terça-feira, 9 de maio de 2023

9 - Deus fez o sol parar!

 

*Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

Materiais necessários: 12 bambolês ou pode desenhar círculos no chão

Organização: Colocar os bambolês um ao lado do outro formando duas fileiras, definir uma linha de partida e outra de chegada. 

Execução: Para entrar na sala de aula hoje eles vão precisar passar pelos bambolês dando saltos igual uma pista de obstáculos.  A dinâmica precisa ser rápida e ter o incentivo do executor para ser animada.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Minhas Gerras (Gabriel Guedes)

https://www.youtube.com/watch?v=PxxLrpLJxI8

*Ofertório

*Tempo de Oração: Deixe o Espírito Santo conduzir esse momento. Aproveite e pergunte se alguma criança tem algum motivo de oração. Coloque as crianças de joelhos. Coloque uma música bem calma de adoração. Leve as crianças a ficarem bem quietinhas, para conversar com Deus. E orem juntos, pelo seguinte motivo: Por cada pessoa da sua família, especialmente a mamãe. Se alguma criança tiver um motivo de oração ou necessitar de cura, peça para outra(s) criança(s) tocarem nela e orarem por ela, declarando cura ou o milagre.

*Start Games: 

Materiais necessários: 12 bambolês ou círculos;  10 bolinhas ou qualquer item a disposição sendo 5 para cada equipe. 

Organização: Organizar em duas equipes iguais, colocar os bambolês ou círculos alinhados sendo 6 para cada equipe em linha reta. Colocar as equipes em linha de partida e os itens dentro do primeiro bambolê/círculo. 

Execução: A criança deverá apenas andar dentro dos bambolês e transportar os 5 itens para o próximo bambolê, e assim que ela colocar os itens deverá passar para o próximo bambolê.  A criança deverá fazer o percurso de ida e volta e a próxima criança da equipe só poderá iniciar a caminhada quando os itens e a criança voltarem ao primeiro bambolê. Vence a equipe que concluir ou que passar mais integrantes no tempo definido pelo executor.


*Divisão das Turmas 

*Verificação das atividades anteriores.


*Ministração:  Deus fez o sol parar (Josué 9; 10.1-15)

Quando você acorda, bem cedinho, em que lugar do céu está o sol? No horizonte, do lado leste de onde fica a sua casa. E na medida em que o dia vai passando, o sol vai se movendo no céu. Você já percebeu que ao meio dia o sol está bem no meio do céu? E quando chega a tarde, ele vai se movendo para o lado oeste até se pôr no horizonte novamente. Isso acontece porque a terra está girando em torno dela mesma, em exatas 24 horas, é o que chamamos de dia. Isso é o normal de acontecer, todos os dias, desde que Deus criou o mundo.

Agora imaginem que, num dia, o sol chegasse até o meio do céu e ficasse parado ali por 24 horas. Isso seria natural? Não mesmo. Seria uma coisa sobrenatural, ou seja, que está acima das lei naturais que Deus estabeleceu. Vocês acreditam que isso já aconteceu na história do mundo? Aconteceu uma vez só, numa das guerras que Josué lutou. E foi incrível!

Deus prometeu para Josué que a fama dele, como um valente guerreiro e do seu exército, o exército de Israel, se espalharia por toda Canaã. Depois da conquista de Jericó e de Ai, os reis das cidades próximas estavam com muito medo. Gibeom era uma grande cidade. O rei e os seus moradores sabiam que seriam os próximos a serem conquistados, por isso, foram espertos.

Vocês acreditam que eles enganaram Josué, se fingindo viajantes de uma terra muito distante? Com essa mentira, eles fizeram Josué fazer um acordo de paz com eles, de que não invadiria as suas terras, nem saquearia a sua cidade. Quando Josué descobriu a mentira, ficou muito bravo. Sabem o que ele fez? Ele cumpriu o seu acordo e não atacou Gibeom. Mas agora o rei de Gibeom e os seus habitantes seriam os escravos dos israelitas, carregando água do poço para as casas e rachando lenha para o fogo  do povo de Israel, para sempre. Bem, uma mentirinha, por mais simples que pareça, tem grandes consequências, por vezes, para sempre!

Mas depois disso aconteceu uma guerra. Jerusalém era uma cidade muito próxima de Gibeom.  Adoni Zedeque, o rei de Jerusalém, estava com muito medo! Por isso, ele enviou uma mensagem para Hoão, rei de Hebrom, Piram, rei de Jarmute, Jafia, rei de Láquis e Debir, rei de Eglom. "Vamos atacar Gibeom, o rei disse. Eles fizeram um acordo de paz com Josué por isso são traidores". Josué 10.4

Logo os cinco reis reuniram seus exércitos e sitiaram, ou seja, cercaram Gibeom, para logo invadir a cidade. Os moradores de Gibeom ficaram desesperados e pediram socorro para Josué! Imediatamente Josué juntou todos os guerreiros, os melhores guerreiros do exército de Israel. O Senhor Deus disse para ele: "Não tenha medo desses cinco reis. Eu já decretei a derrota deles e os entreguei em suas mãos. Como eu te prometi, nenhum deles poderá te resistir". Josué 10.8

Josué estava mais forte e mais corajoso do que nunca. Ele e seu exército entraram no acampamento militar dos cinco reis e começaram a lutar com os soldados. E a batalha durou por muito tempo. Mas, Deus estava com Josué. E algumas coisas sobrenaturais começaram a acontecer.

Primeiro, Deus lançou sobre os soldados do exército inimigo enormes pedras de gelo, que mataram muitos soldados! Depois, aconteceu a coisa mais incrível que poderia acontecer na história do mundo. Josué, precisava da luz do dia para continuar vencendo. Se a noite chegasse, ia ficar mais difícil. Por isso, cheio do Espírito Santo de Deus, erguem as mãos para os céus e disse: "Sol, fique parado em cima do céu de Gibeom! Lua, você ficará escondida atrás do vale de Aijalom". Josué 10.12. 

Exatamente como Josué disse aconteceu!  O sol ficou parado um dia inteiro no meio do céu e não se pôs até que o povo de Israel terminasse de vencer a batalha! E Josué registrou em seu livro: "O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!" Js. 10.13,14

Encerramento: 

Crianças, existe um mundo que não vemos, que é o mundo espiritual. E ele é sobrenatural, porque está além do que nossos olhos podem ver. Nesse mundo espiritual há uma guerra constante,  travada por Satanás contra Deus, as coisas de Deus e os filhos de Deus. Mas, nesse mundo sobrenatural também está o Senhor Deus, Todo Poderoso, o Senhor dos Exércitos e Seu Filho Jesus Cristo. E muitos, muitos anjos do Senhor que nos acompanham. 

Jesus, enquanto estava aqui na terra, formou doze soldados muito corajosos,seus doze discípulos. E ele deu um recado para os seus Doze: "Guardem a espada" João 18.10.  Com isso, Jesus ensinou os seus discípulos, que a guerra já não deveria ser feita com armas humanas, como uma espada ou uma metralhadora, mas sim com armas espirituais, nas regiões espirituais. Essas armas são tão poderosas e destroem rapidamente demônios! 

Uma dessas armas, crianças está na ponta da sua língua. São as suas palavras. O que fez o sol parar no céu por um dia inteiro? Foi uma palavra de Josué.  Josué abriu a sua boca e, cheio de fé deu uma ordem. E do jeito que ele disse aconteceu. Deus atendeu ao comando de um homem!

Jesus disse assim aos seus discípulos: "Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Mas peçam em meu nome e vocês receberão! (João 16.24)" Uau, soldados! Jesus nos ensinou a abrir a nossa boca e pedir as coisas em Seu nome, que o Senhor atenderia a nossa oração. É por isso que temos que terminar nossas orações, fazendo nossos pedidos em nome de Jesus.

Mas...o que um bom soldado de Jesus faria com essa informação? Ele pediria em nome de Jesus, uma boneca? Ou uma bicicleta? Ou que Jesus desse a resposta da prova para ele? Ou até mesmo que mandasse um castigo para aquela criança que faz bullying com você? Não! Um bom soldado de Jesus usa o nome de Jesus para: 

a) Repreender o diabo. Sim, existem situações dentro de casa ou na escola que é o diabo quem está causando para atormentar e desviar as pessoas da vontade de Deus. Quando você vir essa situação dentro da sua casa, a melhor coisa a fazer é ir para o seu quarto e mandar o diabo sair da sua casa, em nome de Jesus. Ali, sozinho, sem brigar com ninguém, você verá que a ordem feita em nome de Jesus, por um soldado de fé, como Josué, fará coisas sobrenaturais acontecerem.

b) Repreender a doença. Pedro e João, encontraram um homem aleijado na porta do templo. Pedro, cheio de fé, disse:  "Em nome de Jesus, o nazareno, eu ordeno, levante-se e ande!" (Atos 3.6). E na mesma hora o homem deu um salto e a doença foi embora! E isso aconteceu porque Pedro e João entenderam que podiam repreender uma doença e mandá-la sair, em nome de Jesus. Aleluia!

Crianças, você tem uma arma poderosa em suas mãos, que são as suas palavras, liberadas em nome de Jesus. Com elas você verá grandes coisas, coisas sobrenaturais acontecerem, como Josué e os discípulos de Jesus viram. Você quer isso? Então precisa crer de todo o seu coração em Jesus e Seu poder. E claro, colocar em prática. Vamos começar?

Soldados, sigam o plano e movam-se no sobrenatural!

Encerramento:  Peça para as crianças colocarem a  mão na boca. Peça agora que o Espírito Santo toque nos lábios de cada uma delas e dê a elas essa poderosa arma, que são as palavras ditas com fé, em nome de Jesus.  Ministre sobre eles, ministre unção. E decrete que as palavras dessas crianças serão como as de Josué. Moverão os céus e a terra, em favor de Deus e do Seu Reino. Aleluia!


Salmo da Semana:



Figuras:

















Manual do Bom Soldado:



Você sabia?


Usando a Espada do Espírito:


Tarefa da Semana:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...