*Ministração: Siga o plano: Obedecer é vencer! (Josué 1.1-10; 63.1-21)
Na semana passada, aprendemos que Deus fez uma promessa para a nova geração do povo de Israel. A partir de hoje, todos os reis terão muito medo de vocês. Eles ouvirão falar da fama que vocês tem de guerreiros corajosos e tremerão de medo quando virem vocês!" (Dt 2.25).
Deus chamou então Josué, o espião corajoso e deu uma ordem: "Levante-se e entre na terra que eu estou pronto para entregar para vocês. E todo o lugar que os seus pés pisarem será de vocês. Nenhum inimigo poderá te enfrentar, pois assim como eu estive com Moisés eu estarei com você. Jamais te deixarei sozinho! Seja forte, corajoso. Agora preste muita atenção: para você ter sucesso na sua missão, vai precisar obedecer direitinho aos meus mandamentos. Obedeça à minha Palavra, sem se desviar dela em nenhum momento e medite nela dia e noite. Se você fizer assim, terá vitória em todas as batalhas que lutar, pois é você quem vai liderar os soldados na conquista de Canaã" Josué 1.2-9
Bem, a ordem estava dada. E a primeira cidade a ser conquistada era a famosa Jericó. Jericó, crianças, era muito famosa, porque era uma cidade muito antiga. Mas, assim como você conhece Paris por causa da Torre Eiffel, Nova York, por causa da Estátua da Liberdade e a Disney por causa do Mickey, Jericó era conhecida por causa de suas fortes muralhas. Era uma cidade bem protegida!
E pasmem, não era só uma muralha. Eram duas! Sim, é como se a casa onde você mora tivesse dois muros, para dificultar a entrada de ladrões. Pois assim era Jericó. A muralha de fora tinha dois metros de largura. E a de dentro era mais grossa, tinha 4 metros. (quatro crianças deitadas, uma no pé da outra). Havia entre elas um espaço de 5 metros e as duas tinham dez metros de altura. Lá em cima, no espaço entre uma e outra, havia casas, de tão grossas que as muralhas eram. Com duas muralhas desse tamanho seria uma tarefa muito difícil se entrar em Jericó. Talvez até mesmo impossível, se Josué não acreditasse em Deus.
Depois da ordem de Deus, Josué muitas vezes esteve rondando Jericó, para saber como é que ele faria para entrar na cidade. Ele até mesmo mandou dois espiões, que trouxeram o seguinte recado: "todos os moradores de Jericó estão apavorados de medo de nós, porque eles sabem o que Yahweh tem feito por nós desde que saímos do Egito. Eles viram a vitória que tivemos sobre os reis gigantes Seom e Ogue. Eles sabem que Deus nos deu Canaã e por isso estão em pânico!" (Js 2.9-11).
Ah, Josué agora estava com a fé mais firme do que nunca. Ele sabia que Deus faria exatamente o que prometeu: não os abandonaria. Certo dia, Josué estava sozinho, perto de Jericó, quando olhou para o alto de um monte e viu um homem em pé, segurando uma espada. Com certeza esse homem era um poderoso soldado! Josué então perguntou se ele pertencia ao povo de Israel ou se era um soldado inimigo. Mas aquele soldado disse que não era nem de um nem de outro, era do Exército do Céu! Ele estava ali especialmente para dar a Josué o plano para conquistar Jericó. Isso mesmo! Porque diante das tarefas mais difíceis que temos a fazer, precisamos confiar que Deus sempre nos dará a direção.
O plano dado por Deus era simples, o povo só precisava obedecer: "Todos os soldados de Israel devem dar uma volta ao redor da cidade, cercando uma vez. E assim vocês farão durante seis dias! À frente de vocês irão os sacerdotes, levando seu shofar (trombeta feira de chifre de carneiro, junto com a Arca da Aliança. Mas no sétimo dia vocês farão diferente, darão sete voltas ao redor da cidade. Quando terminarem de dar as sete voltas, os sacerdotes tocarão as trombetas e todo o povo bradará um forte grito de guerra. Então, as muralhas da cidade desmoronarão". Js 6.3-5
Assim como Deus disse, Josué, os sacerdotes, os soldados e o povo fizeram: "Quando o povo ouviu o soar das trombetas, soltou um forte grito de guerra e a muralha caiu no chão! Imediatamente, cada soldado corajoso atacou do lugar onde estava e tomaram a cidade completamente, destruindo tudo o que nela havia". Josué 6.20,21. E a famosa cidade de Jericó foi conquistada pela maravilhosa mão de Deus e pela coragem de Josué e os soldados de Israel!
Encerramento:
O plano que o Soldado do Céu entregou para Josué era muito simples, não é mesmo? Era tão simples, que Josué poderia ter tentado, por conta própria, elaborar um super plano, como acontece nos filmes de guerra, para cumprir a sua missão. Porém, se Josué escolhesse seguir os seus planos, desobedecendo à Palavra do Senhor, ele e o povo teriam sido completamente derrotados. Jericó estaria até hoje com suas enormes muralhas e a cidade não teria sido conquistada.
Desde quando chamou Josué, o Senhor deu uma ordem para ele: "A única coisa que você precisa fazer é ser forte, corajoso, e tomar cuidado para obedecer todos os meus mandamentos, sem se desviar deles para a direita, nem para a esquerda". Sim, era só isso que o soldado Josué deveria fazer e, ele teria sucesso em todas as batalhas, pois Deus mesmo daria a vitória. Josué obedeceu aos Planos de Deus e tudo em sua missão deu certo.
Criança, Deus também tem um plano perfeito para você e Ele deseja que você siga esse plano, sem se distrair nem mesmo se desviar. Se você quiser ser um soldado de Deus, que tenha sucesso em todas as suas conquistas, precisará ter muita atenção nessa exigência do Senhor: obedecer à Bíblia, sem de desviar para a direita, nem para a esquerda. Se você seguir esse plano, tudo dará certo em sua vida agora e até mesmo quando você for bem velhinho. Tão somente seja forte, corajosa e obedeça a Palavra de Deus. Leia, preste atenção e anote em seu caderno de meditação e cuide para obedecer ao Senhor direitinho.
Ah, existem tantas armadilhas preparadas para desviar você da Palavra do Senhor...São tantos planos que vem dos professores da Escola e também do comportamento dos familiares e amigos. Se você não ficar firme na Palavra de Deus, com certeza vai se desviar do planos Dele e será facilmente derrotado por Satanás. É isso que você deseja como Soldado de Deus? Não! Nem mesmo é isso que Deus deseja para você. Ele diz em Sua Palavra: "Eu sei que planos tenho para vocês, planos de paz e não de mal, para dar a vocês esperança e um lindo futuro". Jeremias 29.11
Vocês acham que Satanás queria que Josué e Israel entrasse na terra da Promessa? Claro que não. E da mesma forma ele também não quer que você viva os planos de paz do Senhor. Ele quer mesmo é te ver um soldado que luta contra Deus e contra a sua Palavra, que vive em completa desobediência ao Senhor. Mas com você não será assim, amém? Você será como Josué. E quando se deparar com plano que for diferente dos planos de Deus, vai se afastar correndo, antes que caia nessa armadilha. E se tem alguém que deve ser derrotado, esse é Satanás e seu exército de demônios. Aleluia!
Soldados, sigam o plano. O plano de Deus. Vamos derrubar as muralhas, obedecendo sempre à Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário