sobre esses mortos para que eles vivam! E no mesmo momento, do nada, aquelas pessoas começaram a se mexer e se colocaram em pé. Era tanta gente que se tornou um grande exército!"

Ah, aquela visão de Ezequiel tinha um significado. Porque quando Deus dá  uma visão, Ele também dá o significado dela. Ela falava sobre o futuro do povo de Israel e o que ia acontecer lá na frente.  Deus disse para Ezequiel:  "Esses ossos representam todo o povo de Israel. Eles estão reclamando dizendo: "Nossos ossos se secaram e a nossa esperança acabou. Nós vamos morrer aqui nesse país estranho e nunca mais seremos um povo. Mas, é em Minha Palavra que eles devem acreditar. Eu estou dizendo que vou tirar vocês daqui, dessa sepultura e vou levar vocês de volta para Jerusalém! Então vocês entenderão que Eu Sou o Senhor. E sabem o que mais vou fazer? Eu vou derramar dentro de cada um de vocês o meu Espírito Santo e vocês ficarão mais vivos do que nunca. E vão viver felizes em sua própria terra. Porque eu o Senhor, prometi, e farei cumprir o que eu disse!" (Ez. 37.11-14).

Ah, quando o povo ouviu Ezequiel contar a visão que teve, como será que eles ficaram? Se antes se sentiam como um vale de ossos secos, e que nunca mais voltariam para Israel, agora, a Palavra de Deus tinha dado vida para eles novamente! Eles sabiam que um dia, Deus mesmo os tiraria de lá e os levaria de volta para Israel. E não é que, mais para a frente isso aconteceu mesmo crianças? Aleluia! Quando Deus fala, Ele dá a vida!

Encerramento: 

Crianças, a Palavra de Deus tem muito poder. E ela é mais forte e mais poderosa do que qualquer outra palavra que você ouviu ou ouvirá durante a sua vida. Foi com Sua Palavra que Deus criou todas as coisas que existem. E foi com Sua Palavra que Ele criou você.  Enquanto as palavras humanas grudam em nossos ouvidos e logo nos esquecemos delas, a Palavra de Deus desce até os nossos corações e lá ela fica grudada, como os tendões grudam os músculos nos ossos!

Você precisa acreditar em tudo o que a Palavra de Deus diz, porque Ela é a verdade.  E ela, tem que estar acima de todas as outras verdades na sua vida. Vocês tem aprendido na Escola muitas coisas. Porém, devem ficar bem espertos, pois muito daquilo que o professor ensina não "bate" com a palavra de Deus. Por exemplo, a Escola nunca vai te ensinar que foi Deus quem criou o mundo com sua Palavra. Eles te ensinarão que o mundo surgiu de uma explosão. E aí, em qual palavra você deve acreditar? Sempre, sempre acredite na Palavra de Deus. E a Bíblia diz que foi Deus quem criou o mundo usando a Sua Palavra.

Essas palavras que você aprende, um dia não farão mais sentido. A única Palavra que vai durar para sempre é a Palavra de Deus. As coisas mudam, as idéias mudam, novas descobertas surgem. Mas a Palavra de Deus é eterna. Ela nunca mudará. Ela é a verdade. E nunca, ninguém poderá negar isso!

Deus fez uma promessa incrível para o povo de Israel, naquele momento tão difícil, onde eles se sentiam mortos, como num vale de ossos secos. Deus prometeu que um dia, eles teriam vida novamente e seriam cheios do Espírito Santo e voltariam para a casa! E isso aconteceu mesmo, setenta anos depois, acabou o cativeiro na Babilônia e todo o povo de Israel voltou para a casa. 

E Ele também fez promessas incríveis para nós, você sabia? Ele, com Sua Palavra, já disse que sempre nos guardará, protegerá. Ele com Sua Palavra, já disse que também vamos vê-lo, naquele lugar maravilhoso que Ezequiel viu. E Ele estará conosco para sempre. Sim, quando tudo ficar difícil e você tiver que passar por uma situação parecida com o vale de ossos secos, lembre-se das promessas de Deus.  Ele nunca vai deixar que a gente fique naquele vale. Sua Palavra sempre nos dá a vida. Ele nos levantará e nos encherá do Espírito Santo de Deus, para que sejamos fortes e corajosos como um grande exército, amém?

Ministrador:

Ore com as crianças declarando que elas acreditam na Palavra de Deus. Que a Palavra de Deus é verdadeira e as promessas de Deus sempre se cumprirão. E ore por crianças que estejam tristes ou passando por alguma dificuldade. Use a sua voz profética, como a de Ezequiel, e declare vida sobre essas crianças, sobre suas famílias. Profetize para que o Espírito Santo sopre sobre elas e elas se tornem um grande exército do Senhor nessa terra.

Para conversar com as crianças: Porque o povo de Israel foi levado para a Babilônia como escravo? Porque, ao invés de Deus mesmo juntar os ossos, ele mandou Ezequiel dar uma ordem?  Ainda hoje as pessoas tem o Dom de Visão?  Como fazer para ter esse Dom?
 
Figuras:



















Lição do dia:




Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:




Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/10/um-exercito-de-dois.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...