Recepção
Lanche
Start Desafio: Treinando Alvos
Essa atividade precisa ser executada na entrada para a sala de aula (sendo o desafio do dia).
Materiais necessários:
Bolinhas pode ser de papel ou plástico.
Organização:
Oração de Abertura:
Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)
https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk
Ofertório
Start Games
Um alvo precisa de prática e planejamento
Material necessário
1 - lápis ou caneta para cada criança.
Organização:
Colocar o copo a uma distância de 2 passos e fazer uma linha limite para o lançamento.
As crianças vão se aproximar da linha e lançar a caneta/lápis em direção ao copo para fazer a caneta/lápis cair e ficar dentro do copo.
Obs. A critério do executor ele pode deixar ou tirar as canetas/lápis conforme as crianças acertem o alvo.
Veja em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=2phW3L6rGL8
Divisão das Turmas - 6 e 7 / 8 a 10
Ministração: Batalha no Céu! - Isaías 14.12-14; Ezequiel 28.13-17
Se preferir, pode passar esse filme:
https://www.youtube.com/watch?v=ren9d_MBvPY&t=22s
A Bíblia está repleta de história de batalhas, ou seja, de um exército lutando contra o outro, com a missão de conquistar alguma coisa. E claro, como acontece em toda batalha, alguém saía vencedor e alguém saía perdedor. E o vencedor ficava com a terra, com as pessoas da terra e com todas as suas riquezas. Vamos aprender sobre muitas batalhas na Bíblia e em cada uma delas você aprenderá sobre como ser um soldado que luta as batalhas de Deus. Amém?
Mas a Bíblia fala muito pouco sobre uma batalha que aconteceu no céu. Mas não nesse céu azul que você vê todos os dias pela manhã. Mas mundo espiritual, onde Deus, Jesus, o Espírito Santo e os anjos estão e nós não podemos ver nenhum deles, por enquanto.
Tudo aconteceu há muito tempo atrás. Antes do Senhor criar a terra, ele criou os anjos. E a cada um deles, o Senhor deu tarefas específicas. Os Serafins são os responsáveis por servir diretamente a Deus em Seu trono e responsáveis pela adoração a Deus. São os mais próximos de Deus. Aos Querubins, Deus deu a tarefa de proteger o trono e defender o nome de Deus. A tarefa de trazer mensagens do Céu para a terra é dos Arcanjos. E aos anjos, Deus deu a tarefa de proteger o seu povo, o seja, nós! Não é maravilhoso isso?
Pois dentre os Querubins, havia um especial. O mais lindo de todos. Cheio de Luz e beleza. Quando Deus o criou, deu a Ele o nome Lúcifer, que significa Aquele que Brilha. Ele era o chefe de todos os Querubins, e conhecia a Deus muito, muito perto. De fato, ele era um anjo muito bom e fazia o que era correto. Porém, algo surgiu em seu coração. Ele não estava mais feliz com a glória e posição que ele tinha. Ele queria mesmo é ser como Deus e ter o que Deus tinha. O mal surgiu em seu coração e Lúcifer ficou muito orgulhoso de ser quem era! (Ezequiel 28.13-17).
O profeta Isaías escreveu o que Lúcifer pensou: "Eu subirei até o Céu e serei o melhor e maior de todos. Eu farei um trono para mim acima das estrelas e serei como o Deus Altíssimo". (Isaías 14.12-14). Sim! Foi esse desejo que nasceu em seu coração. E agora, Lúcifer não estava mais feliz em servir a Deus. Ele queria ser Deus e ter seus próprios anjos. Por isso, começou a criar uma rebelião no céus!
Lúcifer se juntou com todos os Serafins, Querubins, Anjos e Arcanjos que não queriam mais estar sob a liderança de Deus e juntos se rebelaram contra Deus. Eles criaram seu próprio grupo, no qual Lúcifer era o deus deles. Vocês podem imaginar que dia triste foi esse no céu e o quanto isso entristeceu a Deus?
Mas Deus tem um problema sério com gente orgulhosa. Lúcifer achava que Deus não ia fazer nada, mas Ele é o Todo Poderoso. E diante de tudo o que estava acontecendo, ele tomou uma providência: expulsou imediatamente Lúcifer e os anjos rebeldes da Sua presença. A Bíblia fala de um terço do céu, ou seja, milhões e milhões de anjos foram expulsos da presença de Deus: "Por isso, Querubim da Guarda" eu expulsei você para longe do Monte Sagrado de Deus. Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, então eu o lancei à terra, para que isso sirva de aviso para todos aqueles que governam..." Ez. 28.16,17. Deus mesmo disse isso sobre Lúcifer e os anjos que o acompanharam!
Depois desses acontecimentos, a maldade no coração de Lúcifer aumentou muito. Agora, ele já não era mais um Querubim da Guarda, mas ele se tornou um Satanás, ou seja, Adversário de Deus. E os anjos caídos, se tornaram espíritos malignos, que dali para a frente, batalhariam contra Deus, contra os anjos e contra os seres humanos. Satanás foi lançado à terra e começou a trabalhar para colocar os seres humanos contra Deus!
Quem foi o primeiro casal que Lúcifer tentou alistar para o seu exército? Adão e Eva. E eles escolheram a mesma coisa que Lúcifer: ser independentes de Deus. A partir do pecado da desobediência de Adão e Eva, agora todos os seres humanos carregam dentro deles a mesma semente do mal e da rebeldia contra Deus.
O que Lúcifer planejava era que todos os seres humanos formassem um grande exército e vivessem em batalha contra o seu Criador, e ele achava que seu plano daria certo. Mas...Deus já havia feito um plano. E ali mesmo, no Éden, no dia mais triste da terra, Deus disse à Lúcifer: "Eu vou levantar alguém que vai esmagar a sua cabeça. E Ele será um filho nascido de mulher".
De quem Deus estava falando? Do seu precioso Filho Jesus. Enquanto Lúcifer foi lançado à terra por sua rebelião, Jesus aceitou deixar todo o seu poder e descer aqui na terra. Ao contrário de Lúcifer e até mesmo de Adão, Jesus foi obediente em tudo, até mesmo na parte mais difícil que foi entregar a sua própria vida na cruz. Porque Ele sabia, que seu sangue, o sangue precioso e sem sujeira nenhuma, seria capaz de tirar as pessoas do Exército das Trevas e colocá-las no Exército da Luz.
Encerramento: Crianças, essa batalha que começou naquele dia da rebelião, continua até hoje. Pois no Reino Espiritual há uma batalha constante, sim! Lúcifer e seus demônios trabalham dia e noite para roubar, matar e destruir homens, mulheres e crianças. E como ele faz isso? Prendendo homens, mulheres e crianças em pecados e fazendo-as serem rebeldes contra Deus. Assim, ele nem precisa ter muito trabalho. Ele usa pessoas para destruir pessoas. E quanto mais elas pecam, mais longe de Deus elas ficam.
Lúcifer infelizmente não guardou a Santidade de Deus, nem o Seu Trono. Mas, Jesus sim, foi o Filho Perfeito. E se, desde o começo Satanás trabalha com um exército maligno para destruir as pessoas, saiba que Jesus também, desde o começo, trabalha com um exército maior ainda, para salvar as pessoas e libertá-las. Muitos já estiveram no campo de batalha: Moisés, Josué, Davi...e agora é a sua vez. Esse é o tempo de você e eu travarmos as batalhas do Senhor e defendermos Seu nome e Sua Palavra.
Um dia haverá uma Batalha Final. E ela será travada somente entre Jesus e Lúcifer. E o último livro da Bíblia já disse quem vai vencer, é claro, Jesus Cristo, o filho de Deus. Mas, enquanto isso não acontece, o exército de Deus precisa estar acordado e cheio de coragem, lutando as batalhas do Senhor, para defender o Seu Santo nome e a Sua Palavra. Você entende isso? Hoje Deus quer que você se posicione e assuma a sua posição de Soldado desse Exército. Que você não deixe a maldade entrar em seu coração, nem ser rebelde contra Deus, ao cometer pecados. Você não pode aceitar como verdade o que todo mundo diz que é certo, mas que a Palavra de Deus diz que é errado. Você tem que se comportar como um Soldado que tem uma Missão, que é ganhar muitas crianças para Jesus, pregando sobre Ele e o que Ele fez na cruz para elas. Amém?
Enquanto há uma batalha no Céu, nós, Soldados de Jesus, travamos as Batalhas do Senhor, na Escola, na Rua, dentro de casa e também na Igreja. Às vezes é trabalhoso e difícil. Mas, não existe alegria maior do que lutar pelo Senhor e pelo seu Reino. Amém?
Ministrador: Pergunte para as crianças quem deseja aceitar a Jesus como o Seu Senhor e Salvador. Ore com elas a oração de entrega. E depois declarem, juntos: "Senhor, nós nascemos para dar alegria ao Seu Coração. Nascemos para travar as suas batalhas e para desfazer, em nome de Jesus, todas as obras de Lúcifer contra as pessoas. Nós seremos corajosos e obedientes como Jesus. Defenderemos o Seu Nome, a Sua Santidade e a Sua Palavra em todos os lugares que estivermos. Lutaremos e venceremos essas batalhas, em nome de Jesus, amém!
Salmo da Semana.
(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).
Figuras: (figuras printadas do filme No Começo - Superbook - episódio 1)
Figurinhas:
Manual do Bom Soldado:





















Nenhum comentário:
Postar um comentário