quinta-feira, 24 de novembro de 2022

35 - Quando Deus fala...Ele quer intimidade

Quando Deus fala...Ele quer intimidade! (Mateus 17.1-8)

Hoje vamos conversar sobre a palavra INTIMIDADE. Quem sabe com o que tem a ver a palavra Intimidade?  Intimidade tem a ver com um relacionamento entre duas pessoas. Ter intimidade com alguém significa ter uma relação muito próxima, de maneira que você conheça bem aquela pessoa e aquela pessoa conheça muito bem você. Por exemplo, você tem intimidade com as pessoas da sua família. Sim, papai e mamãe conhecem você muito bem! Descabelado quando acorda, mal humorado, fedidinho....eles te conhecem bem e te amam como você é. 

Você também pode ter intimidade com alguns amigos da escola ou da igreja. Para esses amigos você conta segredos, sai para passear e até dorme na casa deles. Alguns até te emprestam alguma coisa e você devolve, é claro. Você sabia que o melhor lugar para ter amigos íntimos, que não deixam de ser amigos mesmo quando você crescer, é na Igreja? Sim! Isso é verdade. Por isso, procure fazer amigos bem íntimos na Igreja. 

Jesus, depois que foi tentado, começou a viajar de cidade em cidade falando para as pessoas que Deus era Pai delas. As pessoas sofriam tanto naqueles dias, que até haviam se esquecido de que Deus cuidava delas. Mas Jesus estava lá, para dizer para elas que Deus Pai queria que elas confiassem Nele e tivessem uma amizade de filhos com seu Pai.

Jesus também escolheu doze moços para que estivessem junto Dele e o acompanhassem por onde ele fosse. Aos Doze discípulos, Jesus também deu autoridade para fazer o que Ele fazia: curar pessoas das suas doenças e libertar todos os que estavam presos por demônios. Uau, nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e também no Livro de Atos, você pode ler e conhecer o tanto de coisas que os Doze de Jesus viram e fizeram.

Mas crianças, desses Doze, três discípulos especiais escolheram andar mais perto de Jesus. Eles se tornaram os mais chegados dele. Quem eram? Pedro, Tiago e João. Eles viram Jesus fazer muitos milagres, coisas maravilhosas. Por exemplo, alguns aqui conhecem uma música chamada: Pedro, Tiago, João no Barquinho... Sim, Pedro, Tiago e João estavam num barquinho, quando veio uma grande tempestade. Eles começaram a gritar de medo e quem veio andando sobre as águas? Jesus! Foi nessa ocasião que Pedro andou com Jesus sobre as águas (Mateus 14.22-27). Pedro, Tiago e João conheceram Jesus bem de perto. Sim, eles comiam juntos, dormiam no mesmo lugar quando viajavam. Deram muita risada. Com certeza tomaram banhos no Rio Jordão. Lavaram as roupas de Jesus, cozinharam para ele. E ajudavam a cuidar das multidões. Eles viraram amigos íntimos.

Certo dia, Jesus convidou Pedro, Tiago e João para irem até o alto de um monte. E lá se foram os quatro! O que será que Jesus ia fazer? Bem, Jesus queria mostrar a sua intimidade para eles. Ele queria mostrar como eram seu rosto e o seu corpo realmente. Foi então que, naquele momento, o rosto de Jesus começou a brilhar muito, como o brilho do sol no horário mais quente do dia. E as suas roupas ficaram tão brancas e brilhantes, que se tornaram parecidas com o clarão de um relâmpago.

De repente, apareceram no monte duas pessoas muito importantes, que há muito tempo atrás, haviam sido amigos íntimos de Deus. Moisés e Elias. Como isso é possível? Ah, crianças, quando Deus revela as coisas do céu para nós, o impossível dessa terra se torna possível. Quando Deus reina, não existe o impossível. Elias, Moisés e Jesus estavam conversando como amigos, bem ali na frente de Pedro, Tiago e João.

Os discípulos nunca tinham visto nada igual. Até então eles sabiam que Jesus era o filho de Deus, mas o viam como alguém que tinha as mesmas características físicas que eles tinham. Um homem simples. Mas agora, seus olhos humanos viam Jesus, como ele verdadeiramente É. Cheio de poder e um brilho que só poderia vir do céu.

Pedro, que era o mais afobado, disse, de repente: "Senhor, é tão bom estarmos aqui em intimidade com o Senhor, com Moisés e com Elias. Vamos ficar mais tempo por aqui. Eu até estou pensando em fazer três barracas, uma para o Senhor, outra para Moisés e outra para Elias, para ficarmos juntos por mais tempo. E, enquanto Pedro ainda estava falando isso, veio uma voz muito forte do céu, como um trovão. Era Deus quem estava falando! E Ele disse bem alto: "Esse é o meu Filho amado em quem eu me alegro muito. Ouçam tudo o que Ele diz"! (Mateus 17.6).

Quando ouviram aquela poderosa voz de Deus, Pedro, Tiago e João imediatamente se ajoelharam e colocaram o rosto na terra, em sinal de respeito. Como nunca tinham visto aquilo, ficaram também com bastante medo! Mas Jesus não estava com medo não. Ele estava é feliz, porque enfim encontrou homens especiais para quem Ele pôde mostrar a Sua intimidade. Ele disse a eles que não tivessem medo de nada! Quando os discípulos ficaram de pé, não viram mais Elias nem Moisés. Só Jesus estava ali com eles. Uau, muito legal tudo o que aconteceu, não é mesmo?

Encerramento:  

Como vocês acham que aqueles discípulos se sentiram depois dessa experiência? Com certeza agora eles tinham mais certeza ainda de que Jesus era o Filho de Deus que havia chegado do céu para salvar as pessoas. E agora, eles com certeza se tornaram muito mais íntimos de Jesus, o seu amigo, Senhor e Salvador.

Crianças, tudo na natureza comunica que Deus existe e que ama você. Deus fala, de um modo ou de outro, Ele sempre está falando. E o que Ele deseja? Ele deseja ser seu amigo e ter intimidade com você. Por isso, Ele já fez e ainda faz a parte Dele para que essa amizade seja íntima e dure para sempre.

E o que Deus fez? Ele enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para abrir o caminho para você se aproximar muito de Deus. Jesus, quando morreu na cruz, criou novamente um caminho para você chegar  até Deus, caminho ficou muito tempo destruído por causa do pecado das pessoas. Mas o sangue de Jesus fez com que Deus nos perdoasse e o caminho fosse reconstruído.  Deus também deixou um livro com as suas Palavras a respeito de nós, do nosso futuro, dos Seus planos para as nossas vidas e para o mundo. Esse livro é a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus. E ela é também um sinal de que Deus quer que o conheçamos, que conheçamos Seu Filho como Ele é e tenhamos intimidade com Ele. Além disso, se você se esforçar, você também vai ver a glória de Deus como Pedro, Tiago e João viram. Porque Deus revela os seus segredos mais especiais para aqueles que o temem. Sim, a intimidade de Deus só é revelada para quem o teme e o obedece.

E você, o que deve fazer? Se Jesus já deixou o caminho aberto para você ser amigo íntimo de Deus, você tem a obrigação de entrar por esse caminho, recebendo Jesus como seu Senhor e Salvador agora mesmo. E além disso, tem que manter essa amizade, assim como você mantém a amizade com seus amigos da escola, da rua e com seus pais. Converse com Deus, cante para Ele, dê presentes para Ele, leve outras crianças a conhecerem Ele e seu Filho Jesus. Abra seu coração e conte para Ele seus medos, seus sonhos. Não esconda nada de Deus. E tenha um tempo no lugar secreto, um tempo diário, entre Deus e você. E claro, leia a Bíblia todos os dias, porque ali Deus falará com você. Outra coisa que você deve fazer sempre é estar na Igreja, junto com outros irmãos, prestando culto ao Senhor. 

Ministrador: Faça a oração de decisão com as crianças. Ore com elas declarando que estão recebendo Jesus como o Senhor e Salvador das suas vidas. Que acreditam que Ele é o Filho de Deus. Que acreditam que o sangue de Jesus nos limpa de todo o pecado. Que elas vão ouvir a voz de Jesus todos os dias e vão obedecê-lo.

Agora faça um exercício: Peça para as crianças fecharem os olhos e ficarem calmas. Agora leia para elas, (com uma música instrumental ao fundo).  Imaginem um lindo caminho, cheio de flores, cheiroso, cheio de paz. Esse caminho está bem na sua frente e você está parado na entrada dele. Jesus está bem na porta, com o rosto brilhando e os braços estendidos, porque Ele quer levar você para um lugar especial. Peça, para Jesus levar você por esse caminho.  Agora imagine Jesus pegando você pela mão e te levando por esse caminho. Você está ansioso para saber onde vão, mas se é Jesus quem está levando você, então você fica em paz e tranquilo. Mais um pouco de caminhada, e então você começa a andar por uma rua feita de ouro. Você toma cuidado para não escorregar, mas não consegue parar de olhar para ela, pois ela brilha muito. E então, de repente, a rua de ouro se acaba e você entra num lugar que nunca imaginou ver. Um grande lago feito somente com um diamante está adiante de você. E no meio do lago há um grande trono cheio de pedras preciosas. No trono está sentado uma pessoa, que você não consegue ver o rosto pois ele brilha mais que todas as luzes do mundo inteiro juntas. Mas, você sente que algo está puxando você para perto: um amor muito, muito forte. Você pára um pouco, com medo de prosseguir. Mas Jesus, sorrindo,  continua puxando você pela sua mão, te incentivando a chegar mais perto. Então você caminha, com muito respeito para perto do trono. E tudo o que você consegue fazer é sentir alegria, paz e segurança. E um grande amor. Mais do que depressa, Jesus com as duas mãos, te suspende para o trono. Deus estende os braços e pega você no colo. Ele te abraça e você pode sentir o calor que te faz se sentir bem. E um perfume muito gostoso você sente ao abraçar Deus. Seus braços são fortes, mas não machucam. E a sua vontade é ficar lá para sempre. Então, ouça agora Deus Pai dizendo: Minha querida criança. Eu amo você mais do que tudo nesse mundo. Nunca duvide que você é muito amada e eu me alegro muito em você. Tudo o que eu desejo nesse mundo é que você nunca se afaste da minha presença, viva o tempo todo comigo, converse comigo todas as horas. E em alguns momentos do dia, entre no seu lugar secreto para estarmos juntos, só eu e você. Em breve você poderá ver o meu rosto. Mas enquanto isso, se dedique a ler a minha Palavra todos os dias. Não só leia, mas procure entender e obedecer o que está escrito Nela. Ouvindo a minha palavra, você nunca se perderá nem ficará confuso. Ouvindo a minha Palavra, você sempre saberá que eu estou perto de você para sempre. Ouvindo a minha Palavra, você nunca duvidará que Eu te amo.

Para conversar com as  crianças: Como vocês acham que foi a reação de cada um dos discípulos de Jesus? Porque Elias e Moisés apareceram também no monte? Porque Deus precisou confirmar aos seus discípulos que Jesus era o seu Filho Amado?

Figuras:
















Lição do dia:


Leitura Bíblica:


Tarefa da Semana:


Você sabia?


Versículo para decorar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...