terça-feira, 14 de março de 2023

2 - A Batalha dos 318 !

Recepção

Lanche

Start Desafio:  Corrida coordenada. 

Materiais necessários: Imagens de pé e mãos (impresso ou desenhado) 

Organização: colocar as imagens fixas no chão similar da brincadeira da amarelinha. 

https://www.youtube.com/shorts/_QzYTUPJGWA?feature=share

Execução: Em fila as crianças vão entrar na sala e executar os comandos colocados no chão (pé junto, pé esqueço, pé direito...) a ordem será definida pelo executor que irá colocar as figuras no chão.


Oração de Abertura/Cobertura:

Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)

https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk


Ofertório (deixe para fazer o ofertório no final).

Start Games

Materiais necessários:

1 - folha de sulfite por criança
6 - bolinhas de plástico (3 para cada equipe) 

Organização: 

Dividir as crianças em duas equipes. 
Entregar 1 folha para cada criança. 

Execução: 

As crianças deverão dobrar a folha em formato de telha e colocar uma folha ao lado da outra (cada criança segura a sua). Com as folhas conectadas a bolinha deverá partir da primeira criança e chegar até a última. Vence a equipe que se organizar e fazer a bolinha chegar primeiro ao final. 

Regras: Se a bolinha cair precisa voltar do começo. 


Divisão das Turmas - 6 e 7 / 8 a 10

Ministração: A Batalha dos 318! - Gênesis 14

Com certeza você já ouviu falar de Abraão. Um homem especial, que obedeceu a voz de Deus sem mesmo conhecer a Deus. Ele deixou tudo o que tinha e foi para Canaã, pois essa seria a terra que Deus daria para ele e para todos os que nascessem a partir dele. Abraão pegou sua esposa Sara, seu sobrinho Ló, todos os bens que tinha e foi então para Canaã, seguindo a voz de Deus.

Assim que pisou naquela terra, a primeira coisa que Abraão fez foi erguer um altar dedicado ao Senhor Deus, cujo nome é Yahweh. E em cada lugar onde Abraão montava a sua tenda, ele altares dedicados a Yahweh. Por isso ele e seu sobrinho enriqueceram muito. Agora eles tinham tantos empregados e tantas ovelhas e bois que não podiam mais ficar no mesmo espaço! 

Então Abraão foi morar em outro lugar, lá na cidade de Hebrom, onde mais uma vez construiu um altar dedicado ao Senhor. E Ló foi morar em Sodoma, lugar que tinha muita pastagem e muita água, mas era uma cidade do mal, crianças. As pessoas que viviam em Sodoma era muito, muito malvadas e praticavam pecados horríveis contra Deus (Gn. 13.13). 

Pois certo dia, quatro reis de cidades próximas a Sodoma se uniram e, com seus exércitos poderosos e atacaram a cidade! É claro que o rei de Sodoma não ficou quieto. Ele também reuniu seus exércitos e outros quatro reis e houve uma grande batalha. Os exércitos dos quatro reis conheciam muito bem o terreno, mas os exércitos de Sodoma não. Por isso, eles caíram em vários poços de pixe e ficaram impedidos de lutar. Isso fez com que Sodoma e seus aliados perdessem a guerra! Os quatro reis inimigos entraram na cidade e roubaram tudo, levando todas as pessoas como escravos, inclusive Ló e sua família.

Logo chegou até Abraão a notícia do que havia acontecido. E agora? O que Abraão podia fazer para libertar o seu sobrinho Ló dessa situação tão horrível? Ele, mais do que depressa, chamou 318 homens que trabalhavam para ele. O que esses homens faziam? Bem, eles cuidavam dos rebanhos de Abraão, eram pastores de ovelhas. Mas Abraão também os treinou para fazer guerras, protegendo a terra e os rebanhos do seu senhor. (Gn 14.14). Vocês podem imaginar como seria a luta entre 318 pastores de rebanhos e os exércitos poderosos de quatro reis? Quem era mais forte crianças? Quem ganharia a guerra? Bem, se fôssemos levar em conta o tamanho e a força do exército, seria mais uma vez os quatro reis inimigos. Mas, nos 318 pastores de Abraão havia algo diferente. Deus estava com Abraão e com seus pastores. Então, com certeza a vitória seria deles.

Abraão e os 318 partiram em perseguição aos inimigos que estavam com Ló e os atacaram durante a noite. E o que aconteceu? Eles venceram a batalha contra aquele exército enorme! E assim conseguiram pegar de volta todos os prisioneiros da cidade de Sodoma e seus pertences, inclusive Ló e tudo o que ele possuía. Que vitória sensacional! 318 homens, que nem pertenciam a exército nenhum venceram o exército de 4 reis. Não é incrível? 

Pois naquele dia, o dia da vitória, aconteceu uma coisa mais incrível ainda.  O rei de Sodoma veio se encontrar com Abraão e todos os prisioneiros resgatados. Ele estava admirado de ver o que havia acontecido. E mais outro rei veio também parabenizar Abraão pela vitória. Esse se chamava Melquisedeque. Além de ser rei, ele era um homem que cuidava das coisas sagradas de Deus, um sacerdote. 

Melquisedeque trouxe pão e vinho e abençoou Abraão dizendo: "Abençoado seja Abraão,por Deus, o Deus Altíssimo, que criou os céus e a terra. E que o Deus Altíssimo, que entregou os seus inimigos nas suas mãos seja louvado!" (Gn 14.19). Naquela mesma hora, Abraão pegou todos os bens que havia recuperado na batalha, dividiu em dez e entregou uma parte, a primeira a Melquisedeque. E devolveu todo o restante do que havia recuperado para o rei de Sodoma.

O que Abraão fez, não agradou somente a esses dois reis. Mas também ao Senhor Deus. Ele disse:"Abraão, não tenha medo, Eu Sou o teu escudo e grande será a sua recompensa".  Gn 15.1. Ah, qual seria a recompensa de Abraão por sua coragem? Com certeza seria ter um filho e uma linda descendência, que moraria para sempre na terra de Canaã.

Encerramento:

Abraão foi muito inteligente ao treinar os seus 318 para além de cuidar das ovelhas, serem soldados corajosos. Da mesma maneira, Deus, o nosso General também nos treina para uma missão especial. 

Deus quer que sejamos pastores e também soldados. Pastores, porque Jesus tem muitas ovelhinhas para cuidar. São crianças que serão salvas através da sua vida, e que precisam de outras crianças, fortes e corajosas, para defenderem elas. Você sabia que ovelhas são animais muito frágeis? Elas se perdem facilmente, podem virar comida de lobos e leões, por isso precisam da voz de pastores para ajudá-las. E quem serão os pastores dessas crianças? Vocês. Isso mesmo, vocês defenderão as ovelhinhas de Jesus e as protegerão do inimigo Satanás.

Jesus mesmo já disse que ele vem para matar, roubar e destruir as ovelhinhas de Jesus (João 10.10). E como é que ele envolve essas ovelhinhas? Através da mentira. Isso mesmo. Desde pequenas, as crianças são alvos de muitas mentiras de Satanás. Algumas delas são sopradas nos ouvidos pela voz do inimigo, que diz: Você nunca vai ser feliz! Você é um feio, uma feia. Deus não te ama. Deus não existe. Ou, você pode desobedecer que nada de mal vai te acontecer. Você pode ser o que você quiser. E outras mentiras vem nos filmes, séries, redes sociais, celular, dos amigos da escola. Você pode me ajudar, falando que mentiras são essas? Você precisa mostrar para essas crianças o que é mentira e o que é verdade. Proteja essas ovelhinhas ensinando a elas sobre Jesus Cristo e a Sua Palavra. Não deixe que elas fiquem enganadas nem embaraçadas pelos pecados do mundo!

A segunda missão especial é que você seja um soldado corajoso e lute as batalhas de Deus.  Há muitas, muitas crianças, homens, mulheres e adultos que, como Ló, estão presos pelo inimigo. Satanás prende essas pessoas em seus próprios pecados e até que algum soldado corajoso vá libertá-las, elas ficarão lá presas, podendo até mesmo morrer. E como é que os soldados libertam os prisioneiros das mãos do diabo? Bem, use a arma da oração. Ore por essas vidas, mande Satanás soltá-las. E a segunda é não ter medo de ir até onde essas pessoas estão, para soltá-las. E qual arma usamos para soltá-las? A Palavra de Deus. Pregue a Palavra para elas. E por fim, confiar no poder de Deus. Ele tem poder para quebrar as correntes que escravizam essas pessoas. E mesmo que você esteja em menor número, Deus será o seu escudo e te dará a vitória. Amém?

Ministro: Declare, junto com as crianças: Eu sou um pastor, vou cuidar das ovelhas de Jesus. Mas também sou um soldado, vou libertar as pessoas que estão presas pelo inimigo. Usa a minha vida, Senhor Jesus! Ore pelas crianças, para que venha sobre elas uma unção de pastor mas também de soldado. E que elas sejam usadas para arrancar muitas vidas das mãos de Satanás.

Ofertório:

Salmo da Semana:


(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).


As crianças levarão o Salmo escrito em um estandarte, para pendurar na cama ou em outro lugar onde possam ler o salmo toda a semana. 


Figuras da Lição: Figuras printadas do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=oGbCSI0gCRk - Canal Novo Tempo.




















Figurinhas:

Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:




Tarefa da Semana Filhos&Pais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...