Quando Deus fala....não fuja da sua missão! (Jonas 1 a 3)
Quem aqui sabe qual é o maior peixe do mundo? Quanto ele pesa? Qual o seu tamanho? Quem disse que é a baleia, acertou pela metade. E quem disse que é um tubarão, também acertou pela metade. O maior peixe do mundo é um tubarão-baleia! Isso mesmo! Ele tem cerca de 14 metros de comprimento - como se 14 crianças estivessem uma em cima da outra. (se quiser, pode até tentar mostrar o tamanho com um barbante ou até mesmo usando crianças deitadas). E pesa 19 toneladas ( o equivalente ao peso de 19 carros pequenos). O tubarão baleia vive no oceano perto da Índia, mas uma parte também vive no oceano perto do Brasil! Será que um peixe desse tamanho poderia engolir uma pessoa? Sim! A boca de um tubarão baleia tem um metro e meio de comprimento e um ser humano pode facilmente entrar pela boca desse peixe.
Alguém aqui conhece a história de alguém que foi engolido por um grande peixe? Tenho certeza de que muitos de vocês se lembraram de Jonas. Ele é o famoso profeta que ficou na barriga do peixe, quem sabe um tubarão-baleia, por três dias inteirinhos. O que parece uma aventura bem legal que Jonas teve, na verdade não foi uma aventura não. Foi é uma consequência que veio sobre a vida de Jonas, por ele ter fugido da missão que o Senhor deu a ele.
Certo dia, o Senhor falou para Jonas: "Jonas, tenho uma missão para você. Arrume suas malas, porque você vai viajar para Nínive. Lá, você vai andar pelas ruas e vai pregar a minha Palavra. Ande pelas ruas e diga que eu vou castigar a cidade, porque os habitantes dela estão fazendo muitas coisas horríveis. É tanta maldade que subiu até a minha presença!"
Quando os profetas recebiam uma missão de Deus, mesmo se não fossem capazes, eles aceitavam, porque tinham muito respeito ao Senhor e queriam agradá-lo. Mas Jonas não agiu como os outros profetas. Quando Deus o chamou, ele se levantou, arrumou suas coisas e foi até o porto, não para comprar uma passagem para Nínive, mas para fugir de Deus. Jonas comprou uma passagem para um lugar bem longe de Nínive, que não tinha nada a ver com o lugar para onde Deus o mandou ir.
Mas Deus viu muito bem o que Jonas fez e para onde ele estava fugindo. Porque ninguém pode fugir da presença do Senhor ou se esconder dele! Nem muito menos fugir de uma missão que o Senhor dá. Por isso, no meio do caminho do navio onde Jonas estava, surgiu uma grande tempestade, enviada por Deus. A tempestade estava tão violenta que o navio, jogado de um lado para o outro, logo ia afundar e todos morreriam. Será que Jonas estava preocupado com isso? Não, não mesmo, porque ao invés de se desesperar, ele dormia profundamente no porão do navio.
Os marinheiros resolveram fazer um sorteio para descobrir quem era o responsável por aquela desgraça que estava acontecendo com eles. E quem foi o sorteado? Lógico que foi o Jonas! Deus apontou para os marinheiros que Jonas era o culpado por tudo aquilo. "O que você fez de tão grave, Jonas, que trouxe essa terrível tempestade para nós?" Perguntaram os marinheiros a Jonas. Então Jonas confessou que estava fugindo do Senhor e da missão que ele havia recebido. Como a tempestade ficava cada vez mais furiosa, Jonas disse para os marinheiros o jogarem ele no mar, pois assim a tempestade iria passar.
Então os marinheiros agarraram Jonas e jogaram no mar, no meio da tempestade. E quando fizeram isso, o mar ficou bem calmo! O navio seguiu para Társis, mas Jonas, no mar, começou a afundar, cada vez mais rápido. Será que Jonas morreria? Não! Deus não deixaria Jonas fugir da sua missão. Imediatamente, Ele fez com que um grande peixe o engolisse e o profeta fico preso dentro do peixe por três dias inteirinhos!
Crianças, Jonas deve ter passado por maus bocados, apertado dentro da barriga daquele peixe. Mas foi ali, no aperto, que Jonas se arrependeu. E lá de dentro da barriga do peixe, fez uma oração ao Senhor: Senhor, eu estou desesperado! O Senhor me jogou no mais profundo mar. Grandes ondas passaram pela minha cabeça e eu pensei, agora o meu fim chegou. Nunca mais vou poder ir ao templo do Senhor. Vou morrer aqui dentro desse lugar horrível e apertado! E quando a minha vida já ia se apagando, o Senhor ouviu a minha oração e me livrou da morte. Por causa disso, eu vou te obedecer e cumprir a minha missão.
Depois dessa oração sincera, Deus deu ordem ao grande peixe e este vomitou Jonas na praia. E foi lá na praia mesmo que o Senhor disse a Jonas, pela segunda vez: Levante-se e vai agora mesmo até Nínive. E prega contra a cidade a minha Palavra.
Será que Jonas teve coragem de desobedecer a Deus mais uma vez? Não. Desse vez ele aprendeu a lição. Mais do que depressa, Jonas obedeceu à Palavra do Senhor e partiu para Nínive. E durante três dias, ele percorreu toda a cidade dizendo bem alto que Deus ia destruir a cidade, por causa de seus pecados.
Sabem o que aconteceu? Jonas cumpriu a sua missão. E os habitantes de Nínive, ao ouvirem a pregação da Palavra de Deus, creram em Nele e se arrependeram dos seus pecados. Eles combinaram de fazer um jejum geral, para mostrar para Deus que reconheciam as suas maldades e que estavam arrependidos. O Senhor Deus viu tudo o que os habitantes de Nínive fizeram. E como eles se arrependeram dos seus pecados e abandonaram a violência. Deus também ouviu a oração daquele povo e não destruiu a cidade como havia planejado.
Encerramento:
Crianças, com certeza vocês já conheciam a história de Jonas. Mas a história de Nínive talvez não conheçam. Nínive era uma grande cidade para aquela época. Ela tinha 120 mil pessoas (Jonas 4.11). Mas os habitantes daquela cidade faziam coisas más. A cidade de Nínive estava cheia de roubo e violência. E a maldade dos moradores da cidade era tanta, que Deus viu o que estava acontecendo, por isso decidiu destruir Nínive.
Mas esse não era o desejo do Senhor. Deus queria que o povo ouvisse a Palavra do Senhor e se arrependesse. Foi por isso que Deus chamou o profeta Jonas e deu a ele a missão de pregar a Sua Palavra, para que o povo ouvisse o que Deus tinha a dizer e tivesse a chance de se arrepender.
Nós moramos em cidades que são bem maiores do que Nínive. E com certeza, há muita violência e maldade em nossa cidade, muito mais do que havia em Nínive. Por exemplo, na sua escola, certamente você tem para contar alguma história de violência ou maldade que aconteceu com alguém. Ou no seu bairro. Há muita gente presa em pecados que as levarão para o inferno.
Crianças, alguém precisa pregar a Palavra de Deus para essas pessoas. Para os seus amigos da escola, da rua. Para os seus parentes que ainda não entregaram a vida para Jesus. Talvez você não saiba até hoje, mas a missão de pregar a Palavra de Deus para essas pessoas é minha e sua. Cada um pregando a Palavra de Deus para as pessoas do seu círculo de amizades.
Hoje Deus está chamando você para uma Missão. E é bem mais fácil do que você viajar para outra cidade de navio e falar sozinho para uma cidade de 120 mil habitantes, como foi com Jonas. Deus está dizendo para você: criança, levante-se e vá até os seus amigos e diga para eles que eu os amo tanto, que enviei meu filho Jesus para salvá-los dos seus pecados. Deus está dizendo isso para você hoje. E o que você vai fazer? Vai fugir da sua missão como Jonas?
Ministrador: Orem declarando bem alto que as crianças não são como Jonas, que fugiu da missão. Que elas entendem que alguém precisa abrir a boca e pregar para os seus amiguinhos e também para os seus parentes. Declare que elas estão disponíveis para serem usadas por Deus todos os dias, pregando a Palavra aonde quer que Deus as envie. Termine a oração dizendo: Senhor, quando o Senhor falar, eu não fugirei da minha missão de pregar a palavra, mesmo que seja para uma cidade inteira. Em nome de Jesus, amém!
Para conversar com as crianças:
Porque Jonas não quis obedecer ao Senhor indo para Nínive? Vocês podem imaginar como foi estar dentro da barriga de um grande peixe? Que tipo de coisas más os habitantes de Nínive faziam, ao ponto de Deus querer destruir a cidade?
Figuras (freebibleimages):




















Nenhum comentário:
Postar um comentário