Abertura - Oração
Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros
https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A
Ofertório
Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT
Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!
Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?
Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?
Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?
Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele e são para Ele.
Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!
Observação: A cada domingo deve-se ensinar a parte do versículo correspondente versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo, de cor.
Ministração: Questão 2 - Jó 38.8 a 11 - Quem colocou limites no Mar?
Relembrando... Jó era um homem muito rico. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Um dia, de repente, Jó perdeu tudo: os seus filhos, sua riqueza, seus empregados e até mesmo sua saúde. Jó se sentou no pó e ficou sem falar nada durante sete dias. Três amigos vieram até ele para ajudá-lo a entender o que havia acontecido, mas nada adiantava. E quando Jó abriu a boca, começou a fazer perguntas para Deus, porque não estava achando justo o que aconteceu com ele. Ele fez algumas perguntas que até nós mesmos fazemos, quando passamos por algum momento difícil.
Jó perguntou e perguntou até que Deus resolveu responder! E do meio de um furacão, Deus disse para Jó: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3).
A primeira pergunta que Deus fez para Jó aprendemos na semana passada, quem lembra? "Onde você estava quando eu criei o mundo?". E hoje vamos conhecer e responder a segunda pergunta que Deus fez para Jó:
"Quem colocou limites no mar, e quem fechou os portões para segurá-lo, quando Eu o fiz jorrar do ventre da terra? Fui Eu quem marcou os seus limites e disse a Ele: você chegará a este ponto e daqui não passará. Suas altas ondas pararão aqui". Jó 8.38-11 (NTLH)
Quem aqui não gosta de ir à praia? Será que existe alguém? (dê espaço para que as crianças falem sobre a praia, sobre o que há na praia, como foi a primeira vez que elas pisaram na praia, o que sentiram..etc).
Vamos agora aprender um pouco sobre o Mar, o lindo mar que Deus criou?
- A água cobre 70 por cento da superfície terrestre e a maioria dessa água está no mar e é salgada.
- O mar é azul por causa da luz do sol que reflete nele.
- Noventa por cento da vida do planeta está no mar: fale agora algum animal que você sabe que mora no mar.
- O mar ajuda a controlar o clima da terra. É ele quem controla o gás carbônico que os humanos produzem quando queimam o carvão, o gás natural e o petróleo (de onde vem a maioria dos combustíveis para carro). O Mar recolhe o gás carbônico, armazena e o libera em locais diferentes da terra, fazendo com que o clima mude constantemente.
- Infelizmente, o maior depósito de lixo está no mar. Anualmente, 8 milhões de toneladas de lixo de todos os tipos são jogados no mar! Isso equivale a milhares de caminhões de lixo lotado com todo o tipo de porcaria que os humanos não querem mais, principalmente produtos plásticos, que matam anualmente milhares de peixes e criaturas marinhas.
- Mais da metade do oxigênio do planeta vem do mar. Ele é produzido por plantas e bactérias que vivem na superfície do mar.
- Existem lagos e rios abaixo do mar? Isso mesmo, no mar há nascentes de água doce. E também, a maior onda do mundo não aparece na praia, mas é produzida no fundo do mar e ela serve para levar alimentos e vitaminas para peixes de outras regiões.
Só essas informações nos levam a levantar a mão para o céu e louvar ao Senhor por essa obra impressionante, não é mesmo? ]
Mas agora, vamos responder à pergunta que Deus fez para Jó: Quem colocou limites no mar para que ele não invada a terra? Jó também não sabia responder a essa pergunta e você, você sabe?
A terra é formada por setenta por cento de água e mesmo assim, essas águas não invadem a terra. Isso acontece por causa do ciclo da água, que, se você ainda não aprendeu, vai aprender. Constantemente, água do mar é aquecida pelo sol. Quando ela chega a uma certa temperatura, ela passa do estado líquido para o estado gasoso e evapora, ou seja, sai do mar e se concentra nas nuvens.
Os ventos fazem o maravilhoso trabalho de soprar as nuvens para os lugares mais frios da terra, que são as montanhas. Quando essas nuvens chegam num local frio, a água que está nelas volta a ter o estado líquido, ou seja, se transforma em chuva. A água cai na terra, se transforma em rios e volta para o mar.
Parece simples, não é mesmo? Mas isso está acontecendo o tempo todo no planeta, com muitos, muitos litros de água ao mesmo tempo. Grandes volumes de água estão agora mesmo ou no mar, ou no céu em forma de nuvens ou caindo novamente na terra em forma de chuva e voltando para o mar em forma de rios.
É por isso que o mar não derrama. Por causa desse ciclo maravilhoso que Deus criou. Além disso, Deus também colocou uma enorme e grossa faixa de areia, que você pode ver nas praias. Elas servem como uma grande barreira que freia a água, quando ela está chegando pertinho da parte sólida da terra. Esse freio faz com que surjam as ondas, que quebram na praia e servem para você pular, surfar, ou até mesmo tomar um belo de um tombo, que por aqui chamamos de "levar um caldo..."
Toda essa engenhosidade não apareceu sozinha na terra. Ela foi calculada com muito carinho e detalhes por Deus Pai, Deus Filho e O Espírito Santo e foi colocada em ação no terceiro dia da criação, quando a parte seca da terra foi separada das águas e a massa de água foi chamada de Mares pelo próprio Deus (Gênesis 1.10). Observando o funcionamento dos mares e sabendo tudo o que sabemos hoje, como pode uma pessoa dizer que Deus não existe, quando vemos o mar funcionar de maneira tão calculada e inteligente?
Deus estabeleceu ordens para o mar e ele O obedece. "Porque fui Eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer"- Deus disse no livro do profeta Jeremias (5.22). Isso não é poderoso?
Tudo o que foi criado veio por um decreto de Deus, ou seja, uma ordem dada lá no céu, que não pode ser alterada. E tudo o que acontece na nossa vida, também é por ordens, ou seja, por autorização que o Senhor mesmo dá. Até o fato de você ter nascido, não foi um acidente da natureza, mas sim, uma autorização de Deus. Antes mesmo de você nascer Deus mesmo disse o seu nome e marcou a data do seu nascimento. Isso mostra o quanto um Deus tão grande e maravilhoso e também muito detalhista.
Encerramento: Uma das perguntas que Jó fez para Deus em sua crise foi: "Porque o Senhor permitiu que eu nascesse? Porque eu não fui abortado? Porque eu não morri na barriga da minha mãe?" (Jó 3.11) Isso mostrava o quanto Jó estava desesperado com a sua situação. Ele preferia ter morrido ao invés de passar por tudo aquilo. Então Deus fez Jó entender que Ele havia nascido por causa da Sua vontade e dos seus maravilhosos planos. E um dos planos de Deus é que Jó o conhecesse não só de ouvir falar, mas de andar perto dele, como um amigo. Todo o sofrimento de Jó fez com que Ele ficasse muito perto de Deus.
Assim acontece com você: Você nasceu não por uma vontade do papai e da mamãe, mas pela vontade de Deus. Você nasceu por Sua ordem. O mesmo Deus que planejou que o mar tenha tantas utilidades que você aprendeu....também planejou com detalhes a sua vida. Você está debaixo de um decreto de bênção e tudo o que acontecer vai colaborar para que tudo dê certo em sua vida. Você foi criado para cumprir um plano de Deus e para abençoar a vida de muita gente, como acontece com o mar. E como aconteceu com Jó, que nesse Start Kids está nos ensinando tanta coisa.
Ministrador: Agradeçam ao Senhor por Ele ter criado o Mar. Com certeza, enquanto Deus planejava o mar e tudo o que ele faria no planeta, ele também pensou em fazer as lindas praias para você aproveitar. Porque Deus te ama e criou você para ser feliz nessa terra. Agradeça ao Senhor por isso. Pelo cuidado Dele com você e com Sua criação. E agradeça porque, mesmo alguma coisa não der certo em sua vida, Deus estará trabalhando para transformar o mal em bênção!
Versículo parte 2:
O que vou observar:
Durante as sete semanas, as crianças receberão cards com uma pista de algo que Deus criou. Assim que a criança descobrir o que é, ela vai colocar a inicial da palavra no card. Quando juntar as letras dos 7 cards, aparecerá uma palavra relativa a um local da igreja onde estará escondido um tesouro. A última pista será no dia da caça ao tesouro e não contará com a ajuda dos pais! (Obs: são 3 locais diferentes, então serão 3 sequencias de pistas diferentes. A criança que faltar não poderá receber o card da semana passada, assim incentivamos nossas crianças a não faltarem. Ministrador: procure entregar o card com a pista no mesmo dia da ministração).
Atenção!- para que as crianças recebam o card correspondente ao local do tesouro nos sete domingos, dividi as pistas em Pista 1 A - Pista 1 B e Pista 1 C. As crianças devem receber as pistas da mesma letra/cor nos sete domingos! Ajude-as a decorar de qual cor ou pista elas pertencem. Por fim NÃO DAREMOS PISTAS ANTERIORES PARA AS CRIANÇAS QUE FALTARAM.
Pista 2 - A/ B / C



Nenhum comentário:
Postar um comentário