Quando Deus fala...seja humilde (Daniel 4)
Você já ouviu falar na palavra arrogante? Arrogante é aquele que se acha superior aos demais e por isso, humilha os outros. Se existe um lugar onde muita arrogância poder ser vista, é na escola. Sim, por a escola ser um lugar onde muitas crianças da mesma idade convivem diariamente por algumas horas, então esse é o lugar ideal para crianças arrogantes humilharem outras, não é mesmo? Bem, você talvez não conheça a palavra arrogante, mas conhece muito bem a palavra bullying. Pois é isso o que os arrogantes fazem, eles, por se acharem melhor e mais poderosos, acabam humilhando todas as outras pessoas. E quem é humilhado, se sente muito mal. Algumas crianças até mudam de escola ou mesmo desistem de estudar por causa dos bullyings que sofre.
Todos aqui conhecem o Daniel da Bíblia. Me contem agora o que vocês sabem sobre ele. Deixe que as crianças contem o que sabem sobre Daniel, provavelmente vão falar sobre a cova dos leões.
Quando o exército da Babilônia invadiu Jerusalém, Nabucodonosor, o rei da Babilônia mandou que fossem trazidos para morar em seu palácio, alguns jovens que eram de famílias importantes de Jerusalém. Além do mais, esses jovens deveriam ser bonitos, sem problemas de saúde, inteligentes, bem estudados e que soubessem de vários assuntos ao mesmo tempo. Nabucodonosor era esperto! Ele não queria que trabalhasse no seu palácio gente simples de Jerusalém. Por isso selecionou os mais espertos, lindos e inteligentes. Afinal, ele era o grande rei da Babilônia e não queria que gente feia e doente trabalhasse para ele.
Daniel e seus três amigos, Hananias, Misael e Azarias, estavam entre esses jovens que foram trabalhar no palácio. Deus deu para eles uma inteligência muito acima da dos outros jovens. E para Daniel, Deus deu algo mais - Deus o tinha tornado um profeta! Vocês sabem o que Daniel sabia fazer de tão especial? Quando alguém tinha um sonho ou uma visão, Daniel sabia interpretar o que aquele sonho ou visão significava. Isso fazia dele um profeta realmente especial.
Pois um dia, o rei Nabucodonosor teve um sonho esquisito. Ele sonhou que estava descansando em sua cama e de repente viu uma árvore muito alta no meio da terra. A árvore cresceu tanto, que a parte alta dela encostou nas nuvens do céu. Ela era tão grande que podia ser vista por quem estava muito longe. E era tão linda e cheia de frutos que todas as pessoas do mundo podiam se alimentar dela e embaixo de suas folhas os animais do campo podia se abrigar e descansar.
O sonho estava lindo, até que um anjo desceu do céu e gritou: "Derrubem a árvore alta! Cortem os seus ramos e sacudam todas as folhas dela. Espalhem todos os seus frutos e expulsem os animais e aves que ficam abrigados em seus galhos! Mas, deixem na terra o tronco com as raízes. E que esse tronco fique no chão. Esse tronco será regado pelo orvalho que cai do céu à noite e vai se alimentar de grama, como os animais. Aliás, esse tronco viverá como um animal, até que passem sete anos! Essa é a decisão de Deus, anunciada pelos anjos, a fim de que todos os que vivem saibam que Deus, o Altíssimo, domina sobre todos os reinos da terra e dá a quem quer, e quando deseja. Ele pode decidir colocar no poder o mais humilde dos homens!" (Daniel 4.14-17)
Nabucodonosor chamou todos os sábios da Babilônia, pois ele queria saber o significado daquele sonho. Mas todos os sábios que moravam na Babilônia não conseguiram explicar nada do que aquele estranho sonho significava. Até que se lembraram que Daniel tinha o dom de interpretar sonhos. Então, Daniel foi chamado à presença do rei.
Será que esse sonho tão estranho Daniel conseguiria esclarecer? Com certeza Daniel, que era um homem de oração (por isso mais tarde foi lançado na cova dos leões) teria uma resposta de Deus. E foi assim que aconteceu! Depois de orar, veio a resposta! Querem saber qual é o significado do sonho?
Bem, não era uma coisa boa não. Por isso, Daniel disse ao rei que queria que o significado do sonho fosse algo que ia acontecer com os inimigos dele, mas infelizmente não era! A árvore grande e alta, com folhas e maravilhosos frutos, com galhos fortes e um lugar seguro para os animais e aves era...o próprio rei Nabucodonosor! Sim, pois o rei Nabucodonosor era um rei muito poderoso, que havia conquistado muitos países, com seu poder e sua força. Ele e seu país de fato eram muito fortes e poderosos!
Então o anjo de Deus mandou que a árvore fosse destruída e ficasse somente o tronco no chão. Isso significava que Nabucodonosor seria expulso do seu palácio e passaria a morar com os animais da floresta. Ele comeria capim e dormiria ao ar livre. E isso duraria sete anos. Mas depois disso, Nabucodonosor voltaria para o seu palácio e poderia ser rei novamente!
Depois de dar o significado do sonho para o rei, Daniel ainda deu um conselho para ele: "O significado do sonho que o rei teve é muito sério. E também triste. Por isso, querido rei, aceita meu conselho: Reconhece que você tem pecado contra Deus, abandone a maldade e pratique o que é certo! Tenha amor e misericórdia dos pobres e necessitados. Se o rei mudar de vida, pode ser que o seu sonho não se torne realidade!".
O rei até ouviu o significado do sonho, mas não colocou em prática o conselho do profeta. E então o sonho se cumpriu. Um ano depois, Nabucodonosor estava andando em seu palácio, quando disse para si mesmo: "Esta é a grande Babilônia, que eu mesmo construí para mim, para ser a sede do meu reino, e eu fiz tudo isso com o meu poder e a minha força, para a minha glória. Como eu sou bom e poderoso! Ninguém é melhor do que eu!".
Nabucodonosor ainda estava falando as palavras quando veio uma voz do céu, que disse: "A ordem que o anjo deu para você vai se cumprir agora mesmo! Você não terá mais poder para ser rei!" E na mesma hora, aconteceu uma coisa com Nabucodonosor. Ele ficou louco! Sim! Nabucodonosor endoidou! E como estava louco, já não podia mais ser o rei. Por isso, exatamente como Daniel disse, ele foi expulso do seu palácio e passou a viver na floresta, comendo capim e dormindo ao ar livre. Seus cabelos e sua barba cresceram e suas unhas ficaram grandes como as da águia.
E, ao final de sete anos, exatamente como Daniel profetizou, Nabucodonosor voltou a si mesmo. Na mesma hora, Nabucodonosor reconheceu que todo o poder e autoridade pertenciam a Deus, o Deus de Israel. Ele louvou e glorificou o nome do Senhor e passou a ser humilde. E só então, ele recebeu de volta a sua coroa e o seu reinado. E o seu poder e grandeza foram ainda maiores.
Crianças, todo esse acontecimento está escrito no livro de Daniel. Mas quem contou o que aconteceu foi o próprio rei Nabucodonosor. Sim, foi ele mesmo quem contou esses acontecimentos! E no final de tudo, disse assim: "Agora, pois eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo e todos os seus caminhos são justos e verdadeiros. Ele tem poder para jogar todos os arrogantes no pó!"
Encerramento:
Se algum sábio da época, ou até mesmo Daniel fosse falar com o rei sobre seu orgulho e sua arrogância, com certeza Nabucodonosor mandaria matar essa pessoa, afinal, ele era o homem mais poderoso da Babilônia!
Foi por esse motivo que o próprio Deus falou com Nabucodonosor através de um sonho. E Deus falou para o profeta Daniel, o significado do sonho para que ele reconhecesse que era arrogante, abandonasse a maldade e parasse de humilhar as pessoas. Sim, Deus ainda deu uma chance para que o rei se arrependesse, mas como não se arrependeu, então viveu na própria pele as consequências de ser um arrogante. Crianças, Deus detesta a arrogância. Para quem é arrogante e se acha melhor do que os outros, que humilha os outros, Deus tem uma lição bem dura.
Você tem sido uma criança arrogante? Você tem alimentado em seu coração sentimentos que te fazem pensar que é melhor do que os outros? Que sabe mais que seus amigos? Que tem mais força que seu irmãozinho? Será que é isso que você tem em seu coração? Como saber?
Se você, menino ou menina, costuma humilhar e maltratar as outras pessoas com as quais você convive - pai, mãe, avós, irmãos, amigos da escola, etc - então você é um arrogante. Se você pratica o bullying com outros, então você está na mesma lista que Nabucodonosor estava. E se não mudar, com certeza sofrerá consequências sérias, sabia?
Hoje o Senhor está falando para você ser humilde como Jesus era. Pense em Jesus: ele se achava melhor que os outros? Alguma vez você viu Jesus humilhando alguém por ser cego, leproso ou ser aleijado? Não. Pelo contrário! Jesus ia até essas pessoas e as curava. Jesus era humilde até diante de Deus, o seu pai. E ele o obedeceu em tudo, até quando sabia que entregar a sua vida para morrer na cruz era a vontade de seu pai. E por Jesus ter sido humilde, Deus deu para Ele todo o poder e toda a majestade que Ele mesmo tem (Filipenses 2.9). E por ter sido humilde, o Senhor o honrou e muito.
Assim como Nabucodonosor fez depois de ter ficado louco por sete anos, você também precisa reconhecer diante do Senhor a sua arrogância e maldade. Porque se continuar assim, Deus vai humilhar você da mesma maneira como você humilha os outros e será bem ruim. Mas, se você for humilde diante de Deus e dos homens, basta esperar, e o próprio Deus fará você ser honrado e respeitado. Assim como Ele fez com Jesus. Amém?
Ministrador: Leve as crianças a olharem para dentro do seu coração e verem se nele há arrogância. Você pode usar situações nas quais as crianças mostram a sua arrogância (ex: quando empurram outra criança na fila da cantina ou merenda para tomar seu lugar...quando desprezam o amigo que tirou nota baixa na escola...quando maltratam seus avós ou pais). Leve as crianças a pedirem o perdão de Deus e pedirem para o Senhor arrancarem de seus corações toda arrogância. Ore para que elas se tornem humildes como Jesus era!
Para conversar com as crianças: Que tipo de maldades Nabucodonosor fazia com as pessoas? Porque Nabucodonosor não mudou de vida, assim que ouviu as palavras de Daniel? Porque Deus devolveu o reino para Nabucodonosor, mesmo ele sendo inimigo do povo de Israel?
Figuras:
























Nenhum comentário:
Postar um comentário