34 - Quando Deus fala...está falado! (Mateus 2.13-17; 4.1-11)
Vamos conversar um pouco sobre a voz humana. A voz humana é aquilo que usamos para falar, gritar, cantar, dar gargalhadas, bocejar, soluçar e chorar. E como a voz humana é produzida? Bem, a voz humana é produzida na laringe, tubo que fica em nosso pescoço. O ar produzido pelos pulmões passa pela laringe. Na laringe, há pequenos músculos chamados cordas vocais e quando o ar passa, elas vibram, produzindo a voz. Não é interessante? A voz é o instrumento de comunicação mais importante que existe. Por isso, cuide bem da sua voz, evitando tomar alimentos muito gelados, não gritando muito...tem crianças aqui que ficam roucas de tanto gritar. Por favor, preserve a sua voz, porque com ela você vai adorar muito a Deus amém?
João Batista foi um profeta muito especial. Por causa de sua pregação, muitas pessoas pensaram que ele era o Messias, o ungido que vinha libertar o povo de seus problemas. Mas João sabia que ele não era o Messias. Ele sabia que era apenas o profeta que ia preparar o caminho para a chegada do Messias. E sabem do que mais? Deus havia contado para João que ele saberia quem é o Messias, porque o Espírito Santo ia pousar sobre essa pessoa. Deus conta muitos segredos aos seus servos, os profetas!
João era conhecido como João Batista , exatamente por um hábito que ele tinha, que acontece até hoje nas Igrejas, inclusive aqui na nossa. Todas as pessoas que se arrependiam dos seus pecados e reconheciam que tinham que se voltar para Deus, passavam por um ritual feito por João chamado batismo. João mergulhava em água todos aqueles que queriam mudar de vida, simbolizando uma limpeza, não só no corpo, mas também no coração.
Certo dia, João estava batizando pessoas, quando um homem muito especial veio vindo ao seu encontro. Quando João viu esse homem, imediatamente ficou cheio de respeito. Sabem quem era esse homem que veio até João? Jesus, o Messias, o Filho de Deus e...primo de João. Jesus foi até João e pediu para que João também o batizasse. Mas João não aceitou de jeito nenhum. João disse assim: "Eu é que tenho que ser batizado por você e você me pede para eu te batizar?" Mas Jesus disse para João que era assim que tinha que acontecer, porque era assim que Deus queria que acontecesse.
Então João concordou. Crianças, quando Jesus desceu às águas, foi muito especial. Afinal de contas, o dia do seu batismo é um dos dias mais especiais da sua vida. E também foi para a vida de Jesus. Porque ali, naquele dia, ele estava declarando que sua vida era separada para servir a Deus e cuidar das Suas coisas. Você pode imaginar como foi esse momento para Jesus?
Jesus foi descendo devagarzinho até a água do rio Jordão chegar à sua cintura. E então, João o tomou pelas mãos e o mergulhou nas águas. Assim que Jesus foi batizado, uma coisa maravilhosa aconteceu. Naquele mesmo momento, os céus se abriram e uma pomba desceu sobre Jesus. Mas não era uma pomba comum, como essas que vocês vêem por aí, nas praças. Quem estava no formato da pomba era o Espírito Santo de Deus. Pois ele desceu sobre Jesus. E logo depois disso, todos os que estavam ali ouviram uma voz que veio dos céus, que dizia: "Este é o meu Filho Amado, que me dá grande alegria!" De quem era essa voz? Talvez muitos ali não soubessem de quem era a voz que vinha dos céus, mas Jesus sabia. Ele sabia que essa era a voz de Seu Pai, Deus.
Ah, crianças o batismo de Jesus também foi muito importante para Deus. Porque o batismo foi um ato de obediência do filho ao Pai. E quando obedecemos a Deus, ele se agrada muito. Deus se agradou tanto do seu filho Jesus que declarou o seu amor e alegria por Seu filho querido. Você pode imaginar como as Palavras de Deus Pai fizeram Jesus se sentir? Jesus se sentiu especial. Ele se sentiu amado. Ele se sentiu protegido. E Ele se sentiu muito feliz porque sabia que seu Pai estava feliz com sua obediência! E as palavras de Deus deram muita segurança para Jesus. Não importa o que acontecesse ou o que viesse pela frente, Jesus sabia que Deus o amava e sempre estaria com Ele.
Pois logo depois do Batismo, Jesus foi ter um tempo especial com Deus no deserto. Ali ele ficou por quarenta dias sem comer nada e sem beber nada. Jesus ficou 960 horas sem comer nada, só para ficar com Deus. E tem gente aqui que não consegue nem tirar o chocolate, ou o refrigerante, ou deixar de usar o celular para ficar mais tempo com Deus. Mas Jesus, como filho amado, ficou todo esse tempo no deserto, com Deus. Sozinho? Não. Jesus não estava sozinho.
Alguém foi até o deserto fazer companhia para Jesus? Isso mesmo. Sabem quem era? Alguém que você não ia nunca gostar de ter em sua companhia. Era Satanás. Durante os quarenta dias que Jesus ficou lá, Satanás apareceu para tentar Jesus. E sabem como ele tentou fazer Jesus desistir? Usando a mesma coisa que ele usou lá no Jardim do Éden. O diálogo. Usando a sua voz, as suas palavras.
Satanás apareceu para Jesus e tentou fazê-lo desobedecer a Deus por três vezes. E o diabo foi muito cruel. Porque ele tentou lançar dúvida no coração de Jesus, dizendo: "Se você é filho de Deus...faça com que essas pedras se transformem em pães, para você comer. Se você é filho de Deus, joga-te daqui para baixo...Se você é filho de Deus....".
Ah, Satanás tentou, com sua voz, cobrir a voz de Deus, tentando levar Jesus a duvidar exatamente das palavras que Deus havia dito sobre ele. Enquanto Deus disse para Jesus "Eu te amo meu filho. Você me dá muita alegria", Satanás disse: "Prova para mim que você é filho de Deus! Será que você não está louco? Será que Deus te ama mesmo? Será? Será?"
Mas Jesus sabia muito bem quando Deus fala, está falado. A voz de Deus era muito mais forte que a voz de Satanás. E Jesus deixou essa voz poderosa do seu Pai ser muito mais forte do que todas as outras vozes que gritavam em seus ouvidos, inclusive a voz de Satanás. Jesus estava tão cheio da Palavra de Deus em seu coração, que foi com a Palavra de Deus que ele mandou o diabo sair, com seu rabo entre as pernas: "Satanás, está escrito na Palavra de Deus que o pão serve para alimentar o estômago das pessoas, mas, mais importante do que o pão é a Palavra de Deus. Pois é ela quem vai sustentar os homens em todos os momentos da sua vida" (parafraseando "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus). E nas outras duas tentações, Jesus também respondeu a Satanás, começando com: "Está escrito na Palavra de Deus!"
Encerramento: Jesus foi tentado com palavras de dúvida e provocação. Mas, a voz de Deus ecoava forte em seus ouvidos. Voz que dizia que ele era filho de Deus e era muito amado. Porque Jesus escolheu ouvir a voz de Deus ao invés de ouvir a voz do diabo, saiu mais do que vencedor. E logo depois da aprovação, Deus mesmo enviou anjos para cuidar de Jesus e preparar uma bela refeição para ele.
Desde que você nasceu, aprendeu a ouvir várias vozes. Algumas delas você conhece há muito tempo, como a voz da mamãe, do papai, do irmãozinho, do vovô e da vovó. E são vozes que, se você ouvir de longe, mesmo sem vê-los, você saberá quem é que está falando. E dependendo da maneira como estiver falando, você saberá se papai ou mamãe estão pedindo um favor, estão bravos ou estão querendo elogiar você por um bom comportamento.
Mas existe uma voz que você precisa aprender a conhecer o quanto antes, o mais depressa possível. Essa é a voz de Deus. Porque mesmo que você não possa ver Deus, Ele fala e fala o tempo todo. Você só conhecerá a voz de Deus quando se relacionar com Ele. Assim como convive com seu papai e com sua mamãe todos os dias e praticamente muitas horas do dia, você precisa conviver com Deus. Converse com Ele todos os dias, leia a Sua Palavra todos os dias, abra seu coração, conte seus segredos e problemas para Deus. Sabe por que?
Porque Satanás tem usado muitas vozes para gritar bem alto em nossos ouvidos e nos fazer duvidar de Deus. Que tipo de vozes o diabo usa? Muitas vezes, para a sua admiração, ele vai usar vozes de amigos, de pessoas que andam bem perto de você. Como acontece isso?
Quando você ouvir de seus amigos um discurso que vai totalmente contra o que está escrito na Bíblia, infelizmente é a voz do diabo. Deus havia dito para Jesus que ele era um filho muito amado. E se Deus havia dito, Jesus sabia que essa era a Palavra mais importante, a voz que devia ficar em seus ouvidos e coração. E quando o diabo veio para fazer Jesus duvidar do amor de Deus, Jesus mandou o diabo embora usando as Palavras de Deus.
Sempre Satanás vai usar vozes para questionar Deus e sua Palavra. Ele não vai aparecer como é para você. Mas vai se disfarçar de amigos, de influencers das Redes Sociais, de uma música do tik tok, de um personagem que você gosta muito de desenhos animados, games ou séries. E assim, ele tentará "desconstruir a Palavra de Deus em você". Ele fará você duvidar de coisas que estão na Palavra de Deus há muito tempo e que são uma verdade que nunca vai acabar. Inclusive a verdade de que você é um filho muito amado de Deus e nada, nem ninguém poderá separar você do amor de Deus, que foi revelado em Jesus Cristo, quando Ele morreu na cruz por nós (Romanos 8.38,39).
Como saber então qual é a voz de Deus e qual é a voz do diabo, que voz fala comigo? Como já disse, você aprenderá a ouvir a voz de Deus quando se relacionar com Ele. Mesmo assim, Deus, para garantir, deixou a sua voz registrada no livro mais importante da sua vida, a Bíblia. Sim. A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela está registrada toda a vontade de Deus para nós, seus filhos e também para todos os seres humanos. Na Bíblia está registrada toda a vontade de Deus para o mundo, e para depois que esse mundo for substituído por um mundo melhor. A Bíblia é a verdade e você precisa ler a Bíblia todos os dias. Daqui a alguns domingos nós vamos premiar de forma especial as crianças que leram todo o Novo Testamento nesse ano. Parabéns para quem alcançou essa meta, porque com certeza, vai saber com certeza quando é o diabo falando e quando é Deus falando.
Vocês acham que a tentação de Jesus foi só naqueles dias do deserto? Não, não mesmo. Foi o tempo todo, até Ele ir para a Cruz. Mas Jesus sabia reconhecer a voz de Deus e escolheu obedecê-la, mesmo que fosse muito difícil. Assim deve ser com você, por toda a sua vida. Quando ouvir a voz de Deus e escolher obedecê-la em meio a outras vozes, com certeza, vai ouvir Deus ouvindo de forma clara: Você é meu filho amado, que me dá muita alegria!
Ministrador: Ore com as crianças, pedindo ao Espírito Santo de Deus para ajudá-las a saber quando é Deus quem está falando e quando é o diabo quem fala. Clame com as crianças, implore ao Senhor para que não deixe as crianças caírem em tentação ou engano, que hoje é tão claro. Peçam ao Espírito Santo que gritem em seus ouvidos quando vozes estranhas tentarem fazer elas desviarem da verdade que há na Palavra de Deus. Unja os ouvidos das crianças e declare que elas são filhas muito amadas de Deus, que vão dar muita alegria a Ele.
Para conversar com as crianças: Porque Deus disse que Jesus era um filho muito amado, que dava alegria para Ele? Porque João não queria batizar Jesus? Porque Deus permitiu que Jesus fosse levado ao deserto para ser tentado pelo diabo? Como saber qual é a voz de Deus e qual é a voz do diabo?
Figuras:
Lição do dia:















Nenhum comentário:
Postar um comentário