Recepção
Lanche
Start Desafio: Mensagem secreta!
O executor deverá escrever uma frase bíblica em um cartão. Organizar e entrada em fila o primeiro irá receber o cartão ler e contar para o próximo no ouvido dele e assim o próximo irá repassar para o próximo sucessivamente até que todos tenham entrado na sala de aula.
Ao final o executor irá chamar o primeiro e o último e pedir que eles contem a frase. Provavelmente partes do texto vão se perder ao longo do (telefone sem fio).
Conclusão: Em uma batalha precisamos ouvir os comandos e estar pronto para repassar aos nosso companheiros.
Oração de Abertura/Cobertura
Música: O nosso General é Cristo (Quelly Silva)
https://www.youtube.com/watch?v=KlwdUZ0tb6s
Ofertório
Tempo de Oração: Deixe o Espírito Santo conduzir esse momento. Aproveite e pergunte se alguma criança tem algum motivo de oração. Coloque as crianças de joelhos. Coloque uma música bem calma de adoração. Leve as crianças a ficarem bem quietinhas, para conversar com Deus. E orem juntos, pelo seguinte motivo: Todas as crianças do Brasil, inclusive os bebês que ainda não nasceram. Se alguma criança tiver um motivo de oração ou necessitar de cura, peça para outra(s) criança(s) tocarem nela e orarem por ela, declarando cura ou o milagre.
Start Games:
Material necessário: 1 copo plástico descartável por criança/Fita adesiva grossa
Preparação: Colocar um pedaço de fita grossa na boca do copo, deixando o copo tampado. (Para facilitar). Dividir as crianças em equipes e definir um local onde elas deveram montar a sua torre. Entregar 1 copo para cada criança.
Execução: As equipes deverão montar uma torre de copos (modelo livre). A regra é que se o copo ou a torre cair esses copos devem ser desconsiderados e continuar com os que estiverem em pé na torre ou nas mãos das crianças a colocar ainda. Vence a equipe que formar a torre mais alta ao término do tempo.
Divisão das Turmas
Ministração: Vencendo Gigantes! (Números 21.21-35; Dt 2 e 3.1-11)
Alguém aqui conhece alguma história da Bíblia, onde o povo de israel teve que lutar contra gigantes? Com certeza vocês vão lembrar sobre a história de Davi e Golias. Mas, antes de Davi e Golias, aconteceu outra batalha entre o povo de Israel e gigantes!
Quarenta anos se passaram depois daquele triste dia, quando os dez espias apavoraram todo o povo, dizendo que na Terra Prometida por Deus havia gigantes. Eles avisaram o povo que os gigantes pisariam neles como se eles fossem gafanhotos. Sabem de uma coisa? Deus desejava que seus soldados fossem corajosos, tão corajosos que não tivessem medo de enfrentar gigantes. Mas não, eles foram tão medrosos, que duvidaram do poder de Deus e da Sua Palavra. Todo aquele povo, que estava pronto para entrar em Canaã precisou dar meia volta. Eles, menos Josué e Calebe. E o que eles fizeram de tão especial, vocês lembram? (deixe que as crianças compartilhem sobre a ministração da semana passada).
Agora todos os meninos já haviam crescido e estavam prontos para lutar. E eles estavam cheios de fé em Deus e força para conquistar Canaã. Eles confiavam em Deus e não iam gritar de medo dos gigantes. Eles iam é vencê-los!
Então Deus disse para Moisés: "Chegou a hora de vocês conquistarem a terra que eu prometi para vocês. Se levantem e vão à luta. Sigam em frente e passem por Hesbom e Basã! Comecem a lutar e conquistem a terra, pois Eu mesmo a darei para vocês.
E que cidade eram essas que os israelitas tinham que passar? Bem, eram as cidades que os dez espias fizeram o povo se apavorar. As cidades habitadas por gigantes. Todos tinham medo de passar por essas cidades, pois nelas havia gigantes ferozes!
Moisés mandou um recado para Seom, rei de Hesbom, pedindo autorização para passar pela cidade. Eles só queriam passar por ela, não mexeriam em nada, nem fariam nada com ninguém! Mas o rei não deixou não. O que ele fez foi chamar seu poderoso exército para entrar em guerra contra o povo de Israel. E agora? Será que Moisés e os jovens soldados venceriam o exército ou fugiriam de medo dos gigantes? Agora os soldados eram bem diferentes! Eles confiavam em Deus e não tinham mais medo. Eles lutaram com muita coragem e venceram a batalha! Agora Hesbom pertencia ao povo de Israel.
Mas havia ainda um outro grande desafio. A cidade de Basã. Os soldados de Basã tinham a fama de serem tão altos como o Cedro e tão fortes como o Carvalho, duas árvores muito altas e fortes daquela região (Amós 2.9). Ninguém queria entrar em guerra contra eles, pois eram de uma raça de gigantes guerreiros muito ferozes, conhecidos como Refains. O rei deles, Ogue era um gigante, o maior gigante conhecido no mundo! Ele tinha entre 3 e 4 metros de altura!
E o que o rei Seom fez, Ogue também fez. Ele não aceitou que o povo de Israel passasse pelo meio da cidade e também juntou seu grande exército para lutar contra os soldados de Israel. Mas Deus os havia mandado lutar. Com coragem e sem medo. Deus os mandou fazer com Ogue a mesma coisa que fizeram com Seom. E assim os Israelitas fizeram! Marcharam contra Ogue e seu poderoso exército. Mas, como o Deus de Israel é mais poderoso do que qualquer deus ou qualquer exército, quem luta por Ele também vence. E assim, os Israelitas venceram e derrotaram todos os gigantes que haviam naquela terra e conquistaram também a cidade de Basã!
Ogue foi o último rei da raça de gigantes chamados Refains. O seu caixão media 4 metros de comprimento por 1,80 de largura, de tão grande e forte ele era. E ele foi derrotado pelos jovens soldados corajosos do povo de Israel. Dt 3.11
Agora Deus estava tão contente com o povo de Israel! Ele fez a seguinte promessa para Moisés: A partir de hoje, todos os reis terão muito medo de vocês. Eles ouvirão falar da fama que vocês tem de guerreiros corajosos e tremerão de medo quando virem vocês!" (Dt 2.25)
Encerramento:
Agora vocês entendem porque Deus esperou aqueles dez espias e toda aquela geração antiga morrer no deserto? Porque se a tarefa de atravessar as duas cidades povoadas por gigantes fosse dada a eles, eles não tinham a arma mais poderosa para vencer a batalha: a fé. Eles fugiriam de medo e não matariam os gigantes que dominaram aquela terra por tanto tempo. Mas graças a Deus, a nova geração, junto com Josué e Calebe, fez esse trabalho. Eles conquistaram a vitória porque confiaram em Deus.
Crianças, ser forte, ser alto, musculoso, treinado, ser corajoso não é o suficiente para lutar no exército de Deus. Pode até ser suficiente para lutar em qualquer exército dessa terra, mas não é suficiente para que você seja um soldado de Deus. E o que Deus quer encontrar nos homens e mulheres que ele vai selecionar para o seu exército? Ele quer encontrar fé. Isso mesmo! Fé em Deus e em Sua Palavra.
Jesus fez uma pergunta para os seus discípulos: "Será que quando o filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?" (Lucas 18.8). E por que Ele perguntou isso? Porque hoje as pessoas tem carro, casa, celular, roupas bonitas, mas elas estão perdendo o valor mais precioso que existe, a sua fé em Deus. É Satanás quem está trabalhando para que elas tenham fé no dinheiro, nas coisas que elas tem, em políticos, mas deixem de ter fé em Deus.
E o que uma pessoa se torna se perder a fé em Deus? Ela se torna como aqueles espias e o povo que morreu no deserto. Ela se torna uma derrotada. É bem isso que o Diabo quer ver na terra: pessoas derrotadas, que não acreditam que Deus existe e que andam fazendo o que bem querem.
É por isso, que antes de Jesus voltar, um poderoso exército está sendo levantado por Deus. É uma nova geração mesmo. Uma geração que não tem medo de lutar contra Satanás e seus demônios. Uma geração que não tem medo de mandar o diabo, em nome de Jesus, sair de uma pessoa ou até mesmo de uma cidade. Mas, sem fé, fica impossível ser um soldado que agrade a Deus (Hebreus 11.6).
Hoje o Espírito Santo quer encher seu coração de fé, para que você lute as batalhas de Deus e enfrente os gigantes com muita coragem. Muitos gigantes nem estão aí pelas ruas, mas eles estão morando dentro de nós. Gigantes como o medo, o desespero, o pavor, a ansiedade, a tristeza, o desânimo, a preguiça, a desobediência, esses sim podem nos impedir de ser um soldado do Senhor Jesus. E esses gigantes devem ser vencidos dentro de nós. Como? Creia em Deus e no que Ele disse em Sua Palavra. Ele é poderoso, tem cuidado de você e você é filho Dele. Você tem autorização para usar o nome de Jesus e mandar Satanás levar embora todos esses gigantes que estão prendendo a sua vida. Amém?
Quando você vence um gigante que está dentro de você usando a fé no poder de Deus e em Sua Palavra, então, você estará pronto para derrubar os gigantes que moram nas cidades, prendendo as mentes e os corações das pessoas.
Soldados, sigam o plano. Vamos derrubar os gigantes pela fé no poder de Deus.
Encerramento: Escreva na lousa o nome de alguns gigantes que prendem o coração das crianças. Agora peça para cada uma circular com caneta o nome do gigante que prende o seu coração. Ore com elas, declarando que esses gigantes estão caindo em nome de Jesus. Peça ao Espírito Santo de Deus que tire toda a incredulidade do coração das crianças, enchendo o coração de cada uma delas com muita fé em Deus e na Palavra de Deus. E digam ao Senhor Jesus: "Jesus, quando o Senhor vier, me encontrará aqui, como um soldado cheio de fé, lutando as batalhas contra Satanás, para que o Reino de Deus seja estabelecido aqui na terra. Em Teu nome. Amém!"
Versículo do Dia:
Figuras:
Manual do Bom Soldado
Você sabia?
Usando a Espada do Espírito