*Ministração: Derrotados. Por quê? (Josué 6.18; 7)
Depois de quarenta anos andando pelo deserto, enfim o povo de Israel conseguiu conquistar a primeira cidade de Canaã, a cidade que tinha dois muros, um por dentro e um por fora. Qual o nome da cidade? E como foi que eles conseguiram atravessar as poderosas muralhas e entrar em Jericó? (Deixe que as crianças participem).
Agora todo o povo estava muito animado, cheio de coragem e de fé. Nada mais poderia atrapalhar a conquista de Canaã! Nem gigantes, nem muralhas, nem um exército inimigo poderoso! Por isso, Josué e os soldados de Israel foram depressa conquistar a cidade que ficava ao lado de Jericó, que se chamava Ai. E mais uma vez, espiões entraram escondidos, para observar se a cidade era fraca ou forte, se os habitantes de lá eram muitos ou poucos.
Logo que voltaram, os espiões disseram: "Josué, a cidade de Ai não tem muitos habitantes. Será uma moleza conquistar essa cidade. Envie somente uma parte dos soldados e venceremos com facilidade (Js 7.3,4)." E assim como os espiões disseram, Josué fez - ele enviou somente 3 mil soldados para entrar na cidade. Mas, o que era para ser uma grande vitória, foi na verdade, uma grande derrota. Os moradores de Ai, apesar de serem poucos, lutaram com todas as suas forças e venceram os soldados de Israel. Israel foi derrotado! Que coisa esquisita! Porque Deus faria isso? Eles acabaram de ter uma grande vitória em Jericó e agora fugiram humilhados e envergonhados?
Josué mais do que depressa foi orar. Ele também não estava entendendo. E agora também estava com dúvidas se deveria continuar tentando conquistar as outras cidades de Canaã. Ele rasgou as suas vestes e colocou o rosto bem próximo do chão. E ficou assim desde manhã até o final da tarde. Até que o Senhor disse a ele: "Josué, levante-se! O que trouxe a derrota dos seus soldados para os poucos moradores de Ai foi o pecado da desobediência às minhas ordens".
Então Deus contou tudinho o que estava acontecendo. Quando Ele deu o plano para Josué conquistar Jericó, disse assim: "Tudo o que estiver na cidade precisa ser queimado. Roupas, móveis, animais e até os moradores precisam ser aniquilados. Porém, toda a prata e todo o ouro, tudo o que for de bronze e de ferro, será separado para Deus e será guardados no Tabernáculo". Js 6.19. Vamos relembrar o que Deus disse? Tudo o que há na cidade deve ser destruído, menos o ouro e a prata, que devem ser separados para o templo de Deus. E o Senhor disse mais: "se alguém pegar alguma coisa para si, vai prejudicar todo o povo de Israel, pois o pecado de um trará maldição para todos". Josué 6.18.
Eis aí a resposta de Deus. Uma só pessoa do povo todo desobedeceu ao Senhor. E isso trouxe a derrota para todo o Exército de Israel. Quem foi essa pessoa? Deus mesmo mostrou. Era um homem chamado Acã. Mesmo sabendo das ordens de Deus, Acã entrou em Jericó e pegou para si uma linda capa, dois quilos e meio de prata e uma barra de ouro. Ele escondeu tudo embaixo de sua tenda, pensando que ninguém veria. Mas Deus estava vendo. Ele disse para Josué: "Há uma pessoa que pegou o que eu mandei destruir e escondeu no meio das suas bagagens. Foi por esse motivo que vocês perderam a batalha em Ai. Vocês não poderão mais ter vitória em suas batalhas enquanto não eliminarem do meio de vocês os objetos amaldiçoados". Josué 7.12
O pecado de Acã trouxe a derrota de Israel. Um homem só, que desobedeceu às Ordens de Deus. Mais do que depressa, Josué mandou alguns homens irem até a tenda de Acã e lá encontraram escondido tudo o que Acã havia pego para si. Josué e todo o povo de Israel levaram para o Vale de Acor, Acã, sua família e seus pertences. E sabem o que aconteceu? Acã e sua família foram apedrejados e todos os seus pertences queimados. Foi um fim horrível para um homem que não obedeceu as ordens do Senhor.
Deus mandou Josué e seus soldados se levantarem e irem novamente para Ai. E dessa vez, eles venceram a batalha e conquistaram a cidade inteira. Mais do que depressa, Josué construiu um altar ao Senhor e ali, todo o povo renovou o acordo com Deus, de obedecerem às suas ordens, sem se desviar para a direita nem para a esquerda.
Encerramento:
Crianças, fazer parte do povo de Deus é algo muito sério. Pois se somos povo de Deus, temos que agir de acordo com as Suas regras. Não foi o que ele disse para o líder Josué? Eu estarei com você e não te deixarei. Você e seu exército serão vitoriosos em todas as suas missões. Porém, você precisa tomar TODO O CUIDADO para obedecer direitinho às ordens que estão no livro da Lei, sem se desviar nem para a direita, nem para a esquerda".
Se existe uma coisa que pode tornar a sua vida completamente derrotada é o pecado. E o que é o pecado? Não é quebrar as regras de Deus, que Ele já deixou registradas em Sua Palavra, a Bíblia? Pois andar com Deus é algo muito sério. Ele, como Senhor da sua vida e seu comandante, exige que você siga fielmente à Sua Palavra. É porque Ele é um Deus bravo? É porque Ele quer te castigar? Não, não mesmo. É porque Ele quer o SEU BEM. E como seu Deus, Pai e Comandante, ele não quer que você seja uma criança derrotada nem agora, nem nunca.
Vejam o que Deus disse para Josué, quando aconteceu a derrota em Ai: Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos, se não tirarem o que é amaldiçoado do meio de vocês. (Js 7.12). Essa palavra foi para Josué, para o povo de Israel e é para você, pequeno soldado de Deus. Entenda. O pecado é uma brecha. Brecha é um buraco na nossa vida. Quando temos uma brecha, o inimigo entra por ela e nos perturba, faz de tudo para nos derrotar e consegue. Pessoas que vivem em pecado, são pessoas derrotas. Isso porque, Deus não luta por aqueles que desobedecem às leis Dele. Ele se afasta. E aí, o inimigo, mesmo que não tenha força, vence e envergonha o soldado.
Nunca se esqueça disso. A sua brecha também pode afetar toda a sua família. E pode trazer derrota para um exército inteiro, que é a Igreja. É muito sério isso. Hoje, em nome de Jesus, o espírito de Acã vai sair do meio desse exército. Amém?
Soldados, sigam o plano e obedeçam ao Senhor fielmente. Não se desviem. E vamos fechar as brechas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário