33 - Quando Deus fala...arrependa-se e converta-se! (Mateus 3.1-12; Marcos 6.14-29, Lucas 3.1-18; João 1.6-8, 19-36)
Alguém aqui sabe o significado da palavra Batismo? Essa palavra vem do grego e significa submergir, ou seja, afundar na água igual a um submarino afunda e depois volta à tona. Mas o Batismo, tem um significado muito forte. Ele significa muito mais do que afundar. O Batismo representa, para quem está se batizando, que ela está abandonando os seus comportamentos errados e agora está voltando para os caminhos de Deus, passando a ser discípula de Jesus. Pergunte para as crianças se elas já viram algum batismo na Igreja, qual é a emoção que quem se batizou sente, o que a pessoa que se batizou deve fazer daí pra frente, o que a pessoa precisa ter para se batizar. (Algumas das nossas crianças já são batizadas, mas você pode incentivar quem crê em Jesus e ainda não se batizou, a fazer isso, no próximo batismo (com a autorização dos pais)).
Quem aqui se lembra do profeta Isaías? Estudamos sobre ele na lição 27. Isaías foi um profeta muito especial, que trouxe recados de Deus durante 60 anos inteiros, durante o reinado de alguns reis. entre eles o rei Ezequias. Isaías foi um dos profetas com quem Deus mais falou. Por isso o seu livro é o maior livro da Bíblia! Deus contou para Isaías coisas que aconteceriam muitos, muitos anos depois dele morrer. E contou para Isaías a melhor notícia de toda a história: que Ele enviaria o Príncipe da Paz, seu próprio filho Jesus, para trazer paz para todas as pessoas que estavam desesperadas e para libertar o seu povo dos seus pecados!
O Senhor Deus contou tantos detalhes sobre Jesus para Isaías! E contou para Isaías, que antes de Jesus nascer, viria um profeta especial, que prepararia o caminho para as pessoas receberem Jesus. Isaías escreveu: Ouçam! Uma voz clama: "Abram caminho no deserto para o Senhor ! Preparem para nosso Deus uma estrada reta na terra desolada! Aterrem os vales, nivelem os montes e as colinas. Endireitem as curvas, tornem planos os trechos acidentados.Então a glória do Senhor será revelada, e todos a verão. O Senhor falou!" (Isaías 40.3-5). Talvez, crianças, Isaías nem soubesse sobre quem ele estava escrevendo, quando disse que uma voz clamaria no deserto para preparar o caminho do Senhor. Mas Isaías estava escrevendo sobre João Batista, o profeta que preparou a chegada de Jesus!
João nasceu sete anos antes de Jesus nascer. Ele era filho de Zacarias e Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus. Então João Batista era primo de Jesus, sete anos mais velho que ele! Zacarias era um sacerdote, ou seja, trabalhava no templo, cuidando das ofertas para Deus. Ele e sua mulher, Isabel, eram bem velhinhos e ainda não tinham um filho! Mas um anjo apareceu para Zacarias, dizendo que Deus daria um filho para ele. E que ele colocaria em seu filho o nome de João. E o anjo ainda disse para Zacarias que João traria mita alegria para ele, porque ele seria muito importante para Deus, seria um homem cheio do Espírito Santo e faria muitas pessoas se converterem ao Senhor, deixando vários discípulos preparados para a chegada do Messias. Zacarias duvidou daquilo que o Senhor estava falando, por isso só pôde falar novamente quando a promessa aconteceu, ou seja, quando João nasceu.
Quando João ficou jovem, ele passou a morar numa vila no deserto da Judéia. E aos 19 anos de idade, começou a pregar a Palavra de Deus. João Batista era um profeta bem esquisito! Além de morar no deserto, ele vestia uma roupa de pele de camelo, amarrada com um cinto de couro e comia gafanhotos com mel. Bem, seu estilo de vida era diferente das pessoas da época.
E ele, como todo bom profeta de Deus, pregava a palavra de Deus com muita coragem. João Batista saía clamando por toda a região, dizendo: "Vocês precisam se arrepender dos seus pecados e precisam se converter, ou seja, mudar as atitudes de vocês. Vocês acham que estão salvos porque vão ao templo e participarem de coisas na igreja, mas isso não salva vocês, não. Vocês são falsos servos de Deus, são uma raça de víboras, filhotes de cobras venenosas. Vocês pensam que Deus não está vendo o coração de vocês? Vocês não escaparão do castigo de Deus, não! Se vocês querem agradar a Deus e fugir do castigo dele, deem frutos que mostrem que vocês estão arrependidos. Sabem por quê? Porque o machado já está na raiz das árvores, e toda a árvore que não produz bom fruto, será cortada e lançada no fogo".
Quando as pessoas daquela época ouviam a dura mensagem de João, eles perguntavam o que deviam fazer para que Deus os recebesse novamente. João dizia para as pessoas serem generosas com os pobres e honestas. E depois levava as pessoas até o Rio Jordão, e mergulhava aquelas pessoas em água, como um sinal de que elas estavam mudando de vida para sempre, passando por uma limpeza espiritual. Assim essas pessoas se tornavam discípulas de João e o seguiam por onde ele fosse, aprendendo os seus ensinamentos. Eis porque ele era chamado de João Batista. Porque batizava aqueles que criam em Deus.
A mensagem de João para as pessoas se voltarem para Deus era tão forte, que as pessoas tinham certeza de que João Batista era o filho de Deus, tão esperado. Mas João disse que ele não era Jesus. João disse: "Eu sou a voz que clama no deserto: preparem um caminho para o Senhor! Eu batizo vocês com água, como um sinal de que vocês se arrependeram e querem ser limpos dos seus pecados. Mas já está andando entre vocês alguém que é mais poderoso que eu. Ele é tão melhor do que eu que, eu nem sou digno de carregar os seus sapatos, como um escravo. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e também com fogo para que vocês fiquem muito limpos. E Ele vai separar os limpos dos que tem uma vida imunda de pecados!".
Um dia depois de João falar isso, o próprio Jesus veio ao seu encontro, para ser batizado por ele. Quando João Batista viu Jesus, ele disse para as pessoas que estavam perto: "É Ele! Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo! Ele é aquele de quem eu venho falando que viria depois de mim! Eu não o conhecia, mas, para que ele vocês o conhecessem é que eu vim abrindo o caminho, batizando vocês com água. Uau,que declaração forte, não é mesmo: Só um profeta que andava perto de Deus poderia dizer uma palavra tão certa!
Enquanto muitas pessoas se arrependiam e mudavam de vida quando ouviam a mensagem de João Batista, outras ficavam com muita raiva dele. Uma dessas pessoas era Herodes, o governador de Israel. Herodes era um homem mau, e fazia coisas que Deus detesta, inclusive ele se relacionava com a própria mulher de seu irmão. João Batista deu uma mensagem muito dura da parte de Deus para que ele se arrependesse. Mas Herodes não se arrependeu não. Ele mandou João para a prisão, por causa de sua mensagem.
E lá João ficou até que um dia, uma coisa triste aconteceu. No dia do aniversário de Herodes, sua sobrinha, fez uma linda apresentação de dança para todos os convidados. Herodes ficou tão agradecido que disse para a moça fazer qualquer pedido, que ele daria a ela. Então, a moça perguntou para a sua mãe, que era a mulher com quem Herodes se relacionava o que ela deveria pedir. Mais do que depressa, ela pediu que a cabeça do profeta João Batista fosse trazida num prato. E na mesma hora foi atendida. E assim, infelizmente morreu o abençoado profeta João Batista, com cerca de 37 anos de idade. E do jeito que o profeta Isaías disse, aconteceu. João Batista preparou o caminho para que Jesus fosse aceito por muitas pessoas. E logo depois que João morreu, Jesus começou a pregar o Palavra de Deus.
Encerramento:
Assim como acontecia na época de João, hoje também temos muitas pessoas que se dizem cristãs, seguidoras de Jesus, mas são fake news. Isso mesmo. Essas pessoas, quando estão perto de outras, parecem as melhores pessoas do mundo. Mas dentro de seus corações há muita sujeira e pecado. E isso aparece na forma como elas se comportam.
Será que você é uma criança assim? Na Igreja é um santinho. Quando os pais estão perto, parece a melhor criança do mundo. Mas na escola é uma peste: é um aluno desobediente, respondão, criador de confusão. Em casa é um mentiroso, preguiçoso, porquinho, briguento, etc. E quando está com seus amigos na rua, se torna igual a eles: fala palavrão, vê besteira no celular, e alguns até cometem pecados escondidos de seus pais.
Deus, quando falou através da vida do profeta João Batista foi muito claro! As pessoas achavam que iam para o céu porque frequentavam o templo ou participavam dos rituais e até mesmo das músicas e festas. Mas João Batista os chamou de filhotes de cobras! Sim, porque era assim que Deus os via, como pessoas como a cobra, que fica camuflada conforme o lugar que está.
Ah, João Batista disse que Deus estava muito, muito bravo. Tão bravo que estava a ponto de cortar, com um machado, essas pessoas que são como árvores que dão um fruto muito ruim! E além disso, Deus mesmo ia pegar esses galhos e jogá-los no fogo para que queimassem por completo. Ui, que palavra difícil de se ouvir, não é mesmo?
Naquela época, muita gente ouviu a Palavra de Deus e entendeu que o comportamento delas era como uma árvore com frutos podres. Por entenderem isso, pediram perdão a Deus, mudaram de vida, passaram pelo batismo e se tornaram discípulas de João, e logo depois de Jesus.
E hoje? Deus continua bravo? Sim, Ele continua bravo. E continua com o machado na mão, pronto para cortar as árvores que não dão frutos bons. Ele continua muito bravo com essas pessoas que se dizem discípulos de Jesus, mas não se comportam como discípulos Dele. Muito pelo contrário, parecem mais discípulos do capeta. E ainda por cima, são como a cobra, ou seja, se estão com os amigos que não são crentes, agem como eles. E se estão na Igreja, se camuflam como crentes. Mas são falsos.
Por isso, da mesma forma como o profeta João Batista pregava, ainda hoje nós estamos pregando para vocês, crianças e para todos os que quiserem ouvir: Arrependam-se, convertam-se e provem com o comportamento de vocês que vocês são discípulos de Jesus!
O que é arrependimento? Arrependimento significa você entender que Deus não se agrada com as coisas erradas que você faz. Arrependimento significa ficar muito, muito triste por ter pecado contra Deus. E arrependimento faz a pessoa decidir em seu coração mudar de comportamento, ou seja, se converter para Deus. E a palavra converter-se significa que, uma vez que estamos arrependidos diante de Deus dos nossos erros, vamos mudar de comportamento, mudar de direção e fazer o que é certo.
Crianças, hoje Deus está tocando no coração de vocês através dessa Palavra. Ou outras vezes, Ele tocará no coração de vocês através de uma música ou de um versículo. Deus está chamando cada uma de vocês para olhar para dentro do coração e ver que tipo de fake news você tem sido. Ele está chamando para vocês para entenderem que seus pecados podem manter vocês afastados de Deus para sempre. Ele chama vocês para contarem para Ele o que tem feito de errado, e para pedirem o seu perdão! Deus está sempre pronto para dar o perdão. E depois disso, o Senhor deseja ver em vocês árvores nas quais ele não precisa cortar com seu machado, pois serão árvores verdadeiras, que darão muito bom fruto.
Ministrador: Dê um tempo para que as crianças mergulhem, como o submarino, dentro delas mesmas e vejam o que há de errado dentro delas. E deixe o Espírito Santo convencê-las de quem elas são. Ensine-as a pedirem perdão pelos seus pecados. E peçam que o Espírito Santo as ajude a se converterem a Deus, a serem árvores com bons frutos. Que elas sejam discípulas fiéis e verdadeiras de Jesus, como João Batista foi.
Para conversar com as crianças: Porque João Batista se vestia com pele de camelo e comia gafanhotos? João Batista sabia que ele era a voz que clamava no deserto, profetizada por João Batista? Porque Deus deixou que João Batista morresse daquela forma tão terrível?
Figuras:
Lição do dia:
Leitura Bíblica:
Você sabia?
Quebra Gelo:
https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/11/arrependa-se-e-se-converta.html





















Nenhum comentário:
Postar um comentário