Abertura - Oração
Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros
https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A
Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT
Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!
Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?
Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?
Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?
Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele e são para Ele.
Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!
Ministração: Questão 1 - Jó 38.1-7 - Onde você estava quando eu criei o mundo?
Você é uma criança que faz muitas perguntas? Consegue se lembrar de algumas perguntas que fez para seus pais ou professores? Perguntar sobre as coisas é errado? De jeito nenhum! Fazer perguntas mostra que estamos interessados em ter respostas, em entender aquilo que não sabemos.
Jó foi um dos homens mais antigos da Bíblia. Até mesmo mais antigo do que Abraão. E com Jó, como está no livro dele, aconteceu uma coisa muito esquisita. Jó era um homem muito especial. Ele era honesto, justo, amava e respeitava a Deus e não praticava o mal. Ele orava sempre e pedia perdão a Deus até mesmo pelo que seus dez filhos haviam feito de errado. Além disso, Jó era muito rico. Tinha muitas ovelhas, camelos, bois e jumentos, além de vários empregados para cuidar de tudo o que ele tinha. As pessoas olhavam para Jó e viam que ele era abençoado.
Mas, de repente, aconteceu uma tragédia na casa de Jó. De uma hora para outra Jó ficou pobre. Ele perdeu todos os animais e empregados que tinha. E seus dez filhos também morreram! Para piorar a situação, Jó ficou muito doente, sua pele se encheu de feridas que coçavam muito.
Jó ficou muito mal. Como poderia ter acontecido tudo isso em sua vida? De repente, tudo que estava tão feliz e agora ficou triste. Então Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca, começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele.
Por que Deus não me matou quando eu estava na barriga da minha mãe? (Jó 3.11).
Acaso eu sou como uma pedra, para ficar firme no meio disso tudo? (Jó 6.12)
Existe alguém que pode vir me ajudar, agora que não tenho nada? (Jó 6.13)
O que eu fiz para o Senhor me transformar em seu alvo? Eu sou um inútil para o Senhor? (Jó 6.21).
Pode alguém ser justo diante de Deus? Para quê eu devo me esforçar em fazer o bem se Ele vai me condenar de qualquer forma?
Porque Deus entregou o mundo nas mãos dos malvados e cobriu os olhos dos juízes com uma venda para que eles não façam o bem? (9.24)
O que Jó não sabia era das coisas que estavam acontecendo no céu. Pois Deus mesmo havia permitido que o diabo tocasse em tudo o que era de Jó, menos em sua vida.E tudo isso era como uma prova de escola bem difícil. O que Deus queria, é que Jó ficasse firme e confiasse que Ele estava no controle de tudo e que logo tudo ficaria bem.
Enquanto Jó não entendia nada, Deus sabia de tudo o que estava acontecendo. Afinal, se Jó nasceu antes de Abraão, Deus já existia antes de Jó. Deus sempre existiu. Foi Ele quem criou tudo e criou até mesmo Jó. E Deus sempre, sempre tem razão, mesmo que a gente não entenda.
Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! O que vocês acham que Deus respondeu para Jó? Será que Ele respondeu todas as perguntas de Jó? Ah, Deus é tão inteligente! Porque pessoas inteligentes respondem perguntas com outras perguntas.
Lá do meio do Furacão, Deus disse: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3).
E a primeira pergunta que Deus fez para Jó foi:
Você sabe quem resolveu o tamanho do mundo e quem fez as medições para que ele ficasse do tamanho certo? Como é que a terra fica firme no universo sem despencar? Quem foi que colocou colunas invisíveis nela? (Jó 38.4-6). Se você é tão inteligente, explique isso, Jó.
Jó não sabia responder essas perguntas, e você, você sabe?
Você sabia que? (ministre usando o globo. caso quiser fazer outros planetas e o sol, use sua criatividade. Você pode usar uma lanterna como se fosse o sol, inclusive para exemplificar o dia e a noite, a rotação da terra, etc).
A terra não é redonda. Mas também não é quadrada. Ela é um planeta de forma geóide, ou seja, é quase redonda, mas tem os dois pólos achatados. Bem no meio da terra, passa uma linha imaginária, chamada linha do Equador (mostre para as crianças onde fica o Equador). Se você passar uma corda no meio da terra, a partir do Equador e dar a volta nela, então você vai saber que a terra tem exatos 12.756 km, ou seja, você precisaria de pelo menos cem mil rolos de barbante para conseguir circundar toda a terra. Quanto tempo se leva para dar a volta ao mundo num foguete? Uma hora e meia. E num avião? 3 dias e meio. Num barco demoraria 180 dias. E a pé, 5 anos, isso se você não parasse nenhum momento, nem para fazer xixi!
A terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e é o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida aqui.
Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de formas de vida.
Se a terra não girasse não existiria vida. É que o lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.
Nosso planeta leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta ao redor do Sol, período que corresponde a um ano do nosso calendário.
O que faz a terra flutuar no espaço é a velocidade com que ela gira em torno do sol. Ela gira em perfeitos 30 quilômetros por segundo, ou seja, é como se fosse de Campinas até Hortolândia, num piscar de olhos. A sua velocidade e distância do sol estão tão perfeitamente ajustadas, que é isso que impede que a terra voe para o espaço sem rumo ou seja atraída para o sol.
Toda a composição da terra e os movimentos que ela faz em volta de si mesma (rotação) e em volta do sol (translação) estão tão perfeitamente alinhados que, se a terra parar de girar nessa velocidade, tudo o que está colado no solo se desgrudaria, inclusive eu e você. Isso não é maravilhoso?
Pois o que Deus quis ensinar para Jó, Ele quer nos ensinar hoje: Na manhã em que eu criei o mundo, todos os anjos do céu cantavam em coro e soltavam gritos de alegria! (Jó 38.4-7).
Deus criou a terra de maneira muito perfeita e equilibrada. E como ele disse, foi numa manhã. Isso não é maravilhoso? Deus disse em Isaías 45.18 que Ele é o Senhor que criou os céus e moldou com a sua mão a terra; Ele não criou a terra para estar vazia, mas para ser habitada!
Isso mesmo! O Senhor nosso Deus criou a terra e a fez de maneira perfeita para que fosse um lugar próprio para nós, seus filhos morarmos nela. Se houvesse menos oxigênio no ar, a gente não viveria. Se a terra fosse muito fria ou muito quente, jamais teria vida nela. Mas como foi Deus quem a criou, tudo se encaixa de forma maravilhosa e perfeita. Pode ter certeza de que a terra nunca sairá do seu eixo ou nem mesmo cairá no sol. Nem eu e você seremos arrancados da superfície, porque Deus mantém tudo no seu controle!
Quando observamos todos esses detalhes e sabemos que Deus criou a terra para nós, então podemos acreditar que Deus cuida de cada detalhe da nossa vida. Por isso não precisamos ter medo de nada, nem mesmo duvidar do amor de Deus por nós, até mesmo quando tudo vai mal, como aconteceu com Jó. Porque o final da vida de Jó, que você aprenderá no final dessa temporada, foi abençoado e feliz.
Encerramento: Infelizmente existem pessoas que vivem questionando o que Deus faz e se revoltam contra ele. Basta vir uma prova e essas pessoas se afastam de Deus e da Igreja. Elas se esquecem de que Deus é o Criador e Sustentador de todas as coisas. E se tornam como Jó, questionadoras e muitas vezes se fé. Mas com você não deve ser assim. Você não deve ser como Jó. Observe tudo o que o Senhor fez, olhe para a criação, como ela é perfeita e seja agradecido sempre, porque Deus cuida dela e cuida de você também. E se algum dia acontecer alguma coisa ruim, continue esperando, porque logo Deus vai agir para que tudo fique bem novamente. E se for para questionar Deus, que seja para aprender muito mais Dele e não para duvidar de que Ele é quem manda em tudo e até mesmo na nossa vida.
Ministrador: Agradeça ao Senhor, juntamente com as crianças, por Ele ter criado a terra de maneira tão perfeita. Pode usar, em suas orações, os detalhes que você ministrou para as crianças (agradeça, por exemplo por Deus fazer a terra girar todos os dias em volta dela mesma, de forma que para todos tenha noite e dia, etc). E declarem a sua fé em Deus, mesmo nos momentos difíceis. Louvem a Deus por sua bondade e por ser fiel em cuidar de cada um de nós todos os dias. Que nossas crianças nunca percam a noção de quem Deus é e que em tudo Ele está trabalhando para o nosso bem.
Versículo parte 1:
Figuras:
O que vou observar:
Card + Pista:
Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem).
Observação - para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra nos sete domingos!
Pista 1 - A
Pista 1 - B
Pista 1 - C
Figurinha Bônus:













Nenhum comentário:
Postar um comentário