Abertura - Oração
Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros
https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A
Ofertório
Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT
Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!
Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?
Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?
Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?
Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele e são para Ele.
Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!
Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.
Ministração: Questão 4 - Jó 38.22 - Você já visitou os depósitos onde Eu guardo e a neve e o granizo?
Relembrando... Jó era um homem muito rico. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Um dia, Satanás disse para Deus: "Jó é um homem que te obedece, porque tudo vai bem com ele" (Jó 1.11). Então, Deus permitiu que Satanás tocasse na família, nos bens e na saúde de Jó. Diante de tudo o que aconteceu, Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca, começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele.
Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! E do meio de um furacão, Deus disse para Jó: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3).
A primeira pergunta que Deus fez para Jó foi: "Onde você estava quando eu criei o mundo?". A segunda pergunta foi: "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?"A terceira pergunta que Deus fez foi: "Você sabe onde moram a luz e as trevas?"
Dê espaço para que as crianças respondam uma dessas três perguntas, de acordo com o que aprenderam nas semanas anteriores. (Ministrador, dê uma lida nas ministrações anteriores para você ficar por dentro!).
E hoje aprender sobre a quarta pergunta que Deus fez para Jó, já que ele se achava tão sabichão!
"Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e o granizo?". Jó 38.22 (NTLH)
E vocês, conseguem responder onde estão guardados os depósitos de neve e granizo que caem sobre a terra em algumas épocas do ano?
Em primeiro lugar vamos aprender o que é a neve e como ela se forma. Se você já assistiu ao filme Frozen, ficou com vontade de morar num lugar onde tem neve, não ficou? Alguém aqui já foi ver a neve?
Então, para aprender de onde vem a neve, vamos começar do que aprendemos na segunda questão (Porque o mar não invade a terra?). O sol esquenta a água do mar ou dos rios, que de líquida, passa a ser vapor (como acontece com a água do chuveiro quando você toma banho). Esse vapor sobe para o céu, e quando chega lá, vira pequenas gotas d'água novamente. Essas gotas, juntinhas, viram as nuvens. Quando essas nuvens ficam muito carregadas, então elas caem na terra novamente, em forma de chuva.
Quando falamos da neve, acontece o seguinte. Enquanto o vapor d'água está se aglomerando nas nuvens, ventos vindos de regiões muito frias do oceano, fazem a temperatura cair abaixo de zero. O frio congela o vapor da água e o transforma em cristais de gelo. Esses cristais de gelo se ajuntam e formam então os floquinhos de neve. Na meteorologia, que é a ciência que estuda as condições do nosso céu, podemos dizer que tudo o que cai do céu é uma precipitação. Ou seja, a neve é uma precipitação que acontece somente em regiões frias do nosso planeta terra. (Pesquise em quais regiões do mundo cai neve e mostre no nosso globo inflável).
Vamos aprender algumas coisas sobre a neve?
- Você sabia que existem vários tipos de neve? Existe o floco de neve, que é aquele formato que parece uma pequena estrela e você conhece dos filmes Frozen. Também existe o grão de neve, que é como se fosse um chuvisco congelado. Existe também a chuva congelada, isso acontece somente quando o chão está muito frio: a chuva cai líquida e congela no meio do caminho. A Geada, que é uma formação de cristais de gelo no chão causada pelas baixas temperaturas.
- E...o Granizo! Sim, o granizo é um tipo de neve, mas que não é fofinho. Ele é uma pedra dura de gelo que pode ter o tamanho de um amendoim, ou de uma jabuticaba e até mesmo de bolas de tênis. Dependendo do tamanho do granizo, ele pode provocar grandes estragos.
- A neve não é branca. Ela apenas reflete a luz ao seu redor. Qual a cor da neve? Ela é transparente, mas quando exposta à luz, reflete a luz branca. Quando a neve é muito profunda, ela reflete mais a a luz azul, é por isso que a neve dos icebergs é azul!
- O mais interessante é que cada cristal de gelo é único, mas todos os flocos de neve possuem seis lados. Não existe um igual ao outro na natureza, assim como você.
- 80 por cento da água existente no planeta está como gelo ou neve, cobrindo 12 por cento da terra.
- Um floco de neve cai do céu, na mesma velocidade que um caracol se movimenta, 5 km por hora!
Ahhh, agora você já sabe onde são os depósitos onde Deus guarda a neve! E você consegue vê-los quando olha para o céu. Não é lindo o nosso Deus? Deus queria que Jó soubesse de uma verdade:
A neve não cai na terra por acaso. Deus a criou para ser uma fonte de água. Em lugares montanhosos, a neve lá de cima derrete e forma rios que abastecem cidades inteiras e são conhecidos como rios de degelo. Você sabia que o rio Amazonas nasce do degelo na Cordilheira dos Andes, região montanhosa e nevada do Peru?
A neve serve para matar pragas e diversos insetos que destroem plantações de frutas e legumes. A neve serve para ajudar as plantas a se renovarem e viverem mais tempo. E a neve serve para irrigar a terra.
Deus deixou escrito em Isaías: "Assim como a chuva e a neve caem do céu e não evaporam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também é a minha Palavra: ela não volta para mim sem nada, mas ela realiza o que eu prometo". Isaías 55.10,11.
Encerramento: Cada estação do ano tem a sua função. Até mesmo o inverno e a neve, onde os dias são bem frios e temos que sair de casa. Tem gente que nem gosta do inverno, mas até o inverno é muito importante e tem valor. Deus queria que Jó entendesse que aquela situação que ele estava passando tinha um motivo e uma função. Deus queria que Jó andasse mais perto Dele e confiasse em Sua Palavra.
Ah, se existe uma coisa na qual você deve confiar de olhos fechados é a Palavra de Deus! Ela deve ser a coisa mais importante da sua vida. Aqui no Brasil, muita gente tem uma Bíblia, mas poucos a leem. Ela fica fechada, como um livro comum... Por isso, pouca gente conhece Deus e na hora das dificuldades, acabam desanimando e perdendo a fé.
Jó declarou que conhecia Deus só de ouvir falar (Jó 42.5). Ou seja, ele até temia a Deus, mas andava bem longe dele. Como sabemos disso? Com seu discurso na hora da dificuldade: "Como pode alguém ser justo diante de Deus? Mesmo que eu me lavasse com água de neve e purificasse minhas mãos com o sabão mais poderoso, ainda assim ele me jogaria na lama..." (Jó 9.2,30,31). Vejam que palavras injustas Jó falou contra Deus!
O que Jó não sabia é que a Palavra de Deus tem uma função, exatamente como a neve. Ela purifica a gente. Ela torna nosso coração muito limpo. E mata todas as pragas do pecado em nós. Foi o que aconteceu no final de Jó, como você vai aprender no final dessa Série. Então, a partir de hoje, você PRECISA estudar a Palavra de Deus e deixar ela cumprir a sua função em sua vida e na sua família. Amém? E conhecendo a Palavra de Deus, você conhecerá Deus e aprenderá a confiar em Sua Palavra, porque Deus sempre cumpre o que diz.
Ministrador: Peça para as crianças pegarem a Bíblia e com ela, agradecerem a Deus por Sua Palavra. Declare para Deus que eles vão amar a Sua Palavra e confiar Nela, independente de qualquer situação ou problema. Declare com as crianças que a Palavra de Deus é verdadeira e quem confia Nela jamais será envergonhado.
Versículo parte 4:
O que vou observar:
Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem. Ministrador: procure entregar o card com a pista no mesmo dia da ministração).
Atenção!- para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra/cor nos sete domingos! Ajude-as a decorar de qual cor ou pista elas pertencem. Por fim, NÃO DAREMOS PISTAS ANTERIORES PARA AS CRIANÇAS QUE FALTARAM.
Pista 3- A/ B / C