segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Start Kids nas Férias - Questão 4 - Você já visitou os depósitos onde Eu guardo a neve e o granizo?

Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.

Ministração: Questão 4 - Jó 38.22 - Você já visitou os depósitos onde Eu guardo e a neve e o granizo?

Relembrando... Jó era um homem muito rico. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Um dia, Satanás disse para Deus: "Jó é um homem que te obedece, porque tudo vai bem com ele" (Jó 1.11). Então, Deus permitiu que Satanás tocasse na família, nos bens e na saúde de Jó. Diante de tudo o que aconteceu, Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca,  começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele. 

Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! E do meio de um furacão,  Deus disse para Jó: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3). 

A primeira pergunta que Deus fez para Jó foi: "Onde você estava quando eu criei o mundo?". A segunda pergunta foi: "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?"A terceira pergunta que Deus fez foi: "Você sabe onde moram a luz e as trevas?"

Dê espaço para que as crianças respondam uma dessas três perguntas, de acordo com o que aprenderam nas semanas anteriores. (Ministrador, dê uma lida nas ministrações anteriores para você ficar por dentro!).

E hoje aprender sobre a quarta pergunta que Deus fez para Jó, já que ele se achava tão sabichão!

"Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e o granizo?". Jó 38.22 (NTLH)

E vocês, conseguem responder onde estão guardados os depósitos de neve e granizo que caem sobre a terra em algumas épocas do ano?

Em primeiro lugar vamos aprender o que é a neve e como ela se forma. Se você já assistiu ao filme Frozen, ficou com vontade de morar num lugar onde tem neve, não ficou? Alguém aqui já foi ver a neve?

Então, para aprender de onde vem a neve, vamos começar do que aprendemos na segunda questão (Porque o mar não invade a terra?). O sol esquenta a água do mar ou dos rios, que de líquida, passa a ser vapor (como acontece com a água do chuveiro quando você toma banho). Esse vapor sobe para o céu, e quando chega lá, vira pequenas gotas d'água novamente. Essas gotas, juntinhas, viram as nuvens. Quando essas nuvens ficam muito carregadas, então elas caem na terra novamente, em forma de chuva.

Quando falamos da neve, acontece o seguinte. Enquanto o vapor d'água está se aglomerando nas nuvens, ventos vindos de regiões muito frias do oceano, fazem a temperatura cair abaixo de zero. O frio congela o vapor da água e o transforma em cristais de gelo. Esses cristais de gelo se ajuntam e formam então os floquinhos de neve. Na meteorologia, que é a ciência que estuda as condições do nosso céu, podemos dizer que tudo o que cai do céu é uma precipitação. Ou seja, a neve é uma precipitação que acontece somente em regiões frias do nosso planeta terra. (Pesquise em quais regiões do mundo cai neve e mostre no nosso globo inflável).

Vamos aprender algumas coisas sobre a neve?

 - Você sabia que existem vários tipos de neve? Existe o floco de neve, que é aquele formato que parece uma pequena estrela e você conhece dos filmes Frozen. Também existe o grão de neve, que é como se fosse um chuvisco congelado.  Existe também a chuva congelada, isso acontece somente quando  o chão está muito frio: a chuva cai líquida e congela no meio do caminho. A Geada, que é uma formação de cristais de gelo no chão causada pelas baixas temperaturas.

- E...o Granizo! Sim, o granizo é um tipo de neve, mas que não é fofinho. Ele é uma pedra dura de gelo que pode ter o tamanho de um amendoim, ou de uma jabuticaba e até mesmo de bolas de tênis. Dependendo do tamanho do granizo, ele pode provocar grandes estragos.

- A neve não é branca. Ela apenas reflete a luz ao seu redor. Qual a cor da neve? Ela é transparente, mas quando exposta à luz, reflete a luz branca. Quando a neve é muito profunda, ela reflete mais a a luz azul, é por isso que a neve dos icebergs é azul!

 - O mais interessante é que cada cristal de gelo é único, mas todos os flocos de neve possuem seis lados. Não existe um igual ao outro na natureza, assim como você.

- 80 por cento da água existente no planeta está como gelo ou neve, cobrindo 12 por cento da terra. 

- Um floco de neve cai do céu, na mesma velocidade que um caracol se movimenta, 5 km por hora!

Ahhh, agora você já sabe onde são os depósitos onde Deus guarda a neve! E você consegue vê-los quando olha para o céu.  Não é lindo o nosso Deus? Deus queria que Jó soubesse de uma verdade: 

A neve não cai na terra por acaso. Deus a criou para ser uma fonte de água. Em lugares montanhosos, a neve lá de cima derrete e forma rios que abastecem cidades inteiras e são conhecidos como rios de degelo. Você sabia que o rio Amazonas nasce do degelo na Cordilheira dos Andes, região montanhosa e nevada do Peru? 

A neve serve para matar pragas e diversos insetos que destroem plantações de frutas e legumes. A neve serve para ajudar as plantas a se renovarem e viverem mais tempo. E a neve serve para irrigar a terra.

Deus deixou escrito em Isaías:  "Assim como a chuva e a neve caem do céu e não evaporam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também é a minha Palavra: ela não volta para mim sem nada, mas ela realiza o que eu prometo". Isaías 55.10,11.

Encerramento: Cada estação do ano tem a sua função. Até mesmo o inverno e a neve, onde os dias são bem frios e temos que sair de casa. Tem gente que nem gosta do inverno, mas até o inverno é muito importante e tem valor.  Deus queria que Jó entendesse que aquela situação que ele estava passando tinha um motivo e uma função. Deus queria que Jó andasse mais perto Dele e confiasse em Sua Palavra. 

Ah, se existe uma coisa na qual você deve confiar de olhos fechados é a Palavra de Deus! Ela deve ser a coisa mais importante da sua vida. Aqui no Brasil, muita gente tem uma Bíblia, mas poucos a leem. Ela fica fechada, como um livro comum... Por isso, pouca gente conhece Deus e na hora das dificuldades, acabam desanimando e perdendo a fé.

Jó declarou que conhecia Deus só de ouvir falar (Jó 42.5). Ou seja, ele até temia a Deus, mas andava bem longe dele. Como sabemos disso? Com seu discurso na hora da dificuldade: "Como pode alguém ser justo diante de Deus? Mesmo que eu me lavasse com água de neve e purificasse minhas mãos com o sabão mais poderoso, ainda assim ele me jogaria na lama..." (Jó 9.2,30,31). Vejam que palavras injustas Jó falou contra Deus!

O que Jó não sabia é que a Palavra de Deus tem uma função, exatamente como a neve. Ela purifica a gente. Ela torna nosso coração muito limpo. E mata todas as pragas do pecado em nós. Foi o que aconteceu no final de Jó, como você vai aprender no final dessa Série.  Então, a partir de hoje, você PRECISA estudar a Palavra de Deus e deixar ela cumprir a sua função em sua vida e na sua família. Amém? E conhecendo a Palavra de Deus, você conhecerá Deus e aprenderá a confiar em Sua Palavra, porque Deus sempre cumpre o que diz.

Ministrador: Peça para as crianças pegarem a Bíblia e com ela, agradecerem a Deus por Sua Palavra. Declare para Deus que eles vão amar a Sua Palavra e confiar Nela, independente de qualquer situação ou problema. Declare com as crianças que a Palavra de Deus é verdadeira e quem confia Nela jamais será envergonhado.


Versículo parte 4: 




O que vou observar: 




Card + Pista: 

Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem. Ministrador: procure entregar o card com a pista no mesmo dia da ministração).

Atenção!- para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra/cor nos sete domingos! Ajude-as a decorar de qual cor ou pista elas pertencem. Por fim, NÃO DAREMOS PISTAS ANTERIORES PARA AS CRIANÇAS QUE FALTARAM.

Pista 3- A/ B / C







Start Kids nas Férias - Questão 3 - Você sabe onde moram a luz e as trevas?

Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.

Ministração: Questão 3 - Jó 38.18-20 - Você sabe onde moram a luz e as trevas?

Relembrando... Jó era um homem muito rico. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Um dia, de repente, Jó perdeu tudo: os seus filhos, sua riqueza, seus empregados e até mesmo sua saúde. Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca,  começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele. 

Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! E do meio de um furacão,  Deus disse para Jó: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3). 

A primeira pergunta que Deus fez para Jó foi: "Onde você estava quando eu criei o mundo?". A segunda pergunta foi: "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?"

E hoje vamos conhecer e responder a terceira pergunta que Deus fez para Jó:

"Você sabe como se vai até o lugar onde mora a luz? E onde é a residência das trevas? você sabe mostrar para elas até onde elas devem chegar e depois fazer com que elas voltem ao ponto de partida?". Jó 38.19,20 (NTLH)

E vocês, conseguem responder de onde surge a luz e onde moram as trevas?

Vamos aprender coisas importantes sobre a Luz?

Passe para as crianças o primeiro vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=1A4VMMS5lFM

Como você acabou de aprender, a luz é uma fonte de energia e graças a ela podemos ver todas as coisas no mundo.  Existem dois tipos de fonte de luz....a natural (criada por Deus) e artificial (criada pelo homem).

Um exemplo de luz natural é o Sol. Você sabia que a terra, os outros planetas do sistema solar e até mesmo a lua não produzem luz? Isso mesmo! Até mesmo a luz da lua é iluminada pelo sol. E a terra, sem o sol, logo seria um planeta escuro, onde não moraria ninguém! Mas não se preocupe! O sol ainda possui 5 bilhões de anos de energia! Muito tempo, não é mesmo?

Você sabia que o sol emite em um segundo, energia suficiente para aquecer 3200 bilhões de sanduíches Hot Pocket? Ele é uma estrela muito poderosa!

A luz se propaga em linha reta para todos os lugares, numa velocidade a trezentos mil quilômetros por segundo. Isso é conhecido como a velocidade da luz e os cientistas usam essa medida para medir pontos muito distantes um do outro, como a distância entre a terra e o sol.

Agora coloque para as crianças o segundo vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ORFbOu94QpA

A cor da luz do sol, se vista a partir do espaço, é branca. Mas é porque no espaço, não existem objetos com o qual ela possa interagir.  Quando a luz do sol passa por gotas d'água, acontece a refração da luz, ou seja, ela se transforma em cores diferentes, como você pode ver no arco íris, que é quando a luz do Sol.

A luz que vem do sol é muito, muito importante para a vida. Todos os seres vivos dependem dela para viver.  Se de repente, o sol sumisse, sabem o que aconteceria? As trevas chegariam. Dentro de poucos dias a terra ficaria gelada. As plantas não conseguiriam se alimentar e morreriam. Tudo o que existe em nosso planeta se congelaria: rios, árvores e até mesmo as pessoas.

Nossa visão só funciona quando há luz. Sem luz, não enxergamos nada, ficamos cegos totalmente. Feche os olhos agora! Como seria a sua vida se você não enxergasse?Sem ela, há trevas e escuridão. Você quer saber onde as trevas moram? Basta apagar a luz que elas aparecem. 

No começo da criação, a terra estava totalmente sem forma e vazia. E a Bíblia diz que a escuridão cobria tudo. Quando você entra num lugar que está escuro, qual a primeira coisa que você faz? Acende a luz, não é mesmo?

Pois Deus, quando viu a terra escura, deu uma ordem. Ele disse: Haja Luz!(Gn 1.3) E imediatamente houve luz. Naquele momento, para sempre, a luz foi separada das trevas. E agora Deus poderia ver o que estava sendo criado aqui. Você sabia que a primeira luz que apareceu na terra não foi a luz do sol? Isso porque o sol foi criado no quarto dia da criação. Então, que luz é aquela que apareceu na terra, no primeiro dia da criação?

Foi a luz de Deus. Sim, porque mais poderosa que a luz do sol é a luz de Deus. Deus é luz, a glória de Deus é uma luz muito forte que quando brilha, ilumina até dentro do nosso coração. Quando Jesus voltar, nem precisaremos mais do sol, nem de lâmpada nenhuma. Porque a luz de Deus nos iluminará! Não é maravilhoso isso? 

Na época de Jó, o sol já existia, e o fogo era usado para iluminar a noite. Mas, a vida de Jó estava tão escura, ele estava tão cego por causa da sua tristeza, que não podia confiar que Deus,  a própria Luz daria uma direção para ele.

Ele fez a seguinte pergunta para Deus: "Porque o Senhor dá vida para as pessoas e a vida delas não faz sentido? Porque o Senhor deixa essas pessoas como cegas, e tranca todas as portas para que elas não possam encontrar a saída?". Jó 2.23

Era assim que Jó se sentia. A situação dele estava tão difícil, que tudo estava escuro e ele achava que nunca encontraria uma luz, uma saída para aquela situação.

Deus perguntou a Jó: Você sabe onde mora a luz e as trevas?  Jó não soube responder, mas agora você sabe. A luz mora em Deus. É Dele que vem todo o tipo de luz que existe. Ele é o Pai das Luzes (Tiago 1.17) Foi Dele a ideia de criar uma estrela tão grande e poderosa como  o Sol, que está encaixada tão perfeitamente no universo.

E era isso que Deus queria que Jó entendesse. Se Ele é a própria luz, então com certeza, o Senhor já conhecia a saída que deixaria a vida de Jó bem. Deus quer que eu e você não andemos em trevas. Ele não nos fez para isso. Foi por esse motivo que a primeira coisa criada na terra foi a Luz. 

Encerramento:  Deus é a luz e onde essa Luz passa tudo se torna claro. Você deve confiar em Deus sempre, para ter luz sobre todas as áreas da sua vida, até mesmo naqueles dias em que tudo está tão difícil, que você não encontra a saída. Confie em Deus sempre. O criador da Luz tem uma saída para você.

Agora existe um tipo de trevas que somente Jesus, a luz do mundo pode tirar. Essas são as trevas do pecado. E onde moram as trevas do pecado? Moram dentro de nós. É o pecado que nos faz ter atitudes tão horríveis, que ferem o coração de Deus, como a mentira, o roubo, a inveja, a ira, a desobediência. É o pecado que nos afasta da Luz de Deus. Você nunca poderá encontrar luz no pecado, somente trevas.

Jesus disse: "Eu sou a Luz do Mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8.12. Assim como a luz traz vida para toda a terra, e nas trevas, a terra morre, Jesus é a luz que dá a vida eterna para todos os que crerem Nele. É  impossível que a luz do céu entre na vida de uma pessoa, sem que ela creia em Jesus Cristo. Hoje, você precisa expulsar essas trevas que há em sua vida, recebendo Jesus, a luz do mundo, em seu coração. Se Jesus for o Senhor e Salvador de toda a sua vida, você nunca mais andará em trevas, nem mesmo quando os dias forem difíceis. Amém?

Ministrador: Agradeça ao nosso Deus por ter criado a Luz e por ela ser tão importante. Agradeça ao Senhor por ele ser a própria luz e ter enviado seu filho Jesus, a Luz do Mundo. Pergunte para as crianças quem deseja entregar a vida para Jesus. Depois da oração, explique para as crianças, que agora elas tem a luz da vida. E precisam levar essa luz para o máximo de amigos que puder.


Versículo parte 3: 




O que vou observar: 




Card + Pista: 

Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem. Ministrador: procure entregar o card com a pista no mesmo dia da ministração).

Atenção!- para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra/cor nos sete domingos! Ajude-as a decorar de qual cor ou pista elas pertencem. Por fim, NÃO DAREMOS PISTAS ANTERIORES PARA AS CRIANÇAS QUE FALTARAM.

Pista 3- A/ B / C





terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Start Kids nas Férias - Caçadores de Deus Questão 2 - Quem colocou limites no mar?

 Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar a parte do versículo correspondente versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo, de cor.

Ministração: Questão 2 - Jó 38.8 a 11 -  Quem colocou limites no Mar?

Relembrando... Jó era um homem muito rico. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Um dia, de repente, Jó perdeu tudo: os seus filhos, sua riqueza, seus empregados e até mesmo sua saúde. Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca,  começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele. Ele fez algumas perguntas que até nós mesmos fazemos, quando passamos por algum momento difícil. 

Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! E do meio de um furacão,  Deus disse para Jó: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3). 

A primeira pergunta que Deus fez para Jó aprendemos na semana passada, quem lembra? "Onde você estava quando eu criei o mundo?". E hoje vamos conhecer e responder a segunda pergunta que Deus fez para Jó:

"Quem colocou limites no mar, e quem fechou os portões para segurá-lo, quando Eu o fiz jorrar do ventre da terra? Fui Eu quem marcou os seus limites e disse a Ele: você chegará a este ponto e daqui não passará. Suas altas ondas pararão aqui". Jó 8.38-11 (NTLH)

Quem aqui não gosta de ir à praia? Será que existe alguém? (dê espaço para que as crianças falem sobre a praia, sobre o que há na praia, como foi a primeira vez que elas pisaram na praia, o que sentiram..etc).

Vamos agora aprender um pouco sobre o Mar, o lindo mar que Deus criou?

 - A água cobre 70 por cento da superfície terrestre e a maioria dessa água está no mar e é salgada. 

- O mar é azul por causa da luz do sol que reflete nele.

-  Noventa por cento da vida do planeta está no mar: fale agora algum animal que você sabe que mora no mar.

- O mar ajuda a controlar o clima da terra. É ele quem controla o gás carbônico que os humanos produzem quando queimam o carvão, o gás natural e o petróleo (de onde vem a maioria dos combustíveis para carro).  O Mar recolhe o gás carbônico, armazena e o libera em locais diferentes da terra, fazendo com que o clima mude constantemente.

- Infelizmente, o maior depósito de lixo está no mar. Anualmente, 8 milhões de toneladas de lixo de todos os tipos são jogados no mar! Isso equivale a milhares de caminhões de lixo lotado com todo o tipo de porcaria que os humanos não querem mais, principalmente produtos plásticos, que matam anualmente milhares de peixes e criaturas marinhas.

-  Mais da metade do oxigênio do planeta vem do mar. Ele é produzido por plantas e bactérias que vivem na superfície do mar. 

- Existem lagos e rios abaixo do mar? Isso mesmo, no mar há nascentes de água doce. E também, a maior onda do mundo não aparece na praia, mas é produzida no fundo do mar e ela serve para levar alimentos e vitaminas para peixes de outras regiões.

Só essas informações nos levam a levantar a mão para o céu e louvar ao Senhor por essa obra impressionante, não é mesmo? ]

Mas agora, vamos responder à pergunta que Deus fez para Jó: Quem colocou limites no mar para que ele não invada a terra? Jó também não sabia responder a essa pergunta e você, você sabe? 

A terra é formada por setenta por cento de água e mesmo assim, essas águas não invadem a terra. Isso acontece por causa do ciclo da água, que, se você ainda não aprendeu, vai aprender. Constantemente, água do mar é aquecida pelo sol. Quando ela chega a uma certa temperatura, ela passa do estado líquido para o estado gasoso e evapora, ou seja, sai do mar e se concentra nas nuvens.

Os ventos fazem o maravilhoso trabalho de soprar as nuvens para os lugares mais frios da terra, que são as montanhas. Quando essas nuvens chegam num local frio, a água que está nelas volta a ter o estado líquido, ou seja, se transforma em chuva. A água cai na terra, se transforma em rios e volta para o mar. 

Parece simples, não é mesmo? Mas isso está acontecendo o tempo todo no planeta, com muitos, muitos litros de água ao mesmo tempo. Grandes volumes de água estão agora mesmo ou no mar, ou no céu em forma de nuvens ou caindo novamente na terra em forma de chuva e voltando para o mar em forma de rios. 

É por isso que o mar não derrama. Por causa desse ciclo maravilhoso que Deus criou. Além disso, Deus também colocou uma enorme e grossa faixa de areia, que você pode ver nas praias. Elas servem como uma grande barreira que freia a água, quando ela está chegando pertinho da parte sólida da terra. Esse freio faz com que surjam as ondas, que quebram na praia e servem para você pular, surfar, ou até mesmo tomar um belo de um tombo, que por aqui chamamos de "levar um caldo..."

Toda essa engenhosidade não apareceu sozinha na terra. Ela foi calculada com muito carinho e detalhes por Deus Pai, Deus Filho e O Espírito Santo e foi colocada em ação no terceiro dia da criação, quando a parte seca da terra foi separada das águas e a massa de água foi chamada de Mares pelo próprio Deus (Gênesis 1.10). Observando o funcionamento dos mares e sabendo tudo o que sabemos hoje, como pode uma pessoa dizer que Deus não existe, quando vemos o mar funcionar de maneira tão calculada e inteligente?

Deus estabeleceu ordens para o mar e ele O obedece. "Porque fui Eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer"- Deus disse no livro do profeta Jeremias (5.22). Isso não é poderoso?

Tudo o que foi criado veio por um decreto de Deus, ou seja, uma ordem dada lá no céu, que não pode ser alterada. E tudo o que acontece na nossa vida, também é por ordens, ou seja, por autorização que o Senhor mesmo dá. Até o fato de você ter nascido, não foi um acidente da natureza, mas sim, uma autorização de Deus. Antes mesmo de você nascer Deus mesmo disse o seu nome e marcou a data do seu nascimento. Isso mostra o quanto um Deus tão grande e maravilhoso e também muito detalhista.

Encerramento: Uma das perguntas que Jó fez para Deus em sua crise foi: "Porque o Senhor permitiu que eu nascesse? Porque eu não fui abortado? Porque eu não morri na barriga da minha mãe?" (Jó 3.11) Isso mostrava o quanto Jó estava desesperado com a sua situação. Ele preferia ter morrido ao invés de passar por tudo aquilo. Então Deus fez Jó entender que Ele havia nascido por causa da Sua vontade e dos seus maravilhosos planos. E um dos planos de Deus é que Jó o conhecesse não só de ouvir falar, mas de andar perto dele, como um amigo. Todo o sofrimento de Jó fez com que Ele ficasse muito perto de Deus.

Assim acontece com você: Você nasceu não por uma vontade do papai e da mamãe, mas pela vontade de Deus. Você nasceu por Sua ordem. O mesmo Deus que planejou que o mar tenha tantas utilidades que você aprendeu....também planejou com detalhes a sua vida. Você está debaixo de um decreto de bênção e tudo o que acontecer vai colaborar para que tudo dê certo em sua vida. Você foi criado para cumprir um plano de Deus e para abençoar a vida de muita gente, como acontece com o mar. E como aconteceu com Jó, que nesse Start Kids está nos ensinando tanta coisa.

Ministrador: Agradeçam ao Senhor por Ele ter criado o Mar. Com certeza, enquanto Deus planejava o mar e tudo o que ele faria no planeta, ele também pensou em fazer as lindas praias para você aproveitar. Porque Deus te ama e criou você para ser feliz nessa terra. Agradeça ao Senhor por isso. Pelo cuidado Dele com você e com Sua criação. E agradeça porque, mesmo alguma coisa não der certo em sua vida, Deus estará trabalhando para transformar o mal em bênção!

Versículo parte 2: 


O que vou observar: 



Card + Pista: 

Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem. Ministrador: procure entregar o card com a pista no mesmo dia da ministração).

Atenção!- para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra/cor nos sete domingos! Ajude-as a decorar de qual cor ou pista elas pertencem. Por fim NÃO DAREMOS PISTAS ANTERIORES PARA AS CRIANÇAS QUE FALTARAM.

Pista 2 - A/ B / C



quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

START NAS FÉRIAS - Caçadores de Deus - Questão 1 - Onde você estava quando Eu criei o mundo?

Abertura - Oração

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.

Ministração: Questão 1 - Jó 38.1-7 - Onde você estava quando eu criei o mundo?

Você é uma criança que faz muitas perguntas? Consegue se lembrar de algumas perguntas que fez para seus pais ou professores? Perguntar sobre as coisas é errado? De jeito nenhum! Fazer perguntas mostra que estamos interessados em ter respostas, em entender aquilo que não sabemos.

Jó foi um dos homens mais antigos da Bíblia. Até mesmo mais antigo do que Abraão. E com Jó, como está no livro dele, aconteceu uma coisa muito esquisita. Jó era um homem muito especial. Ele era honesto, justo, amava e respeitava a Deus e não praticava o mal. Ele orava sempre e pedia perdão a Deus até mesmo pelo que seus dez filhos haviam feito de errado. Além disso, Jó era muito rico. Tinha muitas ovelhas, camelos, bois e jumentos, além de vários empregados para cuidar de tudo o que ele tinha. As pessoas olhavam para Jó e viam que ele era abençoado.

Mas, de repente, aconteceu uma tragédia na casa de Jó. De uma hora para outra Jó ficou pobre. Ele perdeu todos os animais e empregados que tinha. E seus dez filhos também morreram! Para piorar a situação, Jó ficou muito doente, sua pele se encheu de feridas que coçavam muito.

Jó ficou muito mal. Como poderia ter acontecido tudo isso em sua vida? De repente, tudo que estava tão feliz e agora ficou triste. Então Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca,  começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele.

Por que Deus não me matou quando eu estava na barriga da minha mãe? (Jó 3.11).

Acaso eu sou como uma pedra, para ficar firme no meio disso tudo? (Jó 6.12)

Existe alguém que pode vir me ajudar, agora que não tenho nada? (Jó 6.13)

O que eu fiz para o Senhor me transformar em seu alvo? Eu sou um inútil para o Senhor? (Jó 6.21).

Pode alguém ser justo diante de Deus? Para quê eu devo me esforçar em fazer o bem se Ele vai me condenar de qualquer forma?

Porque Deus entregou o mundo nas mãos dos malvados e cobriu os olhos dos juízes com uma venda para que eles não façam o bem? (9.24)

O que Jó não sabia era das coisas que estavam acontecendo no céu. Pois Deus mesmo havia permitido que o diabo tocasse em tudo o que era de Jó, menos em sua vida.E tudo isso era como uma prova de escola bem difícil. O que Deus queria, é que Jó ficasse firme e confiasse que Ele estava no controle de tudo e que logo tudo ficaria bem. 

Enquanto Jó não entendia nada, Deus sabia de tudo o que estava acontecendo. Afinal, se Jó nasceu antes de Abraão, Deus já existia antes de Jó. Deus sempre existiu. Foi Ele quem criou tudo e criou até mesmo Jó. E Deus sempre, sempre tem razão, mesmo que a gente não entenda. 

Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! O que vocês acham que Deus respondeu para Jó? Será que Ele respondeu todas as perguntas de Jó?  Ah, Deus é tão inteligente! Porque pessoas inteligentes respondem perguntas com outras perguntas. 

Lá do meio do Furacão, Deus disse: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3). 

E a primeira pergunta que Deus fez para Jó foi:

Você sabe quem resolveu o tamanho do mundo e quem fez as medições para que ele ficasse do tamanho certo? Como é que a terra fica firme no universo sem despencar? Quem foi que colocou colunas invisíveis nela?  (Jó 38.4-6). Se você é tão inteligente, explique isso, Jó.

Jó não sabia responder essas perguntas, e você, você sabe?

Você sabia que? (ministre usando o globo. caso quiser fazer outros planetas e o sol, use sua criatividade. Você pode usar uma lanterna como se fosse o sol, inclusive para exemplificar o dia e a noite, a rotação da terra, etc).

A terra não é redonda. Mas também não é quadrada. Ela é um planeta de forma geóide, ou seja, é quase redonda, mas tem os dois pólos achatados. Bem no meio da terra, passa uma linha imaginária, chamada linha do Equador (mostre para as crianças onde fica o Equador). Se você passar uma corda no meio da terra, a partir do Equador e dar a volta nela, então você vai saber que a terra tem exatos 12.756 km, ou seja, você precisaria de pelo menos cem mil rolos de barbante para conseguir circundar toda a terra. Quanto tempo se leva para dar a volta ao mundo num foguete? Uma hora e meia. E num avião? 3 dias e meio. Num barco demoraria 180 dias. E a pé, 5 anos, isso se você não parasse nenhum momento, nem para fazer xixi! 

A terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e é o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida aqui.

Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de formas de vida.

Se a terra não girasse não existiria vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.

Nosso planeta leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano do nosso calendário.

O que faz a terra flutuar no espaço é a velocidade com que ela gira em torno do sol. Ela gira em perfeitos 30 quilômetros por segundo, ou seja, é como se fosse de Campinas até Hortolândia, num piscar de olhos. A sua velocidade e distância do sol estão tão perfeitamente ajustadas, que é isso que impede que a terra voe para o espaço sem rumo ou seja atraída para o sol. 

Toda a composição da terra e os movimentos que ela faz em volta de si mesma (rotação) e em volta do sol (translação) estão tão perfeitamente alinhados que, se a terra parar de girar nessa velocidade, tudo o que está colado no solo se desgrudaria, inclusive eu e você. Isso não é maravilhoso? 

Pois o que Deus quis ensinar para Jó, Ele quer nos ensinar hoje:  Na manhã em que eu criei o mundo, todos os anjos do céu cantavam em coro e soltavam gritos de alegria! (Jó 38.4-7).

Deus criou a terra de maneira muito perfeita e equilibrada. E como ele disse, foi numa manhã. Isso não é maravilhoso? Deus disse em Isaías 45.18 que Ele é o Senhor que criou os céus e moldou com a sua mão a terra; Ele não criou a terra para estar vazia, mas para ser habitada!

Isso mesmo! O Senhor nosso Deus criou a terra e a fez de maneira perfeita para que fosse um lugar próprio para nós, seus filhos morarmos nela. Se houvesse menos oxigênio no ar, a gente não viveria. Se a terra fosse muito fria ou muito quente, jamais teria vida nela. Mas como foi Deus quem a criou, tudo se encaixa de forma maravilhosa e perfeita. Pode ter certeza de que a terra nunca sairá do seu eixo ou nem mesmo cairá no sol. Nem eu e você seremos arrancados da superfície, porque Deus mantém tudo no seu controle!

Quando observamos todos esses detalhes e sabemos que Deus criou a terra para nós, então podemos acreditar que Deus cuida de cada detalhe da nossa vida. Por isso não precisamos ter medo de nada, nem mesmo duvidar do amor de Deus por nós, até mesmo quando tudo vai mal, como aconteceu com Jó. Porque o final da vida de Jó, que você aprenderá no final dessa temporada, foi abençoado e feliz.

Encerramento: Infelizmente existem pessoas que vivem questionando o que Deus faz e se revoltam contra ele. Basta vir uma prova e essas pessoas se afastam de Deus e da Igreja. Elas se esquecem de que Deus é o Criador e Sustentador de todas as coisas. E se tornam como Jó, questionadoras e muitas vezes se fé.  Mas com você não deve ser assim. Você não deve ser como Jó. Observe tudo o que o Senhor fez, olhe para a criação, como ela é perfeita e seja agradecido sempre, porque Deus cuida dela e cuida de você também. E se algum dia acontecer alguma coisa ruim, continue esperando, porque logo Deus vai agir para que tudo fique bem novamente. E se for para questionar Deus, que seja para aprender muito mais Dele e não para duvidar de que Ele é quem manda em tudo e até mesmo na nossa vida.

Ministrador: Agradeça ao Senhor, juntamente com as crianças, por Ele ter criado a terra de maneira tão perfeita. Pode usar, em suas orações, os detalhes que você ministrou para as crianças (agradeça, por exemplo por Deus fazer a terra girar todos os dias em volta dela mesma, de forma que para todos tenha noite e dia, etc).  E declarem a sua fé em Deus, mesmo nos momentos difíceis. Louvem a Deus por sua bondade e por ser fiel em cuidar de cada um de nós todos os dias. Que nossas crianças nunca percam a noção de quem Deus é e que em tudo Ele está trabalhando para o nosso bem.

Versículo parte 1: 



Figuras: 












O que vou observar: 

Card + Pista: 

Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem).

Observação - para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra nos sete domingos!

Pista 1 - A


Pista 1 - B



Pista 1 - C


Figurinha Bônus:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...