terça-feira, 21 de março de 2023

3 - Uma batalha a dois!

Recepção

Lanche

Start Desafio:  

Materiais necessários: 

1 - Caixa grande (que caiba uma bolinha ou maior) 
      Bolinhas (uma para cada criança) 

Organização e Execução: 

Organizar as crianças em fila, colocar a Caixa a uma distância razoável e com a entrada virada para a fila, as crianças vão lançar a bolinha pelo chão em direção a caixa. (Semelhante a um boliche) porém o objetivo é acertar e fazer a bolinha ficar dentro da caixa.

Oração de Abertura/Cobertura:

Música/ Grito de Guerra: Tropa de Cristo (Tia Jô)

https://www.youtube.com/watch?v=jO47SKVrIoc
Abaixo, segue uma coreografia pra quem quiser fazer com as crianças.
https://www.youtube.com/watch?v=g2B402naXlk

Ofertório

Start Games

Materiais necessários: 

Fita adesiva 
Bolinha (pode ser de papel) 

Organização: 
Separar os integrantes em duas equipes, fazer uma linha de lançamento e a alguns passos da linha colocar um quadrado feito com fita adesiva no chão. 

Execução: 
Organizar as equipes em filas, um time de cada vez irá lançar a sua bolinha com o objetivo de colocar a bolinha dentro do quadrado. 

Regras: 

Só serão contabilizadas as bolinhas dentro do quadrado ou próximas ao quadrado desde que estejam tocando a linha do mesmo. A bolinha do time adversário ou a do próprio time pode tirar uma do lugar da outra e assim o ponto deixa de ser válido, pois só serão contabilizadas as que ao final da atividade estiverem dentro da área ou próximo conforme regra anterior. 

Obs. Necessário identificar as bolinhas de cada time, caso for usar bolinhas de papel é recomendado fazer uma marcação para facilitar a contagem final.


Divisão das Turmas - 6 e 7 / 8 a 10

Uma batalha a dois! (Gênesis 32.22-31)

Como está o tempo hoje? Frio, calor, fresquinho? Mas há um tempo, que não é medido pelo frio, nem pelo calor. E nem pelo relógio. É o tempo de Deus. Sim, você sabia que para Deus um dia e mil anos é a mesma coisa? Porque Deus não mede o tempo como nós. Ele é o dono do tempo e faz o que quer. E quando chega o tempo de acontecer uma coisa, ninguém, nem mesmo o tempo do relógio, pode impedir que Ele faça o que deseja fazer.

Pois Jacó era um moço que nasceu na família de Abraão. Ele era neto de Abraão, por isso Deus o considerava muito especial. Mas Jacó tinha um problema sério, havia maldade em seu coração. Exatamente com aconteceu com Satanás!

O nome Jacó significa suplantador. E o que significa isso? Significa que Jacó vivia pisando em outras pessoas. Suplantar é derrubar uma pessoa e pisar em cima dela. Jacó era assim! Ele queria mesmo é levar vantagem em tudo, sem pensar se estava machucando pessoas ou tirando elas do caminho de forma agressiva. Jacó fez a maldade de vender um prato de sopa para seu irmão Esaú, por toda a riqueza que Esaú iria receber por ser filho mais velho, quando seu pai morresse.

E quando Isaque morreu, Jacó mesmo deu um jeito de enganar seu pai, para receber a bênção que havia comprado por um prato de sopa. Deus não estava gostando nada disso, porque tinha planos muito especiais para Jacó. Então, esse Jacó precisaria de um tratamento para se tornar um grande guerreiro de Deus.

Primeiro, Jacó precisou fugir para a casa do seu tio Labão. E lá foi enganado por Labão, exatamente como fez com seu pai. No dia do seu casamento com Raquel, Labão deu a ele Lia. E lá estava Jacó, trabalhando como empregado para Labão, casado com duas esposas e agora com doze filhos. Jacó pensava que tudo iria acabar assim. Mas havia chegado o tempo das coisas mudarem.

Deus apareceu para Jacó num sonho e mandou-o voltar para a casa de seus pais. Mas Jacó estava com muito medo, porque sabia que seu irmão viria matá-lo. Mesmo assim, Jacó obedeceu e fugiu da casa de Labão com tudo o que tinha. Caminharam e caminharam até de noite, quando chegaram no Rio Jaboque. Jacó atravessou todos para o outro lado. E então ficou sozinho.

Ali, alguém já estava esperando ele. Quem era? Era o próprio Deus, em forma de homem. Ele estava ali porque não deixaria Jacó seguir em frente sem antes tratar algumas coisinhas do seu caráter. Sem antes mostrar a maldade que havia em seu coração. Pois Deus precisava que Jacó fosse diferente!

De repente, no Vale de Jaboque, aconteceu uma batalha! Exército contra exército? Não!!! Era um batalha entre Deus e um homem. Mas não era qualquer homem, era Jacó, o chefe de uma nação. Se bem que naquele momento Jacó nem sabia disso. Mas Deus sabia e queria que Jacó mudasse.  Foi uma luta e tanto, durou quase a noite inteira. Mas  Jacó não estava cansado. Ele estava decidido a mudar. Não queria mais que as coisas fossem do mesmo jeito. Nem mesmo queria que seu irmão matasse a ele e sua família.

Então, Deus perguntou para Jacó: "Qual é o seu nome?"  E Jacó disse: "Meu nome é Jacó. Eu sou um suplantador. Gosto de pisar nas pessoas". Mas Deus disse: "De agora em diante você se chamará Israel, porque como um guerreiro você lutou com Deus e venceu!". (Gn 32.27-29)

Ali Deus viu que Jacó era um guerreiro. Ele estava preparado para lutar por Deus e pelo seu povo. Deus mesmo deixou Jacó vencer a luta, mas Ele deu um golpe final em Jacó atingindo os seus testículos! Ai! Como deve ter doído! O Senhor fez isso mesmo que Jacó nunca mais se esquecesse de que antes, fazia o que bem queria, de acordo com a maldade do seu coração. Mas agora, o novo Jacó, Israel, teria que ser muito obediente e dependente de Deus. Aquela luta mudou a vida de Jacó para sempre! E Israel se tornou um grande príncipe de Deus.

Encerramento.

Deus tinha um plano para Jacó que dos filhos dele, nasceria um grande povo, o povo que existe até hoje, que é o povo de Israel. Não são um só povo, mas um país forte, que tem um exército poderoso. E tudo isso acontece hoje porque um dia, Jacó aceitou ser tocado por Deus e ter suas maldades removidas. Ele aceitou mudar de vida e ter o seu nome trocado para sempre, de suplantador, aquele que pisa nas pessoas, para Israel, o príncipe de Deus. 

Crianças, eu e você também somos povo de Israel. Isso está escrito em Gálatas 6.16. E da mesma forma como Jacó lutou por sua bênção, vocês também precisam aprender a lutar e muito para serem abençoados. Vocês devem lutar com vocês mesmos, para que a maldade saia do coração de vocês, para que vocês sejam crianças cheias de bondade num mundo cheio de maldade.

Que tipo de maldade há em seu coração? Você é briguento? Pisa ou empurra os outros?Você desobedece aos seus pais? Você fica brigado com seus amigos da Escola ou da Igreja? Você é descontrolado? É enganador? Tira os outros do seu caminho para levar vantagem?  Tem a boca suja? Fica pensando ou assistindo besteiras no instagram, ou tiktok? Ei, se estiver agindo assim, nunca poderá fazer parte do Exército de Deus.

Por isso eu quero que você decida hoje mesmo mudar. E mudar para sempre. Para poder ser um soldado como os soldados de Israel, entende? Um  soldado de Israel com certeza não briga com os próprios colegas. Nem os empurra. Nem rouba seus lugares ou suas coisas. E nem mesmo pisa nos outros, não importa quem seja. Isso é coisa de pessoas como Jacó era. Mas hoje vocês estão mudando. Deus está aqui para tocar em vocês, com amor. 

Só assim vocês estarão preparados para lutar por Deus contra Satanás. E Satanás não está de brincadeira não. Ele quer roubar a herança de Deus, que são vocês, crianças. O objetivo dele é fazer com que vocês pequem a cada dia mais e a cada dia mais se afastem de Deus e do plano que Ele tem para vocês. Então hoje é um dia de decisão. Ou você decide continuar Jacó ou você decide ser um Israel de Deus.

Ministrador: Coloque as crianças sentadas no chão, umas afastadas das outras. E ore para que o Espírito Santo de Deus mostre a elas quais maldades elas tem no coração. Confie no Espírito de Deus e deixe-o convencer as crianças. Sua parte é ter discernimento e ir conduzindo a oração. Faça com que elas confessem seus pecados. E peça para o sangue de Jesus cobrir cada uma delas com seu sangue que purifica e limpa os seus corações. E ore para que Deus toque em cada uma delas, transformando-as em soldados do exército de Deus.

Versículo da Semana:


(Cada ministro terá a tarefa de criar um estandarte com o versículo da semana. O versículo pequeno para as crianças levarem virá com o material impresso e deve ser montado num barbante colorido ou palito).  As crianças levarão o Salmo escrito em um estandarte, para pendurar na cama ou em outro lugar onde possam ler o salmo toda a semana. 

Figuras: (freebibleimages.org)













Figurinhas:

Manual do Bom Soldado:





Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana Filhos&Pais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...