terça-feira, 25 de abril de 2023

7 - Obedecer é vencer!

*Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

Material necessário: Bolinhas ou qualquer outro item; 1 balde

Organização: Definir duplas para a atividade. A dupla irá ficar de costas um para o outro e a bolinha irá ser colocada pelo executor entre eles. 

Execução: A dupla deverá transportar a bolinha andando de lado até o final da sala e depositar a bolinha no balde. 

Obs. Como trata-se de uma atividade rápida, se a bolinha cair, a dupla será eliminada, assim ficará mais rápida a execução.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: O nosso General é Cristo (Quelly Silva)

https://www.youtube.com/watch?v=KlwdUZ0tb6s

*Ofertório

*Tempo de Oração: Deixe o Espírito Santo conduzir esse momento. Aproveite e pergunte se alguma criança tem algum motivo de oração. Coloque as crianças de joelhos. Coloque uma música bem calma de adoração. Leve as crianças a ficarem bem quietinhas, para conversar com Deus. E orem juntos, pelo seguinte motivo: Por todas as famílias da Igreja.  Se alguma criança tiver um motivo de oração ou necessitar de cura, peça para outra(s) criança(s) tocarem nela e orarem por ela, declarando cura ou o milagre.

*Start Games: 

Material necessário:  bolinhas coloridas; 1 balde por equipe 

Organização:  Separar as crianças em duas equipes ou mais, definir o local de armazenamento de cada equipe.  Espalhar as bolinhas no chão da área onde será executada a atividade. 

Execução:  O executor escolherá uma das cores representadas pelas bolinhas que estão no chão espalhadas, as equipes vão receber um tempo curto definido pelo executor para elas coletarem as bolinhas e colocar no seu balde ao mesmo tempo.  Vence a equipe que somar mais pontos até acabar as bolinhas. 

Obs. De acordo com o tempo disponível, o executor irá repetir a brincadeira e a cada rodada anotar os pontos. 

Obs. O executor pode ou não devolver as bolinhas já coletadas para dificultar a sequência após somar os pontos da rodada.


*Divisão das Turmas 

*Verificação das atividades anteriores.

*Ministração: Siga o plano: Obedecer é vencer!  (Josué 1.1-10; 63.1-21)

Na semana passada, aprendemos que Deus fez uma promessa para a nova geração do povo de Israel.  A partir de hoje, todos os reis terão muito medo de vocês. Eles ouvirão falar da fama que vocês tem de guerreiros corajosos e tremerão de medo quando virem vocês!"  (Dt 2.25).

Deus chamou então Josué, o espião corajoso e deu uma ordem: "Levante-se e entre na terra que eu estou pronto para entregar para vocês. E todo o lugar que os seus pés pisarem será de vocês. Nenhum inimigo poderá te enfrentar, pois assim como eu estive com Moisés eu estarei com você. Jamais te  deixarei sozinho! Seja forte, corajoso. Agora preste muita atenção: para você ter sucesso na sua missão, vai precisar obedecer direitinho aos meus mandamentos. Obedeça à minha Palavra, sem se desviar dela em nenhum momento e medite nela dia e noite. Se você fizer assim, terá vitória em todas as batalhas que lutar, pois é você quem vai liderar os soldados na conquista de Canaã" Josué 1.2-9

Bem, a ordem estava dada. E a primeira cidade a ser conquistada era a famosa Jericó. Jericó, crianças, era muito famosa, porque era uma cidade muito antiga. Mas, assim como você conhece Paris por causa da Torre Eiffel, Nova York, por causa da Estátua da Liberdade e a Disney por causa do Mickey, Jericó era conhecida por causa de suas fortes muralhas. Era uma cidade bem protegida!

E pasmem, não era só uma muralha. Eram duas! Sim, é como se a casa onde você mora tivesse dois muros, para dificultar a entrada de ladrões. Pois assim era Jericó. A muralha de fora tinha dois metros de largura. E a de dentro era mais grossa, tinha 4 metros. (quatro crianças deitadas, uma no pé da outra). Havia entre elas um espaço de 5 metros e as duas tinham dez metros de altura. Lá em cima, no espaço entre uma e outra, havia casas, de tão grossas que as muralhas eram. Com duas muralhas desse tamanho seria uma tarefa muito difícil se entrar em Jericó. Talvez até mesmo impossível, se Josué não acreditasse em Deus.

Depois da ordem de Deus, Josué muitas vezes esteve rondando Jericó, para saber como é que ele faria para entrar na cidade. Ele até mesmo mandou dois espiões, que trouxeram o seguinte recado: "todos os moradores de Jericó estão apavorados de medo de nós, porque eles sabem o que Yahweh tem feito por nós desde que saímos do Egito. Eles viram a vitória que tivemos sobre os reis gigantes Seom e Ogue. Eles sabem que Deus nos deu Canaã e por isso estão em pânico!"  (Js 2.9-11).

Ah, Josué agora estava com a fé mais firme do que nunca. Ele sabia que Deus faria exatamente o que prometeu: não os abandonaria. Certo dia, Josué estava sozinho, perto de Jericó, quando olhou para o alto de um monte e viu um homem em pé, segurando uma espada.  Com certeza esse homem era um poderoso soldado! Josué então perguntou se ele pertencia ao povo de Israel ou se era um soldado inimigo. Mas aquele soldado disse que não era nem de um nem de outro,  era do Exército do Céu!  Ele estava ali especialmente para dar a Josué o plano para conquistar Jericó. Isso mesmo! Porque diante das tarefas mais difíceis que temos a fazer, precisamos confiar que Deus sempre nos dará a direção.

O plano dado por Deus era simples, o povo só precisava obedecer: "Todos os soldados de Israel devem dar uma volta ao redor da cidade, cercando uma vez. E assim vocês farão durante seis dias! À frente de vocês irão os sacerdotes, levando seu shofar (trombeta feira de chifre de carneiro, junto com a Arca da Aliança. Mas no sétimo dia vocês farão diferente, darão sete voltas ao redor da cidade. Quando terminarem de dar as sete voltas, os sacerdotes tocarão as trombetas e todo o povo bradará um forte grito de guerra. Então, as muralhas da cidade desmoronarão". Js 6.3-5

Assim como Deus disse, Josué, os sacerdotes, os soldados e o povo fizeram: "Quando o povo ouviu o soar das trombetas, soltou um forte grito de guerra e a muralha caiu no chão! Imediatamente, cada soldado corajoso atacou do lugar onde estava e tomaram a cidade completamente, destruindo tudo o que nela havia". Josué 6.20,21. E a famosa cidade de Jericó foi conquistada pela maravilhosa mão de Deus e pela coragem de Josué e os soldados de Israel!

Encerramento: 

O plano que o Soldado do Céu entregou para Josué era muito simples, não é mesmo? Era tão simples, que Josué poderia ter tentado, por conta própria, elaborar um super plano, como acontece nos filmes de guerra, para cumprir a sua missão.  Porém, se Josué escolhesse seguir os seus planos, desobedecendo à Palavra do Senhor, ele e o povo teriam sido completamente derrotados. Jericó estaria até hoje com suas enormes muralhas e a cidade não teria sido conquistada.

Desde quando chamou Josué, o Senhor deu uma ordem para ele: "A única coisa que você precisa fazer é ser forte, corajoso, e tomar cuidado para obedecer todos os meus mandamentos, sem se desviar deles para a direita, nem para a esquerda". Sim, era só isso que o soldado Josué deveria fazer e, ele teria sucesso em todas as batalhas, pois Deus mesmo daria a vitória.  Josué obedeceu aos Planos de Deus e tudo em sua missão deu certo. 

Criança, Deus também tem um plano perfeito para você e Ele deseja que você siga esse plano, sem se distrair nem mesmo se desviar. Se você quiser ser um soldado de Deus, que tenha sucesso em todas as suas conquistas, precisará ter muita atenção nessa exigência do Senhor: obedecer à Bíblia, sem de desviar para a direita, nem para a esquerda. Se você seguir esse plano, tudo dará certo em sua vida agora e até mesmo quando você for bem velhinho. Tão somente seja forte, corajosa e obedeça a Palavra de Deus. Leia, preste atenção e anote em seu caderno de meditação e cuide para obedecer ao Senhor direitinho. 

Ah, existem tantas armadilhas preparadas para desviar você da Palavra do Senhor...São tantos planos que vem dos professores da Escola e também do comportamento dos familiares e amigos. Se você não ficar firme na Palavra de Deus, com certeza vai se desviar do planos Dele e será facilmente derrotado por Satanás. É isso que você deseja como Soldado de Deus? Não! Nem mesmo é isso que Deus deseja para você. Ele diz em Sua Palavra: "Eu sei que planos tenho para vocês, planos de paz e não de mal, para dar a vocês esperança e um lindo futuro". Jeremias 29.11

Vocês acham que Satanás queria que Josué e Israel entrasse na terra da Promessa? Claro que não. E da mesma forma ele também não quer que você viva os planos de paz do Senhor. Ele quer mesmo é te ver um soldado que luta contra Deus e contra a sua Palavra, que vive em completa desobediência ao Senhor. Mas com você não será assim, amém?  Você será como Josué. E quando se deparar com plano que for diferente dos planos de Deus, vai se afastar correndo, antes que caia nessa armadilha. E se tem alguém que deve ser derrotado, esse é Satanás e seu exército de demônios. Aleluia!

Soldados, sigam o plano. O plano de Deus. Vamos derrubar as muralhas, obedecendo sempre à Palavra de Deus.

Encerramento:  Faça um apelo especial às crianças que tem se desviado dos ensinos do Senhor, como obedecer aos pais, roubar, mentir, ser rebelde, ver coisas proibidas na TV e internet, dançar ou cantar músicas que não agradam ao Senhor. Crianças que andaram desviadas da Palavra do Senhor,  mas querem nesse dia, combinar com o Senhor de serem como Josué - obedecer a Bíblia em tudo. Profetize sobre esses um novo tempo, e uma coragem e força, vindas da parte de Deus. Declare sobre suas crianças que elas são um exercito poderoso, que terão sucesso na conquista das vidas para Jesus.


Salmo da Semana:



 
Figuras: 










 
Manual do Bom Soldado: 



Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da semana: 




terça-feira, 18 de abril de 2023

6 - Vencendo gigantes!

Recepção

Lanche

Start Desafio:  Mensagem secreta! 

O executor deverá escrever uma frase bíblica em um cartão. Organizar e entrada em fila o primeiro irá receber o cartão ler e contar para o próximo no ouvido dele e assim o próximo irá repassar para o próximo sucessivamente até que todos tenham entrado na sala de aula. 

Ao final o executor irá chamar o primeiro e o último e pedir que eles contem a frase.  Provavelmente partes do texto vão se perder ao longo do (telefone sem fio). 

Conclusão:  Em uma batalha precisamos ouvir os comandos e estar pronto para repassar aos nosso companheiros.

Oração de Abertura/Cobertura

Música: O nosso General é Cristo (Quelly Silva)

https://www.youtube.com/watch?v=KlwdUZ0tb6s

Ofertório

Tempo de Oração: Deixe o Espírito Santo conduzir esse momento. Aproveite e pergunte se alguma criança tem algum motivo de oração. Coloque as crianças de joelhos. Coloque uma música bem calma de adoração. Leve as crianças a ficarem bem quietinhas, para conversar com Deus. E orem juntos, pelo seguinte motivo: Todas as crianças do Brasil, inclusive os bebês que ainda não nasceram.  Se alguma criança tiver um motivo de oração ou necessitar de cura, peça para outra(s) criança(s) tocarem nela e orarem por ela, declarando cura ou o milagre.

Start Games: 

Material necessário:  1 copo plástico descartável por criança/Fita adesiva grossa 

Preparação: Colocar um pedaço de fita grossa na boca do copo, deixando o copo tampado. (Para facilitar). Dividir as crianças em equipes e definir um local onde elas deveram montar a sua torre. Entregar 1 copo para cada criança. 

Execução:  As equipes deverão montar uma torre de copos (modelo livre). A regra é que se o copo ou a torre cair esses copos devem ser desconsiderados e continuar com os que estiverem em pé na torre ou nas mãos das crianças a colocar ainda. Vence a equipe que formar a torre mais alta ao término do tempo.


Divisão das Turmas 


Ministração: Vencendo Gigantes! (Números 21.21-35; Dt 2 e 3.1-11)

Alguém aqui conhece alguma história da Bíblia, onde o povo de israel teve que lutar contra gigantes? Com certeza vocês vão lembrar sobre a história de Davi e Golias. Mas, antes de Davi e Golias, aconteceu outra batalha entre o povo de Israel e gigantes!

Quarenta anos se passaram depois daquele triste dia, quando os dez espias apavoraram todo o povo, dizendo que na Terra Prometida por Deus havia gigantes. Eles avisaram o povo que os gigantes pisariam neles como se eles fossem gafanhotos. Sabem de uma coisa? Deus desejava que seus soldados fossem corajosos, tão corajosos que não tivessem medo de enfrentar gigantes. Mas não, eles foram tão medrosos, que duvidaram do poder de Deus e da Sua Palavra. Todo aquele povo, que estava pronto para entrar em Canaã precisou dar meia volta. Eles, menos Josué e Calebe. E o que eles fizeram de tão especial, vocês lembram? (deixe que as crianças compartilhem sobre a ministração da semana passada).

Agora todos os meninos já haviam crescido e estavam prontos para lutar. E eles estavam cheios de fé em Deus e força para conquistar Canaã. Eles confiavam em Deus e não iam gritar de medo dos gigantes. Eles iam é vencê-los!

Então Deus disse para Moisés: "Chegou a hora de vocês conquistarem a terra que eu prometi para vocês. Se levantem e vão à luta. Sigam em frente e passem por Hesbom e Basã! Comecem a lutar e conquistem a terra, pois Eu mesmo a darei para vocês. 

E que cidade eram essas que os israelitas tinham que passar? Bem, eram as cidades que os dez espias fizeram o povo se apavorar. As cidades habitadas por gigantes. Todos tinham medo de passar por essas cidades, pois nelas havia gigantes ferozes! 

Moisés mandou um recado para Seom, rei de Hesbom, pedindo autorização para passar pela cidade. Eles só queriam passar por ela, não mexeriam em nada, nem fariam nada com ninguém! Mas o rei não deixou não. O que ele fez foi chamar seu poderoso exército para entrar em guerra contra o povo de Israel. E agora? Será que Moisés e os jovens soldados venceriam o exército ou fugiriam de medo dos gigantes?  Agora os soldados eram bem diferentes! Eles confiavam em Deus e não tinham mais medo. Eles lutaram com muita coragem e venceram a batalha! Agora Hesbom pertencia ao povo de Israel. 

Mas havia ainda um outro grande desafio. A cidade de Basã.  Os soldados de Basã tinham a fama de serem tão altos como o Cedro e tão fortes como o Carvalho, duas árvores muito altas e fortes daquela região (Amós 2.9). Ninguém queria entrar em guerra contra eles, pois eram de uma raça de gigantes guerreiros muito ferozes, conhecidos como Refains. O rei deles, Ogue era um gigante, o maior gigante conhecido no mundo! Ele tinha entre 3 e 4 metros de altura!

E o que o rei  Seom fez, Ogue também fez. Ele não aceitou que o povo de Israel passasse pelo meio da cidade e também juntou seu grande exército para lutar contra os soldados de Israel. Mas Deus os havia mandado lutar. Com coragem e sem medo. Deus os mandou fazer com Ogue a mesma coisa que fizeram com Seom. E assim os Israelitas fizeram! Marcharam contra Ogue e seu poderoso exército. Mas, como o Deus de Israel é mais poderoso do que qualquer deus ou qualquer exército, quem luta por Ele também vence. E assim, os Israelitas venceram e derrotaram todos os gigantes que haviam naquela terra e conquistaram também a cidade de Basã!

Ogue foi o último rei da raça de gigantes chamados Refains. O seu caixão media 4 metros de comprimento por 1,80 de largura, de tão grande e forte ele era. E ele foi derrotado pelos jovens soldados corajosos do povo de Israel. Dt 3.11

Agora Deus estava tão contente com o povo de Israel! Ele fez a seguinte promessa para Moisés: A partir de hoje, todos os reis terão muito medo de vocês. Eles ouvirão falar da fama que vocês tem de guerreiros corajosos e tremerão de medo quando virem vocês!"  (Dt 2.25)

Encerramento:

Agora vocês entendem porque Deus esperou aqueles dez espias e toda aquela geração antiga morrer no deserto? Porque se a tarefa de atravessar as duas cidades povoadas por gigantes fosse dada a eles, eles não tinham a arma mais poderosa para vencer a batalha: a fé. Eles fugiriam de medo e não matariam os gigantes que dominaram aquela terra por tanto tempo. Mas graças a Deus, a nova geração, junto com Josué e Calebe, fez esse trabalho. Eles conquistaram a vitória porque confiaram em Deus.

Crianças, ser forte, ser alto, musculoso, treinado, ser corajoso não é o suficiente para lutar no exército de Deus. Pode até ser suficiente para lutar em qualquer exército dessa terra, mas não é suficiente para que você seja um soldado de Deus. E o que Deus quer encontrar nos homens e mulheres que ele vai selecionar para o seu exército? Ele quer encontrar fé. Isso mesmo! Fé em Deus e em Sua Palavra. 

Jesus fez uma pergunta para os seus discípulos: "Será que quando o filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?" (Lucas 18.8). E por que Ele perguntou isso? Porque hoje as pessoas tem carro, casa, celular, roupas bonitas, mas elas estão perdendo o valor mais precioso que existe, a sua fé em Deus. É Satanás quem está trabalhando para que elas tenham fé no dinheiro, nas coisas que elas tem, em políticos, mas deixem de ter fé em Deus.

E o que uma pessoa se torna se perder a fé em Deus? Ela se torna como aqueles espias e o povo que morreu no deserto. Ela se torna uma derrotada. É bem isso que o Diabo quer ver na terra: pessoas derrotadas, que não acreditam que Deus existe e que andam fazendo o que bem querem.

É por isso, que antes de Jesus voltar, um poderoso exército está sendo levantado por Deus. É uma nova geração mesmo. Uma geração que não tem medo de lutar contra Satanás e seus demônios. Uma geração que não tem medo de mandar o diabo, em nome de Jesus, sair de uma pessoa ou até mesmo de uma cidade. Mas, sem fé, fica impossível ser um soldado que agrade a Deus (Hebreus 11.6). 

Hoje o Espírito Santo quer encher seu coração de fé, para que você lute as batalhas de Deus e enfrente os  gigantes com muita coragem. Muitos gigantes nem estão aí pelas ruas, mas eles estão morando dentro de nós. Gigantes como o medo, o desespero, o pavor, a ansiedade, a tristeza, o desânimo, a preguiça, a desobediência, esses sim podem nos impedir de ser um soldado do Senhor Jesus. E esses gigantes devem ser vencidos dentro de nós. Como? Creia em Deus e no que Ele disse em Sua Palavra. Ele é poderoso, tem cuidado de você e você é filho Dele. Você tem autorização para usar o nome de Jesus e mandar Satanás levar embora todos esses gigantes que estão prendendo a sua vida. Amém?

Quando você vence um gigante que está dentro de você usando a fé no poder de Deus e em Sua Palavra, então, você estará pronto para derrubar os gigantes que moram nas cidades, prendendo as mentes e os corações das pessoas. 

Soldados, sigam o plano. Vamos derrubar os gigantes pela fé no poder de Deus.

Encerramento:  Escreva na lousa o nome de alguns gigantes que prendem o coração das crianças. Agora peça para cada uma circular com caneta o nome do gigante que prende o seu coração. Ore com elas, declarando que esses gigantes estão caindo em nome de Jesus. Peça ao Espírito Santo de Deus que tire toda a incredulidade do coração das crianças, enchendo o coração de cada uma delas com muita fé em Deus e na Palavra de Deus. E digam ao Senhor Jesus: "Jesus, quando o Senhor vier, me encontrará aqui, como um soldado cheio de fé, lutando as batalhas contra Satanás, para que o Reino de Deus seja estabelecido aqui na terra. Em Teu nome. Amém!"


Versículo do Dia: 



Figuras:




 











Figurinhas:

Manual do Bom Soldado



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito


Tarefa da Semana


terça-feira, 11 de abril de 2023

5 - Missão: Espiar a Terra!

Recepção

Lanche

Start Desafio:  Escolha o desafio. 

Imprima 4 figuras e cole na parede. Figura 1: Flexão + Abraço. Figura 2: Polichinelo + Abraço. Figura 3: Fazer continência + Abraço. Figura 4: Pular corda + Abraço.

A criança deve escolher o desafio que quer fazer antes de entrar no Auditório.

Oração de Abertura/Cobertura:

Música: O nosso General é Cristo (Quelly Silva)

https://www.youtube.com/watch?v=KlwdUZ0tb6s

Ofertório

Start Games: Salve quantos puder. 

Material necessário: Fita adesiva

Organização: Organize as crianças em duas equipes, cada equipe precisa de um líder. Com a fita adesiva faça 1 quadrado para cada equipe. As equipes vão receber um tempo X para colocar o máximo de crianças dentro do quadrado se cada equipe. O líder é o responsável por colocar e tirar as crianças do quadrado para organizar. Quando concluir o tempo deverá ser contado as crianças dentro do quadrado e a equipe com mais integrantes vence.

Divisão das Turmas 


*Ministração: Missão: Espiar a Terra!  (Números 13-15)

*Atenção ministro! Caso quiser, pode transformar essa ministração em um super teatro. Use sua criatividade!

Você sabem quais são as qualidades necessárias para se tornar o soldado de um grande exército? (deixe que as crianças opinem).  Encontrei na página do Exército Brasileiro na internet, as seguintes qualidades: 1) Precisa amar a pátria. 2) Precisa ter fé na missão que recebeu. 3) Precisa saber trabalhar em equipe, sempre pensando no bem estar de todos. 4) Precisa ser corajoso. 5) Precisa ser treinado. 6) Precisa ter amor à profissão.

Quantas características boas, não é mesmo? E para se fazer parte do Exército de Deus, o que é necessário? Bem, antes de aprender isso, vamos ver, com a história a seguir, o que faz uma pessoa ser desclassificada para fazer parte do Exército de Deus.

O povo de Israel, sob a liderança de Moisés, já estava andando há quarenta dias no deserto. Para onde iam? Para Canaã, terra que Deus prometeu dar para Abraão e toda a sua descendência, muito tempo antes. Um dia, Yahweh disse para Moisés: "Escolha doze homens que sejam fortes e corajosos, que sejam como príncipes no meio do povo. Dê a esses homens uma missão: eles devem entrar escondidos em Canaã, para espionar a terra. Eles vão espionar toda a cidade, vão ver se o povo que mora lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos, se a terra dá muito ou pouco fruto, se há florestas ou não. Vão, com muita coragem! Ah e tragam alguns frutos da terra!" (Nm 13.18-20)

E lá se foram os espiões: Samua, Safate, Igal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Guel, Josué e Calebe. E fizeram como Deus mandou: entraram na cidade e espiaram tudinho. Anotaram o que viram e trouxeram frutos da terra, inclusive um cacho de uvas tão grande e comprido, que teve que ser carregado por dois espiões. Mas, os espiões também viram que em Canaã moravam homens muito mais altos do que qualquer outros na terra, gigantes conhecidos como Enaquins. Só de falar em gigantes você deve ter sentido um arrepio, não é mesmo?

E depois de quarenta dias de espionagem, os doze voltaram para contar o que haviam visto. Moisés e todo o povo estavam muito curiosos, por isso se reuniram para ouvir o relatório.  "A terra é exatamente como Deus disse, uma terra muito boa que dá leite e mel: vejam os produtos que trouxemos! Mas... o povo que mora lá é muito poderoso...eles moram em cidades com grandes e fortes muros....e lá tem gigantes gente!" 

Mas, ao invés de fazer o povo ficar animado, o relatório dos espias fez todo o povo é ficar apavorado. E o povo começou a reclamar de Deus e de Moisés: "Não podemos lutar contra esse povo, eles são mais fortes do que nós! A terra que fomos espiar vai nos devorar e diante dos gigantes que estavam lá, nós parecíamos é gafanhotos!".  (Nm 13.31)

Somente dois, dos doze homens tinham uma opinião diferente de todos, Josué e Calebe. Eles disseram: "Vamos em frente, com coragem e confiança em Deus. Vamos tomar posse da terra, é certo que venceremos!" Mas o povo não quis ouvir; eles gritaram e choraram dizendo que iam voltar para o Egito, que Deus os havia enganado. Até quiseram matar Moisés e Arão! Eles se esqueceram com muita facilidade o que o Senhor Deus havia feito por eles e isso entristeceu e muito o coração do Senhor! Mas Deus também ficou muito bravo. Ele ficou irado!! "Até quando este povo vai se recusar a acreditar em mim, apesar de todos os sinais que fiz? Moisés, eu vou matar esse povo todinho e vou criar um novo povo, mas poderoso e também mais legal, vindo de você".  (Nm 14.11). 

Moisés pediu por favor ao Senhor que não fizesse isso. Então o Senhor se acalmou e perdoou o povo. Mas não livrou ninguém das consequências do seu terrível comportamento: "Eu sou um Deus vivo e poderoso. Amo as pessoas mas se tem uma coisa que eu não tolero é a falta de fé e a reclamação. Todos vocês, que duvidaram do meu poder e reclamaram, todos estão banidos da terra de Canaã. Vocês que tem mais de 20 anos de idade vão morar no deserto por quarenta anos, e todos vocês vão morrer, mas seus filhos crescerão e entrarão na Terra Prometida" (Nm 14.37-33). 

Mesmo assim, alguns homens tomara um decisão horrível. Apesar de Moisés não ter deixado, agora eles queriam ir até Canaã. E foram. Mas dessa vez Deus não estava com eles, nem mesmo os protegeria. E eles foram atacados e mortos pelos moradores da terra.

Encerramento: 

Dez dos Doze espiões foram totalmente desclassificados por Deus. Eles não serviam para fazer parte do Seu poderoso Exército pois não tinham fé no poder de Deus. Mas dois deles, Josué e Calebe, foram aprovados por Deus! Eles foram os únicos homens com mais de vinte anos que não morreram no deserto! Eles participaram da conquista de Canaã! Não é maravilhoso? Eles tinham exatamente aquilo que Deus deseja em seus soldados: Fé em Deus e coragem.  Mesmo diante dos gigantes, Josué e Calebe acreditaram que Deus daria força e poder para eles conquistarem a terra. Eles sabiam que Deus, o nosso comandante não mente e jamais perde uma batalha. E que na verdade, com Deus na frente do Exército, os gigantes é quem seriam os gafanhotos. Aleluia!

Crianças, Deus está levantando soldados para lutar por Ele. Não somos soldados que usam roupas especiais, nem armas que matam pessoas. Somos soldados do Exército de Deus. E Ele quer que vocês lutem com fé e coragem para defender Seu poderoso Nome, o poder do Seu Filho e a Sua Palavra. Que vocês lutem para defender a Igreja e também seus pastores. Que num mundo, onde as pessoas estão cada vez mais distantes de Deus, vocês sejam soldados que andam junto Dele e obedecem à Sua voz.

Hoje não temos muitos gigantes na terra como antigamente. Mas temos muitos gigantes  espirituais, que são Satanás e seus demônios. Eles trabalham dia e noite na mente das pessoas, fazendo-as duvidar de que Deus existe. Ele entra nas escolas e faz os professores ensinarem coisas que são completamente diferentes daquilo que Deus criou.

Vocês precisam ser como Josué e Calebe. Enquanto muitos dizem que Deus não existe, que a Bíblia é uma mentira, que família é coisa do passado e tantas outras coisas que ferem o coração de Deus, você e eu vamos manter nossa fé e dizer para todas as crianças possíveis que Deus existe, é poderoso. E que seu filho Jesus morreu na cruz para salvar cada uma delas, para que elas também entrem no exército de Deus.

Amém? Bons soldados, sigam o plano. Vamos defender o nome de Deus?

Ministrador: Crianças, peçam perdão ao Senhor por ainda existirem tantas pessoas que duvidam que Ele existe e que tem poder. Peçam perdão por todos os homens e mulheres, jovens, adolescentes e até mesmo crianças, que pecam contra Deus, não confiam Nele e fazem coisas que ferem o seu coração. Agora, crianças, vamos declarar que somos uma geração como a de Josué e Calebe? Declare para Deus que você confia Nele e em Sua Palavra. Que confia no Seu poder. Declare que você o ama e será um soldado fiel que defenderá Deus, a Sua Palavra e Sua Igreja. Aleluia!


Versículo da Semana:





Figuras: (freebibleimages.org)





















Figurinhas:


Manual do Bom Soldado:




Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana Filhos&Pais:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...